Geléia de ruibarbo, receitas deliciosas de purê de batata e geléia de inverno

Os preparativos para o inverno com vegetais e frutas entraram firmemente no uso culinário de muitas donas de casa. A geléia de ruibarbo é uma ótima alternativa às clássicas conservas de frutas vermelhas. As propriedades benéficas desta planta protegerão perfeitamente o sistema imunológico no inverno.

Como fazer geléia de ruibarbo

Para obter a sobremesa perfeita, você precisa ser muito responsável na coleta do ingrediente principal. O ruibarbo é colhido quebrando-o na raiz do arbusto, começando em maio até cerca de meados de julho. Apenas seu caule grosso, da raiz ao início das folhas, é usado para alimentação. As folhas não são comidas devido ao alto teor de ácidos prejudiciais ao homem.

Importante! Não é necessário coletar os caules da planta em agosto e no outono. O ácido oxálico que se acumula neles pode causar sérios danos ao corpo humano.

Dependendo da variedade ou do grau de maturidade, os caules podem ter diferentes tonalidades - de completamente verdes a carmesim brilhante. Dependendo da cor do ruibarbo, o produto final será visivelmente diferente em sua aparência. Dos rebentos de cor verde pálido e ligeiramente rosado, sairá uma compota amarelada quase transparente. Se as hastes forem carmesim brilhante, o produto final acabará sendo rosa pálido.

Para resolver o problema de cor insuficiente da geléia resultante, muitas donas de casa adicionam ingredientes a ela. A adição de laranja, cereja ou figo durante o processo de cozimento decora o produto acabado e torna sua estrutura mais atraente.

É importante enxaguar bem a planta antes de cozinhá-la e, em seguida, livrar-se da parte superior com as folhas. Um ponto importante é a obrigação de retirar a fina camada que cobre seu caule. Os pecíolos pelados são cortados em palitos de até 2 cm de comprimento ou em pequenos cubos.

A receita clássica de geléia de ruibarbo

A receita tradicional para fazer geléia é ferver o caule da planta com açúcar na proporção de 1: 1. Para cozinhar, você precisa de 1 kg de ruibarbo e 1 kg de açúcar. Os pecíolos esmagados são bem misturados com açúcar e deixados por 15-20 horas.

Depois que uma quantidade suficiente de suco for liberada dos caules, você pode começar a cozinhar. A geléia é fervida em fogo baixo, mexa sempre e a espuma resultante é removida. O processo de cozimento leva 30-40 minutos, então o fogo é apagado. Depois que a massa esfria, ela é novamente aquecida até ferver e só então colocada em potes. As tampas são hermeticamente fechadas para evitar a entrada de ar.

Deliciosa geléia de ruibarbo com laranja

As frutas cítricas costumam ser adicionadas a uma variedade de geleias para dar um sabor extra. Limões podem ser usados ​​no lugar de laranjas, mas neste caso você precisará adicionar um pouco mais de açúcar para suprimir o ácido. Para cozinhar você precisará de:

  • 1 laranja grande;
  • 1 kg de talos de ruibarbo;
  • 800 g de açúcar branco.

A casca da laranja é retirada e o suco espremido. Todos os ingredientes são colocados em uma panela. A massa levada à fervura é fervida por 10-15 minutos e, em seguida, resfriada à temperatura ambiente.Com um liquidificador de imersão, é triturado até ficar homogêneo, após o qual é novamente colocado no fogo.

Coloque a panela no fogo novamente. A mistura é fervida por mais meia hora, após o que é colocada em frascos pré-esterilizados. A geléia resultante é um pouco pálida, mas com o tempo, sua cor vai escurecendo, parecendo geléia de maçã.

Geléia de ruibarbo com cereja

A adição de cerejas visa dar cor à compota e um aroma indescritível a frutos silvestres. Dependendo da variedade de cereja, você pode reduzir ou aumentar a quantidade de açúcar adicionado. Em média, 1 kg de ruibarbo vai precisar de 700 g de açúcar branco e 300-400 g de cerejas. Para tornar a geléia acabada única, algumas donas de casa adicionam algumas folhas de cereja durante o cozimento.

Para cozinhar, você precisa remover as sementes das frutas vermelhas e colocá-las em uma panela com outros ingredientes. A futura geléia é levada à fervura, depois é resfriada e triturada no liquidificador até obter um mingau homogêneo. A mistura resultante é colocada de volta no fogo e fervida por cerca de 40 minutos. Ao aumentar o tempo de cozimento, um produto final mais espesso pode ser obtido. Porém, não seja zeloso, pois com o tempo, a geleia vai engrossando aos poucos.

A receita original de ruibarbo e geléia de figo

Se você deseja obter um produto final mais original, pode usar algumas frutas exóticas. Os figos também vão dar uma consistência invulgar a futura compota, bem como recheá-la com subtis notas de aromas orientais. Para cozinhar você precisará de:

  • 500 g de figos frescos;
  • 1 kg de talos de ruibarbo;
  • 500 g de açúcar.

Os figos devem ser descascados e cortados em pequenos pedaços, depois misturados com o ruibarbo picado. Açúcar é adicionado a eles. A mistura é levada à fervura. Em seguida, a panela é retirada do fogo e todo o seu conteúdo é esmagado com um liquidificador de imersão até ficar homogêneo. A geléia é colocada de volta no fogo e fervida por meia hora. O produto acabado é derramado em potes e hermeticamente fechado.

Como fazer geléia de banana e ruibarbo

Dentre todas as frutas e vegetais, a banana se destaca como o produto mais açucarado. Além disso, o seu sabor, em combinação com outros ingredientes, permitirá obter uma compota que o fará lembrar um verão quente no inverno. Para cozinhar, você precisará de 1 kg de ruibarbo, 3 bananas e 500 g de açúcar.

Como a banana tem baixo teor de água, deve-se colocar um pouco de água na panela onde a geléia será fervida - isso evitará que o açúcar queime e ajudará a separar melhor o suco do ruibarbo. A mistura levada à fervura é resfriada, picada no liquidificador e levada novamente ao fogo. Após 30 minutos de fervura ativa, o fogo é apagado e o produto acabado é despejado nos frascos.

Fazendo geléia de ruibarbo e gengibre

O gengibre é o imunomodulador mais forte, portanto, adicioná-lo a quase todos os pratos é uma forma de melhorar a saúde humana. Em combinação com as propriedades benéficas do ruibarbo, a geléia resultante será uma excelente reserva para o inverno e a primavera. O consumo regular de tal tratamento reduzirá a probabilidade de resfriados e beribéri de primavera.

Para preparar esse doce, é necessário descascar e ralar finamente 200 g de gengibre fresco. 1 kg de talo de ruibarbo deve deitar-se com 1 kg de açúcar durante o dia, para que dele saia um pouco do caldo. Todos os ingredientes são colocados em um recipiente de cozimento, levado para ferver e fervido por cerca de 40-45 minutos. A retificação não é necessária neste caso. O produto acabado é colocado em potes e enviado para armazenamento.

Como fazer geléia de ruibarbo em panela elétrica

O uso de um multicooker permite que as donas de casa simplifiquem ao máximo todo o processo de fazer geleia. Para fazer isso, coloque 1 kg de hastes em uma tigela multicooker e despeje 1,5 kg de açúcar branco nela. Para evitar que a geleia queime, acrescente mais 150 ml de água pura à tigela.

Feche a tampa da multicozinha e ligue o modo "Extinção".O cronômetro é definido para 45-50 minutos, após os quais o dispositivo dará um sinal de prontidão. A mistura resultante é agitada e, se desejado, bata com um liquidificador.

Receita de geléia de ruibarbo de microondas

Na maioria das vezes, as donas de casa usam um micro-ondas para saber se vale a pena preparar uma geléia tão incomum para o futuro. O uso de ondas de micro-ondas permite preparar uma pequena quantidade de sobremesa em um curto espaço de tempo. É depois de experimentar o sabor do produto acabado que a pessoa decide sobre a preparação posterior. Além disso, esse método permite determinar rapidamente a proporção ideal de açúcar na geléia acabada.

Para fazer a geléia, você precisa picar um talo de ruibarbo. Deve ser colocado em vidro resistente ao calor profundo. A adição de 2 colheres de sopa é considerada tradicional. eu. açúcar e 4 colheres de sopa. eu. agua. O prato com os ingredientes é levado ao forno, que fica ligado na potência máxima por cerca de 5 minutos. A mistura é retirada, bem misturada e enviada ao micro-ondas por mais 5 minutos.

Gelatina de ruibarbo com gelatina

Além da geléia de ruibarbo, você pode fazer uma deliciosa geleia. Para isso, é necessário diluir 15 g de gelatina em água de acordo com as instruções da embalagem. Essa quantidade de gelatina é suficiente para preparar 500 g da planta.

Os caules esmagados são fervidos em 500 ml de água a ferver. Açúcar e as raspas de um limão são adicionados a eles. A mistura deve ferver por cerca de 30 minutos, após o qual é filtrada dos restos do ruibarbo e as raspas por uma peneira. Gelatina preparada com antecedência é adicionada ao xarope resfriado, misturada e vertida em recipientes preparados. A geleia final é decorada com nozes picadas ou frutas diversas.

Como fazer purê de ruibarbo caseiro

Cozinhar purê de batata permitirá que você obtenha um produto semi-acabado maravilhoso, que mais tarde pode ser usado para criar obras-primas culinárias. Sujeito às condições corretas de armazenamento, esse purê de batata pode reter seu frescor por até seis meses, portanto, a esterilização das latas é obrigatória.

Para fazer um purê, você precisa pegar 2,5 kg de talos de ruibarbo picados e misturar com 1 kg de açúcar branco. A mistura é enviada a um forno bem aquecido, mexido constantemente, e os pecíolos são levados à maciez. Em seguida, a mistura é passada 2 vezes por um moedor de carne para obter uma consistência homogênea. O mingau resultante é fervido em fogo baixo até o estado de creme de leite gordo. O purê acabado é derramado em potes e rolhado de forma confiável.

Como armazenar geléia de ruibarbo

O açúcar é um excelente conservante, por isso a vida útil da geléia acabada é bastante longa. Se uma pequena porção de uma guloseima for preparada, não há sentido em esterilizar mais as latas. Mesmo quando aberta, a geléia pode ser armazenada na geladeira por um longo tempo - até 3 meses.

A geléia em frascos não esterilizados e bem fechados pode durar até seis meses se as condições de armazenamento corretas forem observadas. Mesmo que os bancos sejam submetidos a esse procedimento, a vida útil de tal produto pode facilmente ultrapassar 2 anos. Na maioria das vezes, os frascos são esterilizados com uma grande quantidade de geleia colhida.

Quanto às condições de armazenamento, o melhor local seria uma sala fresca e com baixa umidade - uma adega ou um sótão. O local deve ser totalmente protegido da luz solar direta. A tampa do frasco deve ser fechada hermeticamente para evitar a entrada de bactérias que podem se desenvolver no meio nutriente da geléia.

Conclusão

A geléia de ruibarbo é um excelente produto que retém grande parte das propriedades benéficas da planta. O uso dessa iguaria no inverno ajuda a fortalecer o corpo e a dar-lhe força adicional. Em combinação com outros ingredientes, consegue-se um sabor indescritível e um aspecto delicioso da compota.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção