Geleia de viburnum sem sementes

Quando cozinhamos a geleia, tentamos manter as bagas ou pedaços de fruta intactos, não cozidos. Na geléia, o oposto é verdadeiro: esse doce preparo deve ser homogêneo e ter uma consistência gelatinosa. Portanto, bagas e frutos com grande quantidade de pectina são escolhidos para o seu preparo.

Características de fazer geléia

  • um pouco verde deve ser adicionado a frutas maduras ou bagas, uma vez que contêm mais pectina;
  • frutas ou bagas precisam ser escaldadas em um pouco de água por cerca de 10 minutos para que a gelificação ocorra mais rápido;
  • o xarope é fervido sobre a água que sobrou do branqueamento, que é adicionada à peça de trabalho;
  • os frutos são fervidos um pouco para que o suco se forme mais rápido;
  • a própria geleia deve ser cozida muito rapidamente para que a pectina não tenha tempo de se decompor;
  • na primeira fase do cozimento, o fogo deve ser forte para que as enzimas que impedem a gelificação das pectinas sejam destruídas;
  • ferva a geléia em uma tigela rasa, a quantidade não deve ser grande.
  • a geléia tende a queimar, você precisa monitorar o processo de cozimento com muito cuidado.

Os benefícios da geléia de viburnum

Entre as bagas, ricas em pectina, o viburnum não ocupa o último lugar. Contém quase 23%, o que permite fazer uma compota maravilhosa. Esta baga curativa contém um impressionante conjunto de vitaminas em quantidades consideráveis, é especialmente rica em ácido ascórbico, vitaminas B, vitamina A. Esta composição confere-lhe propriedades medicinais. Por isso, o engarrafamento de viburnum do inverno será não só saboroso, mas também muito útil.

Geleia de viburnum sem sementes

Para ele você vai precisar de:

  • viburnum - 1,4 kg;
  • açúcar - 1 kg;
  • água - 2 copos.

Nós coletamos viburnum após a primeira geada. Combatidas pela geada, as bagas perdem a adstringência, tornam-se mais macias e doces. Nós os separamos, descartamos os podres e secos. Retiramos o viburno das cristas e lavamos em água corrente. Espalhamos as bagas em uma toalha para secar.

Escalde o viburno em água por 10 minutos. Deixe esfriar no caldo a uma temperatura de cerca de 50 graus. Filtramos o caldo em outra panela por meio de 2 camadas de gaze.

Conselho! É conveniente fazer isso usando uma peneira na qual a gaze é colocada.

Esmague os frutos e esprema bem. Jogue fora o bagaço e misture o suco espesso com a polpa com o açúcar. No início da cozedura, o fogo deve ser forte, após a fervura reduz-se a médio. Cozinhe por cerca de meia hora.

Conselho! Para saber se a geléia está pronta, você precisa colocar um pires limpo no freezer por um minuto, depois colocar uma gota de geléia e colocar de volta no freezer por 1 minuto.

Se durante esse tempo se formou um filme em sua superfície, que salta sob os dedos, é hora de desligar o fogo.

Embalamos a peça de trabalho em frascos esterilizados a seco, que são hermeticamente fechados. As tampas também devem ser esterilizadas.

Há uma receita segundo a qual não é necessário livrar-se de sementes em bagas.

Viburnum jam clássico

Para ele você precisa de:

  • bagas de viburnum - 1 kg;
  • açúcar - 1,2 kg;
  • água - 400 ml.

Os bagos separados e lavados devem ser passados ​​no picador de carne ou picados no liquidificador. Misturamos a massa da baga com açúcar e água. Cozinhe até ficar macio e coloque em pratos esterilizados secos. Nós selamos firmemente.

Conselho! Para evitar que os potes rebentem ao desdobrar a geleia a ferver, devem ser aquecidos.

Geleia de viburnum com maçãs

A geléia de viburnum pode ser preparada com a adição de maçãs ou abóbora. Essas substâncias também são ricas em pectina, então essa combinação dará um produto de alta qualidade.

Isso exigirá:

  • 6 maçãs;
  • um monte de cachos de viburnum, a quantidade depende da vontade;
  • um copo de açúcar, pode aguentar mais.

Mergulhe o viburnum em água fria para remover toda a sujeira. Lavamos as bagas em água corrente. Retiramos os bagos dos cachos, esmagamos e esfregamos numa peneira para retirar as sementes. Três maçãs descascadas em um ralador grosso, acrescente o açúcar, misture e deixe cozinhar.

Conselho! Pratos de paredes grossas são mais adequados para cozinhar geléia, pois queima menos.

O fogo deve estar baixo para que as maçãs comecem a espremer. Demora cerca de 20 minutos para cozinhar maçãs. Adicione o purê de viburnum às maçãs espessadas. Misture rapidamente e cozinhe por alguns minutos. A peça tem uma consistência granular.

Conselho! Se você quiser obter mais uniformidade, pode também moer a geleia acabada com um liquidificador.

Para melhor preservação, a peça é fervida por alguns minutos.

Este produto, embalado em recipientes estéreis, deve ser armazenado na geladeira.

Geleia de viburnum com abóbora

Para ele você precisa de:

  • 0,5 kg de abóbora e viburnum;
  • 1 kg de açúcar.

Lave a abóbora, descasque, cozinhe até ficar macia com a adição de água, vire em purê no liquidificador.

Atenção! Você não precisa adicionar muita água à abóbora. É suficiente se estiver 2/3 coberto de água. Durante o processo de cozimento, ele se assenta fortemente.

Esmagamos o viburnum lavado e passamos por uma peneira. Misture os dois purê de batatas, leve para ferver, dissolva todo o açúcar e ferva por uma hora em fogo baixo. Embalamos em recipientes esterilizados, fechados com tampas de rosca.

Conclusão

A geléia de Viburnum é boa para o chá, você pode usá-la para fazer bebidas refrescantes, empilhar uma torta ou fazer um bolo.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção