Contente
De ano para ano, os preparados padrão de morango e framboesa tornam-se enfadonhos e você quer algo original e incomum. Alternativamente, você pode fazer uma maravilhosa geléia de caqui. Esta preparação não é apenas saborosa, mas também muito saudável. O caqui contém elementos que ajudam a restaurar a saúde após a doença. Além disso, esta fruta tem um efeito positivo no sistema cardiovascular e nervoso. Portanto, preparações de caqui não são apenas possíveis, mas também necessárias para serem consumidas por todos. A única exceção é que é melhor não usar geléia de frutas para quem tem diabetes. A seguir iremos considerar várias receitas para um delicioso preparo a partir desta fruta.
Receita de geleia de caqui
Todo mundo sabe que geléia, geléia e geléia não são muito diferentes um do outro. Basta mudar um pouco a forma de fazer a geléia e você terá uma geléia saborosa e aromática. Via de regra, compotas são frutas, cortadas em pedaços ou inteiras, fervidas com calda de açúcar.
Mas a geléia tem uma consistência mais uniforme. Para isso, a fruta é moída e fervida com açúcar. Nesse vazio, não há ossos e a casca da fruta também não é sentida. Por esse motivo, muitas pessoas preferem geleia. Vejamos a receita dessa iguaria de caqui.
O caqui tem um sabor agradável, ligeiramente amargo, mas não pronunciado. Portanto, é comum adicionar vários aditivos aromáticos aos brancos a partir dele. Por exemplo, esta fruta vai bem com conhaque e baunilha. Para preparar uma geléia perfumada, você deve preparar os seguintes componentes:
- um quilo de caqui;
- meio quilo de açúcar granulado;
- um saco de açúcar baunilha;
- 150 gramas de um bom conhaque.
Uma iguaria é preparada da seguinte forma:
- Os frutos devem ser bem enxaguados em água corrente, as sementes e as folhas devem ser removidas.
- Em seguida, as frutas são descascadas e espremidas.
- A polpa resultante é coberta com açúcar granulado e reservada até que o açúcar esteja completamente dissolvido.
- Em seguida, a mistura é levada ao fogo pequeno e fervida até diminuir de volume. Como o caqui em si é muito macio, você não terá que cozinhá-lo por muito tempo.
- Enquanto isso, o suco é combinado com a baunilha e a mistura também é levada ao fogo. Após a fervura, o suco é retirado do fogo e acrescenta-se cerca de 100 ml de conhaque.
- Alguns minutos antes do final do cozimento da geléia, despeje o suco com conhaque no recipiente. A mistura é levada à fervura novamente, fervida por alguns minutos e retirada do fogo.
- A geléia resfriada é despejada em potes quentes esterilizados. Primeiro, eles são cobertos com discos de papel embebidos em 50 g do conhaque restante. Agora você pode enrolar a geléia com tampas de metal comuns.
Receita de geléia de caqui perfumada
Para quem não gosta de usar álcool na preparação de blanks, existe uma forma igualmente interessante de fazer uma geléia deliciosa e aromática. Neste caso, apenas a própria fruta e algumas especiarias são utilizadas. Esse tipo de branco tem um aroma e sabor simplesmente indescritíveis. A iguaria é preparada com rapidez e facilidade.
Primeiro, você precisa preparar todos os ingredientes necessários:
- um quilo de caqui;
- um quilograma de açúcar granulado;
- duas estrelas de anis;
- um tubo de baunilha de até dois centímetros de comprimento.
Método de preparação da peça de trabalho:
- Os frutos são bem lavados, os caroços e caroços são removidos e descascados.
- Em seguida, corte a fruta em pedaços médios e coloque tudo em uma panela preparada.
- Anis estrelado e baunilha são adicionados a um recipiente com caqui.
- A panela é colocada no fogão e fervida por algumas horas. O conteúdo deve ser mexido constantemente para que a geleia não grude no fundo.
- Em seguida, a massa é moída em uma peneira e cozida por mais uma hora e meia.
- A geléia é despejada em potes e enrolada com tampas de metal esterilizadas. A peça de trabalho pode ser armazenada em local frio durante o inverno.
Receita de geleia de caqui e damasco seco
A próxima peça é feita de forma muito rápida e fácil. A compota revelou-se muito aromática com um ligeiro azedume. Primeiro você precisa preparar os componentes:
- meio quilo de damascos secos;
- dois copos de açúcar granulado;
- um quarto de colher de chá de um cravo-da-índia inteiro;
- duas colheres de sopa de suco de limão;
- quatro caquis (grande).
O processo de preparação de uma guloseima é o seguinte:
- Os damascos secos e lavados são transferidos para uma panela limpa, cheia de água e fervida por 20 minutos.
- Em seguida, os damascos secos são triturados em uma peneira e transferidos novamente para a frigideira.
- O caqui deve ser lavado e descascado, como nas receitas anteriores. Em seguida, os frutos são cortados em pequenos cubos e a massa adicionada à panela com damascos secos.
- O recipiente é colocado em uma pequena fogueira, levado para ferver e cozido por cerca de meia hora. O fogo deve ser tão pequeno que a geléia não ferva, mas definha.
- Em seguida, a peça de trabalho é despejada em frascos esterilizados limpos e enrolada com tampas.
Conclusão
Temos a certeza que toda dona de casa poderá fazer geléia com qualquer receita deste artigo. Eles são todos muito simples. A maior parte do tempo é gasta cozinhando a própria peça de trabalho. O caqui é uma fruta grande, por isso é descascado e cortado muito rapidamente. Vários aditivos aromáticos são usados com mais frequência como ingredientes adicionais. Isso é exatamente o que falta no inverno. Abri um frasco com um branco e você fica feliz com o sabor, o aroma e a quantidade de vitaminas obtidas.