Contente
- 1 Prós e contras de estufas caseiras
- 2 Que material improvisado pode ser usado para construir estufas no país
- 3 O túnel em arco mais simples
- 4 Estufa arqueada isolada
- 5 Construção de garrafas plásticas
- 6 Estufa de janelas antigas
- 7 Estufa em forma de cabana para o cultivo de pepinos
- 8 A estufa de videira mais simples
Nem todo proprietário de uma casa de verão pode adquirir uma estufa fixa. Apesar do dispositivo simples, a construção requer grandes investimentos e a disponibilidade de habilidades de construção. Por causa dessa bagatela, você não deve desistir do desejo de cultivar vegetais cedo. A solução para o problema será a instalação faça você mesmo com efeito de estufa de materiais de sucata em seu site.
Prós e contras de estufas caseiras
Uma estufa é praticamente a mesma estufa, apenas reduzida várias vezes. Devido às suas dimensões modestas, o material de construção e o tempo para a construção da estrutura são significativamente poupados. As estufas caseiras raramente são feitas com mais de 1,5 m de altura, a não ser apenas para pepinos. Normalmente, o abrigo é construído com uma altura não superior a 0,8-1 m.
Das vantagens de uma estrutura de estufa, pode-se destacar o aquecimento livre pela luz solar ou o calor da matéria orgânica em decomposição. O agricultor não tem que arcar com os custos de aquecimento artificial do abrigo, como é feito em uma estufa. Estufas faça você mesmo, construídas com materiais de sucata, são rapidamente desmontadas para serem armazenadas. Da mesma forma, eles podem ser colhidos rapidamente no verão se for necessário proteger as plantações do ataque de pragas ou para evitar que os pássaros comam frutas silvestres, por exemplo, morangos maduros. O abrigo feito pelo próprio não tem restrições de tamanho, como é o caso de muitas contrapartes de fábrica. Projetos de materiais de sucata recebem dimensões que cabem na área selecionada.
A desvantagem das estufas feitas de materiais residuais é o mesmo aquecimento. Com o início da geada, é impossível cultivar plantas sob esse abrigo. Outra desvantagem é a limitação da altura. Plantações altas simplesmente não cabem em uma estufa.
Que material improvisado pode ser usado para construir estufas no país
A estrutura da estufa consiste em uma moldura e um material de cobertura. Para a fabricação de uma estrutura, tubos de plástico ou metal, um perfil, um canto e hastes são adequados. Um projeto muito simples pode ser feito com galhos de salgueiro ou arame inserido na mangueira de irrigação. Uma moldura confiável resultará de ripas de madeira, mas será mais difícil de desmontar.
O material de cobertura mais comum é o filme. É barato, mas dura de 1 a 2 temporadas. Os melhores resultados são mostrados por polietileno reforçado ou não tecido tela de pintura. Ao construir uma estufa a partir de caixilhos de janelas, o vidro desempenha o papel de revestimento de caixilhos. Recentemente, o policarbonato se tornou um material de revestimento popular. Plexiglass é usado com menos frequência. Os artesãos se adaptaram para embainhar a moldura da estufa com fragmentos de plástico cortados de garrafas PET.
O túnel em arco mais simples
A estufa em arco também é chamada de túnel e abrigo de arco. Isso se deve ao aspecto da estrutura, que lembra um longo túnel, onde os arcos servem de moldura. A estufa mais simples pode ser feita de arame comum dobrado em semicírculo e cravado no solo acima do canteiro do jardim. O filme é colocado em cima dos arcos e o abrigo está pronto. Para estruturas mais sérias, arcos são feitos de um tubo de plástico 20 mm de diâmetro ou uma haste de aço de 6–10 mm de espessura inserida na mangueira de irrigação.
Normalmente, para acessar as plantas, o filme é simplesmente levantado pelas laterais e fixado no topo dos arcos. Se longas ripas forem pregadas ao longo das bordas do filme, o abrigo ficará mais pesado e não irá balançar com o vento. Para abrir as laterais da estufa, o filme é simplesmente torcido em um trilho e o rolo resultante é colocado no topo dos arcos.
Assim, tendo liberado o local para a construção, eles começam a instalar o abrigo em arco:
- Para uma grande estufa em arco feita de tábuas ou madeira, você precisará derrubar a caixa. As tábuas permitirão que você equipe até uma cama quente com composto, além de poder fixar arcos nas tábuas. O fundo do canteiro da caixa é coberto com uma malha de metal para que os roedores de terra não estraguem as raízes. Do lado externo, as seções do tubo são fixadas com braçadeiras, onde serão inseridos os arcos da haste metálica.
- Se for decidido fazer os arcos com um tubo de plástico, os pedaços de tubos não precisam ser fixados ao tabuleiro. Os suportes dos arcos serão peças de reforço com 0,7 m de comprimento, cravadas de ambos os lados longos da caixa com um passo de 0,6-0,7 m. O tubo de plástico é cortado em pedaços, dobrado em semicírculo e simplesmente colocado nos pinos , conforme mostrado na foto.
- Se a altura dos arcos ultrapassar 1 m, é aconselhável reforçá-los com um jumper do mesmo tubo. O esqueleto acabado é coberto com polietileno ou tecido não tecido. O material de cobertura é pressionado ao solo com qualquer carga ou ripas são pregadas ao longo das bordas para pesagem.
A estufa em arco está pronta, falta preparar o terreno e quebrar o canteiro.
Estufa arqueada isolada
A desvantagem das estufas é seu rápido resfriamento à noite. O calor acumulado não é suficiente até de manhã, e as plantas que gostam de calor começam a sentir desconforto. Uma verdadeira estufa de materiais descartados com aquecimento será feita de garrafas de plástico. Eles desempenharão o papel de acumuladores de energia. O princípio do dispositivo de tal abrigo feito de material improvisado pode ser visto na foto.
Para trabalhar, você precisará de recipientes de cerveja verdes ou marrons de dois litros. As garrafas são cheias de água e hermeticamente fechadas. A cor escura das paredes dos recipientes contribuirá para o rápido aquecimento da água ao sol, e à noite o calor acumulado aquecerá o solo do canteiro.
O outro processo de fabricação de uma estufa envolve a instalação de arcos. Arcos feitos de tubos de plástico são amarrados em pinos de metal cravados no solo. Se os arcos são feitos de uma haste, eles são simplesmente cravados no solo. Além disso, a partir das garrafas PET cheias de água, as laterais da caixa são construídas em torno do perímetro da cama. Para evitar que os recipientes caiam, eles são cavados um pouco e, em seguida, toda a prancha é enrolada em volta do perímetro com barbante.
O fundo do futuro canteiro é coberto com polietileno preto. Ele vai proteger as plantações a partir de ervas daninhas e chão frio abaixo. Agora resta encher o solo fértil dentro da caixa, plantar as mudas e colocar o material de cobertura sobre os arcos.
Construção de garrafas plásticas
Garrafas de plástico são um material útil para muitos designs, e a estufa não é exceção. Para tal abrigo, você precisará derrubar a estrutura das ripas de madeira. É melhor fazer o telhado da empena da estufa. Não será possível dobrar arcos de uma árvore, e um plano inclinado com uma inclinação fraca acumulará água da chuva e poderá cair.
Para cobrir a moldura, você precisará de pelo menos 400 garrafas de dois litros. É aconselhável escolhê-los em cores diferentes. A luz difusa terá um efeito benéfico no desenvolvimento das plantas, mas é melhor dar preferência aos recipientes transparentes. Em cada garrafa, o fundo e o gargalo são cortados com uma tesoura. O barril resultante é cortado longitudinalmente e endireitado para formar um pedaço retangular de plástico. Além disso, o trabalho trabalhoso de costurar todos os retângulos com arame é necessário para obter fragmentos dos tamanhos necessários. O plástico é disparado para a moldura da estufa com os grampos de um grampeador de construção.
Essa estufa não pode ser chamada de desmontável, mas é feita 100% de materiais descartados.
Estufa de janelas antigas
As esquadrias usadas são o melhor material à mão para fazer uma estufa. Se houver um número suficiente deles, uma caixa completamente transparente com uma tampa aberta pode ser feita. Um abrigo feito de caixilhos de janela às vezes é fixado à casa, então a quarta parede da caixa não é feita. A principal condição para a fabricação da estrutura é a observância da inclinação da tampa superior da caixa, a fim de evitar o acúmulo de água da chuva no vidro.
Assim, após a preparação do local de instalação da estufa, a caixa é montada a partir de placas ou caixilhos de janelas. É aconselhável tratar a madeira com impregnação de decomposição e pintá-la. Na caixa acabada, a parede traseira deve ser mais alta do que a frontal de modo que uma inclinação de pelo menos 30 seja formada.cerca de... Uma moldura de janela é fixada na parede alta com dobradiças. Em uma caixa longa, o teto é feito de várias armações, então você terá que fazer jumpers entre as paredes traseira e frontal. Eles servirão como ênfase em molduras fechadas. Na parte frontal, as alças são fixadas às armações para que o teto possa ser aberto de forma confortável. Agora a caixa feita, mais precisamente, a moldura, continua a ser vidrada e a estufa de materiais descartados está pronta.
Estufa em forma de cabana para o cultivo de pepinos
Para construir uma estufa para pepinos com suas próprias mãos, você precisa ter um pouco de imaginação. Para esses vegetais de tecelagem, você precisará construir um abrigo com uma altura de pelo menos 1,5 M. É indesejável usar arcos para uma estufa. O design ficará instável. Os arcos podem ser soldados a partir de tubos de metal, mas tal estufa acabará sendo cara e pesada.
Voltando aos materiais em mãos, é hora de relembrar a construção de cabanas, muitas vezes erguidas na infância. O princípio de tal estrutura servirá de base para uma estufa para pepinos. Assim, pelo tamanho das camas de tábuas ou madeira, uma caixa é derrubada. Uma barra com 1,7 m de comprimento e seção de 50x50 mm é fixada em uma das extremidades da caixa usando o mesmo método que foi feito com arcos. Ao mesmo tempo, é importante providenciar que cada suporte de uma barra seja fixado em uma inclinação em direção ao centro da cama. Quando as duas extremidades dos suportes opostos de cima se fecham em um ângulo agudo, você obtém uma cabana.
Os suportes instalados da cabana são fixados em conjunto com travessas do tabuleiro. O filme será fixado para eles. De cima, onde se obtém um ângulo agudo, as nervuras da cabana são fixadas com uma placa maciça ao longo de todo o comprimento da estufa. De cima, o quadro acabado é coberto por um filme. Para evitar que o material de cobertura seja rasgado pelo vento, ele é pregado com tiras finas nas placas transversais. Uma rede de jardim é puxada para dentro da cabana. Pepinos irão arrastar-se ao longo dela.
A estufa de videira mais simples
Com uma velha mangueira de irrigação na fazenda, você pode fazer excelentes arcos de estufa... No entanto, primeiro é necessário ir ao reservatório e cortar ramos da videira com aproximadamente 10 mm de espessura. Para uma estufa com uma largura de material de cobertura de 3 m, serão necessários varões com um comprimento de 1,5 m A vinha é limpa de casca e nós. Em seguida, corte a mangueira em pedaços de 20 cm e insira hastes de cada lado. A videira deve ficar bem justa. Como resultado, de dois meios-arcos conectados por uma mangueira, um arco completo para uma estufa apareceu.
Quando o número necessário de arcos estiver pronto, uma moldura é feita deles de acordo com o princípio de uma estufa em arco e o material de cobertura é puxado.
O vídeo mostra uma estufa feita de materiais de sucata:
Com vários exemplos, vimos como fazer uma estufa com nossas próprias mãos a partir de materiais descartados em casa. Como você pode ver, tudo é muito simples e, se você tiver imaginação, poderá inventar suas próprias opções de abrigo para plantio.