Contente
A colheita de vegetais e frutas é parte integrante da vida humana. Nos países do Norte da África, os produtos caseiros mais populares são frutas cítricas salgadas. Limão e sal têm sido uma parte importante da cultura do país por vários séculos no Marrocos.
É possível comer limão com sal
Descobriu-se que se você cortar um limão e polvilhar com sal, o resultado vai superar todas as expectativas. A tradição marroquina de salgar limões há muito ultrapassou as fronteiras deste país. O uso desse produto em alimentos, além de adicioná-lo como tempero a diversos pratos, tornou-se uma prática mundial. A preparação de limões fermentados tornou-se parte integrante da culinária mediterrânea europeia, junto com azeitonas, picles e alcaparras.
A fermentação dos limões permite que eles multipliquem suas propriedades benéficas. Ao remover o excesso de água, as substâncias neles se tornam mais abertas e ativas. E graças à grande quantidade de sal contido no produto, eles ficam perfeitamente armazenados.
Tal como acontece com outros alimentos, o consumo excessivo de limões salgados pode ser prejudicial à saúde. Vale a pena seguir as recomendações e restrições. Como a atividade dos compostos químicos no limão fermentado é maior, a quantidade de produto consumida em comparação com a versão in natura deve ser 2 vezes menor.
Por que o limão e o sal são úteis?
Todo mundo conhece o poder curativo do limão. Essas frutas cítricas são um depósito de nutrientes, vitaminas e oligoelementos químicos. O limão tem um excelente efeito anti-séptico, ajuda a fortalecer o corpo e ajuda a combater muitas doenças.
Quanto aos limões com sal, esse prato ajuda a limpar o sistema circulatório humano de toxinas, remove toxinas e bactérias prejudiciais. Seu uso regular normaliza os níveis de colesterol no sangue. Além disso, quando usado corretamente, esse prato tem um efeito tônico e também melhora o metabolismo do corpo.
Os benefícios do limão com sal para perda de peso
Os nutricionistas são unânimes na opinião de que comer frutas cítricas salgadas ajuda a limpar o corpo e é um excelente auxiliar no combate ao excesso de peso. Um dos aspectos mais importantes é o conteúdo calórico deste prato. 100 g do produto contém:
- proteínas - 0,9 g;
- gorduras - 0,1 g;
- carboidratos - 3 g;
- calorias - 16 kcal.
Limões com sal fortalecem perfeitamente o corpo, restaurando o funcionamento do sistema digestivo. Um estômago e intestinos funcionando corretamente são a chave para uma futura perda de peso bem-sucedida. A composição do limão contém uma substância única - o polifenol, que tem propriedades para reduzir o peso humano. De acordo com as avaliações, limão com sal para perda de peso pode dar resultados impressionantes.
A bebida mais popular para queimar gordura é a seguinte receita: diluída em um copo de água 2 colheres de chá. polpa de limão salgado e 1/4 colher de chá. Pimenta preta da terra.Esse coquetel efetivamente inicia o processo de queima do excesso de gorduras no corpo. Esta bebida deve ser consumida todas as manhãs com o estômago vazio para obter o maior efeito.
Além dos coquetéis que queimam gordura, os nutricionistas recomendam limpar o corpo com água e limões salgados uma vez a cada seis meses. Para prepará-lo, é necessário moer a fruta inteira no liquidificador e misturar o mingau resultante com 1 litro de água fervida resfriada. A limpeza significa que nesses dias, além da água de limão, você só pode comer cereais e sucos de frutas.
Limão e sal são bons para a pressão arterial
Limão salgado é excelente para aumentar a pressão arterial. Está cientificamente estabelecido que o uso regular de tal produto ajuda a normalizar a pressão arterial em pacientes hipotensos. Os ingredientes ativos contidos nesta fruta ajudam a fortalecer os vasos sanguíneos. Devido a isso, o nível de pressão restaurado é estabilizado por um longo tempo, permitindo que o paciente esqueça o problema.
Nesse caso, vale a pena levar a sério a questão do tratamento da hipertensão. O consumo excessivo de frutas cítricas fermentadas pode prejudicar seriamente as pessoas com tendência à hipertensão e a picos de pressão. Para a restauração mais correta do sistema vascular, o limão salgado deve ser tomado conforme prescrito por um médico, em conjunto com outros medicamentos.
Limão e sal são comidos para resfriados
A fruta salgada, assim como sua versão in natura, é um excelente remédio no combate aos sintomas de gripes, infecções respiratórias agudas e resfriados. Este produto torna-se mais eficaz em combinação com uma pequena quantidade de pimenta vermelha. Só uma fatia de pimenta tem efeito de aquecimento no corpo, dilata os vasos sanguíneos. Apenas 2-3 fatias podem aliviar a congestão nasal.
Se você moer essas frutas em mingau, adicione uma pitada de pimenta vermelha a elas e adicione água - você obterá um excelente meio de lavar a garganta. O uso regular reduzirá o número de acessos de tosse. A mistura também ajuda a reduzir a dor de garganta.
Devido à alta concentração de vitamina C na composição, o fruto fermentado tem efeito tônico. Limão com sal à noite tem um efeito positivo nos vasos sanguíneos. Em combinação com outros medicamentos, dá resultados impressionantes.
Os benefícios de limões salgados para imunidade
Todo mundo conhece o efeito positivo das frutas cítricas na imunidade. O consumo regular de alimentos pode fornecer ao corpo uma dose adequada de vitamina C - a base de uma boa saúde. Como você sabe, 100 g de limão contém cerca de 40% do valor diário da substância. Portanto, em combinação com uma alimentação correta, o uso diário de um quarto da fruta é capaz de encher o corpo dos elementos necessários.
As bactérias benéficas encontradas na casca de limão atuam como um catalisador de propriedades benéficas. Uma rodela de limão salgado no café da manhã é um excelente exercício para o corpo e equivale ao chá tradicional com duas rodelas frescas. Limão salgado com mel também é uma ótima maneira de aumentar a imunidade - essa mistura é uma ótima maneira de evitar resfriados e gripes durante os períodos mais perigosos do ano.
Como fazer limões salgados
De acordo com a receita clássica marroquina, a própria fruta, o sal e a folha de louro são necessários para fazer frutas cítricas fermentadas. Em média, 5 limões usam cerca de 1 kg de sal. A quantidade de folhas de louro é calculada com base nas preferências pessoais do cozinheiro. Para obter o resultado correto, você deve seguir uma instrução simples:
- Cada limão é cortado transversalmente na base aproximadamente 2/3 do seu tamanho.
- As incisões são preenchidas com sal. É melhor usar sal marinho - é mais grosso e não contém muitas impurezas.
- Frutas com sal são transferidas para uma pequena panela e, em seguida, pressionadas com uma carga para uma liberação de suco mais forte.
- Após 3-4 horas, a carga é removida, o sal restante e a folha de louro são adicionados à panela.
- O frasco é hermeticamente fechado e enviado para amadurecimento em um mês.
Limões preparados desta forma são um excelente lanche e também uma ajuda para perder peso. No final da fermentação, cada limão é transformado em mingau, que é utilizado na proporção de 2 colheres de chá. limão por 1/4 colher de chá. pimenta preta e 1 copo de água. Tomar limão e sal ao longo do mês limpa os intestinos e promove uma dramática perda de peso.
Além da forma tradicional de preparo dos cítricos, existem muitas outras. Na maioria das vezes, essas receitas de limões salgados diferem no conjunto de especiarias usadas. O processo de cozimento em si é idêntico, exceto no momento de adicionar ingredientes adicionais. Devido ao bouquet correto de especiarias, o sabor desses limões com sal será excelente. Uma excelente combinação de frutas cítricas e especiarias é a seguinte receita:
- 8 limões;
- 1,5 kg de sal marinho;
- 3 colheres de chá coentro em pó;
- 2 colheres de chá Pimenta preta da terra;
- 2 colheres de chá funcho;
- 3/4 colher de chá cardamomo;
- 1 folha de louro;
- canela na ponta de uma faca.
Um rico conjunto de especiarias, combinado com as propriedades benéficas da fruta, é ótimo para fortalecer o sistema imunológico. Cada fruta deve ser cortada em 8 fatias e comer uma fatia todos os dias. Comer uma guloseima durante os meses de inverno mais perigosos evitará que você se preocupe com resfriados ocasionais.
Como tirar limões salgados
Frutas devidamente fermentadas contêm uma grande quantidade de vitaminas e nutrientes. Obviamente, o consumo excessivo do produto pode levar a um excesso das doses permitidas dessas substâncias no organismo. Para um efeito geral de fortalecimento do corpo, é necessário comer no máximo duas rodelas de limão por dia.
O curso recomendado de tomar limão e sal é de um a dois meses. A melhor hora para consumir é pela manhã. É melhor comê-lo com o estômago vazio antes do café da manhã. Este método permitirá despertar a atividade do trato gastrointestinal, o que no futuro terá um efeito benéfico tanto no sistema digestivo como no estado geral de imunidade.
Regras de armazenamento
Os produtos de salga são projetados para estender sua vida útil. O sal contido no produto é o melhor conservante para evitar que bactérias nocivas entrem no produto. Recomenda-se guardar o prato acabado em um frasco bem fechado. Você deve evitar abri-lo com frequência para retirar pequenas porções do produto. Como regra geral, uma lata aberta deve ser usada dentro de um mês, caso contrário, a solução salina se estragará devido ao contato frequente com o ar.
O local mais adequado para armazenamento é uma sala fria e escura com uma temperatura do ar de não mais do que 10-14 graus. Se for impossível organizar tal lugar, é melhor usar a prateleira superior do refrigerador. Com o procedimento correto de fermentação, os cítricos podem ser armazenados por até um ano.
Limitações e contra-indicações
Apesar dos indiscutíveis benefícios do limão com sal, seu uso pode causar danos irreparáveis ao organismo. O produto não deve ser administrado a crianças com menos de 1 ano de idade, cujo trato gastrointestinal ainda não está adaptado a alimentos ácidos. Depois de um ano, é possível dar às crianças alimentos complementares na forma de uma colher de chá como complemento de chá doce ou água. Na sua forma pura, a criança só pode receber a composição após a formação final do sistema digestivo - após os 3 anos.
Limões fermentados devem ser tratados com cautela por pessoas com tendência a reações alérgicas. A hipersensibilidade a frutas cítricas é um motivo importante para excluir este prato de sua dieta. Essas pessoas também devem ficar longe da culinária marroquina, que muitas vezes contém esse componente em sua composição.
Pessoas com dentes problemáticos devem ser tratadas com muito cuidado no uso desta iguaria. Com esmalte danificado ou cárie, o ácido contido no prato pode causar grande destruição do esmalte e da dentina. Nesse caso, você deve evitar comê-los crus. Como componente de outros alimentos, as frutas cítricas tornam-se menos agressivas.
Conclusão
Limão com sal é uma ótima forma de conservar, permitindo multiplicar as propriedades benéficas das frutas cítricas. O sabor incomum e a ampla gama de aplicações conferem ao produto um lugar importante entre outros vegetais e frutas. Bem preparados, proporcionam prazer gastronômico a uma pessoa e fortalecem sua saúde.