Semeando pepinos em terreno aberto

Semeie sementes ao ar livre ou plante mudas primeiro? Qual é a hora de semear em terreno aberto e fechado? Essas e outras perguntas são feitas com mais frequência por jardineiros novatos na Internet e seus vizinhos experientes no país. Na verdade, essas perguntas não são tão difíceis, tentaremos respondê-las em detalhes.

Quando é melhor semear pepinos

Para obter uma colheita de pepinos, como, aliás, de qualquer outra colheita, é necessário um grande esforço. Mas então como é bom colher pepinos verdes de seu próprio jardim e ter certeza de sua qualidade. Uma rica colheita permitirá que você salgue parte da safra ou marine-a.

O pepino é especialmente apreciado pelos russos. Acredita-se que seja o vegetal número um em nossa mesa. Comemos ainda verde. Além de seu sabor agradável, o pepino é aguado, não se acumula em gorduras em nosso corpo e é bastante útil. Muitas pessoas sonham em cultivar sua própria safra de pepino, mas nem todos sabem como fazê-lo. O momento de semear as sementes no solo é uma preocupação para a maioria dos iniciantes.

De acordo com a região de residência

Como o território da Rússia é enorme, é impossível falar sobre datas médias para o plantio de sementes em campo aberto. Existem certas condições sob as quais isso pode ser feito. No vasto território do país, é impossível plantar sementes de pepino em campo aberto e obter mudas, o que se justifica pelas condições climáticas.

Pepinos são uma colheita trazida dos trópicos para a Rússia. Eles gostam:

  • calorosamente;
  • luz solar;
  • regar com água morna;
  • solos férteis soltos;
  • ar úmido.

Na Rússia, essas condições em sua forma natural podem ser obtidas apenas quando se cultiva pepinos no sul e nas áreas costeiras. Lá você não pode sofrer, criando abrigos de filme, todas as condições para pepinos são favoráveis. Geograficamente é:

  • Região de Krasnodar;
  • Crimeia;
  • Região de Stavropol;
  • parte da região de Rostov.

Com sucesso cultivar mudas de pepino ao pousar em terreno aberto e na região de Astrakhan, Voronezh, Belgorod, Volgogrado, nos Urais e o Extremo Oriente. Claro, certas condições devem ser atendidas para isso. Em geral, o período de semeadura dos pepinos é tardio. Esta cultura não resiste a geadas e não tolera temperaturas extremas. A época de semeadura de pepinos em toda a Rússia é a seguinte:

  • para o sul estes são os primeiros dias de maio;
  • para a pista do meio é aconselhável plantar sementes em campo aberto somente no final de maio;
  • nos Urais e em algumas regiões do norte, as datas são adiadas para o início de junho.

E quanto àqueles que não têm a alegria de plantar sementes de pepino em terreno aberto? Existem muitos jardineiros assim em nosso país. Existe uma saída para eles:

  • plante mudas em casa e, à medida que fica mais quente, transplante-as para uma estufa de filme;
  • quem mora na região norte terá que plantar mudas em estufa aquecida.

É verdade que ambos os métodos estão associados às dificuldades de cultivo de mudas (regar e manter condições de alta umidade do ar).

Presságios populares

O pepino é conhecido na Rússia desde o século XVI. Desde então, ele se espalhou por toda parte, ele é amado. Nesse período, as pessoas coletam placas que permitem a obtenção de mudas de qualidade, desde que observadas.

Reunimos todos os importantes dias calendário folclórico associado a mudas de pepino, em uma única mesa.

a data

Placa

19 de maio

O primeiro dia de plantio de sementes em campo aberto ou para mudas (Jó, o Sofredor)

27 de maio

A semeadura só era aceita se não estivesse frio e chuvoso naquele dia (do mártir Isidoro). Esperava-se uma boa colheita com tempo bom.

1 ° de junho

Hoje em dia, eles continuaram a plantar mudas e sementes de pepino, já que o tempo era limitado.

5 de junho

No último dia de plantio para as mudas, semeadura posterior poderia deixar o jardineiro sem uma safra, que não teve tempo de amadurecer até agosto.

17 de agosto

Fim do poro do pepino (maxixe Evdokia), neste dia foi feita a última colheita.

É claro que hoje nossos criadores conseguiram criar híbridos com sucesso e, para conseguir mudas, basta seguir algumas regras de cultivo em campo aberto. Os híbridos são resistentes a pequenas mudanças de temperatura, doenças e vírus, que terão um efeito benéfico nas mudas. Todas essas informações estão contidas na embalagem. Alguns artesãos hoje fazem a colheita ainda no início de setembro, quando as noites já são bastante frias.

É impossível não dizer algumas palavras sobre o calendário lunar. Os residentes de verão usam-no com frequência.

Calendário lunar

A dependência do crescimento das plantas das fases do satélite de nosso planeta é conhecida há muito tempo. Essa teoria não deixa dúvidas, e um novo calendário é lançado a cada ano com datas favoráveis ​​para o cultivo de sementes para mudas.

As regras básicas que se aplicam ao calendário de semeadura lunar estabelecem que as mudas não devem ser plantadas:

  • em dias de eclipses solares e lunares;
  • com lua nova e lua cheia;
  • quando a lua passa de uma constelação para outra;
  • ao encontrar nosso companheiro natural no signo de Aquário e Leão.

Como sabemos, a Lua tem alguma influência nos efeitos gravitacionais que ocorrem na Terra. Um exemplo disso é a vazante e o fluxo.

Tendo nos familiarizado com o tempo de plantio de pepinos em terreno aberto, vamos descobrir as regras de semeadura.

Plantando pepinos em terreno aberto

Terreno aberto implica condições naturais de crescimento:

  • estufas externas;
  • fora de abrigos de filme.

O plantio é feito por sementes, sujeito a certas condições. Como os pepinos são caprichosos, essas condições devem ser observadas com cuidado.

Condições para crescer no solo

Para cultivar boas mudas e obter uma boa colheita, você precisa despender muito esforço e energia. Mas para que seus esforços não sejam em vão, você deve seguir rigorosamente todas as instruções descritas a seguir. Então, pepinos amam:

  • calorosamente;
  • brilhar;
  • umidade do ar;
  • a nobreza dos solos ou solo.

Por falar em calor, é importante ressaltar que as mudas devem ser regadas apenas com água morna. O pepino cresce bem em terreno aberto perto de grandes massas de água. Não é necessário plantar uma planta à sombra, pelo contrário, quanto mais luz solar as mudas receberem, melhor.

É igualmente importante usar sementes de boa qualidade. Isso pode ser comprado ou semente auto-selecionada. Uma seleção cuidadosa é necessária em ambos os casos.

  1. Se você comprar sementes em uma loja, procure produtores confiáveis. A semente deles é endurecida, tratada contra a maioria das doenças, eles garantem que as mudas ficarão resistentes. Além disso, até o momento, os criadores têm criado uma grande variedade de híbridos de pepino, que frutificam em abundância e por muito tempo, as mudas não são suscetíveis a vírus e fungos, e dão uma colheita precoce. A escolha é enorme. Os jardineiros sabem que haverá menos problemas com o material comprado.
  2. Se você mesmo está colhendo sementes, lembre-se de que os pepinos darão melhores frutos se as sementes forem mantidas frias por 3-4 anos. As sementes de pepino selecionadas estão em uma casca especial, que evita naturalmente o apodrecimento do solo. As sementes são selecionadas, processadas e endurecidas antes do plantio. Então você pode esperar boas mudas deles.

Preparação de sementes

O processo preparatório consiste em três etapas:

  • seleção final;
  • tratamento;
  • endurecimento.

Existem muitos híbridos hoje, o custo para eles excede o preço das espécies varietais.Isso se deve à complexidade de sua obtenção: o processo de travessia ocorre manualmente em terreno protegido fechado.

Voltemos à questão da preparação antes da semeadura. Vamos analisar cada uma das etapas separadamente.

  1. As sementes são retiradas e colocadas sobre a mesa. Água em temperatura ambiente é colocada em um copo e uma colher de sal de cozinha é dissolvida nele. Agora as sementes são introduzidas no copo e espere alguns minutos. Os bons vão afundar e as chupetas vão flutuar. Todos os pop-ups podem ser descartados.
  2. Agora, vamos prosseguir para o processamento. É realizado de diferentes formas, utilizando todo o tipo de soluções comerciais. Para obter mudas resistentes a doenças, esse processo é necessário. A maneira mais fácil é resistir à semente de pepino em uma solução fraca de permanganato de potássio.
  3. Depois disso, você precisa prosseguir para o endurecimento. Para isso, as sementes são colocadas na geladeira por até 36 horas. As mudas são resistentes a temperaturas extremas.

Quando o trabalho de preparação estiver concluído, você pode prosseguir para a semeadura.

Semeando pepinos

Usualmente semeadura começa em maio e terminam no início de junho. Este é o prazo ideal. Quando as noites estão quentes, mudas saudáveis ​​podem ser obtidas após algumas semanas. As mudas devem ser amigáveis.

A germinação é realizada preliminarmente. É necessário para que quaisquer erros do jardineiro não conduzam ao apodrecimento da semente em campo aberto. Para isso, coloque-o em um pano úmido (um guardanapo ou apenas cubra com água um pouco, mas não completamente) e aguarde os brotos.

Terreno aberto é um ambiente no qual o equilíbrio entre calor e água é muito importante para a saúde dos pepinos e das mudas. Se a temperatura cair, o que é típico da maioria das regiões, um pântano criado em canteiros de pepino terá um efeito prejudicial. As plantas podem morrer.

A semeadura no solo é feita desta forma:

  • sementes de pepino são colocadas em terreno aberto a uma profundidade de 2-3 centímetros;
  • o mergulho de mudas não é realizado, o transplante também é destrutivo para pepinos;
  • cinco pés de pepino podem ser plantados por metro quadrado, mas não mais do que sete, caso contrário, eles ficarão apertados.

O vídeo mostra um método simples de semear pepinos em terreno aberto.

Erros graves

Se você tem experiência em semear pepinos ao ar livre, pode fazer isso sem germinar. É importante ter um bom senso do que é necessário para a saúde das mudas.

A época de semeadura não é escolhida com antecedência, mas com base nas condições vigentes. É conveniente fazer isso com os híbridos, pois eles frutificam por muito tempo, mesmo em más condições climáticas. As mudas deles são especialmente resistentes em comparação com os pepinos de variedades.

Entre os principais erros dos jardineiros estão a seleção incorreta, plantar pepinos na sombra, ignorando a época da semeadura.

Os pepinos são muito exigentes para a fertilidade do solo, por isso a cobertura das raízes, trazendo matéria orgânica durante a floração e a frutificação, é muito adequada para eles. Com antecedência, fertilizantes minerais também são introduzidos no solo na proporção certa. Tudo isso terá um efeito benéfico nas futuras mudas.

Outra dica antes da semeadura em campo: siga as instruções da embalagem, que também indica a época. Isso permitirá que você obtenha mudas de pepino persistentes e uma rica colheita.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção