Contente
O Melão Galia merece atenção especial devido ao seu amplo leque de características técnicas, frutos saborosos e saudáveis. O cultivo desta safra de melão está ganhando popularidade, à medida que o número de fãs da planta despretensiosa sob cuidados está crescendo.
Descrição do melão Galia
Melon Galia pertence a variedades precoces médias. Uma planta despretensiosa originária de Israel. É cultivado nos Estados Unidos, Chile, Panamá e países sul-americanos. A cultura se adapta perfeitamente a todas as condições climáticas.
Os frutos são grandes, arredondados com polpa verde-esbranquiçada e casca amarelo-alaranjada. O melão da variedade Galia f1 tem críticas positivas, é famoso pelo seu excelente sabor e aroma.
Os frutos são utilizados na culinária para a preparação de pratos requintados, bem como para a preparação de compotas e conservas. A grande quantidade de açúcares do melão Galia possibilita a preparação de frutas cristalizadas, que fazem parte integrante de muitas sobremesas.
Prós e contras da variedade
As características positivas do melão Galia incluem:
- resistência à geada;
- despretensão;
- sabor agradável;
- transportabilidade.
A variedade não tem desvantagens.
Cultivo de melão Galia
O Melão Galia requer atenção do jardineiro, plantio adequado e proporcionando condições favoráveis para o crescimento. Para que os arbustos da planta se desenvolvam plenamente e a colheita satisfaça com a sua qualidade, é preciso plantar corretamente e todos os cuidados necessários. Você pode desfrutar do sabor doce e do aroma brilhante de frutas saudáveis no início de agosto.
Preparação de mudas
Para a semeadura do melão Galia, é necessário utilizar material bem formado, obtido na colheita de dois anos. Antes do plantio, para melhorar a muda, coloque as sementes por 12 horas em uma solução de ácido bórico e sulfúrico ou em outro estimulador de crescimento.
Ao cultivar na faixa do meio, é necessário cuidar com antecedência do endurecimento da semente. Para isso, é necessário mergulhá-lo em água morna e deixá-lo em temperatura ambiente por um dia. Em seguida, transferido para a geladeira por 18 horas. Quando as sementes incham, são enviadas para semeadura em campo aberto ou para mudas.
Seleção e preparação do local de pouso
A seleção do local correto é importante para o crescimento e desenvolvimento normal da cultura. Melon Galia não tolera sombra e cresce em áreas iluminadas pelo sol.
O solo deve ser escavado com antecedência e fertilizado com substâncias orgânicas, usando pelo menos 4 - 6 kg de húmus por 1 sq. área de pouso m. Se o solo for argiloso, adicione um pouco de areia de rio para soltá-lo.
Regras de pouso
Regras básicas para o plantio de melão Galia em campo aberto pelo método de sementes:
- Cave pequenos buracos com 5 cm de profundidade a uma distância de 60 cm um do outro.
- Adicione 1 colher de chá em cada buraco. qualquer fertilizante nitrogenado.
- Coloque as sementes e polvilhe com terra.
O plantio de melão Galia em mudas em casa depende das condições climáticas da região. Em média, o material de semente para mudas é lançado na segunda década de abril. Para preparar o solo, é necessário misturar turfa, húmus, solo de turfa e adicionar 1 colher de chá. superfosfato, cinzas, uréia e sulfato de potássio. Misture todos os componentes completamente.O melão da variedade Galia pode não tolerar o pico, por isso o plantio é feito em pequenos vasos de turfa de 10 cm de diâmetro. O solo preparado deve ser dobrado em recipientes e umedecido. Envie 3 sementes a uma profundidade de 2 - 3 cm, cubra com uma camada de areia centimétrica. Após uma semana, remova os brotos subdesenvolvidos de cada vaso, deixando brotos progressivos. Recomenda-se plantar mudas no solo no final de maio. O termo é influenciado pelo clima da região e pela idade das mudas. A idade ideal para o plantio de plantas será de 4 a 5 semanas.
Regar e alimentar
O atendimento integral é muito importante, pois pode proporcionar alto rendimento e resistência a doenças. A principal coisa a lembrar é soltar o solo: ele fornece oxigênio ao sistema radicular. Um procedimento simples e compreensível para cada jardineiro também ajudará - remoção ervas daninhasimpedindo o crescimento ativo da planta. Ao regar o melão Galia, leve em consideração que a água deve ser morna aquecida a +22 oC. Evite molhar o colo da raiz: isso pode levar a toda uma lista de doenças, bem como à diminuição da produção ou à sua perda total.
Alimentar o melão Galia deve ser combinado com rega. Após 2 semanas após o plantio, adicione nitrato de amônio (1 colher de sopa. L. Por 10 l de água) no solo. Cada arbusto deve receber 2 litros de solução. Durante o período de floração, repita o procedimento com a mesma composição ou utilize matéria orgânica na mesma proporção. Afrouxe o solo após a fertilização. Isso ajudará os nutrientes a enriquecer o sistema radicular da planta enquanto permanecem no solo por mais tempo.
O melão da variedade Galia pode sobreviver sem nutrição mineral, principalmente se o solo for fértil, bem preenchido com matéria orgânica. Nesse caso, os frutos são menores, porém mais doces e saborosos.
Formação
Quando cultivados ao ar livre, os melões Galia não devem ser esquecidos sobre a modelagem. O objetivo do procedimento é usar todas as forças da planta para o crescimento e desenvolvimento dos frutos, e não para ganhar massa verde. Após a formação dos brotos de segunda ordem e início da formação dos primeiros frutos, as pontas dos brotos devem ser pinçadas. Os ovários em brotos de terceira ordem devem ser removidos imediatamente para que os demais sejam maiores e mais poderosos.
Mais sobre modelagem de melão:
Colheita
Só devem ser colhidos frutos maduros, quando adquirem cor e aroma característicos: os melões verdes da variedade Galia na forma depenada não amadurecem mais. A colheita não é armazenada por mais de 20 dias.
Doenças e pragas
Para obter uma boa colheita, é necessário tomar medidas oportunas para combater doenças e pragas.
De acordo com a descrição da variedade, o melão Galia é resistente a doenças e ataques de pragas. Mas, para prevenção, é necessário tratar os arbustos com preparações especiais, observando a dosagem recomendada pelo fabricante.
Doença | O que é característico | Medidas preventivas | Como lutar |
Oídio | O aparecimento de manchas brancas nas lâminas das folhas e caules. As folhas ficam marrons, secas e onduladas. | Remova os resíduos de ervas daninhas dos canteiros em tempo hábil. | Trate com uma solução de enxofre coloidal na proporção de 50 g por 10 litros em intervalos semanais. Pulverize finalmente 20 dias antes da colheita. |
Peronosporose | A formação de manchas amarelas nas folhas, seu aumento posterior. Uma camada de pó cinza aparece na parte de trás da lâmina da folha. | Antes de semear, mergulhe as sementes em uma solução de permanganato de potássio por 20 minutos. | Pulverizar com uma solução de ureia na proporção de 1 g por 1 litro de água ou com preparações especiais pré-fabricadas. Repita após 10 dias. |
Copperhead | Manchas marrons nas folhas afetam rapidamente todo o órgão. A folhagem se enrola e seca. Os flagelos se tornam frágeis e finos. Os frutos estão deformados. | Afrouxe o solo após cada rega. | Pulverize a planta com Bordeaux líquido (1%), polvilhe com enxofre. Repita após 10 dias. |
As principais pragas do melão Galia são ácaros-aranha, vermes-arame e gaios roedores. O principal é perceber o problema a tempo e livrar-se dele com a ajuda de meios especiais e métodos populares.
Resenhas de Melon Galia
Conclusão
O Melão Galia recebeu o reconhecimento de jardineiros que sabem muito sobre a cultura do melão. Se você estudar atentamente todas as recomendações para o plantio e cuidados com esta variedade, a planta certamente lhe agradecerá com uma colheita deliciosa e doce.