O melão é uma baga ou fruta

O melão é uma fruta perfumada e deliciosamente deliciosa, cultivada pelo homem há milhares de anos. Este dom da natureza é apreciado não só pelas suas qualidades gastronómicas, mas também pelas suas propriedades úteis e dietéticas. Quais são os benefícios e malefícios do melão para a saúde humana e o que ele é: uma baga, fruta ou ainda um vegetal, bem como a forma de comer essa fruta para pessoas com problemas de saúde - é descrito em detalhes no artigo.

O melão é uma baga, vegetal ou fruta

Em busca de uma resposta para essa pergunta, os botânicos ainda estão envolvidos em disputas acirradas e não conseguem chegar a um consenso.

O melão tem um sabor adocicado pronunciado, razão pela qual é freqüentemente adicionado a saladas de frutas e sucos de vitaminas. No entanto, sabe-se que ela cresce em melões, como uma abóbora ou pepino, enquanto os frutos amadurecem em galhos de árvores ou arbustos. Portanto, não é totalmente correto atribuir esse fruto a um fruto.

A suposição de que o melão é uma baga também tem direito à vida. A casca fina e macia contém polpa suculenta e doce, além de uma massa de sementes, típica dos frutos silvestres. A favor desta versão, podemos acrescentar o fato de que o melão amadurece no solo, o que é típico de muitas colheitas de frutos silvestres. No entanto, na botânica, os frutos do melão não são considerados bagas no sentido pleno da palavra. Na maioria das vezes, eles são chamados de abóboras ou bagas falsas.

Também há muitos fatos a favor da versão de que o melão é um vegetal. Afinal, os frutos que crescem nas hastes das plantas herbáceas são vegetais. O melão, além de pertencer à família da abóbora e aparentado ao pepino e à abobrinha, cresce em um longo caule herbáceo.

É devido ao fato de que esta fruta possui simultaneamente as características de uma fruta e de um vegetal e de uma baga, a resposta final ainda não foi encontrada. E para uma pessoa comum que desfruta do sabor da fruta sem mergulhar na selva da botânica, não é tão importante saber quais são os benefícios desse dom da natureza e a melhor forma de usá-lo para a saúde.

Composição e valor nutricional

O melão contém muitos oligoelementos e minerais essenciais para o funcionamento normal de todos os sistemas do corpo - cobre, magnésio, manganês, potássio, cálcio, zinco, ferro, iodo, fósforo, enxofre e sódio. As propriedades benéficas do melão são indispensáveis ​​para a prevenção de resfriados, urolitíase, e o uso dessa fruta estimula bem o sistema imunológico.

Além disso, o melão contém ácido fólico, que tem um efeito positivo no funcionamento dos órgãos hematopoiéticos e também reduz o nível de colesterol "ruim" no sangue. Outra qualidade positiva - o melão melhora o humor, pois promove a liberação do hormônio da felicidade. As propriedades antiestresse ajudam a lidar com a insônia, a ansiedade e a ansiedade irracional.

Quantas calorias tem um melão

O conteúdo calórico de um melão depende diretamente da variedade e das condições de cultivo da cultura.Os melões com alto teor de açúcar são mais nutritivos. Em média, 100 gramas contêm 33 - 35 kcal. Existem variedades dietéticas, por exemplo, Kassaba - 28 kcal. E também há variedades de sobremesas, como Honey Dew ou Melão: de 38 a 51 kcal por 100 gramas de produto.

Teor de vitamina de melão

Esta fruta é famosa por seu rico conjunto de vitaminas saudáveis, como A, C, E, H, PP, bem como do grupo B. Além disso, contém beta-caroteno, que tem um efeito benéfico na condição da pele e cabelo. Além disso, existe ainda mais dessa substância no melão do que na cenoura, que é considerada líder em teor de caroteno.

Conteúdo BZHU

A proporção de BJU (proteínas, gorduras e carboidratos) por 100 g:

  • proteínas - 0,6 g;
  • gorduras - 0,3 g;
  • carboidratos - 7,4g.

Em relação à energia, fica assim 7%, 8%, 85% do valor diário, ou 2 kcal, 3 kcal e 30 kcal, respectivamente. No total, são 35 kcal, além disso, a participação dos carboidratos no melão é de 30 kcal e apenas 5 para as gorduras e proteínas.

Como o melão é útil para o corpo humano

O melão tem muitas propriedades benéficas:

  • fortalece os vasos sanguíneos, aumentando sua elasticidade;
  • combate distúrbios nervosos;
  • aumenta a imunidade;
  • estimula a atividade cerebral;
  • normaliza a função hepática e renal;
  • tem propriedade diurética e diaforética;
  • tem efeito antitóxico;
  • reduz a pressão arterial elevada.

Este dom da natureza é útil para absolutamente todos: para homens e mulheres (principalmente as grávidas) e para as crianças (mesmo as mais pequenas).

Os benefícios do melão para o corpo humano residem não apenas na rica composição de minerais e vitaminas, mas também nas fibras. As fibras de pectina melhoram o funcionamento de todo o trato gastrointestinal, removem toxinas e substâncias nocivas do corpo e também se saturam rapidamente.

Como o melão é útil para o corpo de uma mulher

O melão é benéfico para as mulheres, pois tem propriedades anti-envelhecimento e mantém as unhas, a pele e o cabelo saudáveis. Alivia a insônia e a depressão, o que tem um efeito benéfico na aparência de qualquer pessoa do sexo frágil.

O melão é útil para mulheres grávidas e mulheres na menopausa, devido ao alto teor de vitamina B9 (ácido fólico). E suas propriedades antidepressivas ajudarão a lidar com o mau humor e leve colapso nervoso que acompanha todas as mulheres nessas fases da vida.

Benefícios do melão durante a gravidez

O melão é muito útil durante a gravidez, pois a deficiência de ácido fólico ocorre a cada duas mulheres. Com sua falta, o corpo da gestante e do feto informe sofre. Com a falta de ácido fólico no corpo de uma mulher grávida, existe um risco considerável de que a criança no futuro venha a sofrer de vários distúrbios nervosos e possa até ficar para trás no desenvolvimento mental.

Como o melão é útil para os homens

Os benefícios do melão também se estendem aos homens. É famosa por seu alto teor de oligoelementos como o zinco, que melhora a qualidade e a quantidade dos espermatozoides. Além disso, esta fruta perfumada é um afrodisíaco natural que purifica o sangue e aumenta a potência.

Com que idade pode um melão para crianças

Um bebê com menos de 12 meses não pode receber esta fruta, apesar de todos os seus benefícios. Em primeiro lugar, o intestino da criança ainda não aguenta tamanha carga e, em segundo lugar, o melão não combina bem com o leite, que é a base da dieta de uma pessoa pequena.

Como comer um melão

A polpa da fruta contém muita fibra, portanto deve ser consumida entre as refeições principais. O ideal seria tomar 2 horas antes das refeições ou duas horas depois. Caso contrário, você pode sentir uma sensação de excesso de comida e peso no estômago.

Esta fruta doce não deve ser usada como um lanche ao consumir bebidas alcoólicas - ela pode amolecer as fezes. Pelo mesmo motivo, você não deve incluir o melão em milkshakes ou regá-lo com água.

Quando questionados se é possível comer um melão com o estômago vazio, os nutricionistas aconselham evitar esse tipo de situação. Mesmo assim, o melão é considerado um produto pesado, por isso existe o risco de comer em excesso, o que pode causar perturbação do trato gastrointestinal, aparecimento de flatulência e distúrbios intestinais.

Com gastrite

A possibilidade de comer melão para gastrite depende do grau da doença. Se a gastrite progredir de forma aguda, esse feto terá que ser descartado. O estômago com as paredes inflamadas passa a produzir intensamente ácido para a digestão desse produto, o que agrava a doença e, além disso, induz a fermentação no intestino.

Se a gastrite estiver de forma calma, pode-se usar essa fruta, mas em porções pequenas, e apenas frescas.

Com pancreatite

Como no caso anterior, a introdução do melão na dieta para pancreatite depende da fase da doença. Se estiver na fase aguda, o melão não pode ser comido, pois estimula a liberação de ácido clorídrico, que, por sua vez, leva à ativação da secreção pancreática.

Depois que a inflamação do tecido pancreático diminui e a doença entra no estágio de remissão estável, pode-se tentar introduzi-la gradualmente na dieta.

Com diabetes mellitus

O melão tem um índice glicêmico de 65: consumi-lo aumenta drasticamente os níveis de açúcar no sangue.

Portanto, no diabetes tipo II, o melão pode ser incluído na dieta, porém, em pequenas quantidades (100-200 g), desde que os demais carboidratos sejam totalmente excluídos. Na diabetes insulino-dependente, o produto pode ser ingerido em quantidades razoáveis, controlando-se estritamente os níveis de açúcar no sangue, aumentando a dose de insulina.

Com úlceras estomacais

A presença de melão com úlceras estomacais é indesejável na dieta alimentar, uma vez que a fibra é de difícil digestão e tem efeito negativo na membrana mucosa do órgão. Provocando fortes picos de acidez, este produto, ao entrar no estômago, agrava o curso da doença e também pode causar forte fermentação.

É possível melão após a remoção da vesícula biliar

Após a remoção da vesícula biliar, o melão pode ser adicionado à dieta imediatamente após a cirurgia. Em primeiro lugar, esta fruta extremamente útil, devido ao seu efeito colerético, irá liberar os dutos biliares. Em segundo lugar, a presença de vitamina B15 em sua composição evita a formação de cálculos (cálculos) nos dutos.

Melão enfraquece ou fortalece

O melão tem um leve efeito laxante. As fibras vegetais contidas na polpa fazem com que o intestino funcione de forma mais ativa, melhorando seu peristaltismo, portanto esta fruta também é útil para quem sofre de constipação sistemática.

É possível comer um melão e perder peso

Devido ao seu baixo teor calórico, o produto pode ser consumido até por pessoas que lutam contra o excesso de peso, apesar de sua doçura. O melão é útil para perda de peso devido às suas propriedades:

  • devido ao alto teor de fibra, tem um efeito laxante;
  • devido às suas propriedades diuréticas, remova a água do corpo;
  • com a ajuda da adenosina (uma substância biologicamente ativa presente na composição do feto) para ajudar a normalizar o metabolismo;
  • dão uma sensação de saciedade por muito tempo, o que é facilitado pelas fibras vegetais.

Porém, não se esqueça que o melão tem um índice glicêmico bastante alto, o que contribui para o aumento do apetite, portanto, não é recomendado para pessoas que estão perdendo peso comer mais de 300 g por dia.

É possível comer um melão à noite

O mito de que os melões engordam porque são doces é completamente infundado. Você só pode se recuperar se comê-lo em quantidades excessivas ou combiná-lo com a refeição principal. Se você usar a fruta corretamente, é simplesmente impossível engordar.

Foi comprovado que uma fatia de melão é benéfica para comer à noite. Os antioxidantes melhoram a qualidade do sono, e as fibras, além de aliviarem a tentação do lanche antes de dormir, absorvem as substâncias nocivas pela manhã e as retiram suavemente do corpo.

A única ressalva é não se esquecer do efeito diurético do melão. Portanto, você não deve comer mais de uma fatia à noite.

Dieta de melão para perda de peso

Os nutricionistas recomendam comer um melão com uma dieta da seguinte forma: substituir uma das refeições por este produto, comendo não mais que 300 G. Após 7 dias, 3-4 kg de excesso de peso irão embora.

Além disso, o produto é adequado para mono dietas e dias de jejum. No entanto, não são permitidos mais do que dois dias de tal dieta, uma vez que o corpo começará a sentir uma deficiência de gorduras e proteínas. Com uma mono-dieta, devem ser consumidos 1500 g de melão por dia, divididos em 6 recepções e beber entre elas até 1,5 - 2,0 litros de água ou chá verde.

Se você passar esses dias de jejum pelo menos uma vez por semana durante um mês, até 6 kg de peso desaparecerão irrevogavelmente.

Por que o suco de melão é bom para você

O suco de melão é merecidamente considerado um dos mais saudáveis. Excelente para matar a sede devido ao seu alto teor de água pura. Além disso, contém adenosina, que participa ativamente de muitos processos metabólicos do corpo e melhora a absorção de proteínas.

Benefícios do suco de melão:

  • na limpeza do corpo da escória;
  • ajuda na inflamação da pelve renal;
  • remoção do excesso de água do corpo;
  • fortalecimento do músculo cardíaco e prevenção de ataques cardíacos;
  • eliminação da anemia - devido ao alto teor de ferro;
  • prevenção de doenças oncológicas;
  • restauração das violações do funcionamento do fígado e dos rins.

Além disso, o suco deste dom incomumente útil da natureza é amplamente utilizado em cosmetologia. Pessoas com problemas de pele com acne são aconselhadas a limpar as áreas problemáticas com suco quente antes de deitar. Depois de uma semana, não haverá nenhum vestígio de acne.

Devido ao alto teor de potássio e silício, o suco é utilizado como remédio para queda, fragilidade e ressecamento dos cabelos. Após cada lavagem do cabelo, o suco é esfregado no couro cabeludo e deixado por 15 minutos, após o qual é lavado com água limpa. Depois de apenas alguns procedimentos, a condição do cabelo melhorará significativamente.

Limitações e contra-indicações

Além de suas propriedades benéficas, o melão é capaz de causar danos em alguns casos. Com extremo cuidado, deve ser consumido:

  • pessoas com vários problemas do trato gastrointestinal;
  • sofrendo de diabetes mellitus;
  • mães que amamentam;
  • crianças menores de um ano de idade.

Caso contrário, esta fruta perfumada e doce só traz benefícios para a saúde.

Importante! Não é recomendável comer mais do que duas ou três fatias do produto ao mesmo tempo: isso é o suficiente para fornecer substâncias úteis ao corpo e não sobrecarregar o trato digestivo.

Vale lembrar que o abuso mesmo de produtos muito úteis pode causar danos irreparáveis ​​à saúde.

Conclusão

De tudo isso, podemos concluir que os benefícios e malefícios do melão para a saúde dependem de seu uso correto. É importante entender que as vitaminas não têm a capacidade de se acumular e, portanto, não há necessidade de comer demais melões no verão, tentando estocar substâncias úteis para o inverno. Duzentos a trezentos gramas por dia são benéficos para a saúde, uma quantidade maior pode causar problemas intestinais a longo prazo.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção