Contente
Cultivar um melão doce em algum lugar nos subúrbios já é o sonho final de todo residente de verão que se preze. E em outras regiões, muitos sonham com uma rica colheita de mel suculento, emitindo um aroma estonteante, frutas. Mas o melão é uma cultura muito controversa. Crescendo desde tempos imemoriais em uma área quente semidesértica, é, no entanto, muito sensível à água. Se você regar os melões de maneira incorreta, a colheita pode não ser nada ou os frutos serão de qualidade insatisfatória.
Quão exigente é um melão para regar
Todo mundo que já provou melão pelo menos uma vez não pode deixar de concordar que esta é uma fruta muito suculenta. Seus frutos são principalmente líquidos. Portanto, sem água suficiente, não faz sentido esperar uma boa colheita de um melão. Os produtores profissionais de melão sabem disso muito bem. De fato, no sul, em parcelas comuns sem irrigação, os indicadores de rendimento para melões da mesma variedade são geralmente duas vezes mais baixos do que aqueles em que um sistema de irrigação adicional é usado.
Por outro lado, com um excesso de umidade, principalmente em condições de temperaturas insuficientemente altas, o sistema radicular de um melão fica facilmente exposto a várias doenças, simplesmente apodrece. Mas mesmo no sul, no calor, regas muito abundantes podem fazer com que as frutas percam a maior parte do aroma e do teor de açúcares e se tornem insípidas, apenas aguadas.
Portanto, ao cultivar melões, é especialmente importante atender a todas as características de cuidado e requisitos da tecnologia de irrigação.
Regras de rega para melões desde a semeadura até o amadurecimento
O melão é geralmente referido à família da abóbora. Mas, ao contrário de seus parentes mais próximos, a melancia e a abóbora, seu sistema radicular é muito menos desenvolvido. A raiz principal atinge uma profundidade de cerca de 70-100 cm. Existem também cerca de 10-12 raízes laterais, de até 2-3 m de comprimento, localizadas principalmente nas camadas superiores do solo, a uma profundidade de não mais de 30 -40 cm É devido à sua nutrição e forma-se a cultura principal da planta.
Normalmente, o regime de irrigação do melão e a quantidade de água utilizada para esse fim são determinados pela fase de desenvolvimento da planta e pelas condições climáticas atuais. Mas existem regras gerais para a rega, as mesmas para quaisquer condições:
- Os melões são derramados com água extremamente quente aquecida a + 22-26 ° C. A água fria pode retardar significativamente o crescimento e desenvolvimento das plantas, além de causar a propagação da podridão da raiz e do caule.
- Como é mais fácil aquecer a água ao sol, costuma-se regar os melões à tarde, depois que o sol começa a diminuir. Em dias especialmente quentes, será útil providenciar a rega para eles duas vezes ao dia: de manhã e à noite.Atenção! O principal é não regar no calor do meio-dia, ao sol forte, para evitar queimaduras nas folhas.
- Os melões, ao contrário da maioria das plantas de jardim, não gostam de umidade elevada. Portanto, é melhor excluir completamente a opção de irrigação por aspersão.
- Em média, dependendo do estágio de formação do melão, um arbusto é usado para irrigação de 3 a 8 litros de água.
- Ao regar, a entrada de umidade no colo da raiz das plantas deve ser excluída, especialmente no período inicial de crescimento. Isso pode fazer com que apodreça. Normalmente, um pequeno espaço (15-20 cm de diâmetro) em torno do colo da raiz das plantas jovens é coberto com areia grossa.
- Depois de cada rega abundante, e principalmente depois de chuvas fortes, é aconselhável alimentar os melões.
Do plantio à emergência
O melão pode ser cultivado tanto por meio da semeadura direta de sementes no solo (principalmente nas regiões do sul), quanto com o uso de mudas em casa. Em condições favoráveis (alta temperatura e umidade), os melões no período inicial são caracterizados por processos de crescimento de alta intensidade. Além disso, o sistema radicular cresce e se desenvolve muito mais rápido do que a parte do solo. Portanto, as sementes podem germinar em 2 a 3 dias, e as mudas aparecem apenas no 8o ao 9o dia. Por todos esses dias, a raiz cresce e se desenvolve intensamente. Na época da emergência, pode atingir o comprimento de 15 a 20 cm e até apresentar vários ramos laterais.
Mas se as sementes foram colocadas em solo bem umedecido e cobertas com vidro ou polietileno por cima para manter a umidade (em campo aberto com garrafas de plástico sem fundo), então nenhuma rega adicional é necessária para os pés de melão antes de germinar.
Como regar plantas jovens
Assim que a primeira folha verdadeira aparece nos rebentos emergentes do melão, é realizada a primeira rega das plantas. Obviamente, se o tempo estiver quente, seco e ensolarado, é impossível permitir que a camada superficial do solo seque durante este período. Isso se aplica tanto a terreno aberto quanto a mudas cultivadas em vasos separados.
O melão jovem forma o sistema radicular com maior intensidade no primeiro mês de vida. As folhas crescerão lentamente durante este período e, portanto, os arbustos de melão podem ser regados diretamente no buraco próximo à raiz com um jato fino de água quente.
Até que a planta tenha duas ou três folhas verdadeiras, é improvável que molhar um melão requeira mais do que 0,5-1 litro de água. Mas em cada caso, uma abordagem individual é necessária, uma vez que as taxas de irrigação são altamente dependentes das condições climáticas, especialmente quando se trata de terreno aberto. É igualmente importante não secar demais ou transbordar o solo sob os melões. A rega de melões jovens deve ser regular e constantemente monitorada.
Regar o melão durante a floração e a formação do ovário
Talvez este seja o período mais importante e difícil no desenvolvimento do melão em termos de características de irrigação.
As plantas ainda são muito jovens, por isso a rega regular e abundante é mais importante do que nunca. Cada planta já requer pelo menos 3 litros de água em um procedimento.
Com o aparecimento das primeiras flores, a rega deve ser temporariamente suspensa. O fato é que as primeiras a aparecer no melão são as flores masculinas, que costumam ser coletadas em inflorescências de várias peças. E só depois de alguns dias desabrocham flores femininas - únicas, localizadas principalmente nos brotos laterais de primeira ordem. Uma redução temporária da rega durante o aparecimento das flores masculinas estimulará a formação das flores femininas. Quando o aparecimento em massa de flores femininas começa, a rega é reiniciada.
A partir deste momento até a formação dos ovários, a rega dos melões deve voltar a ser regular e abundante. É necessário monitorar constantemente o nível de umidade do solo. Não deve secar mais de 5-6 cm de profundidade. E após o procedimento, o solo deve ser encharcado a uma profundidade de 40-60 cm.
Regar as plantas de melão pela raiz durante este período já é altamente indesejável. É melhor fazer pequenos sulcos nos corredores e enchê-los com água.
Durante este período, também é importante remover prontamente todo o excesso de vegetação ao redor dos arbustos, cujas raízes podem tirar a umidade do melão. O afrouxamento após a rega também contribui para uma melhor absorção de umidade pelas raízes e evita que a água estagnasse.
Como fazer melancias durante o crescimento e amadurecimento das frutas
A partir do momento em que se formam os ovários, chega a hora da rega mais abundante do melão. Não devem ser muito frequentes, mas o solo deve ser bem umedecido. Ao mesmo tempo, um arbusto de melão pode levar de 5 a 8 litros de água morna.A rega deve ser, como no período anterior, nas ranhuras ao longo do espaçamento entre filas.
Muito também depende das condições meteorológicas. É claro que, durante a estação das chuvas, a rega dos melões deve ser mínima ou totalmente adiada.
Mas, à medida que a fruta cresce e é derramada, a rega é gradualmente reduzida. Cerca de um mês antes de o melão estar totalmente maduro, é melhor parar completamente de regar. Isso permitirá que eles obtenham a quantidade máxima de açúcares. Além disso, as propriedades preservadas dos frutos do melão também são aumentadas. Não se preocupe muito com as plantas, mesmo se o tempo estiver seco e quente. As raízes a uma profundidade de cerca de um metro sempre encontrarão a umidade de que precisam.
É importante lembrar que todas as operações para reduzir ou aumentar a irrigação devem ocorrer gradativamente. Já que o erro mais comum que os jardineiros novatos cometem é a inundação após uma seca bastante longa. Os frutos do melão podem começar a rachar e apodrecer. É especialmente importante observar o regime de rega correto no período após a formação dos ovários.
Vantagens da irrigação por gotejamento
A irrigação por gotejamento é, obviamente, o sistema de irrigação mais versátil e conveniente para melões. Em primeiro lugar, permite ajustar e controlar a cada vez a quantidade de água fornecida para irrigação. Isso é especialmente verdadeiro para as regiões onde há problemas com as normas de uso da água.
Também é importante que, com a irrigação por gotejamento, a água apenas molhe o solo, sem afetar ou perturbar as folhas e o colo da raiz dos arbustos.
Além disso, a irrigação por gotejamento automática o ajudará a lembrar sobre o próximo procedimento e economizará tempo e esforço para outras atividades de jardinagem.
Combinando rega com cobertura
É muito conveniente combinar o acabamento com a rega, antes de mais nada, porque economiza tempo, esforço e as plantas não recebem um excesso de fertilizantes.
A primeira cobertura é geralmente realizada adicionando-se Crystalon, Kemira ou nitrato de amônio à água para irrigação, cerca de 8 a 10 dias após a germinação em massa. Normalmente nas instruções para esses fertilizantes complexos existem normas para o consumo de matéria seca por 10 litros de água. A vazão da água deve ser padrão.
Na fase de brotação e floração, pode-se fazer um segundo acréscimo à água para irrigação de fertilizantes. Durante este período, é melhor usar produtos orgânicos. É diluído na proporção de 1:10 ou 1:15, dependendo do estado das plantas.
Após cerca de 3 semanas, quando os ovários formados começam a crescer, é realizada a última alimentação dos melões. Eles usam principalmente fertilizantes de fósforo e potássio, diluindo 50 e 20 g cada um em 10 litros de água morna.
Conclusão
Aprender a molhar adequadamente as melancias durante as diferentes estações de cultivo não é uma tarefa difícil. Mas o resultado será um ótimo sabor e aroma encantador de frutas cultivadas em seu próprio sítio.