Plantando melões em estufa de policarbonato

Recomenda-se formar um melão em uma estufa de acordo com um certo esquema. O melão é uma planta termofílica de latitudes meridionais que não tolera queda de temperatura. Para obter uma cultura em estrutura de estufa de policarbonato, é necessário criar condições para a mesma que sejam o mais próximas possível do ambiente natural de cultivo.

Melões podem ser cultivados em uma estufa

A safra de melão em campo aberto é cultivada apenas em uma zona climática quente. O transporte para regiões com climas frios requer uma certa quantidade de tempo e custos de material. As frutas chegam às prateleiras com preço alto e nem sempre de boa qualidade.

Em climas temperados, é aconselhável cultivar a cultura de forma fechada. As estruturas de policarbonato estão disponíveis para todos: são baratas e fáceis de montar. Portanto, o cultivo de melão nos Urais e na região de Moscou é praticado em estufa. Para que as abóboras amadureçam e a planta não morra, eles observam a tecnologia agrícola adequada à cultura.

Para o cultivo de melão em estufas (foto) localizadas em grandes áreas agrícolas ou em parcelas particulares, são criadas as seguintes condições:

  1. Circulação de ar. Uma planta resistente ao calor não reage bem à alta umidade, portanto, ventilação de ar é necessária. Se o tempo estiver quente, as estufas são abertas para ventilação durante o dia. Se estiver frio lá fora, ventile apenas com a ajuda de respiradouros.
  2. Durante o período de formação dos frutos, a planta acumula amido, na época do amadurecimento, os açúcares são obtidos a partir dela por fracionamento. Para que a fruta fique doce, esse processo deve ocorrer em alta temperatura.
  3. A fotossíntese do melão requer uma grande quantidade de radiação ultravioleta, a cultura necessita de um período de luz de até 16 horas, por isso deve-se cuidar da instalação de lâmpadas especiais.
  4. O sistema radicular do melão é profundo, uma grande quantidade de nutrientes é necessária para formar um arbusto, então o solo na estufa deve ser nutritivo.

O cultivo de melões e cabaças em climas temperados é possível, mas requer certos custos físicos e materiais. A planta não pode ser considerada despretensiosa no cuidado. A grande vantagem desse cultivo é que os frutos podem ser obtidos durante todo o ano, as condições climáticas não interferem na frutificação.

Como plantar um melão em uma estufa

O melão é cultivado de duas maneiras: variedades precoces, semeando sementes no solo, mais tarde - por mudas. O segundo método é produtivo, mas consome mais tempo. Em estufas agrícolas espaçosas e bem aquecidas, o plantio de sementes é usado. Em um terreno pessoal, por exemplo, na região de Moscou, é melhor cultivar melões em uma estufa de uma forma de mudas. O material de plantio é germinado de duas maneiras:

  • distribuição de sementes em papel poroso;
  • em pastilhas de turfa.

As sementes são desinfetadas preliminarmente em solução de manganês e, em seguida, secas. A obra é realizada no início de abril, após 30 dias o material está pronto para ser colocado na estufa.

Conselho! Por alguns minutos, as sementes são colocadas em dispositivos de aquecimento com temperatura de +450 C.

A sequência de trabalhos para germinar material em papel:

  1. Desenrole 1 m de papel higiênico.
  2. Recuam 2 cm da borda, espalham as sementes, levando em consideração que elas têm espaço suficiente para a formação dos brotos.
  3. Um rolo é feito de papel, amarrado com um fio.
  4. O lado da reentrância (sem sementes) é baixado para o recipiente, a água é despejada de forma que cubra 1/3 do feixe.
  5. Colocado para germinação a uma temperatura constante de +260 C.

No 4º dia, aparecem os brotos, o material é cuidadosamente transplantado para taças de turfa. O plantio em pastilhas é feito de acordo com o mesmo princípio, apenas a base de turfa é colocada sobre um palete e enchida com água, após o surgimento dos rebentos são colocados em copos de turfa. São retirados vasos para material de plantio com diâmetro de no mínimo 15 cm. O melão não tolera transbordo, o material de plantio é colocado em estufa junto com tanque de plantio.

Tempo recomendado

A época do plantio de melões em uma estufa para cultivo na região de Moscou é escolhida de acordo com as condições climáticas. Uma camada de solo de 15 cm de profundidade deve aquecer pelo menos +180 C. As sementes não são semeadas em solo frio, não germinam, o material de plantio pode perder totalmente a germinação. Para a transferência de mudas, as mesmas condições. O regime de temperatura na estufa deve corresponder à norma exigida para a vegetação do melão. O valor diário não é inferior a +220 C, noite +190 C. Para climas temperados, é qualquer data em maio.

Preparação do solo

A cultura do melão é exigente na composição do solo, cultivar melão em estufa sem preparar o solo para o plantio não dará o resultado desejado. A planta não será capaz de formar totalmente o sistema radicular, retardará a estação de crescimento e não dará frutos. A melhor composição para melões em uma estufa são margas neutras. Solos ácidos são "corrigidos" pela adição de álcali.

O local está sendo preparado no outono, desenterrado, e fragmentos de plantas são removidos. 1 m2 camas que você precisa:

  • matéria orgânica - 5 kg;
  • ureia - 20 g;
  • sulfato de potássio - 15 g;
  • superfosfato - 30 g;
  • agente contendo nitrogênio - 35 g;
  • farinha de dolomita - 200 g.

A matéria orgânica pode ser substituída por turfa misturada com areia grossa em uma proporção de 3 * 1.

Na primavera, em uma estufa em canteiro preparado, uma trincheira de 25 cm de profundidade é cavada, a camada fértil superior é dobrada ao lado de:

  1. A drenagem de seixos, argila expandida ou pedra triturada é colocada no fundo do recesso.
  2. Cubra com canudo.
  3. Uma camada de húmus é derramada sobre serragem ou folhas secas.
  4. Cubra a vala com terra.
  5. Despeje a água quente, cubra com filme preto.

Na hora do plantio, a cama vai esquentar, as sementes brotarão mais rápido.

Como plantar melões em uma estufa

Durante a estação de crescimento na estufa, o melão deve formar um arbusto. Ao distribuir adequadamente a safra, facilita o acesso às plantas e economiza espaço. De um lado, as estufas fazem um canteiro mais largo, ocupando 2/3 do território. Os melões são plantados em tabuleiro de xadrez, com intervalo de 40 cm. Do lado oposto, 20 cm de recuo, é colocada uma trincheira, o melão é plantado numa linha com o mesmo intervalo. Esquema de pouso:

  1. Os pontos de plantio do melão são marcados.
  2. As depressões são feitas, as cinzas são despejadas no fundo. Para o melhoramento de sementes, um aprofundamento de 5 cm é suficiente, para mudas - até a profundidade de um vidro de turfa.
  3. Os poços são enchidos, compactados, regados.
Importante! 3 sementes de melão são semeadas em uma cova de plantio, as plantas fracas são então colhidas.

Se houver ameaça de queda de temperatura, cubra as mudas com spunbond.

Regras para o cultivo de melões em uma estufa de policarbonato

Os diagramas de formação do melão na estufa e os vídeos irão ajudá-lo a ter uma idéia geral das técnicas de cultivo. A cultura exige cuidados e monitoramento constantes do período de cultivo.

Horário de rega

O melão é uma planta resistente à seca que pode passar muito tempo sem ser regada. Na estufa, o melão é regado pela raiz, evitando o encharcamento do solo e a entrada de umidade no colo da raiz. A cultura reage rápida e negativamente à alta umidade, o sistema radicular apodrece, infecções fúngicas e bacterianas se desenvolvem.

A rega é realizada com água, cuja temperatura não é inferior a +35 0C, o uso de frio não é recomendado. Nas estufas de produção para regar melões, são instalados titãs com controlador de temperatura. A rega realiza-se se a camada superior secar até 5 cm. Durante o amadurecimento dos frutos, a rega é reduzida ao mínimo, bastam dois procedimentos por mês.

Ao cuidar do melão em uma estufa, a irrigação aérea (aspersão) não é usada, uma vez que a planta não tolera muita umidade. Observe periodicamente que a condensação não se acumula nas paredes, que atinge a planta e contribui para o desenvolvimento de doenças fúngicas.

Polinização de melões em estufa de policarbonato

A maioria das variedades de melões de diferentes períodos de maturação não são autoférteis. Eles precisam de polinizadores para formar ovários. Em estufas, você mesmo terá que polinizar manualmente a planta. Em grandes fazendas, os apiários móveis resolvem esse problema. Em uma estufa em um talhão pessoal, a polinização manual é realizada da seguinte forma:

  • encontre flores masculinas;
  • coletar o pólen deles com um cotonete;
  • sacudido no meio das mulheres.

O procedimento é realizado 3 vezes em intervalos de 24 horas.

Importante! Se houver abelhas no local, elas não são destruídas, pois na natureza são os melhores polinizadores das plantas.

Como beliscar melões em uma estufa

A formação do melão em uma estufa de policarbonato começa após o aparecimento de quatro folhas. Aperte o topo da haste central. O melão dá dois brotos laterais, ficam, vão à formação de um arbusto. Durante a estação de crescimento, os enteados crescem, que cortam ou quebram. O número de ovários é normalizado de acordo com a variedade, se os frutos forem de tamanho médio deixar 4 pedaços em cada broto. Após o ovário extremo, três folhas são deixadas no topo e o caule é pinçado. A planta não vai desperdiçar nutrientes na copa, eles serão usados ​​para o crescimento dos frutos.

Preciso amarrar um melão em uma estufa

A fixação dos talos de melão na estufa começa imediatamente após o plantio. O fio é puxado e preso à estrutura da estufa. Conforme os brotos crescem, eles são torcidos ao longo de um suporte em forma de espiral. No processo de amadurecimento, a massa da fruta aumenta. Na estufa, uma malha de náilon com células grandes é colocada em cada melão e amarrada a uma treliça. Se os primeiros frutos caírem no solo, materiais especiais ou tábuas são colocados sob eles, os melões não devem entrar em contato com o solo.

Quando e o que alimentar

Na estufa, o melão é alimentado no momento da formação dos frutos com fertilizante complexo Kemira com intervalo de 14 dias durante um mês. O potássio ou a cinza de madeira são adicionados ao mesmo tempo. A cobertura é aumentada no momento do amadurecimento da abóbora; o complexo inclui humina e um estimulador de crescimento "Zircão". Para enriquecer o solo com microelementos, uma infusão de ervas fermentadas é introduzida sob a raiz a cada rega. O melão não dá frutos em solos ácidos, então o círculo da raiz deve ser constantemente coberto com cinzas.

Conselho! Para a obtenção da matéria orgânica, a grama recém-cortada é colocada em um recipiente e despejada com água, deixando-a para o processo de fermentação.

Você pode alimentar com uma mistura de NPK (potássio, fósforo, nitrogênio) para 20 litros de água, são consumidos 25 g do produto. A solução é aplicada na raiz uma vez por semana durante todo o período de crescimento.

Conclusão

Começam a formar um melão em estufa após a formação da quarta folha com dois rebentos laterais. Para todo o ciclo vegetativo, são criadas as condições que incluem: rega moderada, cobertura, retirada de enteados, jarreteira de frutos e talos para o suporte. Ao instalar lâmpadas, eles aumentam o tempo das horas de luz do dia, monitoram a umidade do ar.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção