Contente
Quando os pepinos crescem mal na estufa, o que fazer deve ser decidido rapidamente. A escolha de uma ou outra forma de eliminar o problema depende da causa desse fenômeno. Pepinos são uma cultura caprichosa, então alguns erros agronômicos levam a uma colheita mínima e de baixa qualidade. Esse fato perturba os donos de chalés de verão. Alguns podem se recusar a continuar cultivando pepinos em uma estufa, os jardineiros mais teimosos descobrirão o motivo e tentarão eliminá-lo.
Causas do crescimento deficiente de pepinos
Existem vários fatores que afetam negativamente a colheita futura. As principais razões para a diminuição do rendimento das plantas de pepino:
-
falta de nutrientes no solo;
-
infecção por doenças fúngicas;
-
seleção incorreta do material da semente;
-
lesão nas raízes das plantas durante o transplante de mudas;
-
espessamento de desembarques;
- discrepância entre as condições de temperatura e luz;
-
violação do regime de irrigação;
-
um grande número de ovários e brotos nos arbustos;
- excesso de compostos de nitrogênio no solo;
-
danos por pragas.
A fertilidade do solo diminui constantemente ao longo do tempo, por isso é necessário adicionar regularmente aditivos especiais ao solo. É aconselhável mudar o solo da estufa a cada 2-3 anos. Para fazer isso, remova a camada superior (cerca de 25 cm) e, em vez disso, preencha com terra fresca misturada com húmus, turfa e areia.
É importante alimentar periodicamente as plantas, especialmente ao plantar em solo infértil ou marginal. Você pode adicionar a primeira adição ao semear ou plantar mudas. Para fazer isso, um pouco de húmus é misturado aos orifícios preparados.
Assim que as mudas criarem raízes, recomenda-se despejá-las com uma solução de verbasco líquido, tomado na proporção de 1 litro por balde de água.
Para aumentar a fertilidade, é necessário o uso de fertilizantes minerais complexos.
A infecção por doenças fúngicas é outra razão para o fraco crescimento dos arbustos. Primeiro, o fungo infecta o solo e depois as próprias plantas. Como resultado da exposição à infecção, é possível a morte de toda a cultura.
Para prevenir a infecção, é necessário pré-desinfetar o substrato do solo. Para fazer isso, derrame-o com uma solução saturada de permanganato de potássio, é melhor fazer isso antes de plantar pepinos.
Ao cultivar pepinos em uma estufa, é importante entender que a polinização por insetos dentro de casa é difícil. Portanto, as variedades autopolinizáveis geralmente são levadas, em um saco com este tipo de pepino é marcado como F1. Esse material de semente é de qualidade superior, mas deve ser classificado primeiro, removendo a semente infértil. O teste de germinação é feito em solução salina a 5% e as sementes que se depositam no fundo são levadas para o plantio. Antes da semeadura, eles deverão ser embebidos em formulações adequadas e tratados com estimulantes de crescimento.
Como identificar e eliminar as causas
Para evitar danos às raízes, é melhor semear as sementes imediatamente em uma cama preparada. É conveniente cultivar mudas em recipientes orgânicos, que são então plantadas com a planta. Você também pode usar pratos individuais, dos quais os brotos serão removidos junto com um pedaço de terra.
Com plantios espessados, as plantas competem por nutrientes, água e luz. Existe uma grande probabilidade de opressão de plantas mais fracas. A ventilação insuficiente e a falta de luz também levam à perda de rendimento. Para evitar que isso aconteça, é necessário manter uma distância entre os arbustos em uma fileira de pelo menos 20 cm, e entre as fileiras - a partir de 60 cm.
Ao cultivar pepinos em uma estufa, é importante controlar a temperatura. Os indicadores ideais são + 25 ° C durante o dia, à noite - não inferior a + 15 ° C. As temperaturas abaixo de + 15 ° C afetam adversamente a formação dos ovários e o crescimento das plantas. Aqueles que estão se perguntando por que pepinos de crochê em uma estufa precisam prestar atenção a esse fato. Exceder a norma de + 30 ° C interfere na fertilização normal, o rendimento fica menor.
No tempo quente durante o dia, é necessário proteger os brotos dos raios escaldantes.
Em noites frias, você precisará criar aquecimento adicional para as plantas. Para tanto, são utilizados recipientes plásticos, baldes e barris com água quente. Você pode derramar água morna no chão à noite.
Os pepinos são uma cultura que adora a luz, portanto, é necessário fornecer-lhes uma iluminação ideal. Se não houver luz suficiente, é necessário usar iluminação artificial. É importante regar abundantemente as plantas em intervalos de 2-3 dias com líquido quente, e a temperatura da água deve ser aproximadamente igual à temperatura do solo. Ao mesmo tempo, deve-se evitar umidade excessiva, pois pode levar à formação de podridões nas raízes, doenças e consequente morte das plantas. Variedades com folhas largas, que evaporam grande quantidade de umidade, precisam especialmente de água. A falta de água afeta negativamente as características de sabor da fruta.
Se um grande número de ovários e brotos se formarem em um arbusto, é necessário cuidar da moldagem em tempo hábil. Arrancar o excesso de brotos é opcional em variedades de caule único e híbridos com crescimento de brotos lateral limitado.
Excesso de compostos de nitrogênio e infestação de pragas
Com excesso de nitrogênio, todas as forças da planta vão para a formação da massa verde. As folhas tornam-se grandes e verdes brilhantes, mas muitas flores estéreis são formadas na planta. O excesso de nitrogênio leva à falta de fósforo e potássio, responsáveis pela quantidade e qualidade da safra.
Se forem encontrados sintomas de excesso, vale a pena alimentar a planta com um suplemento de potássio-fósforo, cinzas. Para evitar overdose, é necessário monitorar a quantidade de fertilizantes nitrogenados aplicados.
Para controle de pragas, inseticidas ou métodos tradicionais são usados - solução de sabão, infusão de flechas de alho ou cascas de cebola. Para não se perguntar por que os pepinos crescem mal em uma estufa, é necessário seguir todas as regras agrotécnicas para o cultivo dessa cultura. No caso do plantio de mudas, é importante não atrasar esse processo. Os rebentos mensais são mais frequentemente plantados no solo, neste caso a sua adaptação será a melhor. É importante não danificar o sistema radicular. Ao cultivar pepinos em uma estufa com sementes, não se esqueça de aquecer o solo, caso contrário, o material da semente pode apodrecer. A semeadura é melhor em climas quentes.
Se os frutos crescem mal em pepinos na estufa e as próprias plantas começam a ficar para trás no crescimento, é importante identificar corretamente a causa e tomar as medidas adequadas. A colheita oportuna também ajudará a melhorar o desenvolvimento e o crescimento das frutas. Se os frutos maduros não forem removidos a tempo, os ovários podem morrer.