Vários frutos silvestres, frutas e até vegetais são adequados para cozinhar geléia para o inverno. Mas, por algum motivo, muitas donas de casa ignoram o viburno vermelho. Em primeiro lugar, o motivo da desconfiança no fruto está na presença de sementes. Mas esse problema pode ser facilmente resolvido, se desejado. Embora deva ser notado que eles não estragam o sabor das peças de trabalho, especialmente porque os próprios ossos também contêm substâncias úteis.
A geléia de viburnum para o inverno pode ser obtida sem caroço, esfregando a massa em uma peneira ou passando a fruta em um espremedor. A geléia de Viburnum pode ser preparada com a adição de outros ingredientes para fazer uma geléia única com uma variedade de sabores. As bagas são utilizadas para a preparação de bebidas à base de fruta, compotas e compotas. Muitas donas de casa secam o viburnum e o armazenam dessa forma. Contaremos em detalhes como preparar geleia de viburnum para o inverno, os benefícios e os perigos do produto acabado.
Bom ou mal
Vale a pena prestar atenção à geléia de viburnum, pois é um produto muito valioso e com propriedades úteis.
Então, para que serve a geléia de viburnum:
- O tratamento térmico não destrói os nutrientes, muito menos a "geléia" crua.
- A geléia de viburnum tem as mesmas propriedades antipiréticas e diaforéticas da geléia de framboesa, por isso é útil usá-la durante um resfriado para aumentar a imunidade.
- O uso de viburnum ajuda a melhorar o estado da pele, as toxinas e toxinas são removidas do corpo.
- Os espaços em branco de Viburnum são úteis para distúrbios intestinais, exacerbações de úlcera péptica, gastrite.
- Um excelente remédio para a prevenção da urolitíase.
É possível elencar as propriedades e vantagens benéficas dos frutos silvestres e dos produtos feitos com eles há muito tempo, mas não vamos deixar de dizer que a geléia de viburnum, além de benéfica, também é prejudicial. Não deve ser consumido por pessoas com alta coagulação sanguínea, com doença renal crônica, bem como por mulheres que estão esperando o nascimento de um filho.
Geleia de viburnum para o inverno: receitas
Antes de dar as opções de receita, chamamos a atenção para o fato de que você precisa colher frutas vermelhas para cozinhar geléia para o inverno, após o primeiro congelamento. Caso contrário, algumas das vitaminas serão perdidas. Mas a amargura da geléia deve ser sentida.
Geléia "crua" - uma receita simples
Jam de receita de viburnum para o inverno anexo abaixo, tal só pode ser chamado condicionalmente, uma vez que não passará por tratamento térmico, ou seja, cozimento.
A opção de cozinhar é tão simples que qualquer dona de casa novata pode prepará-la. A única ressalva é que os potes de viburnum terão que ser esterilizados.
Para fazer geléia, você precisará de:
- bagas de viburnum - 500 gramas;
- açúcar - 1 kg.
Oferecemos uma receita passo a passo com fotos.
Passo um
Retire os galhos das bagas vermelhas, enxágue abundantemente em água fria e seque bem sobre uma toalha ou peneira.
Passo dois
Nós espalhamos viburnum limpo e seco para fazer geléia para o inverno no liquidificador juntos e interrompemos no purê de batata junto com as sementes.
Passo três
Adicione o açúcar granulado, misture e deixe por várias horas (de preferência durante a noite). Durante esse tempo, o açúcar deve se dissolver.
Etapa quatro
Lave bem os frascos e escalde-os sobre o vapor e coloque a geleia de viburnum, esterilize por 15 minutos e guarde.
No inverno, especialmente durante a temporada de gripe, o chá com geléia de viburnum vermelho é o melhor remédio para manter a imunidade. É adicionado a uma bebida ligeiramente resfriada para preservar os nutrientes.
"Cinco" minutos e a geléia está pronta
Se você quiser manter as frutas intactas, experimente fazer geléia de viburnum Pyatiminutka para o inverno.
Estoque esses ingredientes com antecedência:
- 500 gramas de viburnum;
- 750 gramas de açúcar granulado;
- 120 ml de água pura (não clorada).
Como fazer geléia
Como fazer geléia de viburnum rapidamente:
- Limpamos os frutos dos talos e os colocamos em água fervente para escaldar por 5 minutos, depois deixamos a água escorrer.
- Cozinhar xarope doce de água e açúcar. Para que não cristalize, mexemos constantemente até ferver.
- Colocamos o viburnum em calda fervente e cozinhamos a partir do momento da fervura por no máximo 5 minutos e retiramos do fogão.
