Contente
- 1 Como é o manjericão?
- 2 Diferença entre manjericão verde e roxo
- 3 Diferenças entre o vermelho e o verde do manjericão
- 4 Qual é a diferença entre orégano e manjericão
- 5 Propriedades medicinais e contra-indicações do manjericão verde
- 6 Como comer manjericão verde
- 7 Manjericão para perda de peso
- 8 Basil em cosmetologia facial
- 9 Como cultivar manjericão verde
- 10 Como o manjericão verde floresce
- 11 Conclusão
A África é considerada o berço do manjericão. Mas sua verdadeira origem é desconhecida, já que o manjericão começou a ser consumido vários séculos antes de nossa era. Há uma versão de que os soldados de Alexandre o Grande o trouxeram para a Europa. A pimenta naquela época ainda não era conhecida. Mas o manjericão perfumado misturado com outras ervas substituiu com sucesso o tempero que faltava.
Como é o manjericão?
O gênero das basílicas inclui mais de uma espécie, mas normalmente eles se referem apenas ao manjericão perfumado. Esta é a principal especiaria usada na alimentação. Com muito menos frequência, é feita menção ao manjericão aromático violeta (roxo), vermelho ou verde, embora também sejam usados na culinária ou na decoração de pratos.
Manjericão perfumado tem outros nomes:
- comum;
- Jardim;
- cânfora.
Esse tipo de planta recebeu o último prefixo pelo alto teor de óleos essenciais, entre eles a cânfora.
Descrição
O manjericão comum tem um sistema radicular ramificado localizado muito próximo à superfície. Caule de 4 faces com 50-70 cm de altura, com muitas folhas, que são utilizadas na culinária. Folhas com pecíolos curtos, oblongo-ovais. Existem dentes esparsos nas bordas. A planta inteira, incluindo folhas, caule e cálice, é coberta por pêlos. As flores podem ser brancas ou rosa pálido. Às vezes, roxo. Eles crescem a partir das axilas das folhas apicais. Os frutos de casca rija castanho-escuros são muito pequenos: o peso de 1000 sementes é de 0,5-0,8 g e permanecem viáveis por 4-5 anos.
O que é regan
A etimologia da palavra "manjericão" não é conhecida ao certo. Outros nomes populares para esta planta:
- perfumadas centáureas;
- raykhon;
- rean;
- regan;
- Reikhan.
O primeiro nome é lógico do ponto de vista de um consumidor que fala russo, mas o restante das palavras veio claramente de outras línguas. Portanto, não há diferença entre manjericão e regan.
Diferença entre manjericão verde e roxo
O manjericão verde difere do roxo porque o primeiro é preferido nos países europeus. No território da CEI, eles gostam mais da versão roxa. Algumas pessoas acreditam que o manjericão roxo tem sabor e cheiro mais pronunciados. Outros jardineiros têm opinião exatamente oposta.
O hábito de atribuir propriedades supercurativas a uma cor incomum levou ao fato de que o manjericão roxo também está sendo inventado, o que nunca aconteceu. A situação é mais ou menos a mesma do amanhecer do aparecimento dos ovos de galinha com cascas marrons. Naquela época, acreditava-se que esses ovos eram mais saudáveis do que os brancos. Então a moda começou a declinar.
A situação é semelhante com a planta do manjericão roxo: os benefícios existem, mas os danos podem ser muito maiores. Na Europa, qualquer manjericão é tratado com cautela, e a espécie roxa é cultivada apenas para a Rússia. Essa atitude dos europeus em relação às especiarias se justifica: a planta é capaz de acumular mercúrio.E a versão roxa acumula seu valor máximo mesmo quando cultivada no mesmo canteiro com a verde.
Diferenças entre o vermelho e o verde do manjericão
A variedade vermelha não existe na natureza. Assim, referindo-se vagamente aos nomes das flores, eles chamam a variedade roxa / roxa da planta. Enquanto a planta é jovem, suas folhas são verdes. Com a idade, ganham cor. Portanto, se o manjericão roxo é vermelho ou roxo depende apenas de sua idade.
Qual é a diferença entre orégano e manjericão
O nome estrangeiro da moda "orégano" esconde ... orégano. Ambas as plantas têm apenas uma coisa em comum: são usadas como especiarias.
Orégano | Manjericão |
Família lucífera | |
Genus Oríganum | Genus Ócimum |
Apenas perenes | Ambas as plantas perenes e anuais estão presentes |
Pouco comum como uma cultura de jardim | Cultivado como uma plantação de jardim |
Fresco quase nunca é usado, exceto para decocções. | Freqüentemente usado fresco em saladas |
Pode suportar geadas de até -15 graus | Plantas que gostam de calor do sul que não toleram geadas |
As propriedades curativas são oficialmente reconhecidas pela medicina | Propriedades curativas só existem na medicina tradicional e em descrições de publicidade |
Propriedades medicinais e contra-indicações do manjericão verde
A medicina oficial nada sabe sobre as propriedades medicinais de uma planta de qualquer tipo. Portanto, só podemos falar sobre o uso desta planta em receitas populares. Na medicina popular, esta erva um tanto cáustica e nojenta é usada quase como uma panacéia.
Isso é o que explica o sabor e o cheiro específicos e acentuados de qualquer uma das especiarias. No curso da evolução, as plantas picantes desenvolveram essa forma de protegê-las de serem comidas por animais. Mas um "animal" especial apareceu, chamou essas plantas de especiarias e começou a comê-las ativamente. E ainda solicite tratamento.
Doenças para as quais a infusão é usada:
- pielite;
- colite;
- coqueluche;
- gastrite;
- neurose;
- asma brônquica;
- cólica intestinal e hepática;
- flatulência;
- pressão sanguínea baixa;
- falta de apetite;
- inflamação dos rins;
- cistite;
- frio;
- nariz a pingar;
- angina;
- estomatite;
- febre.
A simples lista de doenças que a infusão dessa planta "cura" mostra que, na melhor das hipóteses, ela tem um efeito placebo. Na pior das hipóteses, a doença se tornará crônica. O caldo é usado externamente como um anestésico para dor de dente e estomatite, e também é usado para loções para feridas difíceis de cicatrizar.
Em todos esses casos, uma tentativa de cura com a ajuda de manjericão será bastante prejudicial. Devido ao alto teor de mercúrio, o corpo pode reagir ao envenenamento ao consumir a erva. Existem também contra-indicações reais, que são reconhecidas até pela medicina tradicional.
Suco de manjericão
Não há mal nenhum com o suco de manjericão, mas os benefícios são quase os mesmos que os da folha da bananeira. Na medicina popular, as loções são feitas do suco da planta para eczema e feridas difíceis de curar. Também é usado para otite média.
Quando comer manjericão
Assim como a pimenta, o manjericão em grandes quantidades irrita vários órgãos. Não pode ser usado para as seguintes doenças:
- isquemia;
- tromboflebite;
- infarto do miocárdio;
- hipertensão;
- diabetes mellitus.
Com tais contra-indicações, o manjericão não é uma erva inútil e venenosa. Uma grande quantidade de óleos essenciais pode realmente ajudar a eliminar os sintomas da doença.
Benefícios do manjericão
Com todas as dúvidas da planta como panaceia para todas as doenças, os benefícios do manjericão para o corpo humano existem realmente. O óleo aromático é mais comumente usado, embora uma planta fresca também possa ser usada para banhos. O óleo de manjericão tonifica e suaviza a pele.Por isso, é muito utilizado em salões de beleza para a preparação de banhos aromáticos.
O óleo de cânfora, também encontrado na planta, é usado como um tônico geral para manter o sistema nervoso central, em caso de distúrbios circulatórios e dificuldades respiratórias.
Propriedades úteis do manjericão e contra-indicações para mulheres
Uma planta fresca contém uma grande quantidade de vitaminas, o que deve ter um efeito positivo no corpo feminino. Além disso, a medicina popular acredita que esta planta aumenta a excreção do leite materno.
Mas a medicina oficial garante que não só as mulheres grávidas, mas em geral as mulheres em idade fértil não devem comer alimentos ricos em mercúrio. Esses alimentos incluem não apenas atum de longa duração, mas também manjericão. Mas deitar na banheira com algumas gotas de óleo é bom para qualquer mulher.
Propriedades úteis do manjericão e contra-indicações para homens
Em termos de qualidades puramente masculinas, o manjericão é uma erva inútil. Não é um afrodisíaco. Em outros casos, pode ser tomado para as doenças acima. Para aqueles homens que sofrem de hipertensão, o manjericão não deve ser consumido.
Como comer manjericão verde
Ao comer ervas, lembre-se de que se trata de um tempero, não de uma cultura comestível de jardim. Devido ao alto teor de mercúrio na planta, o corpo deve ser gradualmente acostumado a usar esta planta. Um adulto deve começar com 1 folha. As crianças recebem meio lençol. A dose única máxima desta planta é de 3 folhas para um adulto. Eles são finamente esmagados em saladas ou outros pratos. Combinado com alecrim, fica um cheiro apimentado, e manjericão com salgados deixa o prato mais saboroso. Mas você não pode abusar de especiarias.
Tempero
O manjericão seco é um tempero comum em vários pratos. É frequentemente usado em conjuntos de misturas especiais para vários pratos. Mas o manjericão seco perde uma parte significativa dos óleos aromáticos e quase não é sentido no prato.
Salada
Folhas frescas de manjericão finamente picadas são adicionadas a este prato. Eles vão realçar o sabor da salada e dar um tempero. Mas é importante não exagerar com esse tempero.
Chá
O chá de manjericão pode ser de 2 tipos: chá normal com folha de especiarias ou uma bebida feita apenas de ervas. Neste último caso, a bebida quente é chamada de decocção.
Uma bebida quente esquenta bem depois de uma geada na rua, mas se você precisa fazer limonada de verão, a receita muda um pouco. Para melhor matar a sede, adiciona-se limão ao caldo ou chá. A bebida é resfriada e bebida.
Manjericão para perda de peso
Nem planta fresca nem tempero seco são usados para perda de peso. A população tailandesa acredita que a bebida de semente de manjericão tem propriedades benéficas e ajuda na perda de peso. O preparo da bebida é simples. Se, por algum motivo, a planta do jardim floresceu e suas folhas não podem mais ser usadas como tempero, as sementes vão corrigir a situação.
Recolha-os diretamente nas inflorescências. Depois que as inflorescências perdem a cor e as sementes pretas tornam-se visíveis em seu interior, os pedúnculos são totalmente cortados e secos em casa. Se você deixar as sementes no jardim, uma parte significativa delas se perderá.
Bebida de semente de manjericão
Na maioria das vezes, as sementes de manjericão de limão são usadas para esses fins. Você precisa de 1 colher de chá para um copo de bebida. sementes. Eles estão cheios de água fria. Acredita-se que gaseificada é melhor, mas enquanto as sementes incham, uma parte significativa do dióxido de carbono irá evaporar e a limonada gaseificada ainda não funcionará.
As sementes são infundidas por 30 minutos. As nozes são cobertas por uma película protetora, que se torna gelatinosa durante esse período. Limão e gelo são adicionados à bebida. Você pode adicionar mel, mas isso é do seu gosto.
Se é possível perder peso com essa bebida é um ponto discutível.Só uma coisa pode ser afirmada com segurança: se você tomar café da manhã com uma bebida feita de sementes de manjericão, trabalhar duro durante todo o dia e à noite jantar com um punhado de arroz, a perda de peso é garantida.
Basil em cosmetologia facial
O alto teor de óleos essenciais torna o manjericão um potenciador da pele facial muito eficaz. Uma decocção das folhas remove bem a inflamação da pele do rosto. Uma máscara de folhas frescas esmagadas clareia a pele. O manjericão também é bom para limpar acne, espinhas e cravos.
Como cultivar manjericão verde
O manjericão é frequentemente cultivado como vegetal. Esta é uma planta despretensiosa. Cresce bem tanto no peitoril das janelas como no exterior. Porém, devido ao plantio nas regiões norte, a grama não se transforma em um grande arbusto, permanecendo com cerca de 20 cm de altura.
As sementes são plantadas para mudas em março. É melhor colocá-los em recipientes individuais, pois a planta é delicada e não tolera muito a colheita.
Eles são plantados em campo aberto quando a temperatura noturna ultrapassa + 10 ° C. Você pode pousar na estufa mais cedo.
O solo para o plantio deve ser fértil. Mas então cuidar da planta consiste em remover cuidadosamente ervas daninhas e rega.
Como o manjericão verde floresce
A planta floresce em junho-agosto. A maioria das flores aparecem em julho. Das axilas das folhas apicais, a planta lança pedúnculos, nos quais se desenvolvem flores de dois lábios. O lóbulo inferior da flor é dobrado para trás e mais longo do que os outros. Os outros 4 são unidos e formam o lábio superior. A corola é tubular.
As flores são coletadas em 6-10 peças em espirais irregulares. Como resultado, as flores ficam em um pedúnculo em vários "andares". Esta forma de floração facilita muito a colheita de sementes para beber ou semear. As sementes não precisam ser colhidas, basta cortar totalmente o pedúnculo e depois, em condições convenientes, sacudir as nozes sobre um pano limpo e leve.
Conclusão
O manjericão pode e deve ser comido. É importante apenas observar a medida para que ela dê um tom temperado ao alimento, e não se transforme em veneno.