Contente
A cinza negra da montanha tem um gosto amargo e ácido. Portanto, a geléia raramente é feita. Mas a geléia de chokeberry, se preparada corretamente, tem um sabor azedo interessante e muitas qualidades úteis. A partir dele são feitas várias sobremesas, doces, bebidas alcoólicas e não alcoólicas.
Regras para a preparação de geléia de chokeberry
Existem várias receitas para cozinhar geléia de chokeberry. É importante escolher métodos de cozimento simples com a proporção correta de ingredientes. Com o tempo, o número de componentes pode ser alterado e uma guloseima pode ser preparada de acordo com o seu gosto.
Para tornar a geléia de chokeberry preta saborosa e não amarga, você deve seguir algumas regras para seu preparo:
- Para um deleite doce, escolha frutas bem maduras e uniformemente pretas.
- Para se livrar da dureza, as bagas são regadas com água a ferver e mantidas nesta durante vários minutos.
- Para se livrar do gosto amargo das amoras, uma grande quantidade de açúcar é colocada na geléia. A proporção de 1,5: 1 é o mínimo.
- Para preservar o sabor das frutas durante todo o inverno, são fechadas com rolha em potes.
- Para melhorar o sabor da compota de frutos silvestres pretos, adiciona-se maçãs ou outras frutas.
A geléia de amora e cítrica tem um sabor multifacetado especial.
Compota clássica de chokeberry para o inverno
Para o preparo da geléia de amora, de acordo com a receita, os produtos mais simples são consumidos em pequenas quantidades. Eles são combinados e fervidos.
Ingredientes:
- amora-preta - 1 kg;
- açúcar - 1,5 kg;
- água - 2 copos.
Os chokeberries são separados antes de serem cozinhados, lavados em água corrente e deixados escorrer.
Em seguida, a geléia de frutas vermelhas é preparada da seguinte forma:
- Coloque as bagas em uma tigela do processador de alimentos e triture até ficar homogêneo. Você pode moer a fruta manualmente por uma peneira.
- Água é adicionada à massa de frutos pretos, a mistura é despejada em uma panela e colocada no fogão.
- Cozinhe por 5-7 minutos.
- Açúcar é adicionado à baga fervida, misturada. A mistura doce é fervida em fogo alto por 5-7 minutos. Em seguida, deixe ferver por cerca de meia hora e deixe ferver por mais 5 minutos em fogo baixo.
Compota de Antonovka com chokeberry
Essa iguaria acaba sendo espessa e saborosa. Maçãs não permitem que apareça o amargor das cinzas da montanha, mas haverá uma leve adstringência no sabor.
Para preparar geléia de maçã e cinza preta da montanha, pegue os ingredientes:
- maçãs (Antonovka) - 2 kg;
- amora-preta - 0,5-0,7 kg;
- açúcar granulado - 1 kg.
Para guardar a preparação para o inverno, os bancos estão preparados. Elas são bem lavadas e esterilizadas a vapor, assim como as tampas. Então eles começam a fazer geléia.
Antonovka é lavado, os talos são removidos e cortados em vários pedaços grandes. Você não precisa remover a casca e as sementes. Eles contêm pectina, o que tornará a geléia macia e gelatinosa. Essa substância também é encontrada nas cinzas da montanha, de modo que a geleia dela tem uma consistência espessa.
As bagas de Aronia também são limpas de detritos, separadas e lavadas em água corrente.
Em seguida, a geléia é preparada da seguinte maneira:
- Despeje 1000 ml de água em uma panela funda de fundo grosso. Maçãs e amoras são adicionadas ao líquido.
- A mistura de frutas é fervida por 15 minutos até que as maçãs estejam amolecidas.
- Após a mistura é permitido que esfrie um pouco e passe por uma peneira para obter um purê puro sem bolo. Uma porção igual de açúcar é introduzida nele.
- Um copo de água é colocado em uma panela de fundo grosso, fervido, e a massa de frutas é espalhada por cima. O fogo é aparafusado e a mistura doce é fervida por não mais de meia hora, mexendo.
Assim que o confeito fica denso o suficiente, ele é distribuído entre os potes e guardado para armazenamento: tampas enroladas - na despensa, náilon - na geladeira.
Geléia de sorveira preta: recheio para tortas
Para esta receita, pegue chokeberry preto e açúcar na proporção de 1: 1. Os frutos são lavados em água corrente, descartados em uma peneira e deixados escorrer.
Só então a geléia ficará espessa o suficiente para ser usada como recheio para assar.
Preparação:
- Açúcar e amora são combinados em uma proporção de 1: 1. A panela é deixada de lado por várias horas - as bagas devem deixar o suco ir.
- Após 5 horas de cozimento, a mistura de frutas doces é colocada no fogão e cozida após ferver por 60 minutos. Neste caso, a geleia é constantemente mexida para evitar que grude.
- Assim que a geléia engrossa, ela é retirada do fogão e resfriada. Depois os bagos são triturados com um liquidificador.
- Coloque o purê de chokeberry preto de volta na panela e cozinhe em fogo baixo até que o suco evapore completamente, cerca de 15-20 minutos.
A geléia pronta é rolhada em potes esterilizados ou enviada à geladeira para armazenamento. Os fios de torção esfriam na cozinha em temperatura ambiente, depois podem ser transferidos para a despensa ou adega.
Regras de armazenamento para geléia de chokeberry
Sobremesas doces com alto teor de açúcar têm boa vida útil e longa vida útil. A geléia de amora para o inverno, enrolada em potes e esterilizada, pode ser colocada na despensa e aí armazenada de um a dois anos. É importante que a temperatura nos locais onde os doces são armazenados não suba acima de + 12 ° C.
Se a geléia de amora for distribuída em potes, mas não esterilizada, o produto pode ser armazenado na geladeira por até 6 meses. De vez em quando, o frasco deve ser aberto e garantido que não se forme uma película cinza na superfície da geléia. Pode ser facilmente removido com uma colher. Se houver açúcar suficiente na sobremesa, a geleia de chokeberry preta não ficará bolorenta.
Conclusão
A geléia de chokeberry é uma sobremesa rara e exótica. Nem todo mundo vai gostar do seu sabor, é para verdadeiros gourmets. Sujeito a todas as regras de preparo e normas de produtos, não haverá amargor na sobremesa. A geléia de amora pode ser feita com a adição de outras frutas, então seu sabor só vai melhorar.