Contente
A vodka mandarim é uma bebida alcoólica à base de casca de frutas cítricas com adição de baunilha, grãos de café torrados, bagas de zimbro ou outros componentes. Dependendo da tecnologia de cozimento, tanto doces quanto amargos podem ser feitos.
Segredos para fazer vodka tangerina
Para obter uma deliciosa vodca de tangerina, você precisa considerar algumas regras:
- O álcool deve ser de alta qualidade (álcool de matéria-prima alimentar "Lux").
- Tangerinas bem escolhidas, são bem lavadas.
- Para remover as raspas, pegue apenas a camada superior que contém a concentração máxima de aroma.
- A matéria-prima é despejada completamente com a bebida para que o contato com o ar seja mínimo.
- Insista por pelo menos três semanas.
Receitas para infusões de vodka com tangerina
Existem várias receitas para o preparo da infusão. O princípio básico é que as raspas preparadas sejam colocadas em um recipiente, despejadas por cima com a vodca e deixadas em local escuro por pelo menos três semanas. Em seguida, você precisa coar, adicionar outros componentes (por exemplo, xarope de açúcar) e deixar repousar por mais alguns dias. Durante este tempo, o sabor será enriquecido e o aroma se tornará especialmente pronunciado. A bebida finalizada é armazenada em temperatura ambiente (em um recipiente lacrado) por 2 a 3 anos.
Receita de casca de tangerina e tintura de vodka
A receita clássica de vodka com tangerina é baseada nos seguintes ingredientes:
- crostas frescas - 300 g;
- vodka - 1 litro;
- açúcar - 3 colheres de chá
Sequenciamento:
- Pegue 10 frutas cítricas, enxágue abundantemente em água morna. É melhor fazer isso várias vezes para remover completamente os produtos químicos, cera e outros contaminantes.
- Mergulhe a fruta em água fervente por um minuto. Este procedimento permite que você se livre da amargura. Embora se houver muitas frutas, você pode obter uma casca delas esfregando apenas a camada superior (sem a parte branca). É nele que os óleos essenciais estão presentes, emitindo um aroma refrescante.
- Coloque em um recipiente com uma base de álcool, despeje por cima, rolha.
- Coloque a vodka tangerina em um local escuro e mantenha em temperatura ambiente por pelo menos três semanas.
- A bebida deve ser agitada periodicamente virando o recipiente.
- Em seguida, coar e saborear.
Para isso, são pré-fritos e adicionados à base de álcool. Depois de um mês, eles filtram e obtêm uma bebida interessante com um aroma picante.
Receita de tintura de tangerina e vodka
Para preparar vodka tangerina, leve os seguintes produtos:
- frutos médios de tangerina - 10 unid .;
- vodka - 1 litro;
- açúcar - 150 g;
- canela - 1 pau.
A instrução é simples:
- Enxágüe bem os cítricos, retire as raspas de 7 pedaços. Isso pode ser feito com a ajuda de uma dona de casa, uma faca especial ou um ralador fino.
- Corte as 3 frutas restantes em rodelas pequenas.
- Adicione todos os ingredientes a um recipiente com álcool, acrescente o açúcar.
- Insista em local escuro por 1 mês, agitando ocasionalmente.
- Misture bem e passe várias camadas de pano de algodão.
É espremido no primeiro dia de preparo, colocado em um recipiente, coberto com uma tampa e colocado na geladeira por um mês.Em seguida, é filtrado e adicionado à bebida.
Vodka mandarim com agulhas de abeto e zimbro
Agulhas de abeto e zimbro dão um sabor "do norte" ou "floresta" que lembra um pouco o gim inglês clássico. Se você adicionar cascas de tangerina e suco de frutas cítricas, o álcool assumirá um tom completamente diferente. Para cozinhar, leve os seguintes ingredientes:
- vodka - 1 litro;
- agulhas de abeto - 1 xícara (200 g);
- tangerinas - 7-8 frutos médios;
- zimbro - 20 bagas;
- açúcar - 3 colheres de chá
Para preparar vodka tangerina com agulhas de abeto, você deve:
- Lave bem os cítricos para obter as raspas de tangerina.
- Esprema o suco de tangerina fresco (100 ml), cubra o recipiente com uma tampa e deixe na geladeira por um mês. Mas se você não quiser uma vodka com um aroma brilhante de tangerina, pode pular esta etapa.
- Esmague todas as bagas de zimbro com um rolo.
- Pegue as agulhas de abeto, enxágue-as em água corrente.
- Coloque no liquidificador e despeje um pouco de vodka (até um terço do volume).
- Pique até ficar verde (trabalhe continuamente por 2 minutos).
- Combine todos os ingredientes com vodka.
- Feche o recipiente e coloque-o em local escuro.
- Deixe repousar por 3 semanas, agite ocasionalmente.
- Em seguida, estique. Adicione açúcar (3 colheres de chá) e suco de tangerina, que também deve ser filtrado se houver sedimento.
- Deixe repousar por mais 1-2 dias e comece a degustar.
Além disso, você precisa cozinhar a calda com antecedência. Para isso, a quantidade indicada é despejada com o mesmo volume de água (200 ml) e levada à fervura em uma panela de paredes grossas ou em uma panela. Em seguida, desligue imediatamente, mexa periodicamente até a dissolução completa. Esfrie e despeje na vodka tangerina pronta. Agite bem novamente.
Licor de tangerina com vodka com baunilha
Para preparar esta infusão, tome os seguintes componentes:
- vodka - 1 litro;
- vagens de baunilha - 2-3 pcs .;
- tangerinas - 7-8 unid. (frutas de tamanho médio);
- açúcar - 3 colheres de chá
A receita é a seguinte:
- Pegue as vagens de baunilha e corte-as longitudinalmente com uma faca afiada. Quanto mais pedaços, melhor será o contato com o álcool, mais rico será o sabor da bebida acabada.
- Lave os citrinos, retire as raspas.
- Pegue o suco de tangerina (100 ml) e coloque na geladeira, incubando por 1 mês.
- As vagens e as raspas de baunilha são adicionadas ao álcool.
- O recipiente é lacrado, colocado no escuro e mantido em temperatura ambiente por pelo menos três semanas. Agite ocasionalmente.
- Coe e saboreie. No mesmo estágio, você pode adicionar 3 colheres de chá. açúcar e misture bem. Então o sabor será menos forte.
O que fazer se a tintura não funcionar
Às vezes, as matérias-primas podem fermentar durante o preparo da bebida. Para evitar que isso aconteça, as cascas, as raspas ou outros componentes são colocados em um recipiente e a vodka é derramada por cima, deixando um volume mínimo de ar. Se alguma parte já começou a fermentar, a matéria-prima estragada deve ser jogada fora e um pouco de álcool adicionado.
Além disso, a tintura pode não ter o gosto esperado. Por exemplo, muito áspero, azedo ou doce. A correção é bastante simples:
- Deve ser insistido por pelo menos três semanas para que as raspas exalem totalmente seus aromas.
- Com um excesso de sabor adocicado, vai acrescentando aos poucos sumo de limão fresco e degustando novamente.
- Se houver excesso de ácido, ao contrário, deve-se adicionar açúcar. E se precisar de muita doçura, prepare um xarope. Isso exigirá água e açúcar na mesma proporção.
- Uma pitada de sal pode ser adicionada para suavizar o sabor “áspero”, “pesado”. Este é um experimento incomum, por isso é melhor colocá-lo separadamente, pegando um recipiente diferente.
Características do uso de vodka tangerina
A tintura de tangerina pode ser amarga (se você não adicionar açúcar) ou doce (se você adicionar xarope). Como a bebida é diluída com suco ou apenas água, sua concentração diminui para 30-32 graus. Não é apropriado comer essa bebida com produtos tradicionais (picles, ovos cozidos, bacon).
Se a tintura for doce, ela é servida com um prato de sobremesa, ou seja, após o almoço principal. Pode ser usado para fazer coquetéis com diferentes ingredientes:
- água mineral;
- refrigerante;
- tônica;
- maçã fresca;
- suco cítrico espremido na hora.
Os licores doces são acompanhados com chantilly, que pode ser decorado com raspas, flocos de coco, biscoito ou chocolate. Essa combinação é especialmente apropriada ao preparar uma bebida com grãos de café torrados.
A bebida amarga é adequada para acompanhar o prato principal "pesado", por exemplo, porco cozido, carne à francesa, enchidos fritos com batata e outros acompanhamentos. Vodka com zimbro e agulhas de abeto pode ser comida com picles. Para remover um sabor agradável, você pode servir suco de frutas bem gelado à mesa.
Conclusão
A vodka tangerina é uma das opções interessantes de tinturas, que não é tão difundida como, por exemplo, o conhaque ou a raiz-forte. É uma bebida “versátil” que pode ser servida como sobremesa (versão doce) ou como prato principal (bitters).