Depois de fervida a geléia de viburnum pela terceira vez, colocamos imediatamente em potes esterilizados, fechamos bem com tampas de rosca ou lata e colocamos sob um casaco de pele até que esfrie completamente. Teremos uma deliciosa e aromática geléia de viburno com sementes.
Claro, você entende que o nome "Pyatiminutka" é exagerado. Vai demorar um pouco mais para fazer a geléia.
Viburnum com maçãs
Agora vamos falar sobre como fazer geléia de viburnum para o inverno com maçãs. Não há nada complicado na receita e os ingredientes são bastante acessíveis:
- 1kg 500 gramas de bagas de viburnum;
- 5 kg de maçãs;
- 5 kg de açúcar granulado;
- 500 ml de água.
Recursos de culinária
- De acordo com esta receita, esprema o suco do viburnum separado e lavado usando uma centrífuga.
- Lavamos as maçãs em água fria, descascamos as cascas, cortamos as sementes. Coloque as maçãs cortadas em rodelas finas em uma tigela de esmalte, acrescente água e açúcar. É indesejável usar água da torneira com cloro.
- Leve para ferver e cozinhe por um tempo até que o açúcar esteja completamente dissolvido.
- Quando a geléia de maçã esfriar um pouco, acrescente o suco de viburnum. Coloque novamente no fogão. Assim que o conteúdo ferver, mude o botão para fogo baixo e cozinhe até as maçãs amolecerem.
- Colocamos a geléia de viburnum pronta em potes esterilizados e enrolamos.
Enviamos para armazenamento após o resfriamento em uma geladeira ou adega. É impossível deixar frascos ao sol: as propriedades benéficas são reduzidas.
Essa geléia pode ser servida no café da manhã e fazer um sanduíche de manteiga. Exatamente o que você precisa - saboroso e saudável. Além disso, os médicos não aconselham o uso do produto em grandes quantidades.
Adicione laranjas
A compota segundo esta receita também não tem de ser cozinhada. É servido como chá ou suco de fruta é preparado adicionando uma colher de sopa de geléia a um copo de água. Acontece bem, simplesmente delicioso, já que os ingredientes se complementam, potencializando as propriedades benéficas da geléia.
Pegamos um pote de litro de viburnum e açúcar granulado, uma laranja.
Algumas donas de casa estão interessadas em saber se é possível rolar por um moedor de carne. Sim, esta receita prevê essa moagem. Além disso, tanto o viburnum quanto as laranjas são moídos.
Combinamos os dois componentes, adicionamos açúcar granulado e misturamos. Deixe durante a noite para dissolver o açúcar. Em seguida, coloque a geléia crua em potes limpos e secos.
Doce incomum de abóbora
Preparamos geléia com os seguintes ingredientes:
- viburnum e abóbora - 1 kg cada;
- açúcar granulado - 1 kg 500 gramas;
- água - 250 ml.
E agora sobre como fazer geléia.
Etapas do trabalho:
- Descasque as cascas da abóbora, selecione a polpa com sementes. Cortamos primeiro em tiras e depois em cubos. Coloque a peça de trabalho em um recipiente de cozimento (esmaltado) e cozinhe até a abóbora amolecer.
- Moa com um liquidificador até ficar homogêneo. Se não houver tal dispositivo, você pode usar um moedor de carne colocando uma grelha fina.
Primeiro escalde os frutos lavados, depois triture numa peneira para retirar as sementes e descasque.
Misturamos os componentes preparados, adicionamos açúcar granulado. De vez em quando, por duas horas, mexa o conteúdo da panela para dissolver o açúcar.
Em seguida, colocamos no fogão. Cozinharemos por 40 minutos em temperatura baixa. A espuma aparecerá na superfície, ela deve ser removida. Mexa a geléia constantemente para que não queime.
Quente colheita de viburnum para o inverno coloque em frascos esterilizados, feche com tampas de estanho. Desfrute de sua refeição.
Vamos resumir
Chamamos a sua atenção para várias receitas de compotas de viburnum saudáveis e saborosas. E aqui está como fazer geléia, veja o vídeo:
Experimente cozinhar e escolher sua própria versão. Mas lembre-se de que o viburnum deve ser comido com moderação, seguindo o conselho dos antigos de que uma colher é um remédio e uma xícara cheia do mesmo produto é um veneno.
Bagas vermelhas e geleias feitas com elas são um excelente meio para limpar o fígado. O uso diário de 50 gramas limpa o órgão hematopoiético de toxinas após 7 dias. Kalina não só restaura o fígado, mas também melhora a visão.
Portanto, um pote de geléia saudável deve sempre estar na geladeira.