Contente
A funcionalidade e o design das estufas não são diferentes das estufas. Todos eles são destinados ao cultivo de hortaliças e mudas. A única diferença entre os esconderijos é o tamanho. As estufas são grandes estruturas que são instaladas permanentemente em uma fundação. Na presença de aquecimento, os vegetais podem ser cultivados no inverno. A estufa é uma cópia menor da estufa e é mais frequentemente usada para o plantio precoce de mudas ou o cultivo de vegetais no verão em regiões frias. Fazer estufas para chalés de verão é muito mais fácil do que construir uma grande estufa. Vamos agora falar sobre como escolher um local para instalar um abrigo, desenvolver um desenho, fazer uma moldura.
A localização ideal para o abrigo para o jardim
Entre os residentes de verão inexperientes, há uma opinião de que uma estrutura tão simples como uma estufa pode ser instalada em qualquer lugar de seu local. A opção de abrigo mais fácil é furar arcos no solo e esticar o filme por cima. Mas qual é a essência de uma estufa? No interior, a temperatura ambiente, ideal para mudas, deve ser mantida 24 horas por dia. O microclima é influenciado pela localização do abrigo:
- Alguns chalés de verão podem não ser adequados para a instalação de estufas. Os abrigos estão localizados em local plano e seco. Terrenos difíceis e áreas inundadas são um obstáculo para a construção de uma estufa.
- É escolhido um local com boa iluminação para a instalação do abrigo. As áreas sombreadas sob as árvores ou outras obstruções não funcionarão. O sol deve cair na estufa durante o dia para que lado de dentro o esconderijo estava quente.
- É bom quando a estufa construída vai ser um pouco soprada por ventos frios. Se o local permite que você coloque um abrigo para cima e para baixo, então é melhor virar para o sul em seu comprimento. Este arranjo garante que todo o abrigo seja bem iluminado.
- Uma localização elevada de água subterrânea pode levar ao aumento da umidade dentro da estufa. A água vai estagnar, florescer, o que levará à morte das mudas. O problema pode ser resolvido apenas organizando a drenagem.
Seguir essas regras simples ajudará você a obter uma boa colheita de mudas cultivadas em uma estufa.
Métodos de aquecimento
Antes de construir uma estufa com suas próprias mãos, você precisa pensar em como manter a temperatura ideal dentro dela. As plantas adoram consistência. Se houver oscilações freqüentes de temperatura sob o abrigo, as mudas inibirão o crescimento. Plantas que amam o calor e caprichosas podem até morrer.
Existem várias maneiras de aquecer estufas:
- A forma fácil e gratuita de aquecimento é feita com o auxílio da energia solar. Os raios penetram pela cobertura de filme da estufa, aquecendo as plantas e o solo durante o dia. O solo aquecido serve como fonte de calor à noite. O aquecimento solar é usado pela maioria dos produtores de vegetais. No entanto, este método de geração de calor é instável. O calor acumulado pelo solo não é suficiente para toda a noite. De manhã, observa-se uma forte queda da temperatura dentro da estufa.
- O método de aquecimento elétrico baseia-se na colocação do cabo de aquecimento no solo. Esses abrigos são equipados de forma permanente devido à complexidade de fabricação. A colocação da estufa começa com o enchimento de uma almofada de gravilha com 20 mm de espessura. Por cima é colocada uma camada de areia com 30 mm de espessura e uma cobra espalhada no cabo de aquecimento.Tudo isso é coberto com uma camada de areia de 50 mm, após a qual o bolo acabado é coberto com uma tela de metal ou chapa de ferro. Tal proteção evitará danos ao cabo ao cavar os canteiros, além de aquecimento elétrico na manutenção constante da temperatura ambiente dentro do abrigo, independente das condições climáticas. A desvantagem é o alto custo dos materiais e contas de luz desnecessárias.
- O meio termo entre os dois métodos de aquecimento de abrigos é o uso de biocombustíveis. Para construir essa estufa com as próprias mãos em casa, o fundo do canteiro é feito com um aprofundamento. Esterco, vegetação, palha, em geral, toda matéria orgânica é despejada ali. O processo de biodegradação produz calor a partir dos resíduos, que é bastante simples e gratuito, mas não permite regular a quantidade de calor gerada. Com um forte aumento da temperatura do ar na estufa, a ventilação periódica é realizada.
Que materiais e de que forma você pode construir uma estufa
Para entender como construir uma estufa, você precisa descobrir em que consiste. A moldura é a base do abrigo. Depende da complexidade do projeto se o abrigo acabado será estacionário ou portátil.
Portanto, os quadros mais simples são instalados a partir de arcos. Estruturas mais complexas são construídas com estruturas de madeira ou metal e caixilhos de janelas. Vários materiais são usados como revestimento:
- O envoltório plástico é o material mais popular para abrigos, mas geralmente dura de 1 a 2 temporadas. O polietileno reforçado dura mais.
- A opção ideal de abrigo é um tecido não tecido. O material é vendido em diferentes pesos. A tela não tem medo dos raios solares e, se tratada com cuidado, pode durar várias estações.
- As armações fixas de madeira ou metal podem ser revestidas com policarbonato, plexiglass ou vidro liso. Esse revestimento é mais caro, e a opção com vidro pode ser perigosa devido à fragilidade do material.
Agora veremos a foto com as nossas próprias estufas, feitas de diferentes materiais. Talvez um dos designs de abrigos também seja atraente para você.
Abrigo de arco
A aparência da estufa lembra um túnel. Seu circuito não contém conectores complexos. A estrutura do abrigo é composta por arcos dobrados em semicírculo. Quanto mais você instalá-los em uma linha, mais tempo o abrigo ficará. Os arcos são feitos de qualquer tubo de plástico com um diâmetro de 20–32 mm. Quanto mais forte o tubo, maior o raio do arco pode ser feito. São fixados ao solo com a ajuda de estacas de madeira ou colocados sobre peças de reforço marteladas. Para a resistência do abrigo do túnel, os arcos podem ser amarrados juntos com um tubo colocado transversalmente.
Mais forte do que um arco será obtido a partir de uma barra de aço de 6–12 mm de espessura. Se você colocar a haste em uma mangueira flexível, ela ficará protegida da corrosão.
Se desejar, arcos de abrigo prontos podem ser adquiridos na loja. No chalé de verão, eles só terão que ser instalados no local do jardim.
Cubra a moldura do arco com um filme. Por baixo, é pressionado contra o solo com tábuas ou tijolos. É permitido o uso de um tecido não tecido em vez de um filme.
No vídeo você pode ver o dispositivo da estufa de arco:
Abrigo dobrável feito de treliças de madeira
Olhando para a foto de uma estufa feita de treliças de madeira, podemos concluir que se trata do mesmo túnel, só que mais confiável. As treliças são derrubadas de uma ripa de madeira. Além disso, podem ser feitas em pequenas seções conectadas por parafusos. Uma moldura de madeira com este design é fácil de montar e também desmontada rapidamente para armazenamento.
A estufa feita de treliças de madeira é durável, não tem medo de fortes rajadas de vento.Aqui, plexiglass ou policarbonato podem ser adequados como revestimento, mas haverá dificuldades no acesso às plantas. Teremos que fazer as seções de abertura nas dobradiças. A maneira mais fácil é usar uma capa tradicional feita de filme ou tecido não tecido.
Estufa fixa feita de vigas de madeira
As estufas fixas para chalés de verão são convenientes porque não precisam ser montadas e desmontadas todos os anos. A moldura de madeira fica constantemente no seu lugar, basta preparar o solo do jardim, e você pode plantar mudas. Por design, esse abrigo já se assemelha a uma pequena estufa. Uma base é equipada sob uma moldura de madeira. A fundação é feita de concreto, colocada em blocos, tubos de amianto são enterrados verticalmente ou uma caixa de madeira de uma barra grossa é derrubada. Cada residente de verão escolhe a melhor opção para si.
A estrutura do abrigo é desmontada de uma viga de madeira com secção de 50x50 mm. O telhado das estufas fixas pode ser aberto para permitir o acesso às plantas. O filme de revestimento com moldura de madeira não é a melhor escolha. Terá que ser mudado a cada temporada. É melhor esmaltar a moldura, embainhar com acrílico ou policarbonato. Em casos extremos, um tecido não tecido é adequado.
Estufa com estrutura de metal
As estufas fixas são feitas com uma estrutura de metal. Um projeto dobrável em uma conexão aparafusada raramente é feito devido à complexidade de fabricação dos nós de conexão. Normalmente, a estrutura é simplesmente soldada a partir de um tubo, ângulo ou perfil. O quadro acaba sendo bastante pesado e requer a disposição de uma base de concreto.
Plexiglass ou policarbonato são adequados como abrigo. Você pode costurar capas de polietileno reforçado ou tecido não tecido. Os grampos são fornecidos nas tampas para acessar as plantas.
Usando molduras de janelas antigas para fazer uma estufa
Depois de instalar janelas de plástico em uma casa de campo, você não deve jogar fora as velhas molduras de madeira. Eles farão uma grande estufa. Deve-se notar imediatamente que a estrutura se revelará pesada e uma base sólida será equipada para isso. A maneira mais fácil de fazer a fundação é com blocos de concreto ou tijolos assentados sem argamassa. Eu construo uma estufa feita de molduras de madeira como uma estrutura independente ou adjacente a uma casa. Na segunda opção, não há necessidade de construir uma quarta parede.
Uma caixa é instalada na fundação preparada de uma barra, e uma das paredes laterais é elevada. A inclinação permite equipar a drenagem das águas pluviais das janelas. Lintéis são instalados dentro da caixa de madeira, e caixilhos de janelas são fixados diretamente a eles. É melhor abrir as janelas de você mesmo, então em frente à estufa o acesso gratuito às plantas é fornecido.
Esquema de estufa com recesso
A parte acima do solo da estufa com uma depressão pode ser qualquer. Embora mais frequentemente seja feito na forma de uma protuberância inclinada do solo. Uma característica desse projeto é a disposição da própria cama, que permite preservar o calor interno da terra.
No local da futura estufa, uma camada de solo de até 400 mm de profundidade é removida. O fundo da cava é coberto com escória ou argila expandida. Uma caixa é derrubada de uma viga de madeira ao longo do perímetro da cova, solo fértil é derramado e um abrigo superior de qualquer tipo é organizado.
De acordo com o diagrama apresentado na foto, é possível observar um desenho semelhante de uma estufa com recesso para biocombustível. O princípio de arranjo é o mesmo, apenas um buraco para matéria orgânica terá que ser cavado mais fundo.
Desenhos de estufas estacionárias
É muito difícil desenhar desenhos de estufas fixas com as próprias mãos, sem ter experiência no assunto. Para conhecimento, apresentamos vários esquemas simples. As dimensões são mostradas como exemplo. Eles podem ser alterados a seu critério para obter um quadro com as dimensões necessárias.
Fazendo uma estufa estacionária de uma placa
Agora, com um exemplo simples, vamos considerar como fazer uma estufa com nossas próprias mãos a partir de uma placa de 150 mm de largura e 25 mm de espessura. Vamos pegar o tamanho atual de uma casa de madeira 3x1,05x0,6 m.
Conhecemos o procedimento de realização dos trabalhos:
- Para fazer a moldura de madeira da estufa, dois longos escudos medindo 3x0,6 m são derrubados das tábuas, que serão as paredes laterais. Para os lintéis horizontais superior e inferior, apenas placas sólidas com um comprimento de 3 m são usadas. Prateleiras de madeira verticais são cortadas em um comprimento de 0,6 m. Uma parede lateral retangular da estufa é colocada fora das placas em uma peça plana de chão, e derrubado com pregos. Para a conexão perfeita de blocos de madeira, os pregos podem ser substituídos por parafusos auto-roscantes.
- O mesmo princípio é usado para fazer dois escudos menores para as paredes finais. Em nosso exemplo, o tamanho das placas é 1,05 x 0,6 m. Uma caixa retangular é montada a partir das quatro placas de madeira acabadas. Para fixá-los, você pode usar parafusos ou cantos de metal suspensos e parafusos autoatarraxantes.
- Em seguida, eles começam a fazer vigas. Para este exemplo, pegue seis placas de 0,55 m de comprimento. Uma extremidade é serrada em um ângulo de 60cerca dee o outro é 30cerca de... As peças de trabalho são dispostas em pares no solo. Você deve obter três vigas de um telhado de duas águas no formato de uma casa. Entre si, os quadrados de madeira resultantes são reforçados com um jumper.
- As vigas acabadas são fixadas na caixa retangular montada e o telhado começa a se formar. Uma placa sólida de 3 m de comprimento conecta as vigas uma à outra no topo. Uma crista é formada neste lugar. Abaixo do cume, as vigas podem ser derrubadas com pranchas curtas. Eles são necessários apenas para proteger o material de revestimento.
A moldura de madeira acabada é tratada com uma impregnação protetora, após o que se procede ao revestimento com qualquer material de sua preferência, seja um filme ou tecido não tecido.
O vídeo mostra diferentes opções para chalés de verão:
Uma estufa no país é uma estrutura importante. Levará um mínimo de dinheiro e tempo para fazê-lo, e o abrigo trará o máximo de benefícios.