Contente
Onde quer que você cultive vegetais, para seu pleno desenvolvimento e alto rendimento, é importante fazer no micronutrientes do solo. Não há nutrientes suficientes no solo, por isso é necessário aplicar fertilizantes. Este artigo irá discutir como alimentando pepinos durante a floração e frutificação.
É importante notar que os pepinos apresentam um sistema radicular pouco desenvolvido, por isso não recebem nutrientes escondidos nas camadas profundas do solo. E a falta de micronutrientes leva a baixos rendimentos. Portanto, sugerimos que você leia este artigo para descobrir quando, como e com quais fertilizantes é melhor alimentar os pepinos. Para o desenvolvimento do arbusto e a frutificação dos pepinos, os seguintes oligoelementos devem estar em quantidades suficientes no solo:
- fósforo;
- azoto;
- cálcio.
Preparando o solo para semear pepinos
Para melhorar o rendimento dos pepinos, primeiro você precisa preparar o solo. Isso deve ser feito no outono e novamente na primavera. As características do preparo do solo durante essas estações serão consideradas separadamente.
Preparação do solo no outono em estufa
Após a colheita, os canteiros devem ser cuidadosamente limpos de arbustos e folhas, bem como ervas daninhas, e então desenterrar o solo. Todos os elementos da estufa, tanto de metal quanto de madeira, devem ser desinfetados. Este procedimento também deve ser realizado com óculos. Uma solução de lixívia pode servir como desinfetante. Então, são necessários 300 g de cal, que deve ser diluído em 10 litros de água. A composição deve ser infundida por 3-4 horas. Os elementos da estufa são borrifados com água e as fendas são tratadas com sedimentos. Depois disso, o solo é desenterrado, mas o fertilizante é introduzido primeiro nele. Pode ser húmus, estrume podre ou composto, 1 m2 você precisará de um balde de fertilizante. Após a escavação, 300-500 g de farinha de lima ou dolomita são adicionados ao solo por 1 m2... Isso é necessário para reduzir a acidez do solo.
Solo de primavera funciona
Na primavera, você precisa fertilizar novamente e cavar o solo:
- 20 g de sulfato Potássio;
- cerca de 30 g de nitrato de amônio;
- cerca de 30 g de superfosfato.
É importante aplicar fertilizantes com antecedência, pelo menos 7 dias antes de plantar os pepinos na estufa. Em seguida, o solo deve ser desinfetado com solução de permanganato de potássio na proporção de 3 g para cada 10 litros de água. Em seguida, o solo é coberto com uma película transparente, que deverá ser removida imediatamente antes de semear ou plantar mudas.
Fertilizantes que aumentam os rendimentos
Para que a safra do pepino lhe agrade, é importante fertilizar o solo. Quais fertilizantes são adequados para isso?
Azoto
Se o solo estiver saturado com nitrogênio, todos os estágios de crescimento da planta passarão com segurança, o que aumentará a produção de pepinos. CERCA DE falta a fertilização com nitrogênio é indicada pelo amarelecimento das folhas e crescimento mais lento. Lista fertilizantes de nitrogênio:
- excrementos de frango;
- nitrato de amônio;
- esterco de vaca / cavalo;
- composto.
Se você decidir comprar fertilizantes nitrogenados prontos, lembre-se de que alguns deles contêm nitratos (substâncias tóxicas). Eles se acumulam no solo, são absorvidos pelas plantas e por meio dos frutos entram no corpo humano. Verifique a composição do fertilizante. Descarte aqueles que contêm nitrato de nitrogênio.
Cozinhar excrementos de frango
Os fertilizantes orgânicos aumentam a fecundidade dos pepinos. Os excrementos de frango fermentados são um excelente agente alimentar. Para prepará-lo, é necessário diluir as fezes com água e mantê-lo em local aquecido, a uma temperatura acima de + 20 ° C. Esta mistura deve ser derramada sobre a terra escavada e ligeiramente solta com um ancinho.
Potássio
O potássio, assim como o nitrogênio, aumenta a produção e contribui para o desenvolvimento normal dos arbustos. Em caso de falta de potássio, os frutos são pequenos e duros. A fertilização é melhor feita antes de plantar os arbustos no solo.
Pepinos respondem bem ao sulfato de potássio. Assim, você não só aumentará a fecundidade das plantas, mas também fortalecerá sua imunidade. O sulfato de potássio é usado para alimentar o sistema radicular. No início da frutificação, deve-se aumentar a aplicação de fertilizantes potássicos. A quantidade de potássio introduzida no solo depende da qualidade do solo e do estado dos pés de pepino.
Cálcio
Um sinal de falta de cálcio é o ressecamento das flores desabrochando e dos ovários do pepino. Nesse caso, os frutos têm formato irregular e imediatamente ficam amarelos, perdendo o sabor. A cobertura é realizada antes do início do período de floração. A casca do ovo contém uma grande quantidade de cálcio. Bata e polvilhe a farinha resultante no solo.
Cobertura durante a floração e frutificação
Se um alimentando pepinos na estufa implica a introdução de componentes contendo nitrogênio, então para os arbustos plantados em terreno aberto, você precisa preparar outro complexo de vitaminas e oligoelementos. Ao alimentar pepinos de jardim, a seguinte composição é introduzida no solo:
- 30 g de nitrato de amônio;
- 20 g de sal de potássio;
- 40 g de superfosfato.
Todos esses componentes são diluídos em 10 litros de água.
No início e após o final do período de floração, as folhas de pepino devem ser pulverizadas com uma solução ácido bórico... Para 10 litros de água, você precisará de ¼ colher de sopa deste produto. Fertilizar pepinos durante a frutificação é especialmente importante, pois durante esse período os vegetais retiram todos os nutrientes do solo. E, portanto, é importante saturar o solo com eles, preenchendo assim a lacuna. Em pepinos em estufas, a cobertura é aplicada após a formação dos primeiros frutos. Para fazer isso, faça uma solução de nitrophoska. Para 10 litros de água, você precisará de 1 colher de sopa. eu. esta ferramenta. Após 7 dias, os canteiros devem ser fertilizados novamente, mas com uma composição diferente - 1 colher de sopa de água será necessária para 1 balde de água. eu. sulfato de sódio e 0,5 litros de verbasco. Além disso, a alimentação de pepinos na estufa é realizada uma vez por semana, mas agora você precisa fazer promotores de crescimento... Isso inclui infusões de ervas e composto.
A ureia deve ser adicionada aos arbustos que crescem em terreno aberto, diluindo 50 g da composição por 10 litros de água. A pulverização é realizada em um dia nublado ou à noite. Além disso, é recomendável fazer fertilizantes minerais, alternando-os com orgânicos. Seria bom se a alimentação dos pepinos na estufa incluísse fósforo. Isso é importante, porque senão as raízes se desenvolverão mal e os arbustos não darão mais frutos. Com a introdução oportuna do fósforo no solo, é possível conseguir uma intensificação da floração, o que contribui para o aumento da produtividade. Entre outras coisas, o potássio auxilia na absorção e movimentação de outros nutrientes através do sistema radicular.
O papel da cinza de madeira na alimentação de pepinos
As cinzas de madeira comuns podem fornecer excelente proteção contra a maioria das doenças dos pepinos. Ele contém muitas substâncias úteis, incluindo potássio. A cinza pode ser aplicada mesmo na época da colheita, pois é absolutamente inofensiva para o organismo. Existem várias maneiras de fertilizar pepinos com cinzas:
- polvilhe o solo com cinza pré-peneirada;
- borrife as folhas com uma solução de cinzas;
- despeje a solução de cinzas sob as raízes.
A solução de cinzas é preparada na proporção de 1 copo de cinzas para um balde de água. Deve ser insistido dentro de 24 horas. Se você for usar uma solução para pulverizar arbustos, ela deve ser pré-filtrada. A água deve ter uma temperatura de pelo menos 20 ° C.
Levedura como opção de alimentação
Alguns jardineiros preferem usar fermento como fertilizante para pepinos. A receita da composição é diluir 1 kg de fermento fresco em 5 litros de água. Para usar este fertilizante, você vai precisar de 0,5 L de fermento diluído e diluir com um balde de água. Basta colocar 0,5 litro de líquido debaixo de um arbusto.
Esta receita simples de fertilizante orgânico permitirá que você cultive arbustos de pepino saudáveis que lhe trarão uma rica colheita.
Excesso e falta de itens. Por que eles são perigosos?
É importante notar que, como a falta de nutrientes no solo é destrutiva para os pepinos, também o é sua superabundância. Como determinar se não há elementos suficientes para os arbustos ou se há muitos deles? Isso pode ser feito visualmente:
- Um excesso de nitrogênio leva a um atraso na floração. Além disso, as folhas terão uma cor escura característica e também serão muito densas. Na falta de nitrogênio, aparecem frutos com o pedúnculo alargado.
- O excesso de potássio retarda o crescimento do arbusto. A falta deste elemento leva ao desenvolvimento de frutos de forma irregular e com pedúnculo fino.
- O excesso de fósforo leva ao amarelecimento precoce das folhas.
- A clorose intervinal é um sinal de uma grande quantidade de cálcio no solo.
Depois que os ovários do pepino aparecerem nos arbustos, você precisa se alimentar em 2 estágios. O primeiro visa garantir uma colheita farta e de alta qualidade e o segundo visa aumentar o período de frutificação.
Tratamentos que prolongam a frutificação
Para causar o florescimento secundário da cultura, é necessária uma fertilização adicional. Nesse caso, você pode usar:
- uma solução de um copo de cinzas em 1 balde de água;
- uma solução de bicarbonato de sódio e água na proporção de 30 g por 12 litros;
- uréia na proporção de 15 g por 12 litros de água;
- infusão de feno podre, envelhecido em água por um dia.
Conclusão
Com o uso correto de fertilizantes durante a floração e a frutificação, sua colheita não só será farta, mas também de alta qualidade. Você vai esquecer pepinos lentos, amarelos e tortos. Sugerimos que você também assista a um vídeo sobre o assunto: