Contente
Quaisquer que sejam as variedades superprecoce plantadas no solo, elas ainda não podem ultrapassar os pepinos de estufa. É nas estufas que crescem os primeiros vegetais, e os primeiros deles são os pepinos. Você pode aprender sobre os principais estágios e regras para o plantio de sementes de pepino em uma estufa com este artigo.
O cultivo de plantas em terreno fechado tem características próprias, para se obter uma boa colheita é necessário muito trabalho.
Variedades de estufas
Em primeiro lugar, você precisa construir a própria estufa. Suas dimensões e design dependem da escala de cultivo: uma estufa de filme será suficiente para suas próprias necessidades de vegetais, e aqueles que vendem vegetais cedo não podem viver sem uma estufa de aquecimento central.
Portanto, os tipos mais comuns de estufas são:
- grandes estufas de policarbonato;
- estufas de filme;
- cobrindo filmes temporários, que são necessários apenas antes da germinação, então eles são removidos.
Seleção de variedades por tipo de polinização
Variedades de pepino são divididos em muitas subespécies e tipos. Para escolher a variedade melhor e mais adequada, você precisa entender essas subespécies.
Então, a primeira coisa a determinar é se a planta será capaz de polinizar... Se houver uma cobertura deslizante na estufa, existe a possibilidade de ventilação, e as abelhas moram perto do local, os jardineiros são aconselhados a escolher uma das pepinos polinizados por abelhas... Numerosos comentários indicam que estes são os pepinos mais deliciosos.
Para aqueles que realmente querem se banquetear com pepinos polinizados por abelhas, mas não há como atrair insetos, resta um método manual de polinização - eles fazem isso com uma pequena escova ou trazendo uma flor masculina para uma feminina.
As variedades partenocárpicas são mais convenientes a este respeito - não precisam de polinização, pois todas as flores da planta são fêmeas. A desvantagem desses pepinos é a falta de sementes dentro do vegetal, e são as sementes que dão ao pepino um sabor e aroma únicos.
O compromisso é uma variedade autopolinizada contendo inflorescências masculinas e femininas que são polinizadas sem assistência. Esses pepinos preservam as sementes úteis com vitaminas e não requerem preocupações adicionais relacionadas com a transferência de pólen.
Para que serve um pepino?
Antes de comprar as sementes, o jardineiro deve saber a resposta à pergunta sobre o que pretende fazer com a colheita da estufa:
- vender;
- coma fresco;
- sal e picles para o inverno.
No primeiro caso, variedades de alto rendimento são necessárias, porque o número de pepinos retirados de um arbusto é muito importante aqui. Para o mais produtivo variedades de pepinos com efeito de estufa são principalmente híbridos. Tais como o:
- Amur F1;
- "Hector F1";
- "Formiga";
- "Bidrett F1".
Para consumo fresco, use variedades de salada... Esses pepinos são caracterizados por sua pele macia e polpa suculenta; dentro da salada de legumes cortada há muitas sementes grandes.
Na aparência, a salada de pepino também é fácil de distinguir: na maioria das vezes, eles têm uma pele lisa com pequenas espinhas (ou sem nenhuma), uma forma longa e afilada e uma tonalidade verde escura.
As melhores espécies de salada adequadas para cultivo interno são:
- Zozulya F1;
- "Tamerlane F1".
Além do excelente sabor, esses híbridos se diferenciam pela alta produtividade e grandes frutos.
Para conservação você precisa de pepinos pequenos e de uma forma cilíndrica regular, porque as frutas devem ser colocadas em potes apertados de salmoura. Descasca pepinos em conserva grosso, com tubérculos e espinhos, e a polpa é mais densa do que a de uma salada. A principal propriedade desses pepinos é sua capacidade de manter a crocância após o tratamento térmico.
Numerosos comentários de donas de casa sugerem que é melhor escolher pela conservação:
- "Grasshopper F1";
- "Concorrente";
- "Annushka";
- "Bouquet F1".
Além dos listados, existem variedades universais... Estes pepinos combinam as melhores qualidades dos tipos em conserva e alface, distinguem-se pela alta produtividade e resistência a doenças (por exemplo: "Corporal", "Severyanin", "Blagodatny").
Atenção! Um ponto igualmente importante é quais são os termos de amadurecimento da variedade. Na verdade, para obter os primeiros pepinos, é necessária uma das primeiras espécies e, para a preservação no inverno, pepinos médios e tardios são mais adequados.
Quais características uma variedade de estufa deve ter
Resumindo o exposto, podemos dizer que nem todas as variedades são adequadas para o cultivo dentro de casa. A atmosfera da estufa tem características próprias, que nem todas as plantas suportam..
Pepinos de estufa devem:
- Bom para tolerar sombra e falta de luz solar direta.
- Seja resistente à alta umidade.
- Não apodreça em condições de ventilação insuficiente.
- Não tenha arbustos e cílios espalhados sem muitos rebentos laterais (arbusto).
- Seja altamente produtivo.
- Resistente à maioria das doenças (em solo de estufa, a planta apresenta um risco muito alto de infecção).
- Tem a capacidade de polinizar.
Variedades inverno-primavera
Quais pepinos aparecem primeiro? Claro, aqueles que os jardineiros se deram ao trabalho de plantar antes do resto. Esta categoria inclui variedades de inverno-primavera; as sementes desses pepinos são semeadas em estufas, mesmo no inverno. A primeira safra aparece no final de fevereiro e início de março.
O principal requisito para os primeiros pepinos é que eles sejam capazes de suportar pouca luz, porque o sol de inverno não é suficiente para o crescimento normal das plantas.
"Blagovest F1"
Este híbrido pertence a plantas com crescimento de caule ilimitado, portanto, apresenta rendimentos muito elevados. A Blagovest F1 é uma variedade partenocárpica, portanto pode ser plantada em estufa fechada e aquecida, não necessita de abelhas.
Os frutos deste híbrido são pequenos - até 85 gramas, cobertos com tubérculos esparsos. O pepino tem sabor e aroma bem definidos, casca de espessura média e polpa firme. Tudo isso permite que seja usado com igual sucesso para saladas e para conservas.
O cultivo de um híbrido não requer cuidados complexos - as sementes são tratadas para as doenças mais comuns.
"Relay F1"
Esta é a opção quando é melhor esperar o primeiro calor da primavera. Se você quiser colher os frutos dessa variedade precocemente (plantar sementes no inverno), terá que fazer a polinização manual.
Os pepinos crescem muito, seu peso chega a 200 gramas. A casca é fina e lisa com poucas espinhas. A variedade "Relay F1" é um representante brilhante das variedades de salada, que são completamente inadequadas para a conservação.
Os botões do pepino devem abrir pouco antes do aparecimento das abelhas, porque a variedade pertence à polinização por abelhas.
Variedades primavera-verão
Na primavera quente, você também pode plantar pepinos em uma estufa. Nem todas as regiões possuem uma temperatura alta o suficiente para este vegetal amante do calor. Além disso, o rendimento na estufa ainda é maior do que em campo aberto... As variedades resistentes a doenças são plantadas no final da primavera, é durante este período que os pepinos são mais suscetíveis à infecção.Outro indicador importante é a resistência a baixas temperaturas (para estufas ventiladas e não aquecidas).
"Tumi"
A variedade é das mais persistentes. Ele não tem medo de doenças ou flutuações na temperatura do ar.
Os Zelentsi desta variedade são pequenos, têm uma casca fina e delicada. Os vegetais são mais adequados para consumo fresco.
A principal vantagem do pepino "Tumi" é o seu rendimento - cerca de 12 kg de vegetais podem ser obtidos a partir de um metro quadrado de solo em estufa.
"Coragem"
"Coragem" refere-se às variedades comerciais. Os compradores também adoram pepinos bonitos, até mesmo por seu sabor excelente.
A planta é resistente à maioria das doenças de estufa. Possui um grande número de flores que não se transformam em flores estéreis. Com os devidos cuidados, pode-se cultivar um pepino de cada flor - o rendimento da variedade chega a 25 kg.
Variedades verão-outono
As variedades tardias distinguem-se pela frutificação de longo prazo. Para o plantio em estufas, são usados por quem vende pepinos para conservação ou abastece as mesas festivas de Ano Novo com verduras frescas.
"Maryina Roscha F1"
O híbrido é partenocárpico e não precisa de polinização. Ótimo para plantio em estufa e baixa manutenção.
Pepinos com pele grossa e grandes espinhas são ótimos para enlatados e conservas.
"Anyuta F1"
Este híbrido pertence aos pepininhos - os verdes crescem pequenos (5-7 cm). A variedade também não precisa de abelhas, pertence ao grupo autopolinizado.
Você precisa plantar um híbrido em áreas bem iluminadas - uma planta fotófila. Pepinos com protuberâncias e espinhos, geralmente usados para enlatar.
Qual pepino é melhor
É impossível dizer inequivocamente quais variedades são mais adequadas para estufas. Todos os híbridos e variedades modernos de pepinos têm seus próprios pontos fortes: alguns têm alto rendimento, outros têm excelente adaptação a qualquer condição e ainda outros têm sabor.
Provavelmente, todo jardineiro experiente tem sua própria variedade de estufa favorita. Não se esqueça que as sementes devem ser adquiridas de um fabricante confiável.