As melhores receitas de gorloder para o inverno

Provavelmente todo mundo conhece plantas de queima quente como alho e raiz-forte. Foram eles que formaram a base da gorlodera, já que um prato com nome semelhante simplesmente tem que ser apimentado. Mas o gorloder também pode ser picante e até adocicado - tudo depende do tipo de receita usada para fazê-lo. E há muitas receitas de gorloder - afinal, ele é o análogo russo tanto do Abkhaz adjika quanto do ketchup franco-inglês. Não é à toa que costuma ser chamado de adjika-gorloder, ou ketchup-gorloder, dependendo dos ingredientes que prevalecem na receita.

Como fazer um gorloder

O próprio gorloder é muito simples de preparar. Possui duas variedades principais: crua e cozida.

Gorloder cru é muito útil para o corpo humano e é preparado simplesmente moendo e misturando todos os componentes necessários. No final, adiciona-se sal e especiarias ao prato, que precisa de repousar de várias horas a vários dias para que todos os ingredientes se misturem perfeitamente e possam ser armazenados no inverno.

Conselho! Com infusão prolongada de 2 a 4 dias, o gorloder deve ser agitado periodicamente para remover o excesso de gases.

Só depois de alguns dias o gorloder é colocado em pequenos potes esterilizados para que você possa saborear o molho lanche no inverno. Você só precisa armazenar gorloder cru sem adicionar vinagre na geladeira.

Também há receitas para conservar o gorloder para o inverno, cozinhando, além de adicionar vinagre ou óleo de girassol.

Como cozinhar gorloder delicioso - dicas úteis para donas de casa

Não é à toa que lanches apimentados feitos de vegetais quentes atraem as donas de casa - afinal, eles podem não só aumentar o apetite ao despertar as papilas gustativas, mas também ter um efeito benéfico no sistema imunológico, protegendo o corpo de várias infecções. Mas para que o prato fique delicioso e possa ser bem guardado no inverno, há uma série de nuances que podem ajudar as donas de casa novatas.

Seleção e preparação de ingredientes

Os tomates são o componente mais tradicional das receitas de gorloder, porque suavizam o sabor do tempero, enriquecem-no com muitas substâncias úteis e conferem-lhe uma cor atraente. Portanto, o gorroder de tomate é muito rico, saboroso e aromático.

É aconselhável escolher tomates de variedades carnudas, pois uma grande quantidade de líquido pode causar acidez no gorloder. Se, no entanto, não houver muito por onde escolher, então, neste caso, parte suco de tomate quando picados, os tomates são removidos para uso para outros fins.

A qualidade do gorloder aumenta acentuadamente se a fruta for usada sem casca. Ele pode ser facilmente removido do tomate usando a seguinte técnica: os vegetais são primeiro colocados em água fervente por alguns minutos e depois transferidos para água gelada. Em seguida, a casca é facilmente removida.

O alho é um dos ingredientes essenciais nas receitas de preparação de um gorlader para o inverno. Para não ter dificuldades ao descascar o alho, deve ser desmontado nos dentes e mergulhado algumas horas em água fria. Em seguida, a pele pode ser removida com rapidez e facilidade.Se for usada uma grande quantidade de alho de acordo com a receita, então os dentes separados são colocados em uma jarra de vidro, fechada com uma tampa e a jarra é agitada vigorosamente por vários minutos. A casca é esfarelada e as fatias descascadas são retiradas do pote.

Se a raiz-forte for usada na receita do gorloder para o inverno, é preferível preparar o tempero no período outono-inverno. Pois são os rizomas desenterrados após as geadas que apresentam o máximo poder de cura, bem como um sabor e aroma vigorosos.

Atenção! Para que o esmagamento do rábano não incomode muito as mucosas, recomenda-se congelá-lo um pouco antes do procedimento.

Ao usar pimenta em uma receita de gorloder para o inverno, deve-se lembrar que a principal pungência está contida nas sementes. Portanto, se for importante deixar o aperitivo especialmente quente, a pimenta inteira deve ser esmagada. Caso contrário, é melhor remover as sementes antes de cortar os vegetais.

Nuances de fabricação

Para obter uma massa uniformemente triturada de vegetais, é costume o gorloder usar uma variedade de utensílios de cozinha: um moedor de carne, processador de alimentos, liquidificador, espremedor de frutas. Você pode, é claro, fazer com um ralador, mas com volumes significativos, esse método de moer vegetais será muito improdutivo.

Para proteger ainda mais as membranas mucosas do rosto da irritação causada pelo rábano, um saco plástico é colocado na saída do picador de carne e amarrado firmemente ao dispositivo. Após o término do procedimento de moagem do rábano, o saco é bem fechado e usado para adicionar à mistura de vegetais por último.

O rábano pode ser caracterizado por fibras duras e ásperas.

Conselho! Para que os ajudantes de cozinha possam lidar facilmente com a trituração, é aconselhável pré-cortar os rizomas em pedaços tão pequenos quanto possível.

Em qualquer caso, é aconselhável triturar por último os rizomas de raiz-forte, pois são eles que mais vezes entopem os orifícios do picador de carne ou de outros dispositivos.

O cheiro a alho e raiz-forte é removido da pele das mãos se previamente lavadas com água e sal. A adição de qualquer óleo essencial aromático à água será especialmente eficaz.

É a quantidade de raiz-forte e alho adicionada à receita do gorloder que determina a vida útil do tempero. Lembre-se disso se quiser estender a vida útil do gorroder no inverno.

Se uma receita para cozinhar um gorloder for usada, então é melhor esfriar os potes giratórios de cabeça para baixo sob um cobertor.

Recursos para salvar gorlodera

Existem vários truques sobre como preservar de forma confiável o gulper de tomate sem cozinhar para o inverno.

  • Um círculo é cortado em papel para que se encaixe perfeitamente sob a tampa. Mergulhe o círculo com vodka ou álcool, coloque-o sob a tampa e cubra o frasco com o gorloder com a tampa.
  • Da mesma forma, o interior da tampa pode ser simplesmente untado com uma espessa camada de mostarda.
  • Depois de espalhar o gorloder nos potes, sobra um pequeno espaço em cima, que é despejado com várias colheres de sopa de óleo vegetal.

Como fazer gorloder de tomate e alho

O gorloder de tomate para o inverno é a receita mais simples e tradicional para fazer um lanche em casa.

Ingredientes:

  • 1 kg de tomate
  • 150 g de alho descascado
  • 2 colheres de chá sal
  • 2 colheres de chá Sahara
  • 1 colher de chá Pimenta preta da terra
  • ½ colher de chá pimenta vermelha quente

O gorloder é preparado de acordo com esta receita da forma mais simples possível.

  1. Todos os vegetais descascados são passados ​​por um moedor de carne.
  2. Adicione especiarias e temperos.
  3. Mexa e deixe fermentar um pouco.
  4. Eles são colocados em pequenos frascos secos e esterilizados.
  5. Guarde na geladeira ou na varanda no inverno.

Gorloder para o inverno sem esterilização

Esta receita de gorloder para o inverno tem um sabor suave, portanto, é mais adequada para a metade feminina da humanidade. Mas, graças à sua rica composição e armazenamento de longo prazo, também é popular entre os homens.

Ingredientes:

  • 3 kg de tomates;
  • 1 kg de maçãs;
  • 1 kg de cenouras;
  • 1 kg de pimentão;
  • 550 g de alho;
  • 5 cápsulas de pimenta;
  • 50 g de sal;
  • 40 g de açúcar;
  • 30 g de vinagre a 9%;
  • 200 g de óleo vegetal refinado.

Preparação:

  1. Todos os vegetais, exceto o alho, são lavados e picados em uma tigela.
  2. Em seguida, eles são colocados no fogo, aquecidos até ferver e cozidos em fogo moderado por cerca de 40 minutos.
  3. A espuma resultante é removida periodicamente com uma escumadeira.
  4. O alho é picado separadamente e após o tempo especificado é adicionado à mistura de vegetais ferventes junto com o açúcar e o sal.
  5. Por fim, adicione óleo e vinagre e leve a mistura novamente para ferver.
  6. Eles são colocados em frascos esterilizados e enrolados para armazenamento durante o inverno.

Receita Horlloader com raiz forte para não fermentar

Adicionar raiz-forte ao gorloder, além de sabor, aroma e salubridade, proporciona segurança adicional na colheita para o inverno. E as maçãs adicionam um leve sabor frutado ao lanche.

Comente! Melhor usar maçãs de variedades agridoces ou mesmo ácidas.

Ingredientes:

  • 3 kg de tomates;
  • 300 g de raiz forte;
  • 1,5 kg de maçãs;
  • 800 g de alho;
  • Sal a gosto.

Esta receita pode ser preparada muito rapidamente:

  1. É aconselhável retirar a casca das maçãs e tomates, corte em pedaços, retire o núcleo com sementes de maçãs.
  2. Descasque o rábano e o alho da casca e da casca grossa e espessa.
  3. Pique o rábano em pedaços pequenos.
  4. Moa tudo com um moedor de carne na seguinte seqüência: tomate, maçã, alho e por último - raiz-forte.
  5. Misture todos os componentes, adicione sal.
  6. Insista por meia hora e tente novamente.
  7. Adicione açúcar e mais sal, se desejar.
  8. Se o aperitivo não parecer muito picante imediatamente, não se apresse em adicionar alho ou raiz-forte - a pungência é totalmente revelada somente após alguns dias.
  9. Divida em potes secos e guarde em local fresco.

Receita de gorloder sem alho (tomate e raiz-forte com pimenta)

Se alguém se confunde com o aroma de alho na garganta, então há uma receita para fazer esse lanche para o inverno sem alho. Além do rábano, a pimenta malagueta dá um toque agudo à garganta.

Ingredientes:

  • 3 kg de tomates;
  • 300 g de rizoma de rábano;
  • 3 vagens de pimenta;
  • 1 kg de pimentão doce;
  • 50 g de sal marinho.

Preparação:

  1. Todos os vegetais são limpos de peças desnecessárias.
  2. Moa com um moedor de carne.
  3. Misture junto com a adição de sal.
  4. O futuro gorodder é infundido em um local fresco por vários dias com agitação ocasional.
  5. Distribuído em pequenos frascos esterilizados e armazenado em adega ou geladeira (o armazenamento no inverno na varanda com congelamento é permitido).

Receita Gorlodera de Tomate Alho e Rábano

Esta receita de inverno é herdeira do famoso molho tkemali, pois é preparado com a adição de ameixa ou cereja, mas na presença de raiz-forte.

Ingredientes:

  • 1 kg de tomate;
  • 1 kg de ameixa ou ameixa cereja vermelha;
  • 400 g de alho;
  • 200 g de raiz forte;
  • 50 g de sal;
  • 100 g de açúcar;
  • 50 g de vinagre de maçã.

Não é difícil preparar um gorloder de acordo com esta receita e combina perfeitamente com espetadas e outros pratos de carne.

  1. As ameixas são retiradas das sementes e os tomates do local de fixação ao caule.
  2. O rábano é descascado e o alho é descascado.
  3. Pique as ameixas e os tomates e leve ao lume.
  4. Após a fervura, retire a espuma e ferva a massa de frutas e vegetais por 15 minutos, acrescente sal e açúcar.
  5. Deixe a mistura esfriar, neste momento pique o alho com raiz-forte.
  6. Adicione-os junto com o vinagre às ameixas e tomates resfriados.
  7. O gorloder é mexido e colocado em potes esterilizados.
  8. Guarde em local fresco ou na varanda no inverno.

Horlader para o inverno sem raiz-forte - picante

Esta receita sem rábano para o inverno impressiona pela facilidade de preparação e o resultado é um molho com um atraente aroma a ervas e especiarias. Em termos de sabor e aroma, é o que mais se assemelha ao ketchup tradicional.

Ingredientes:

  • 1 kg de tomate;
  • 300 g de alho;
  • 30 g de sal;
  • 30 g de açúcar;
  • Coentro, manjericão, curry - colher seque da mistura;
  • Uma pitada de preto moído e pimenta da Jamaica;
  • 2 estrelas de cravo.

Preparação:

  1. Tanto ervas frescas quanto secas podem ser usadas com a receita.
  2. Se ervas e temperos forem usados ​​secos, todos eles devem ser moídos antes de usar em um moedor de café.
  3. Se forem usadas ervas frescas, elas serão picadas com um moedor de carne junto com tomates e alho.
  4. Todos os componentes triturados devem ser misturados com adição de sal e açúcar.
  5. A mistura é infundida por algumas horas, após o que é colocada em recipientes estéreis.
  6. Guarde na geladeira.
Atenção! Se não houver mais espaço na geladeira, o gorloder de acordo com esta receita é preparado para o inverno com fervura preliminar de tomates picados por uma hora.

Gorloder com alho sem cozinhar

O Gorloder, feito para o inverno de acordo com esta receita, fica perfeitamente armazenado devido ao alto teor de alho e pimenta. No lugar do tomate, utiliza-se o pimentão doce, de preferência em cores diferentes, mas o pimentão vermelho deve estar presente.

Ingredientes:

  • 1 kg de pimentão;
  • 300 g de pimenta;
  • 300 g de alho descascado;
  • Sal a gosto.

O método de cozimento para o inverno não poderia ser mais fácil:

  1. Pimentas grátis nas sementes e caudas e alho nas escamas.
  2. Transforme todos os vegetais em um moedor de carne.
  3. Misture tudo bem, adicione sal.
  4. Arrume em potes e guarde em local fresco.

Conclusão

Existem muitas receitas para o gorloder para o inverno. Mesmo aqueles que não toleram alho, tomate ou raiz-forte por vários motivos podem encontrar uma opção de colheita adequada para si próprios.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção