Contente
O melão tem um grande número de admiradores e com razão, porque tem um sabor e aroma deliciosos, sendo também muito útil para a saúde. Esta fruta de verão contém uma grande quantidade de fibras, vitaminas e oligoelementos. Mas, apesar das inúmeras vantagens, os primeiros frutos devem ser consumidos com cautela, pois é no início da temporada do melão que ocorre com freqüência a intoxicação por melão. Essas consequências desagradáveis para a saúde podem acabar com o desejo natural de festejar com frutas saborosas e perfumadas após um inverno pobre em vitaminas.
O melão pode ser envenenado
O melão pode ser envenenado tão facilmente quanto com outras frutas e bagas, e os sintomas são muito diversos. Mesmo com o uso de frutas de qualidade, podem ocorrer intoxicações se não forem consumidas de maneira correta. Os melões são ricos em fibras e são considerados difíceis de digerir. Portanto, não os misture com produtos lácteos fermentados nem os lave com água. Também não é recomendável combinar o uso dos frutos dessa cultura do melão com a ingestão de bebidas alcoólicas.
É contra-indicado comer melão para diabéticos e pessoas com úlceras estomacais (úlcera duodenal), bem como durante distúrbios intestinais. Vale a pena abster-se de comer esta fruta doce e aromática e de mães que amamentam.
Classificação de envenenamento
Existem dois tipos de envenenamento por melão:
- Nitrato (químico).
- Microbial.
Os provocadores de envenenamento químico são substâncias utilizadas na agricultura - pesticidas e nitratos. Por exemplo, fertilizantes como o sal de ácido nítrico podem se acumular nas frutas, tornando-se prejudiciais à saúde em grandes quantidades.
Sintomas de envenenamento por nitrato de melão
Se as regras agrotécnicas para o cultivo de melões e cabaças forem violadas, compostos químicos prejudiciais podem se acumular nas frutas. O envenenamento por nitrato se manifesta de forma bastante lenta, após 6-8 horas, e é caracterizado por sintomas graves.
Os principais sintomas de intoxicação química incluem:
- tontura;
- ruído nos ouvidos;
- perda de apetite;
- fraqueza;
- respiração difícil;
- vômito;
- sensações de dor aguda no abdômen;
- uma sensação de amargura na boca;
- evacuações castanho-escuras;
- lábios e unhas azuis;
- dor no fígado;
- amarelecimento da pele e esclera dos olhos.
Sintomas de envenenamento por melão microbiano
Você também pode ser envenenado com melões se não seguir as regras de armazenamento e transporte. Danos na pele levam à penetração de bactérias na fruta e sua rápida reprodução em um ambiente doce. Os sintomas de intoxicação bacteriana são semelhantes a interrupções no funcionamento do trato gastrointestinal.
O envenenamento por melão microbiano se manifesta na forma de:
- dor no abdômen;
- diminuição do apetite;
- náusea;
- vômitos periódicos;
- dificuldade em digerir alimentos;
- aumento de temperatura.
Como distinguir comer em excesso de intoxicação alimentar
O melão é uma fruta bastante pesada para o sistema digestivo. Após o uso, pode ocorrer algum desconforto, que pode ser facilmente confundido com envenenamento. O melão é difícil de digerir, não combina bem com outros produtos, por isso não deve ser usado em demasia. Comer em excesso pode levar aos seguintes sintomas:
- náusea;
- inchaço;
- peso no abdômen;
- gaseificação excessiva;
- diarréia.
Esses sintomas se desenvolvem rapidamente, poucas horas após o consumo de muito melão e, ao contrário de envenenamentos graves, não precisam de tratamento.
É possível comer melão com mel
Os médicos categoricamente não recomendam comer melão com mel. Em sua opinião, esta combinação é potencialmente perigosa para a saúde. Isso se deve ao fato de que a polpa da fruta não entra no estômago como purê de batata, mas em pedaços bastante difíceis de digerir. Seguindo o trato digestivo, pedaços de frutas são expostos à bile e aos sucos gástricos, e o uso simultâneo de mel atrapalha o processo natural da digestão.
Pedaços de polpa não digeridos são envoltos em mel e grudam-se, formando uma espécie de caroço que, por sua vez, entra no intestino. Tal refeição pode revelar-se tanto uma ligeira deterioração do bem-estar na forma de diarréia ou prisão de ventre, quanto uma condição prejudicial à saúde na forma de uma obstrução do trato gastrointestinal. Essa complicação é considerada fatal e, portanto, requer intervenção cirúrgica urgente.
Primeiros socorros para envenenamento por melão
Apesar do grau de envenenamento, a vítima precisa de primeiros socorros. Em caso de intoxicação grave, ajudará a aliviar o estado da pessoa envenenada antes da chegada da equipe médica.
Em caso de envenenamento por melão, a vítima deve:
- Enxágüe o estômago dando 0,4-1,0 litros de água morna para beber (você pode adicionar sal ou permanganato de potássio) e induza o vômito.
- Faça um enema.
- Dê medicamentos absorventes. Melhor na forma de gel ou solução líquida.
- Forneça um regime de ingestão abundante para prevenir a desidratação e eliminar as substâncias tóxicas o mais rápido possível.
- Faça a desidratação (reposição de líquidos e sais) com a solução "Rehydron".
- Fornece repouso na cama.
Quando você precisa ver um médico?
Os sintomas da intoxicação por melão são semelhantes em adultos e crianças, o principal é reconhecê-los corretamente e iniciar o tratamento em tempo hábil. Então, o corpo será capaz de se recuperar totalmente em um tempo razoavelmente curto. A razão para uma consulta imediata ao médico é a presença de sintomas como:
- fezes amolecidas e vômitos durando mais de 24 horas;
- convulsões;
- perda de consciência;
- deficiência auditiva.
Possíveis consequências
Primeiros socorros prematuros em caso de intoxicação grave que ocorre ao comer melão pode levar a:
- mau funcionamento do sistema cardiovascular;
- dano ao fígado;
- perturbação do sistema respiratório;
- irritação da mucosa gastrointestinal.
Medidas preventivas
O cumprimento das seguintes regras ajudará a prevenir possível envenenamento do melão:
- O melão deve ser adquirido no mercado durante a época de maturação natural (agosto-setembro). Assim, o risco de comprar frutas com alto teor de vários compostos químicos é significativamente reduzido.
- É necessário comprar frutas apenas em pontos de venda especializados, onde você poderá se familiarizar com a documentação da mercadoria. Em particular, contendo informações sobre os resultados de estudos de controle para identificar a quantidade de substâncias tóxicas em frutas.
- Você não deve comprar melões armazenados em violação (ao sol, no solo). Também é melhor recusar-se a comprar frutas danificadas ou cortadas.
- Antes de comer, a casca do melão deve ser bem lavada.
- É necessário armazenar as frutas cortadas apenas na geladeira, mas por mais de 24 horas. O armazenamento mais longo facilitará a multiplicação de microrganismos patogênicos.
- Não coma a polpa de melão que está muito próxima da casca, pois acumula o máximo de nitratos e pesticidas.
- Coma frutas com moderação, sem comer demais.
- Coma melão em um prato separado, sem misturá-lo com outros alimentos.
Conclusão
O envenenamento por melão não é considerado particularmente perigoso e difícil para o corpo humano. Mas isso não é motivo para inação, uma vez que tal intoxicação pode provocar o desenvolvimento de uma série de complicações diversas. A adesão a regras simples relacionadas ao consumo e armazenamento de melões ajudará a prevenir o envenenamento.