Como plantar pepinos corretamente

Provavelmente, não existe tal pessoa que não gostaria de pepinos. Salgados, em conserva e frescos - estes vegetais são os primeiros a aparecer na mesa após um longo inverno e são os últimos a abandoná-los. São os pepinos que as donas de casa costumam conservar, criando provisões para o inverno. São um componente constante das saladas e um apetitoso prato independente.

Os residentes de verão e jardineiros experientes conhecem todas as regras para o cultivo de pepinos, mas e aqueles que querem começar a plantar sementes pela primeira vez? Todas as regras e complexidades do cultivo de pepinos serão discutidas neste artigo.

Métodos de cultivo de pepinos

Os métodos de plantio de pepinos são divididos em apenas dois tipos:

  • sementes;
  • mudas.

A escolha do método depende de vários fatores, sendo o principal deles as características climáticas da região.

Os pepinos podem ser plantados tanto ao ar livre como dentro de casa. Para o segundo método, existem várias estufas, estufas e filmes. Plantar pepinos no solo não requer nenhuma preparação complexa, mas os primeiros pepinos em uma área aberta aparecerão mais tarde do que em uma estufa.

Outro fator é o rendimento. Jardineiros experientes garantem que é mais realista obter altas safras de pepino na estufa do que no campo aberto. De fato, em uma estufa é mais fácil controlar a temperatura e a umidade, pois os pepinos não têm medo de ondas de frio e geadas, que têm um efeito prejudicial em uma planta termofílica.

No entanto, para as necessidades da própria família, haverá pepinos suficientes cultivados no jardim. Com os devidos cuidados, os vegetais frescos farão as delícias dos proprietários desde o início do verão até meados do outono.

Preparação do solo

Para plantar pepinos, escolha uma área ensolarada e protegida do vento. Se a proteção natural contra o vento não for suficiente, o milho pode ser plantado ao longo das bordas da parcela.

É necessário preparar o solo para o plantio de pepinos desde o outono. Para fazer isso, escolha um local onde cebola ou alho foram plantados - esses são os melhores antecessores do pepino. Como último recurso, você pode plantar pepinos em um só lugar, mas não por mais de cinco anos.

Também é necessário evitar outros representantes da abóbora: abobrinha, abóbora.

No outono, a terra no local para pepinos é escavada a uma profundidade de 25-27 cm e abundantemente fertilizada: por metro quadrado, você precisa de cerca de um balde de excrementos de frango ou verbasco.

Na primavera, a terra deve ser completamente umedecidase não houver chuva suficiente, você terá que regá-la com uma mangueira. Remover raízes ervas daninhas e desinfete o solo com uma solução fraca de manganês.

Agora você pode enfrentar as trincheiras do pepino. Variedades trepadeiras de pepinos são plantadas nas trincheiras, que são posteriormente amarradas em uma treliça. A profundidade da trincheira deve ser de cerca de 25 cm se o pepino for plantado como mudas. As sementes são enterradas superficialmente - 2-3 cm, portanto, as trincheiras, neste caso, devem ser rasas.

Conselho! Jardineiros experientes recomendam fazer trincheiras para pepinos de até 40 cm de profundidade. Cubra-os quase completamente com fertilizantes orgânicos, folhagem ou até mesmo restos de comida e, em seguida, cubra-os com uma fina camada de terra. Tal preparação garantirá um processo de decomposição constante, a partir do qual será produzido o calor de que os pepinos necessitam.

A distância entre os pepinos deve ser de cerca de 30 cm, e entre as trincheiras adjacentes - 70-100 cm. O principal é que os chicotes não sombreiam os arbustos vizinhos. Para estufas, é melhor escolher variedades de pepinos com rebentos altos sem ramificações fortes, adequadas ao cultivo vertical, porque não há circulação de ar suficiente - os talos no solo podem apodrecer e doer.

Caminho horizontal o plantio envolve o uso de pepinos, que se espalham pelo solo e crescem em arbustos ou apresentam cílios laterais altamente desenvolvidos. Esses pepinos também são plantados com sementes ou mudas, de 4 a 6 covas são feitas em um metro quadrado, observando-se uma distância aproximada entre as plantas de 50 cm.

Preparação de sementes

Independentemente do método de plantio do pepino no solo (mudas ou sementes), as sementes são preparadas da mesma forma.

Importante! Claro, este estágio não se aplica a sementes de pepino compradas - elas já passaram pelo processo de endurecimento e desinfecção, bem como rejeição de sementes inutilizáveis.

As sementes colhidas manualmente na colheita anterior de pepinos requerem uma preparação cuidadosa. Portanto, você precisa seguir os seguintes pontos e regras:

  1. Você precisa plantar sementes com pelo menos dois anos. A semente colhida no ano passado não é adequada e não renderá uma boa colheita.
  2. Em primeiro lugar, as sementes de pepino devem ser bem aquecidas. Para fazer isso, eles são colocados em um saco de linho e pendurados perto de um radiador ou outra fonte de calor. O saco é deixado nesta posição por 2-3 dias, a temperatura na sala deve ser superior a 20 graus.
  3. Agora as sementes precisam ser descartadas. O sal é adicionado a um recipiente com água (a uma taxa de 25 gramas de sal por litro de água), as sementes são despejadas e misturadas. As sementes de pepino, que assentam no fundo, precisam ser coletadas e as que surgiram podem ser jogadas fora - estão vazias, nada vai brotar delas.
  4. A descontaminação ajudará a proteger as sementes de doenças, na maioria das vezes, eu uso manganês para isso. As sementes de pepino são colocadas em uma solução forte de permanganato de potássio por não mais do que 20 minutos. Em seguida, eles precisam ser removidos e enxaguados abundantemente com água morna.
  5. As cinzas de madeira normais irão encher as sementes de pepinos com nutrientes. É adicionado à água morna na proporção de 1 colher de sopa por litro de água e misturado. As sementes são nutridas com nutrientes, isso levará 1-2 dias.
  6. As sementes de pepino lavadas e secas são envolvidas em gaze limpa e colocadas na prateleira inferior da geladeira por 1 dia. Esse endurecimento ajudará os pepinos a resistir a extremos de temperatura e possíveis ondas de frio.
  7. As sementes são colocadas em gaze umedecida em água, cobertas com um filme ou tampa e deixadas em local aquecido por 2 a 3 dias. A temperatura ambiente deve ser de 25-28 graus (você pode colocar as sementes na bateria).
  8. As sementes de pepino nascidas estão prontas para o plantio no solo.

Conselho! Alguns jardineiros esperam que surja um broto da semente, para que os pepinos brotem mais rápido. Mas esses brotos são muito delicados, são fáceis de danificar na hora do plantio, por isso é melhor plantar sementes de pepino levemente eclodidas ou inchadas.

Como cultivar mudas

Os pepinos são cultivados por mudas, principalmente em terreno aberto. Na estufa, você pode controlar a temperatura do solo, lá as sementes vão germinar rapidamente. Mas a temperatura do solo em áreas abertas muitas vezes não atende aos requisitos de um pepino amante do calor, porque esta planta pode ser plantada no solo aquecido a pelo menos 15 graus.

Pepinos têm caules e raízes muito delicados, então você precisa semear sementes para mudas em copos descartáveis ​​ou de turfa... Os primeiros são posteriormente cortados para extrair os pepinos sem dor, e a turfa se dissolve no solo, de modo que as mudas podem ser plantadas diretamente nesse recipiente.

Importante! O terreno para mudas de pepino foi preparado desde o outono. Para isso, misture serragem, fertilizante e terra, e deixe a mistura em local fresco (por exemplo, no porão). Leva tempo para os fertilizantes se queimarem.

A terra é derramada em copos, enchendo-os em dois terços. Em seguida, o solo é regado com uma solução fraca aquecida de manganês. Após 30 minutos, você pode plantar sementes de pepino. 1-2 sementes são colocadas em cada copo, colocado horizontalmente. Polvilhe por cima com terra peneirada 1,5-2 cm e salpique com água.

Para que as mudas de pepino germinem, você precisa de um lugar quente e ensolarado com uma temperatura de pelo menos 20 graus. É melhor cobrir os copos com papel alumínio ou tampas transparentes para que a umidade não evapore e a temperatura fique mais uniforme.

No terceiro dia, aparecerão os brotos de pepino, agora as xícaras podem ser abertas e colocadas no peitoril da janela. O principal é que os pepinos são quentes e leves, correntes de ar e respiradouros abertos são muito perigosos para eles.

Sete dias antes do plantio no solo, as mudas podem ser endurecidas. Para isso, os pepinos são levados para a rua ou uma janela é aberta, o procedimento deve durar cerca de duas horas.

Conselho! Se não houver luz solar suficiente para as mudas, você pode adicionar uma lâmpada de luz diurna.

Transplante de mudas para o solo

Os pepinos estão prontos para o transplante cerca de 30 dias após o plantio das sementes em vasos. A essa altura, os pepinos devem ter atingido 30 cm de altura e ter uma ou duas folhas verdadeiras, elásticas e verdes.

O momento de plantio de mudas no solo depende das características climáticas da região, o principal é que não haja mais ameaça de geada.

Plantar mudas de pepino por transbordo junto com o solo, ou simplesmente enterrado em taças de turfa (enquanto as bordas do vidro devem ficar rentes à vala ou buraco).

Por que plantar pepinos com sementes

O pepino, ao contrário do tomate, costuma ser plantado com sementes. O fato é que as mudas de pepino são muito delicadas, com raízes e caules delicados. Não só é fácil danificá-lo, mas as mudas não toleram muito bem a aclimatação às novas condições (temperatura, sol, vento, outras composições do solo).

Somente agricultores muito experientes que conhecem todos os segredos e sutilezas desse negócio podem obter uma boa colheita de mudas de pepino.

Para os residentes de verão e jardineiros simples, o método de plantar pepinos com sementes no solo é mais adequado. Nesse caso, os primeiros vegetais aparecerão apenas uma semana depois, mas os pepinos serão fortes e resistentes a fatores externos.

As sementes são preparadas da mesma forma que as mudas, e as sementes de pepino compradas podem ser plantadas diretamente da embalagem. Cada buraco é abundantemente regado com solução de manganês e as sementes são colocadas lá. As raízes dos pepinos são rasas e rasas, então as sementes não precisam ser enterradas muito. Eles são borrifados com uma camada de 2-3 cm de solo e não os socam. Polvilhe um pouco de água morna por cima.

Se as temperaturas noturnas ainda estiverem muito baixas, você pode cobrir a área com um filme que é removido após o aparecimento das folhas reais.

Atenção! Para variedades de pepino polinizadas por abelhas, há uma nuance importante - as plantas polinizadoras com flores masculinas são plantadas 6 dias antes das sementes principais. Este intervalo é necessário para o aparecimento simultâneo das inflorescências masculina e feminina e sua polinização mais completa.

O processo de plantio de sementes de pepino no solo é bastante simples:

  1. Prepare buracos ou trincheiras.
  2. Despeje fertilizantes orgânicos neles e misture com o solo.
  3. Polvilhe esta camada com terra e coloque uma ou duas sementes lá.
  4. Feche as sementes com 2-3 cm de solo.

Esse é todo o processo.

Plantar pepinos não é uma tarefa difícil que qualquer um possa realizar. O cultivo de mudas é, obviamente, mais trabalhoso do que semear no solo, mas ambos os processos são bastante viáveis. É muito mais difícil cuidar de plantas maduras, pois os pepinos precisam constantemente de água, alimentação, capina, aração do solo e colheita.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção