Uma variedade de picles foi tida em alta estima e respeito por muito tempo na Rússia. Isso inclui frutas e vegetais em conserva e em conserva. Afinal, o inverno nas nossas condições é longo e rigoroso, e inicialmente todas essas iguarias foram inventadas, antes de mais nada, para preservar a colheita, para preparar os futuros produtos cultivados durante um curto período de verão. Hoje em dia, quando as tecnologias modernas permitem que você tenha quase todos os vegetais e frutas frescas à sua mesa durante todo o ano, o sabor e as propriedades úteis dos picles vêm à tona.
Mas para os felizes proprietários de lotes pessoais, o problema de processar e conservar vegetais e frutas cultivados por suas próprias mãos ainda é urgente. Afinal, eles foram cultivados com amor e cuidado, geralmente sem o uso de produtos químicos e pesticidas, de modo que os pratos deles obtidos carregam uma carga especial de energia e não podem ser comparados com aqueles comprados em lojas. Este artigo se concentrará nos tomates verdes - vegetais que certamente podem ser encontrados no site de qualquer jardineiro que se preze. Mas são os tomates verdes que há muito são salgados junto com os pepinos, porque em suas características gustativas eles não são de forma alguma inferiores, e às vezes até superam suas contrapartes vermelhas maduras.
Picles e sua importância para os humanos
Para muitos, as diferenças entre os diferentes tipos de picles ainda não são muito claras. Na verdade, tudo é muito simples - decapagem, salga e imersão diferem principalmente na concentração da solução salina usada para conservar vegetais.
- Se para a fabricação de salmoura, água e sal são usados em uma proporção de pelo menos 6-8%, e às vezes chegando a 15-20% da massa dos vegetais originais, então antes você está salgando.
- Na fermentação, via de regra, a salmoura não é colhida com antecedência, mas surge no processo de fermentação do suco vegetal sob a influência do sal. Além disso, a concentração deste último com este método de conservação geralmente não excede 2,5 -3%.
- Se a salmoura for preparada com uma pequena quantidade de sal, não mais do que 1,5-2% do peso dos vegetais, e açúcar for necessariamente usado nela, e em uma concentração de 6-8%, então este método de enlatamento é denominado micção.
É claro que hoje em dia as características das três variedades de picles estão misturadas. Freqüentemente, para a preparação de tomates em conserva, a salmoura é colhida e o açúcar é adicionado a ela para melhorar os processos de fermentação.
No entanto, todos esses métodos de preservação, nos quais a fermentação ocorre naturalmente, sem o uso de aditivos artificiais como o vinagre, não só preservam os alimentos, mas também conferem sabor e vitalidade aos vegetais.
Com efeito, nesses casos, a própria conservação é realizada em função da manutenção contínua da vida, no caso, microrganismos benéficos.
Portanto, vegetais salgados ou em conserva, mesmo em pequenas quantidades, ativam processos metabólicos no corpo, potencializam suas funções de limpeza.
Salga fria
Existem várias maneiras de preparar um tomate em conserva. Recentemente, o denominado método rápido de conservar tomates com salmoura quente tornou-se muito popular. Mas é claro para todos que, ao usar esse método, algumas das vitaminas, em primeiro lugar, a vitamina C, desaparecem sem deixar vestígios. A decapagem a frio de tomates existe há muitos séculos e se estabeleceu como uma forma confiável de preservar e aumentar as vitaminas nos vegetais.A única desvantagem deste método de colheita é que os tomates são cozidos por um longo tempo, dependendo do método de corte, pode levar de 2 a 3 semanas a dois meses.
Então cuide de como fazer picles de tomates verdes para o inverno, é necessário com antecedência. O tempo real é determinado, em primeiro lugar, pelas condições meteorológicas. Quando o clima frio estável se aproxima, todos os tomates verdes que crescem em campo aberto são removidos em massa, independentemente do seu grau de maturação. Mesmo que não tenha terreno próprio, pode encontrar no mercado tomates verdes a um preço muito atractivo, pois todos procuram vendê-los o mais cedo possível para não se incomodar em guardar os legumes.
Antigamente, mesmo os camponeses pobres tornavam-se salgados tomates em barris de madeira e banheiras. Esses pickles de tomate se distinguiam por um sabor e aroma únicos, e eram armazenados devido às propriedades anti-sépticas da árvore, sem estragar, até a primavera. Agora você também pode obter esses produtos, mas seu preço pode não ser acessível para todos.
Temos que usar pratos esmaltados ou de plástico para colher tomates.
Se seus planos são criar grandes volumes de peças de trabalho, então a decapagem a frio de tomates verdes é melhor feita em um balde. Baldes de esmalte são o utensílio de decapagem mais adequado e acessível atualmente. Sob nenhuma circunstância use baldes de metal comuns, pois eles oxidarão o produto e todos os vegetais ficarão irremediavelmente estragados.
Se o volume das peças não for muito grande, é perfeitamente possível usar pequenos baldes de plástico de 5 litros.
O método em si é bastante simples e até um iniciante pode lidar com ele. O principal é limpar e preparar minuciosamente as matérias-primas e utensílios necessários para a massa fermentada de tomates. Os baldes são bem enxaguados com bicarbonato de sódio antes do uso, de preferência sem o uso de detergentes químicos para lava-louças. Antes de colocar os tomates, os recipientes são escaldados com água fervente.
Os próprios tomates também são bem lavados em várias águas e, em seguida, secos em um pano limpo.
A fim de tomates verdes salgados é necessário preparar a salmoura com antecedência: misture 600-700 g de sal em 10 litros de água, ferva a salmoura resultante e deixe esfriar.
Comente! Observe que esta concentração de salmoura é adequada apenas para tomates verdes. Já para o marrom ou rosa, é preciso levar mais sal. E se você quiser fazer picles de tomates vermelhos maduros, precisará de até 900 g para cada 10 litros de água.
Uma variedade de temperos é um dos ingredientes mais essenciais do método de decapagem de tomate frio. Com efeito, no processo de embebição longa e gradual com substâncias aromáticas e úteis de especiarias, os tomates adquirem um sabor adicional, graças ao qual este lanche vegetal é popular. Além disso, são as ervas condimentadas, como folhas de carvalho, cereja e groselha, que aumentam significativamente a vida útil da peça de trabalho.
Portanto, para decapagem de tomates em um balde de volume padrão de 10-12 litros, você precisará de:
- 150 g de endro (você pode usar não só inflorescências, mas também verduras);
- 4 cabeças de alho;
- Algumas folhas de raiz-forte;
- 15-20 folhas de groselha e cereja;
- 8-10 folhas de carvalho;
- Vários talos de estragão, manjericão e salgados;
- 100 g de talos de aipo;
- 15-20 ervilhas de pimenta-do-reino;
- Algumas pitadas de pimenta vermelha.
Aqui estão apenas um conjunto mínimo de especiarias para uma deliciosa conserva fria de tomates verdes em um balde. Se desejar, você pode complementá-lo a seu gosto com suas ervas picantes favoritas, por exemplo, salsa, coentro, tomilho e outros.
O processo posterior de decapagem de tomates é muito simples.Coloque alguns temperos no balde preparado no fundo e, em seguida, coloque os tomates bem em camadas. Se esta é a primeira vez que você está salgando, você pode até sacudir levemente o balde para deixar os tomates mais firmes. Cada linha também pode ser ligeiramente polvilhada com especiarias. Por último, por cima, todos os tomates devem ser completamente cobertos com ervas picantes. Despeje a salmoura filtrada e resfriada em um balde, coloque um prato com uma carga em cima dos tomates e cubra com um pano de linho. Nessa forma, um balde de tomates pode ficar a uma temperatura de + 20 ° C por até 6-7 dias. Em seguida, ele deve ser reorganizado para um local mais frio. Os tomates estarão prontos de 5 a 6 semanas após o início da decapagem.
Depois de tentar fazer pickle de tomates desta forma uma vez, você entenderá como é simples e saboroso, e poderá experimentar no futuro, adicionar outros temperos e obter uma variedade de novas sensações de sabor.