Contente
A uva Dubovsky pink é uma variedade jovem, mas já goza de uma popularidade merecida entre os jardineiros russos. Eles o apreciam por seu excelente sabor, alto rendimento e cuidado despretensioso.
As uvas foram criadas por um criador amador russo da pequena vila de Dubovka, na região de Volgogrado, Sergei Gusev. Como pais, ele pegou variedades Aniversário Novocherkassk e Delight Red... O rosa Dubovsky híbrido não apenas absorveu todas as melhores qualidades dos pais, mas também melhorou muitos indicadores.
Traços de variedade
A descrição da variedade rosa Dubovsky, dada pelo criador, é verdadeiramente surpreendente, como evidenciado por comentários e fotos enviadas por jardineiros. Não é apenas um alto rendimento que chama a atenção para a planta.
A uva rosa Dubovsky não deixou os paisagistas indiferentes. Os arbustos de videira tornam-se especialmente bonitos na altura do amadurecimento dos cachos. São grandes, com frutos vermelhos brilhantes e brilhantes que se tornam uma verdadeira decoração do local. Basta olhar para o cacho radiante na foto!
Forma híbrida de uvas de maturação precoce. Da floração à colheita, leva cerca de 105-110 dias. Os primeiros cachos são cortados a partir de 15 de agosto. Claro, esta não é uma data exata, pois tudo depende da região de cultivo.
Descrição dos arbustos
Castas com grande vigor. A cor da videira madura é avermelhada. As flores são masculinas e femininas, portanto, Dubovsky pink é um híbrido autofértil que não necessita de polinização adicional por outras variedades de uvas.
Propagado por estacas enraizadas, cuja taxa de sobrevivência é de quase 100%. Alguns anos após o plantio da muda, pode-se esperar uma boa colheita.
Descrição de cachos e bagas
A variedade de uva Dubovsky pink, de acordo com a descrição e avaliações de jardineiros cultivados, se distingue por cachos grandes e ligeiramente soltos, o que os torna um tanto desalinhados.
Os pincéis da variedade Dubovsky rosa têm uma forma cônica e processos laterais, que os jardineiros chamam de asas. A massa dos cachos atinge um quilo e meio, embora existam exemplares de maior peso.
Os frutos são grandes, pesando cerca de 20 gramas. O comprimento da fruta varia de 3,5 a 5 cm .As uvas apresentam uma interessante forma em forma de pingente de gelo ou de um cone artisticamente curvo com um nariz pontiagudo.
A polpa das uvas rosa Dubovsky é macia, crocante, suculenta com um pequeno conteúdo de sementes. O sabor da noz-moscada está presente, mas, como escrevem os jardineiros nas críticas, é insignificante. As qualidades gustativas da casta são excelentes, não é à toa que durante a prova a casta foi bem avaliada - 9,3 em 10 possíveis. O açúcar nos frutos da variedade é de cerca de 21%.
Os frutos definidos das uvas Dubovsky são verde-rosa e assim permanecem durante todo o período de enchimento. Uma rica cor rosa é adquirida alguns dias antes do final do amadurecimento. Mudar a cor dos bagos é um sinal para cortar os cachos.
Para ter uma ideia melhor da variedade de uva rosa Dubovsky, assista ao vídeo filmado por um jardineiro amador:
Características
A uva Dubovsky rosa, segundo a descrição de avaliações de agrônomos e jardineiros, apresenta uma série de vantagens que a distinguem de outras variedades.
Dignidade
- Decoratividade.A planta com folhas verde-esmeralda parece ótima, e quando os cachos rosa-escuros começam a amadurecer, você não consegue tirar os olhos dos arbustos.
- Rendimento consistentemente alto. A frutificação começa 2-3 anos após o plantio das mudas. Se você enxertar Dubovsky rosa em uma videira de qualquer variedade com um sistema radicular bem desenvolvido, a colheita pode ser feita no mesmo ano.
- Sabor excelente. As uvas de mesa são variedades universais. É consumido fresco, são preparados sumos, compotas, xaropes, vinagres. E que vinho delicioso! As passas são preparadas a partir de frutas secas.
- Preservação de frutos silvestres. Não é necessário cortar imediatamente os cachos, pois não perderão o sabor e a comercialização se pendurarem um pouco. Pelo contrário, durante esse tempo, eles ganharão a porcentagem ideal de açúcar. Depois de colhidos, os cachos podem ser armazenados durante vários meses.
- Transportabilidade. Durante o transporte de longo prazo, os bagos não se deterioram, não perdem a apresentação, o que é muito atraente para o agricultor.
- Doenças e pragas. De acordo com a descrição, a variedade é resistente a muitas doenças da uva, embora nas avaliações às vezes se diga que as plantas são afetadas pelo oídio.
- Resistência. A variedade rosa Dubovsky sobrevive em temperaturas de até -24 graus, por isso é cultivada nas regiões do norte da Rússia.
Contras da variedade
Não muitos jardineiros ainda sabem sobre uvas, mas aqueles que estão engajados na cultura não notam nenhuma deficiência especial, as avaliações são em sua maioria positivas. Deve-se prestar atenção ao racionamento da carga da videira. Quando sobrecarregado, o amadurecimento da safra diminui, a ventilação é perturbada.
Nós plantamos uvas
As uvas da variedade Dubovsky são plantas que gostam de calor, então, ao plantar, você precisa escolher um local bem iluminado. A planta também é exigente para o solo: deve ser fértil e respirável.
A variedade possui boa resistência ao frio, podendo ser cultivada em latitudes temperadas e setentrionais. Não deve haver rascunhos no site. As uvas amam a elevação. Se não houver um local adequado no local, você terá que fazer uma cama volumosa.
Regras de pouso
Como regra, as mudas são plantadas no outono. Ao cavar um buraco, eles são guiados pelos parâmetros do sistema radicular: ele deve se encaixar livremente. A profundidade do buraco é de cerca de 50 cm. O próximo arbusto de uvas é plantado a uma distância de pelo menos 150 cm.
A drenagem é derramada na parte inferior do assento, por exemplo, brita. Em seguida, eles misturam húmus com fertilizantes de fósforo e potássio e enchem o poço. Para que o solo se estabeleça, ele é abundantemente umedecido. Pelo menos 1,5-2 baldes de água são despejados em cada poço.
Mudas de uva de qualquer tipo são regadas e alimentadas no futuro por meio de um tubo especial. Ele é colocado no centro.
Antes do plantio, as mudas de uva são mantidas por várias horas em uma vibração de esterco de argila, para que a planta receba um estímulo adicional e crie raízes rapidamente. 2-3 botões devem permanecer nas hastes. Imediatamente após o corte, as pontas são seladas com parafina.
No centro do buraco, eles levantam a terra, fazem um monte. Esta é uma "cadeira" especial na qual a muda está assentada. O sistema radicular é endireitado para que pareça direto para baixo e polvilhado com terra. A superfície é pisoteada para tirar o ar de debaixo das raízes. Em seguida, despeje novamente com água morna. Para evitar que a umidade evapore rapidamente, o solo sob os arbustos de videira é coberto com palha, turfa, húmus ou serragem podre.
Recursos de cuidado
De acordo com jardineiros que lidam com a variedade de uva Dubovsky há mais de um ano, a planta é despretensiosa. Cuidar dele se resume às atividades tradicionais:
- irrigação e remoção de ervas daninhas;
- soltar o solo e cobertura morta;
- alimentação e processamento de arbustos de pragas e doenças;
- podar e dar forma a um arbusto.
A formação da videira é especialmente difícil, pois tem uma grande força de crescimento. A variedade é cultivada em uma treliça de arame horizontal.As mudas de espalhamento recebem a direção certa, amarrando-as.
Pragas
As bagas doces de Dubovsky rosa são muito populares entre vespas e pássaros. Para não perder a colheita, você terá que passar algum tempo protegendo os cachos.
Medidas populares:
- cobrir o plantio de uvas com uma rede especial;
- esconda cada cacho em uma bolsa de gaze, como na foto abaixo;
- borrife as plantações com uma solução de vinagre duas vezes por mês;
- faça isca de cerveja ou água doce, na qual cairão vespas e formigas;
- fumigar plantações com fumaça líquida;
- destruir ninhos de vespas na área.
Doenças
Ainda não é possível dizer exatamente a que doenças a variedade é suscetível, uma vez que as uvas ainda são relativamente jovens e não foram suficientemente estudadas. Mas, segundo os jardineiros, ele tem boa resistência a muitas doenças da uva.
Os agrônomos aconselham não esperar a propagação de nenhuma doença, mas sim tomar medidas preventivas. O fato é que no local são cultivadas diferentes variedades de uvas e possuem imunidade desigual. Os tratamentos são realizados duas ou quatro vezes por temporada.
O rosa Dubovsky, de acordo com os jardineiros, às vezes é afetado pelo oídio e oídio. Neste caso, é necessário processar a videira com enxofre ou outras preparações especiais. As doenças podem ser evitadas se os arbustos de videira forem bem ventilados.