Doce espessa de damasco

As receitas de geleia de damasco para o inverno são muito diversas e muitos preferem a geleia por causa de sua consistência uniforme e versatilidade.

Os segredos para fazer compotas e marmeladas

Muitas pessoas adoram doces de frutas silvestres e frutas com açúcar, mas nem todos entendem a diferença entre a mesma geleia, compota ou compota. Costuma-se dizer que se trata de um mesmo prato, a única diferença é o país de origem. Por exemplo, a geléia é um produto primordialmente russo, a geléia vem da França, a geléia vem da Inglaterra, mais precisamente, da Escócia, e a geléia - da Polônia.

Mas esses pratos diferem em sua densidade e, muitas vezes, na tecnologia de fabricação.

A geleia, ao contrário da geleia, tem uma consistência bastante densa (parecida com uma geleia). É tradicionalmente fervido por mais tempo. Ao contrário da geleia de acordo com a receita clássica, as frutas para fazer geleia não são especialmente esmagadas. Eles se transformam em uma massa homogênea durante o tratamento térmico. Mas o confiture mais que tudo se assemelha a geléia, sendo na verdade seu tipo. Para a produção de compotas, são sempre utilizados aditivos gelificantes especiais. A compota pode ser preparada com ou sem eles - de uma forma natural. Conseqüentemente, você pode obter uma geléia espessa ou líquida, mais parecida com geléia.

Dependendo da receita de geléia de damasco usada para o inverno, você escolhe o grau de maturação da fruta. Se você fizer a colheita da maneira tradicional, sem o uso de aditivos gelificantes, então é melhor colher frutas maduras ou mesmo verdes. São eles que se destacam pelo aumento do teor de pectina, com a qual o produto acabado se solidifica.

Em frutas muito maduras, há muito pouca pectina, mas elas se distinguem pelo aumento da doçura, e são elas que são mais utilizadas em receitas com adição de pectina ou gelatina.

Atenção! Os damascos para fazer geléias podem ser maduros demais e até moles, mas nunca estragados ou mofados.

Nas receitas clássicas, a moagem de damascos não é fornecida, mas as sementes são sempre removidas deles. Se a casca dura estiver quebrada, os nucléolos podem ser removidos. Em algumas variedades, eles são desprovidos de amargor. Após a retirada da casca marrom, grãos adocicados podem ser adicionados à geléia no último estágio de sua produção. Isso dará ao prato um sabor interessante de amêndoa.

Em muitas receitas modernas, as donas de casa preferem moer os damascos quase imediatamente antes de iniciar a geléia, usando um moedor de carne ou liquidificador. É muito mais fácil do que moer o produto após o tratamento térmico.

Muitas donas de casa preferem geléia de damasco para o inverno a todas as outras preparações com essas frutas ensolaradas, pois é versátil no uso. É muito cómodo espalhar no pão ou numa tosta crocante.A geléia é uma excelente camada para tortas e bolos e, por fim, é ideal como recheio pronto para tortas e outros pastéis.

Uma receita simples de geléia de damasco

De acordo com esta receita, você não precisa preparar nada com antecedência, exceto os alperces e o açúcar. A menos que uma pequena quantidade de manteiga seja útil.

Preparação de ingredientes e utensílios

Em uma receita tradicional, a quantidade de açúcar deve ser igual em volume aos damascos lavados e sem caroço. Se você estiver usando frutas doces e totalmente maduras, a quantidade de açúcar pode ser ligeiramente reduzida. Por exemplo, para 1 kg de damasco descascado, pegue cerca de 750-800 g de areia.

As frutas são bem lavadas antes de serem cozidas e, em seguida, certifique-se de secar em papel ou toalha de linho. Você não precisa de água para fazer geléia de damasco. Mesmo o excesso de líquido deve ser removido da fruta para obter a consistência desejada do prato acabado.

Os damascos são cortados ao meio e sem caroço. É importante escolher uma frigideira esmaltada ou de aço inoxidável com fundo grosso para fazer a geléia. A sua forma também é importante - larga com lados baixos, para que seja conveniente misturar o prato durante a cozedura.

Processo de cozimento em detalhes

O processo de confecção da geléia de acordo com a receita clássica pode levar cerca de um dia, já que primeiro os damascos devem repousar com açúcar.

Então, pegue uma panela, unte seu fundo com um pouco de manteiga para não grudar a geleia depois. Em seguida, espalhe as metades dos damascos, polvilhando-as com açúcar.

Cubra a panela com uma toalha e deixe durante a noite. Este procedimento ajudará os damascos a manterem melhor sua forma durante o processo de confecção de geleia.

No dia seguinte, o açúcar vai se dissolver completamente e as frutas vão liberar muito suco. Despeje o excesso imediatamente, porque com uma grande quantidade de líquido, a peça pode não engrossar conforme a necessidade. A fruta deve ser levemente coberta com suco.

Coloque a panela com os damascos no aquecedor. Se o açúcar não teve tempo de se dissolver completamente durante a noite, o fogo deve ser baixo primeiro.

Depois que o açúcar estiver completamente dissolvido, o fogo pode ser aumentado ao máximo. Cozinhe a geléia, mexendo sempre, por cerca de 15-20 minutos. No processo de fervura, a espuma resultante deve ser removida da fruta.

A fase final

Antes, coloque alguns pires no congelador para testar se a geleia está pronta. Agora você pode pegar um pires e colocar um pouco de geleia nele. Se a gota não se espalhar e se formar alguma superfície sólida, podemos dizer que o prato está pronto.

Se esses sinais não forem observados, continue cozinhando a geleia por mais 5-10 minutos e, em seguida, repita o teste. Repita até atingir a consistência desejada.

A compota pode ser colocada em potes esterilizados (0,5 l) ainda quente e imediatamente aparafusada com as tampas.

Receita de geléia de damasco com ácido cítrico

Existe uma maneira um pouco diferente e mais rápida de fazer geléia de damasco para o inverno.

Você vai precisar de:

  • 1 kg de damascos sem caroço;
  • 1 kg de açúcar;
  • 1 g de ácido cítrico ou 1 colher de sopa de suco de limão.

Lave os damascos, retire-os das sementes e triture-os no liquidificador ou moedor de carne. Adicione o açúcar e o ácido cítrico e mexa novamente. Coloque a panela de purê de damasco na placa de aquecimento, leve para ferver e cozinhe por cerca de 20-30 minutos. Não se deve deixar a geléia por muito tempo, é melhor mexer regularmente com uma espátula de madeira para que não grude no fundo.

Depois que a mistura de damasco engrossar um pouco, retire do fogo, coloque em potes esterilizados e secos, feche com tampas de metal e guarde.

Geléia de damascos e laranjas sem cozinhar

Esta receita vai atrair os adeptos da alimentação saudável, uma vez que as frutas não são cozinhadas durante o processo de cozedura, o que significa que nelas se conservam absolutamente todas as substâncias e vitaminas úteis.

Preparar:

  • 2 kg de damascos;
  • 2,5 kg de açúcar;
  • 2 laranjas;
  • 1 limão.

Lave bem a fruta em água corrente e seque. Corte as laranjas e o limão em quartos e retire todas as sementes.

Importante! Ao contrário da casca, não podem ser deixadas de lado - podem ter um sabor amargo.

Em seguida, triture-os com um liquidificador. Basta cortar os damascos ao meio e também retirar as sementes. A seguir, são também triturados no liquidificador.

Aos poucos, a massa da fruta se combina com o açúcar. Tudo está completamente misturado novamente. A geléia resultante é deixada em repouso por várias horas em temperatura ambiente até que o açúcar esteja completamente dissolvido.

Em seguida, é embalado em pequenos frascos de vidro pré-esterilizados. Uma colher de sopa de açúcar é colocada em cada recipiente para evitar que se estrague.

É necessário armazenar tal peça de trabalho na geladeira.

Como fazer geléia de damasco com maçãs

Os damascos vão bem com as maçãs, já que estas dão um toque de acidez ao prato acabado. Também fornecem a quantidade certa de pectina para uma boa solidificação.

Pegue 1 kg de damasco, lave e retire do caroço. Lave bem 3-4 maçãs, separe do caroço e corte em 6-8 fatias. Prepare uma panela larga com fundo grosso, de preferência não esmaltada, mas também não de alumínio.

Coloque os damascos em uma panela, acrescente o açúcar e leve ao fogo baixo. Depois que as frutas forem fervidas e espremidas, adicione as maçãs picadas a elas.

Cozinhe em fogo médio por 30-40 minutos, mexendo constantemente a futura geléia e removendo a espuma. Em seguida, retire a panela do fogão e deixe esfriar um pouco.

Pegue um liquidificador e triture bem a mistura de frutas fervida, após o que a geleia pode ser colocada em potes esterilizados e enrolada. O sabor da peça de trabalho revela-se muito delicado e é bem armazenado mesmo em condições ambientais.

Doce espessa de damasco

Se não se sente atraído pela fervura prolongada dos damascos, experimente fazê-los com a adição de um dos tipos de espessante. A própria tecnologia de fazer geléia de acordo com essas receitas muda pouco. Mas, no processo, adiciona-se uma das substâncias gelificantes, que permite reduzir o tempo de ebulição do produto e preservar o sabor, o aroma e as propriedades úteis dos damascos naturais.

Geléia de Damasco com Gelatina

Esta receita de compota é uma das mais populares. Você vai precisar de uma quantidade igual de damascos e açúcar (1 kg cada) e 40 g de gelatina.

Os frutos, como de costume, são liberados das sementes, polvilhados com açúcar e deixados por várias horas para liberar o suco. A seguir, são esmagados no liquidificador e postos no fogo, para que, após a fervura, a massa de damasco ferva por cerca de 30 minutos.

Ao mesmo tempo, a gelatina é despejada com um pouco de água morna e deixada para inchar.

Após 30 minutos, o aquecimento é removido. Gelatina inchada é adicionada aos damascos, a mistura é bem misturada e colocada em potes esterilizados.

Importante! Não ferva a geléia após adicionar a gelatina.

Geléia de Damasco com Pectina

A pectina pode ser parte de um açúcar gelificante ou pode ser vendida separadamente. É um espessante vegetal natural sem aromas estranhos e não altera a cor da peça.

As proporções para fazer geléia de damasco são as mesmas da receita anterior - 1 kg de açúcar e um saco de pectina são considerados para 1 kg de fruta.

A tecnologia de fabricação também é muito semelhante. Depois que a mistura de damasco e açúcar for cozida por 10-15 minutos, você precisa preparar a pectina. Uma saqueta padrão geralmente contém 10 g de pó. Misture seu conteúdo com 2-3 colheres de sopa de açúcar.

Adicione esta mistura à geléia de damasco fervente.

Atenção! Se você não mexer primeiro a pectina com açúcar, corre o risco de estragar toda a peça de trabalho.

Ferva a geléia de damasco com a pectina por no máximo 5 minutos. Em seguida, coloque-o em frascos estéreis, amasse e envie para armazenamento.

Compota de damasco com gelatina

De acordo com essa receita, a geléia de damasco é preparada com uma tecnologia semelhante, uma vez que a gelatina, como seus inúmeros homólogos como o jamfix, a quitina contém a mesma pectina com açúcar e muitas vezes com ácido cítrico. Portanto, deve ser adicionado nas mesmas proporções e na mesma sequência da pectina. Normalmente, um sachê padrão de zhelix 1: 1 é usado em relação a 1 kg de damascos e 1 kg de açúcar.

Receita armênia para geléia de damasco

O método armênio de fazer geléia de damasco difere do tradicional em apenas dois pontos:

  • os damascos, depois de retirados os grãos, não são esmagados, mas cortados em 4 rodelas;
  • o açúcar é introduzido sequencialmente, em porções uniformes, durante o processo de cozimento.

Para 1 kg de damasco, são usados ​​cerca de 900 g de açúcar granulado.

Primeiro, cerca de 1/3 da quantidade total de açúcar prescrita na receita é adicionado às fatias de frutas. Os damascos são levados para ferver. Após 10-15 minutos, o segundo terço do açúcar é adicionado à massa da fruta. Os damascos são fervidos por mais 20-30 minutos, e o restante do açúcar é adicionado a eles. Depois disso, a peça pode ser fervida por mais 5-10 minutos e espalhada quente nos potes.

Geléia de damasco em panela elétrica

Embora não seja difícil preparar geléia de damasco em uma panela elétrica, ainda não é recomendável deixar o processo à mercê do destino e cuidar de seus negócios. O prato pode simplesmente "fugir". Pelo mesmo motivo, é melhor encher a tigela multicooker de damascos com açúcar não mais da metade e não fechar a tampa.

Para 500 g de fruta, tome 0,5 kg de açúcar, é aconselhável adicionar 1 colher de chá. suco de limão.

Conselho! Adicionar limão ajudará a manter a cor brilhante e rica da geléia acabada.

O primeiro estágio não difere da tecnologia tradicional. Os damascos são lavados, separados das sementes, colocados em uma tigela multicooker e cobertos com açúcar.

Em seguida, o modo “Baking” é ligado por 60 minutos e o processo é iniciado. A tampa deve ser aberta - a geléia precisará ser mexida de vez em quando. Cinco minutos antes do final do processo, adicione o suco de limão e mexa. Quando a multicozinha desliga, a geleia é colocada em potes esterilizados.

Os segredos de fazer geléia de damasco em uma máquina de fazer pão

Uma máquina de fazer pão também pode tornar a vida da anfitriã muito mais fácil, especialmente se você não precisar fazer grandes quantidades de geleia.

Você também não precisa de preparações especiais, mas pode experimentar adicionar ingredientes diferentes sem gastar muito esforço. Afinal, a máquina de fazer pão fará a maior parte do trabalho, especialmente a mistura, para você. A porção acabada acaba sendo pequena e não é uma pena se o gosto de um lote não lhe agrada.

Para começar, você pode tentar usar a seguinte receita. Pegue 1 kg de açúcar e damasco cada, 1 limão e um pedaço de gengibre com cerca de 5 cm de comprimento.

Moa a fruta junto com os demais ingredientes usando um picador de carne ou liquidificador, coloque na tigela da máquina de fazer pão, defina o programa "Compota" ou "Compota", clique em "Iniciar".

Uma hora e meia depois, após o término do aparelho, basta abrir a tampa, embalar o produto acabado em latas e este processo pode ser considerado concluído.

Outras variedades de geléia de damasco

No processo de confecção da compota, não tenha medo de experimentar - afinal, os damascos vão bem com muitas outras frutas e bagas: framboesas, amoras, groselhas, groselhas, sem falar nas frutas cítricas.

Para os amantes de especiarias, será tentador adicionar canela e baunilha. Uma mistura de cravo, anis estrelado, gengibre e folhas de louro ajudará a criar um sabor único no prato acabado, que também pode ser usado como molho para pratos de carne e peixe.

Uma variedade de nozes vai bem com damascos, e a adição de rum ou conhaque tornará o sabor da geléia mais rico e estenderá sua vida útil.

Conclusão

Uma variedade de receitas de geléia de damasco para o inverno permitirá que qualquer dona de casa escolha um adequado para si e preserve um pedaço do verão ensolarado para a estação fria.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção