Tecnologia de cultivo de mudas de pepino para estufa

Bom mudas de pepino em casa para uma estufa é cultivada em conformidade com todas as regras. Pepinos são uma cultura caprichosa da família das abóboras que podem ser cultivadas ao ar livre ou em ambientes fechados. No segundo caso, a probabilidade de melhorar a qualidade da safra e obter frutos mais cedo aumenta do que quando cultivada em um canteiro. Para alcançar os resultados desejados, você precisa cultivar mudas fortes e saudáveis.

Cultivo de mudas em uma casa ou apartamento

O cultivo adequado de mudas de pepino envolve as seguintes etapas:

  • preparação de solo e recipientes para cultivo;
  • preparação e semeadura de sementes;
  • cuidados com mudas;
  • aterrissando em um lugar permanente.

Em muitas regiões, as condições para o cultivo de pepinos em campo aberto nem sempre são as ideais, portanto, as mudas de pepino são frequentemente plantadas em estufas. Nesse caso, a escolha é feita em favor de variedades autopolinizadas, para as quais não são necessários insetos para a polinização. É importante que o plantio das mudas de pepino não seja muito precoce. Nesse caso, o risco de crescimento e enfraquecimento aumenta. Os brotos serão finos e alongados, verdes claros e muito frágeis. Essas plantas não serão capazes de produzir uma safra de qualidade. O plantio tardio ameaça gerar brotos pequenos e fracos que demoram muito para criar raízes após o transplante, aumentando a probabilidade de uma colheita posterior. É melhor semear as mudas de 3-3,5 semanas antes de transplantá-las para um local permanente.

Preparação de solo e sementes

É importante preparar o terreno ou comprar um pronto. Isso vai acelerar e facilitar o período de adaptação da planta às novas condições. Para os brotos de pepino, você pode preparar uma mistura de turfa, grama, estrume e serragem (4: 4: 1: 1) ou húmus misturado com grama e areia (6: 3: 1).

O substrato do solo é pré-desinfetado. Para isso, use água fervente em infusão, solução de permanganato de potássio ou calcinação no forno. Em seguida, o solo é distribuído em um recipiente, que também é submetido a uma desinfecção preliminar. É importante que os recipientes para cada broto sejam individuais, pois as mudas de pepino não suportam colheita. Cada copo deve ter um orifício de drenagem para remover o excesso de umidade. O recipiente está cheio até a metade com terra.

O material da semente pode ser convencional ou processado. Regular deve ser classificado primeiro. Para fazer isso, eles são mergulhados em uma solução salina forte: as sementes boas irão se afogar, as ruins irão flutuar. Depois disso, as sementes são lavadas, secas ou processadas. As sementes tratadas podem ser semeadas diretamente no solo, são recobertas por uma camada protetora que evita o desenvolvimento de fungos e micróbios. Essa camada também contém vários nutrientes que ajudam as mudas a crescerem mais fortes.

O preparo preliminar das sementes para o plantio consiste na sua desinfecção e estimulação.

Para resolver o primeiro problema, é utilizada uma solução saturada de permanganato de potássio, na qual as sementes são embebidas por meia hora. Em seguida, são secos e embebidos por cerca de 12 horas em solução de cinzas, tomadas na quantidade de 2 colheres de sopa. eu. para 1 litro de água. Em seguida, são embrulhados em um material úmido e deixados em um local aquecido.

Após o aparecimento de uma pequena raiz, as sementes são colocadas em recipientes preparados e polvilhadas com terra cerca de 2 cm Estimule o crescimento da planta com uma solução especial, por exemplo, Epin. Em seguida, o solo é coberto com um material transparente para criar um efeito estufa.O cultivo de mudas de alta qualidade requer o estabelecimento de um regime ótimo.

A temperatura de não germinação das mudas deve ser de pelo menos 25 ° C.

Os pepinos adoram muita luz, por isso é importante considerar esse recurso e instalar iluminação adicional se houver falta dela. Nessas condições, as mudas de pepino para a estufa crescerão fortes.

Cuidado de mudas

Depois que os brotos aparecerem, remova o revestimento transparente e monitore para uma boa iluminação. Neste caso, a temperatura deve ser reduzida em 3-5 ° C durante o dia, à noite 18 ° C serão suficientes. Os cuidados adicionais com as mudas são os seguintes:

  1. Rega - abundante, regular. Você pode verificar o grau de umidade do solo pegando um pouco de solo: se ele se desintegrar, será necessário regar, mas se formar um caroço, você pode pular o procedimento de umedecimento. Para irrigação, use apenas água morna com temperatura de 25 ° C. Esta condição permite que as raízes se desenvolvam melhor. Nos primeiros dias antes da revelação total das primeiras folhas, a rega deve ser feita com frequência, com o aparecimento da segunda folha verdadeira, o umedecimento é feito com menos frequência, mas um pouco mais. É importante não permitir que o solo seque, o que pode levar a um estado de opressão do sistema radicular da cultura.
  2. Top curativo - a cada 10 dias. É melhor usar fertilizantes líquidos, alternando fertilizantes minerais com orgânicos. Os primeiros são criados de acordo com as instruções, e os segundos - no valor de 2 colheres de sopa. em um balde de água morna liquidada. A alimentação é desejável à noite, e em tempo nublado - pela manhã.
  3. Combater a doença - outra etapa do atendimento. Freqüentemente, as mudas contaminam-se com oídio, provocando seu aparecimento por meio de rega fria e plantio engrossado. O amarelecimento das mudas de pepino pode ocorrer devido ao regime de temperatura incorreto ou à diminuição da fertilidade do solo. As altas temperaturas e a falta de umidade, bem como a falta de elementos minerais na terra, contribuem para o murchamento da folhagem. Para evitar todos os fatores, é importante aplicar fertilizantes na hora certa, garantir umidade normal e ventilação regular. Sem isso, o cultivo não será eficaz.

Preparação e plantio em estufa

A fim de preparar a cultura para o plantio em local permanente, ela é temperada. As plantas cultivadas em casa são muito delicadas e sensíveis a quaisquer mudanças no ambiente. Eles começam a endurecer as mudas com três semanas de idade, 2 semanas antes do transplante. O procedimento consiste em baixar gradativamente a temperatura e ventilar regularmente o ambiente. É importante respeitar os seguintes pontos ao endurecer:

  • o tempo de endurecimento aumenta em 1-2 horas todos os dias;
  • nos primeiros dias, os brotos devem ser sombreados para protegê-los de uma possível combustão sob a influência da luz solar direta.

As mudas podem ser levadas gradualmente para a estufa, onde crescerão no futuro. O processo de endurecimento ajuda a fortalecer os brotos e melhorar a taxa de sobrevivência após o transplante. Uma muda de pepino de alta qualidade antes do transplante para um local permanente é caracterizada por:

  • a presença de pelo menos 2 pares de folhas verdadeiras;
  • haste curta forte;
  • folhagem verde brilhante;
  • raízes desenvolvidas.

O plantio de mudas de pepino é feito no solo preparado em um padrão quadriculado. A profundidade de plantio deve ser igual à profundidade do recipiente em que o broto cresceu. No caso de transplante de plantas com flores, é melhor remover a cor para melhorar a sobrevivência. Ao transferir os brotos com um pedaço de terra do recipiente para os orifícios, é importante evitar danos ao sistema radicular. As mudas não precisam ser enterradas, após o plantio são derramadas com água morna. O cultivo posterior consiste em cuidados adequados, dos quais dependerá o rendimento e a qualidade do fruto.

uma foto
vídeo
Dê retorno

Jardim

Flores

Construção