Contente
É difícil para o proprietário de uma pequena cabana de verão conseguir um lugar para instalar uma grande estufa. Nessas condições, as estufas vêm ao resgate. Existem muitas opções para arranjar as estruturas mais simples, cobertas com filme ou tecido não tecido. As estufas revestidas a policarbonato revelaram-se as melhores de todas, pela possibilidade de nelas se organizar um microclima, tal como numa estufa. A estufa é uma caixa de pão feita em fábrica, com grande demanda entre os residentes de verão. O design é tão simples que você mesmo pode fazer.
Recursos da caixa de pão com efeito de estufa do dispositivo
A estrutura da estufa recebeu este nome devido à forma e maneira de abrir a folha, que lembra uma caixa de pão. O abrigo destina-se ao cultivo de folhagem precoce, raízes e mudas. As colheitas altas na estufa serão limitadas.
Dimensões da cesta de pão
As estufas de celeiro são produzidas por muitos fabricantes e seus tamanhos podem ser muito diferentes. Não há padrões ou requisitos especiais de design. O comprimento da estufa normalmente varia entre 2 a 4 m. A altura da caixa do pão da base ao topo do arco é limitada a 1 m. Levando em consideração o caixilho aberto, a altura pode aumentar para 1,25 m.
A largura é o único parâmetro que possui uma limitação. Tudo depende do número de portas que se abrem. A largura de uma estrutura com uma porta deslizante é geralmente de 0,8 a 1,3 m. O acesso às plantas em tal estufa só é possível de um lado. Se a caixa de pão for muito larga, você terá que caminhar pelo jardim enquanto cuida das plantas.
O celeiro de folha dupla dá acesso ao canteiro de ambos os lados. Isso permite aumentar a largura da estrutura. As estufas feitas em fábricas geralmente têm uma largura de 2 m. Para revisão, um desenho com as dimensões de uma caixa de pão é mostrado na foto.
Desenho e características da estrutura do celeiro
Usando o exemplo do desenho apresentado de uma estufa para uma caixa de pão, vamos agora descobrir em que elementos consiste a moldura. Assim, a base da estrutura é uma moldura retangular com extremidades triangulares verticais, indicada no diagrama pelo número 1. A parte superior da moldura da caixa de pão é feita de semiarcos. Os elementos formam duas venezianas independentes uma da outra. Eles são presos ao ápice dos triângulos nas extremidades da base por meio de dobradiças. No diagrama, os pontos de fixação são mostrados pelos pontos "A" e "B". Cada faixa da caixa do pão tem seu próprio forro de policarbonato.
As duas faixas da caixa do pão giram livremente ao longo do eixo, e o ajuste exato do tamanho dos meios-arcos elimina a formação de vãos entre as portas quando fechadas.
Ao comprar uma estufa feita na fábrica, a moldura dobra rapidamente de acordo com o diagrama anexo. Dependendo do tamanho, o modelo comprado custará ao residente de verão de três a sete mil rublos.Ficará mais barato se você desenhar uma estufa para uma caixa de pão com as próprias mãos e construir uma estrutura com os materiais disponíveis na fazenda.
Na elaboração dos desenhos, é importante levar em consideração que a largura padrão do policarbonato é de 2,1 m. Os comprimentos das telhas são 3,6 e 12 m. As dimensões da moldura devem ser ajustadas para que haja menos sobras. Dependendo das dimensões, uma folha de 3 ou 6 m de comprimento costuma ser suficiente para o forro da caixa de pão.
O segundo ponto importante no desenho de uma estufa para uma caixa de pão de policarbonato com as próprias mãos é a observância exata do tamanho dos meios-arcos. Se as dimensões dos quadros dos flapes tiverem uma grande decolagem, aparecerá um vão entre eles no estado fechado. A corrente de ar afetará negativamente o desenvolvimento das plantações dentro da estufa.
Ao fazer uma caixa de pão sozinho, a estrutura é feita de quaisquer tubos. Pode ser plástico, alumínio, galvanizado ou simplesmente metal preto. Somente este último material é altamente suscetível à corrosão e deve ser cuidadosamente protegido com primer e tinta. É aconselhável levar tubos para a moldura não redondos, mas quadrados. Eles são mais fáceis de conectar e revestir com policarbonato. E a própria estufa vai adquirir um aspecto estético.
Vantagens e desvantagens de uma caixa de pão
Para determinar se uma estufa em forma de celeiro é adequada para o seu local, vamos considerar suas vantagens e desvantagens.
Primeiro, vamos prestar atenção às vantagens do design:
- O tamanho compacto permite que você coloque uma estufa em qualquer lugar do quintal. Se desejar, o abrigo pode ser movido para outro local. O peso reduzido do produto permite transportá-lo por duas pessoas.
- A forma do abrigo permite uma utilização 100% útil da área do jardim. Existem muitas mudas que não se podem dizer da aparência de uma estufa compacta.
- A abertura livre das portas permite-lhe cuidar rapidamente das plantações sem as manter no frio durante muito tempo. A abertura de apenas uma faixa a sotavento garante uma boa ventilação sem correntes de ar.
- A forma arqueada aerodinâmica confere estabilidade à estrutura em fortes rajadas de vento. O teto semicircular de policarbonato resistente resistirá ao inverno com neve. A estufa não pode ser guardada para armazenamento, mas deixada em seu lugar.
- Uma grande vantagem do policarbonato é a proteção das plantas dos efeitos nocivos dos raios ultravioleta. A luz do dia está espalhada por toda a caixa de pão.
- Uma estufa feita na fábrica é fácil de montar e desmontar em um curto espaço de tempo. Se desejado, a bandeja de pão pode ser projetada independentemente de acordo com as dimensões individuais.
A única desvantagem da estufa é a limitação de altura, que não permite o cultivo de safras altas.
Escolhendo o melhor lugar para instalar a caixa de pão
Um produto de policarbonato compacto cabe em qualquer lugar do quintal, mas é aconselhável escolher uma área sem sombra com árvores ou edifícios altos. É importante prestar atenção aos pontos cardeais. É ideal instalar a estufa de forma que um lado esteja voltado para o sul e o outro - para o norte. Com esse arranjo, as plantas receberão o calor máximo, além de ser fornecida a capacidade de ajustar a iluminação para diferentes plantas.
Instalando uma estufa por conta própria
Então, você comprou um produto de fábrica ou decidiu fazer você mesmo. Você já tem um desenho e um material em mãos, é hora de começar a trabalhar:
- A moldura arqueada, revestida com policarbonato, é muito leve, mas é aconselhável organizar uma base simples para ela. Basta colocar uma fileira de tijolos vermelhos, blocos vazados em uma vala rasa, cavados de acordo com as dimensões da moldura, ou simplesmente derrubar uma caixa de uma barra. Neste último caso, a madeira é tratada com uma impregnação protetora contra o apodrecimento.
- Com base no desenho, monte a moldura. Teste a faixa para abertura livre. Se tudo estiver bem, coloque a estufa na fundação e fixe-a com parafusos de ancoragem. Este procedimento deve ser executado para evitar a proteção contra rollover.
-
Uma vez que o quadro esteja instalado, teste-o para a abertura livre dos caixilhos. Veja que não há distorções. É importante verificar novamente o aperto dos parafusos. Depois disso, você pode começar a revestir a estrutura com policarbonato.
-
Espalhe uma folha sólida de policarbonato em uma superfície plana sem pedras e outras saliências afiadas. Em seguida, marque os fragmentos necessários. É melhor cortar o policarbonato com um quebra-cabeças. Feche as extremidades de cada peça de trabalho com tampões para que a água e a sujeira não penetrem nas células do material.
- Coloque os fragmentos de policarbonato acabados na moldura com uma película protetora para fora. Faça furos nos pontos de fixação e fixe as placas com ferragens especiais com uma arruela de vedação.
Verifique a estrutura aparada novamente para a abertura livre das faixas. Se tudo foi feito corretamente, cada lado da bandeja de pão deve mover-se livremente para o lado.
Neste vídeo, um celeiro da estufa na montagem:
Os residentes de verão que tiveram que mudar o filme em abrigos primitivos a cada estação irão apreciar o funcionamento de uma caixa de pão de policarbonato.