Contente
A uva Kishmish Nakhodka é uma variedade que pode surpreender seus proprietários e, portanto, está em constante demanda. A agrotecnologia, resistente às doenças da casta Nakhodka, é simples, mas requer cuidados. O achado é capaz de dizer o que a variedade requer para maximizar o rendimento da colheita.
Ao escolher uvas para uma casa de campo de verão a partir de fotos e avaliações, você deve prestar atenção ao incrível sucesso das uvas Kishmish Nakhodka - vendidas por firmas de horticultura de Kaliningrado a Vladivostok! O amor pela variedade está associado ao excelente sabor dos frutos silvestres, elevado rendimento, beleza dos pincéis. Além disso, as uvas Kishmish são capazes de perdoar erros agrotécnicos. Mesmo com o cuidado mais inepto, as uvas manterão sua "cara" - apresentação. Mas Nakhodka sempre se lembrará de si mesmo - primeiro com rudimentos, depois com ossos de verdade. Para aqueles que aprenderam a entendê-lo, as uvas Nakhodka Kishmish retribuirão com amor sem limites.
Pomologia
Criador amador V.N. Krainov, criando a variedade Kishmish Nakhodka, incutiu nele as melhores qualidades de seus pais (Talismã x Kishmish Radiante). Alto rendimento - 6-7 kg por arbusto. O período de maturação precoce das uvas da variedade Nakhodka é o final de agosto. Um cacho de uvas - 500-700 g, cilíndrico cônico. Bagas - 5-7 g, de igual tamanho.
A polpa das uvas é doce, cor de noz-moscada. O aumento da acidez dos frutos silvestres é uma falta de sol e microelementos.
Maior resistência das variedades de uva Nakhodka a doenças. Resistência ao gelo - menos 23 ° С.
Pousar
O momento do plantio de uvas da variedade Nakhodka depende da região: Sul do país - primavera-outono; Zona média da Rússia, Norte - segundo semestre, final de maio.
As uvas Kishmish Nakhodka serão doces se conseguirem um local para crescer perto da parede ou cerca ao sul. A qualidade do fruto da variedade é influenciada pelo solo. A variedade Nakhodka frutifica bem em arenitos leves e férteis.
É necessário processamento adicional: areia - a introdução de húmus, composto na taxa de 2 baldes por 1 sq. m; argila pesada - areia 1 balde, adubo 3 baldes por 1 sq. m.
Com a ocorrência próxima de água subterrânea, as uvas precisam de drenagem.
As raízes das variedades de uva Kishmish se desenvolvem bem em solos profundos e soltos. Para fazer isso, cave uma cova de plantio - 100-120 cm de profundidade, com os lados de um quadrado - 100 cm. Se você planeja plantar vários arbustos, a distância deve ser entre: plantas - 150-200 cm, linhas - 200 -250 cm.
Para melhor permeabilidade à água, o fundo é coberto com tijolos vermelhos quebrados, galhos secos picados, restos de plantas - com uma camada de 20-25 cm. A camada fértil superior misturada com húmus é de 2-3 baldes, o poço está cheio até o meio . A mistura de solo restante será necessária ao plantar uma muda.
A treliça de uva para as uvas Kishmish Nakhodka também deve ser preparada com antecedência. Pilares de suporte com 250 cm de altura, aprofundados em 65-70 cm, a distância entre eles é de 250 cm. Arame galvanizado com diâmetro de 3 mm é fixado em 4 fiadas. O primeiro está a 40 cm do solo, os próximos estão a 40-50 cm.
Para um pequeno vinhedo - 2-3 arbustos, em vez de arame, você pode usar meias-barras 50x50 mm.
Abrigo da geada - uma vala simples ou uma caixa especialmente derrubada, para a variedade Nakhodka, plantada na Rússia Central, deve ser preparada simultaneamente com os suportes.
A uma temperatura do solo de 10-12 ° C, o plantio é realizado.O melhor material de plantio das variedades Kishmish são as mudas de 1 a 2 anos com sistema de raiz fechado, adquiridas de fornecedores confiáveis.
A alça é removida do recipiente sem quebrar a coma. Instalado em um furo, preenchido com a mistura restante, regado com 1 balde de água.
O sistema de raízes abertas de estacas da variedade Kishmish requer poda: raízes intactas - até 15 cm, as doentes são cortadas completamente. 3-4 botões são deixados no broto.
Um monte é feito no poço de pouso. Uma muda é colocada no topo, espalhando as raízes ao longo das encostas.
Polvilhe cuidadosamente com água - 0,5 baldes, cubra com a mistura de solo restante. O local de enxerto para mudas da variedade Kishmish deve ser acima do nível do solo. Aperte a muda com força, água - 0,5 baldes, cubra o solo.
Poda
As uvas Kishmish se prestam bem à formação de um arbusto, que pode ser:
- Fanny;
- Cordão;
- Gazebo;
- Sem mangas.
A formação do leque é considerada conveniente para o trabalho. Corretamente arbusto de videira em forma Kishmish Nakhodka tem 4-6 mangas de comprimentos diferentes, espalhando-se a partir da base.
A formação por um leque começa no primeiro ano de uma muda da variedade de uva Nakhodka, na qual restam 2-3 brotos. No segundo ano, os brotos - antes da abertura do botão, são cortados, deixando 2-3 olhos. O mais forte - mangas futuras, são amarradas em uma treliça, o resto é removido.
No terceiro ano, a poda é realizada com base na presença de brotos. Com 4-6 brotos - a poda é realizada em um comprimento de pelo menos 50 cm. Quando 2 brotos são formados - em um comprimento que pode acomodar 3-4 olhos. Se a bucha tem 3 brotos, então 1 é formado como um substituto: 2 - corte no comprimento da manga, na substituição - restam 2-3 olhos. Os rebentos são amarrados obliquamente - como um leque.
No verão, vários brotos da variedade Nakhodka são quebrados, mantendo os superiores nas mangas dos galhos. Esquerda - conforme eles crescem, amarrados obliquamente à treliça.
A partir dos brotos nas pontas dos braços, formam-se os elos das frutas no quarto ano. Em cada um, o rebento superior é removido. Do resto: o inferior é cortado em 2-3 olhos, nos outros 5-8 olhos são deixados.
A substituição das uvas por uvas frutíferas da variedade Nakhodka é preparada a partir de brotos anuais com 2-3 olhos deixados na base do arbusto. Como as feridas não flutuam, a poda deve ser feita com cuidado, em ângulos retos.
Os rebentos abandonados da uva Nakhodka devem estar bem maduros, de espessura média, com entrenós curtos, intactos, sem sinais de doença.
Os arbustos de uva Nakhodka, protegidos para o inverno, são cortados duas vezes. Outono - preliminar, com a remoção de rebentos férteis, imaturos e doentes. Primavera - final, formando um arbusto.
Cuidado
Etapas importantes no desenvolvimento das uvas Nakhodka são consideradas os três primeiros anos, exigindo cuidados. O cuidado de um arbusto jovem é fornecido em tempo hábil:
- Rega;
- Afrouxamento;
- Top dress.
O sistema radicular das uvas é profundamente penetrante. A uva Nakhodka é resistente à seca. Mas os arbustos de um vinhedo jovem, evaporando 98% da umidade para resfriamento, requerem rega regular - sem esperar que as folhas murchem.
A falta de umidade pode afetar as videiras adultas da variedade Nakhodka - a formação da safra é retardada. O excesso de água retarda o acúmulo de açúcar, inibe o crescimento dos brotos.
O afrouxamento, combinado com a remoção de ervas daninhas, é realizado após cada irrigação. Requer cautela - os rebentos do Find são fáceis de danificar.
Os arbustos da uva Nakhodka crescem rapidamente, exigindo fertilizantes para seu pleno desenvolvimento.
O melhor fertilizante orgânico é o composto contendo os elementos necessários:
- Nitrogênio - que garante o crescimento da videira;
- Fósforo - contribuindo para o desenvolvimento de um cacho de frutos silvestres;
- Potássio - acelera o amadurecimento de videiras e frutas.
O composto pode ser usado como cobertura morta - camada de 3-5 cm, sem medo de superalimentação das uvas.Os nutrientes no estado ligado são absorvidos pelas raízes da uva Nakhodka dentro dos limites do necessário.
No entanto, o uso de fertilizantes minerais que causam danos retardados à saúde humana é indesejável. Os componentes de reposição necessários estão contidos nas cinzas de madeira: cálcio - 40% potássio - 12%, fósforo - 6%. E também um conjunto de oligoelementos - boro, ferro, magnésio, manganês, molibdênio, enxofre, zinco, cobre.
Doenças
A variedade de uva Kishmish Nakhodka é resistente a doenças fúngicas. No entanto, as estranhezas climáticas podem provocar infecções:
- Mildew - míldio penugento;
- Oídio - oídio;
- Phomopsis - mancha preta;
- Botrytis - podridão cinzenta;
- Alternaria;
- Antracnose.
A superalimentação de Nakhodka com nitrogênio contribui para surtos de míldio. A parte externa das folhas está coberta de manchas oleosas. O interno é esbranquiçado. Ovários, flores e folhas secam.
Uma flor cinza esbranquiçada, que é um sinal de oídio, aparecerá nas folhas com mudanças bruscas de temperatura. Movendo-se para os cachos, causa rachaduras nos bagos, que apodrecem e secam.
Um verão úmido pode causar o aparecimento de manchas pretas nas placas de folhas das uvas Kishmish. Phomopsis leva à deterioração das bagas, morte das mangas.
A umidade causa botrítis - podridão cinzenta.
O calor úmido prolongado promove o aparecimento de manchas acastanhadas nas folhas, acompanhadas por um brilho prateado dos frutos. A alternaria provoca o enrugamento dos bagos mal armazenados.
Um mês de maio-junho úmido e frio causa o desenvolvimento de antracnose. Manchas cinzentas nas folhas, inflorescências, rebentos levam à morte da colheita.
Pragas
A marcha vitoriosa da variedade de uva Nakhodka de Sul para Norte é acompanhada por hordas de pragas de insetos:
- Rolos de folhas;
- Escudos;
- Fronhas;
- Comichão na Uva;
- Phyloxers.
Rolinho de uva é uma pequena mariposa que põe ovos em botões, folhagens, ovários. Lagartas vorazes podem causar perdas significativas na colheita.
As bainhas, como os pulgões, grudam nas plantas, sugam a seiva e enfraquecem os arbustos.
A fronha pertence à família dos escudos falsos. Instalando-se na parte inferior das folhas, alimentam-se de seiva, emitindo uma penugem esbranquiçada.
Zuden, um ácaro de feltro, de 0,15-0,2 mm de tamanho, está se desenvolvendo bem nos territórios do norte. Sugando os sucos, deixa para trás uma teia de feltro. As folhas infectadas secam. O rendimento está diminuindo.
Pequeno pulgão amarelado - filoxera, é uma praga quarentenária. Vive principalmente nas regiões sul, mas observam-se movimentos para o Norte do país. É transportado por material de plantio, vento, animais. Capaz de colocar várias centenas de ovos por temporada. As larvas são glutonas, sugando o suco das raízes. O arbusto se esgota, morre rapidamente.
Não menos danos são causados às colheitas de uvas: vespas - comem a polpa, pássaros - bicar bagas.
Proteção
A melhor forma de proteger as uvas Nakhodka é por meio de medidas agrotécnicas. Os arbustos bem formados, plantados a uma distância suficiente, são bem ventilados e iluminados pelo sol.
As infusões ajudam a resistir a insetos sugadores:
- Alho - insista em um copo de massa triturada por um dia, acrescente 50 g de sabonete, dilua em 10 litros de água;
- Cinza - 1 copo de cinza de madeira por 10 litros de água, deixe por uma semana, acrescente 50 g de sabão;
- Sabão em pó - contra a podridão cinzenta, 100 g de sabão por 10 litros de água;
- Leite com iodo - 1 litro x 15 gotas de iodo por 10 litros de água;
- Sabão de alcatrão - um pacote de sabonete para 5 litros de água, contra a bainha.
Malha de náilon, garrafas cheias de caldo de carne, compota azeda são salvas das vespas.
Os pássaros assustam-se com fitas de papel brilhante, pedaços finos de pano branco, redes vegetais.
Abrigo
A folhagem caída serve de sinal para a poda das uvas Kishmish Nakhodka, abrigo para o inverno. As vinhas são desamarradas das treliças, recolhidas em cachos, presas ao solo, cobertas com serradura. Os ramos de abeto vão parar os ratos.Cubra com material de cobertura, adormeça com neve caída, aperte levemente.
Testemunhos
Conclusão
A uva Kishmish Nakhodka é resistente a doenças fúngicas, as vespas são menos afetadas. A variedade reage sem dor à poda errônea. A única coisa que as uvas Nakhodka não toleram é uma atitude de desdém. Então o dono tem que cuspir ossos.