Contente
Pepino Formiga f1 - O recém-criado vegetal partenocárpico já encontrou seus leques entre jardineiros, donas de casa e jardineiros na varanda. A variedade é boa porque consegue crescer não só em campo aberto. Ele dá frutos até mesmo nos peitoris das janelas. As frutas bonitas vão adornar qualquer mesa. Especialmente se você cultivar pepinos formigas de tal forma que no Ano Novo a família tenha seus próprios frutos frescos.
História de criação da variedade
O cultivo da variedade híbrida de pepinos Formiga f1 foi realizado pela empresa agrícola Manul, uma das principais empresas originárias da Rússia. Além da Ant, a empresa desenvolveu variedades conhecidas como Amur, Zozulya, Amursky e outras.
O híbrido Ant foi introduzido e registrado no registro de realizações de reprodução em 2003. Como é costume na produção de quaisquer outros híbridos da variedade, a empresa mantém em segredo os fundadores. Sementes de variedades de pepino Formiga devem ser adquiridas do fabricante. É impossível criar um híbrido em casa.
A formiga f1 é recomendada para cultivo nas regiões ao norte do Cáucaso:
- Caucasiano do Norte;
- Volgo-Vyatsky;
- Terra negra central;
- Central;
- Noroeste;
- Norte.
A variedade não é adequada para o cultivo industrial em grandes explorações agrícolas. É recomendado para pequenas propriedades e residências particulares. Condições ótimas de cultivo para Formiga f1 - estufas. Mas o pepino também cresce bem ao ar livre.
Descrição da variedade de pepinos Formiga
A variedade de pepino Formiga é uma planta de tamanho médio com brotos laterais curtos. O arbusto é indeterminado. O principal crescimento está no comprimento do caule principal. A Formiga ramifica-se pouco e com relutância. Devido às peculiaridades de crescimento, requer uma liga obrigatória. A planta é partenocárpica, ou seja, não requer polinização por abelhas. Isso permite que o pepino se sinta bem na estufa e no peitoril da janela do apartamento.
Um arbusto saudável tem folhas verde-escuras ligeiramente enrugadas. O bordo da folha é ligeiramente ondulado. O tamanho é médio.
As flores são femininas. Eles crescem em cachos de 3-7 flores cada. Os ovários se formam 38 dias após as primeiras folhas verdadeiras aparecerem nas mudas.
Descrição das frutas
Os pepinos em forma comercial têm uma forma cilíndrica regular. Os frutos são lisos, ligeiramente nervurados. Comprimento 5-11 cm. Diâmetro 3-3,4 cm. Peso de um pepino 100-110 g. O fruto é densamente coberto por grandes tubérculos. Os espinhos dos tubérculos são brancos. A casca do pepino é verde, com listras brancas que se estendem até o meio da fruta.
A polpa é densa, crocante, suculenta. Não há vazios dentro. Esta variedade é geneticamente desprovida de amargor.
Características da variedade
A formiga f1 pertence a variedades de maturação ultraprecoce que começam a formar ovários 38 dias após o aparecimento das primeiras folhas verdadeiras. A formiga f1 começa a dar frutos 1-2 semanas mais cedo do que outras variedades de pepinos. Mas o rendimento de uma variedade depende muito do cumprimento das regras para seu cultivo. Com o cultivo impróprio, não só o rendimento cai, mas também as características de qualidade se deterioram.
Produtividade e frutificação
Os pepinos amadurecem após 1-1,5 meses após a formação dos ovários. Quando cultivada ao ar livre, a formiga f1 é capaz de encher mesmo com leves ondas de frio. O rendimento da variedade é de 10-12 kg / m².
Se não houver sol suficiente para as flores, os ovários não se formarão.Esta é a principal razão para o rendimento do híbrido Ant f1. Com luz solar e nutrientes suficientes, o pepino invariavelmente produz altos rendimentos.
Area de aplicação
A Formiga f1 é uma variedade versátil, adequada tanto para uso fresco como para preparações caseiras. Devido ao seu tamanho pequeno e forma regular, o pepino é popular entre as donas de casa como legume para preservação. O sabor da variedade é elevado, tanto fresco como enlatado.
Resistência a doenças e pragas
No nível genético, o híbrido Ant f1 tem resistência às principais doenças dos pepinos:
- oídio;
- azeitona mancha;
- mosaico de pepino comum;
- mancha marrom;
- míldio.
Por essas qualidades, a variedade é altamente valorizada por pequenos agricultores que não podem arcar com grandes perdas de safra devido a doenças e estão procurando cortar custos. A capacidade de não gastar dinheiro com produtos químicos para doenças é uma vantagem competitiva significativa.
Até agora, eles conseguiram se proteger contra insetos onívoros e moluscos apenas para batatas e depois no nível de engenharia genética. Portanto, a formiga f1 é suscetível a pragas da mesma forma que qualquer outra variedade.
Vantagens e desvantagens da variedade
De acordo com os jardineiros, a variedade de pepino Formiga tem apenas uma séria desvantagem: você não pode obter sementes para seu autocultivo. Mesmo que seja possível polinizar as flores, a segunda geração de pepinos perderá suas características comerciais e gustativas.
Caso contrário, o híbrido tem apenas vantagens:
- apenas flores femininas no chicote;
- não há necessidade de insetos polinizadores;
- despretensão;
- fertilidade de curto prazo;
- formação ultra-precoce de frutos;
- alta produtividade, pouco dependente do clima (o efeito do clima nas plantas de efeito estufa é sempre mínimo);
- bom gosto;
- excelente apresentação;
- resistência a microrganismos patogênicos.
A despretensão e o rendimento geneticamente elevado inerentes não anulam as regras para cuidar de um pepino se o proprietário quiser obter muitas frutas de alta qualidade.
Regras de plantio e cuidados
O plantio e o cuidado são realizados da mesma forma que com outras variedades indeterminadas de pepino. Taxas de plantio para a variedade Ant f1: 3 arbustos por 1 m² em estufa e 3-5 por 1 m² em campo aberto. Ter espaço suficiente ao cultivar ao ar livre não é crítico. Basta colocar alguns adereços.
Ao cultivar um pepino em uma estufa, deve-se tomar cuidado para que o volume interno da estrutura seja grande. Essa variedade precisa de iluminação.
Plantar mudas
Para as mudas, a Formiga começa a cozinhar no final de abril. A mistura de nutrientes das sementes é preparada independentemente ou adquirida na loja. Antes do plantio, as sementes são embebidas por várias horas. A desinfecção não é necessária, pois as sementes de formiga são adquiridas e já devem estar desinfetadas ou inicialmente não conter microorganismos infecciosos.
Qualquer planta não tolera transplante de raiz aberta. As sementes do pepino são grandes e não será difícil plantá-las uma a uma. Para uma boa sobrevivência das mudas, pegue um pequeno recipiente, que está cheio de terra e 1-2 sementes de pepino são plantadas nele.
As mudas são plantadas no solo após o aparecimento de 3-4 folhas verdadeiras, se o solo aquecer até + 10-15 ° C.
Cultivo de pepinos usando o método de mudas
Com o plantio direto no solo, as sementes são plantadas imediatamente de forma que não haja mais de 5 plantas adultas por 1 m². A taxa mínima é de 3 arbustos por 1 m², portanto, mesmo que alguns dos cílios morram, não haverá perdas de safra. No início, os canteiros são cobertos com um filme para protegê-los das geadas noturnas e do ressecamento do solo.
Com o plantio direto do pepino em terreno aberto, a formação da safra começará mais tarde do que no plantio das mudas, uma vez que as sementes não podem ser plantadas antes do aquecimento do solo.Ao mesmo tempo, são plantadas mudas, que geralmente têm cerca de 2 semanas. Caso contrário, as regras para o plantio de sementes em terreno aberto são semelhantes às regras para o plantio de sementes para mudas.
Cuidados de acompanhamento para pepinos
O pepino é uma videira capaz de dar raízes a partir de um caule. Ao plantar mudas em local permanente, o caule é ligeiramente aprofundado para que a planta dê raízes adicionais. Após o plantio das mudas, o cuidado é normal. A fim de se livrar de ervas daninhas e para evitar o aparecimento de uma crosta terrestre perto de arbustos de pepino, você pode cobrir o solo com cobertura morta.
A terra é afrouxada periodicamente. Os pepinos são alimentados com fertilizantes.
Ao cultivar uma formiga em uma estufa, 2 opções são possíveis:
- estufa - um edifício acima do terreno;
- a estufa é separada do solo e os pepinos são cultivados em um substrato especial.
No primeiro caso, embora a variedade de pepino formiga seja resistente a doenças, pode haver larvas de insetos no solo. Com uma alta concentração de bactérias patogênicas, eles podem até quebrar a imunidade da formiga.
A segunda opção é mais frequentemente usada em estufas ao cultivar grandes volumes de vegetais para venda. O substrato fértil é colocado em recipientes completamente separados do solo natural. Os vegetais são cultivados neste substrato. As vantagens do cultivo isolado são que não há pragas e patógenos no substrato. Quando o substrato se esgota ou surgem pragas, é fácil substituir o solo.
Formação de Bush
Esta variedade de pepinos tem a capacidade de evitar brotos laterais compridos. Mas o caule principal não para de crescer depois do primeiro ramo de flores e continua crescendo. Não é necessário beliscar a formiga, mas é necessário garantir o crescimento livre do caule principal em comprimento.
A formiga não formará ovários de pepino nas áreas sombreadas do chicote. Portanto, o chicote é cuidadosamente endireitado com amarração. Uma boa opção é "colocar" um chicote de pepino no teto da estufa.
Conclusão
A Formiga de pepino f1 é adequada para cultivo em quase todas as condições. Uma exceção pode ser apenas regiões muito quentes. As donas de casa que preferem preparações caseiras a compras na loja também ficam satisfeitas com essa variedade.