Contente
O cultivo de melão em campo aberto estava disponível anteriormente apenas em regiões com clima quente. Mas, graças ao trabalho dos criadores, a fruta do sul ficou disponível para cultivo na Sibéria, nos Urais, na região de Moscou e na Rússia central. Para obter uma colheita generosa, é necessário escolher uma variedade, seguir as regras de cuidado e cultivo.
Plantar melões em terreno aberto com sementes
Para que o arbusto cresça e se desenvolva bem, é preciso preparar o solo e as sementes.
É melhor comprar sementes de alta qualidade em lojas especializadas ou coletá-las você mesmo. Ao colher as sementes, deve-se ter em mente que as sementes jovens frutificam mal, pois formam um grande número de flores masculinas durante o crescimento. O material de plantio colhido 2-3 anos atrás trará uma rica colheita.
Para cultivar uma planta forte, as sementes são embebidas antes da semeadura de acordo com um certo esquema:
- Por 1 hora, mergulhe em uma solução fraca de permanganato de potássio.
- Em seguida, eles são imersos em água morna.
- A cada 4 horas, a semente é ventilada e novamente imersa em água.
- O tempo total de imersão deve ser de 12 horas.
- A semente embebida é espalhada no pano de germinação.
O melão é uma fruta que adora luz, então uma área brilhante e protegida do vento deve ser alocada para ela. O melão é muito exigente quanto à qualidade do solo, deve ser leve, bem fertilizado, com acidez neutra.
Antes de crescer em campo aberto, é necessário preparar o local em tempo hábil:
- No outono, a terra é cavada em uma pá de baioneta, areia, estrume podre ou húmus são adicionados.
- Desde o início dos dias quentes de primavera, para o derretimento rápido da neve, o local é polvilhado com cinzas ou turfa.
- Uma cama aberta é coberta com uma película para um rápido aquecimento do solo.
- Após o aquecimento da terra até + 15 ° C, procede-se à re-escavação com adição de fertilizantes potássio-fósforo, respeitando rigorosamente a dosagem indicada na embalagem.
- Antes de semear em campo aberto, a terra é novamente desenterrada e é adicionada fertilização com nitrogênio.
Jardineiros experientes aconselham o plantio de sementes diretamente em terreno aberto apenas nas regiões do sul. Em cidades com clima instável, é melhor cultivar melão por meio de mudas, pois após o surgimento dos brotos, a planta não terá tempo de frutificar antes do início do frio. As mudas começam a crescer no final de abril.
Como plantar um melão
Para que o melão dê frutos grandes, é necessário seguir as regras de plantio. A rotação de culturas, o plantio não engrossado é a chave para uma boa frutificação.
Esquema de pouso
O melão é uma planta despretensiosa, o plantio de sementes em terreno aberto não exige muito tempo e esforço. O pouso é realizado de acordo com uma determinada tecnologia:
- O leito preparado é derramado abundantemente com água morna, pois a germinação será muito maior em solo úmido.
- Depois que a umidade for absorvida pelo solo, faça buracos com 2 a 3 cm de profundidade.
- No fundo do buraco de desembarque, ½ colher de sopa é derramada. cinzas de madeira, 1 colher de chá. uréia e misture bem.
- Coloque 2-3 sementes preparadas em um buraco. Como o melão cresce forte e se espalha, o intervalo entre as covas de plantio não deve ser inferior a meio metro.
- A semente é coberta com solo seco e compactada.
- Para proteger as plantações das geadas da primavera, elas são cobertas com filme ou fibra agrícola.
Em condições climáticas favoráveis, as mudas em campo aberto aparecem no dia 10-15. Após o surgimento dos brotos, fica o broto mais forte e os que sobram são retirados com cuidado.
Depois de quais safras é melhor plantar melão
O melhor local para o melão seria uma área onde previamente se cultivassem cebola, milho, repolho, pepino e cereais. Não é recomendado plantar em um local por mais de 2 anos, pois isso leva a uma frutificação pobre e ao acréscimo de muitas doenças.
O que pode ser plantado próximo aos melões
Freqüentemente, os residentes de verão ocupam cada pedaço de terra livre, plantando flores, vegetais ou ervas. O melão é muito exigente com os vizinhos, por isso não é recomendado cultivá-lo ao lado de pepinos e batatas. As batatas liberam uma substância específica que faz com que a folhagem murche. Pepinos e melões são culturas aparentadas, portanto, durante a floração, podem polinizar-se, prejudicando a qualidade da safra.
O melhor é plantar milho, ervas, crucíferas e leguminosas ao lado do melão. Os melões costumam ser colocados ao lado das melancias. Este bairro é considerado o melhor, pois possuem as mesmas condições de cultivo. Mas deve-se ter em mente que os arbustos formam cílios longos, e uma grande área deve ser alocada para o seu cultivo.
O que pode ser plantado depois do melão
Depois do melão, você pode perfeitamente cultivar vegetais como:
- nabo, rabanete;
- cenouras, beterrabas;
- alho, cebola;
- batatas;
- tomates, pimentos;
- leguminosas.
Características do cultivo de melões nas regiões
O melão é uma cultura termofílica, precisa de muita luz e calor para amadurecer. Tolera bem o calor e a seca amena. A umidade máxima para um bom desenvolvimento deve ser de pelo menos 70%.
Apesar de o melão ser uma fruta do sul, pode ser cultivado em todos os cantos da Rússia. O principal é escolher uma variedade, realizar os cuidados oportunos e levar em consideração as condições climáticas.
Nos arredores de Moscou
Cultivar um melão nos subúrbios é difícil, mas real. Você pode obter uma boa frutificação apenas cultivando uma safra por meio de mudas. O material de semeadura para mudas não é semeado antes de meados de abril. Mudas fortificadas são transferidas para canteiros preparados em meados de junho.
A área de cultivo deve ser bem fertilizada com matéria orgânica. O local preparado é coberto com fibra de agrofibra preta densa ou polietileno. No material de cobertura são feitos cortes em cruz, onde são plantadas as mudas reforçadas.
Após o plantio, as mudas são cobertas com spunbond durante a noite para que criem raízes e cresçam mais fortes. Quando as primeiras flores aparecem, o abrigo é removido.
Para a região de Moscou, um melão da variedade Altai é adequado.
Altai - variedade de maturação precoce, do momento do plantio das mudas até a colheita leva cerca de 2 meses. Um arbusto de tamanho médio forma cílios de comprimento moderado. Frutos ovais dourados pesam 1,5 kg. A polpa doce, suculenta, granulada e delicada, apresenta uma coloração laranja claro. A variedade está adaptada ao cultivo em condições climáticas desfavoráveis, tem boa qualidade de conservação e transportabilidade.
Zona média da Rússia
Na Rússia central, a variedade Kolkhoznitsa se estabeleceu. Mas para obter alta frutificação, a cultura é cultivada apenas por meio de mudas. Em casa, o melão começa a crescer não antes de 20 de abril e, no final de maio, são transplantados para um local permanente sob o abrigo. Para que as mudas jovens se adaptem rapidamente ao novo local, elas devem ser endurecidas uma semana antes do plantio. Em campo aberto, o transplante não é feito antes do dia 10 de junho.
Fazendeiro coletivo - variedade de maturação precoce, a primeira colheita é retirada 75 dias após o transplante. A planta forma frutos amarelos claros com peso de até 1,5 kg.Graças à sua densa polpa e casca, a safra é bem transportada por longas distâncias.
Nos Urais
O verão dos Urais é frio e curto, por isso os melões não têm tempo de amadurecer. Para crescer nos Urais, as mudas cultivadas são plantadas em uma estufa. Sujeito às regras de cuidado, ao se alimentar e dar água em tempo hábil, você pode cultivar um melão delicioso e doce.
A variedade Cinderela é adequada para o clima dos Urais.
Cinderela - variedade de maturação precoce. Os primeiros frutos aparecem 60 dias após a germinação. O melão limão brilhante pesando 1,5 kg tem uma polpa branca e doce, suculenta. Devido ao seu aroma rico, o melão é utilizado na preparação de saladas de frutas e conservas para o inverno. A variedade tolera mudanças bruscas de temperatura e é resistente a várias doenças. Cinderela tem uma desvantagem - armazenamento curto e transporte insuficiente.
Na Sibéria
É muito difícil cultivar melão nas condições de temperatura da Sibéria. Isso se deve aos verões curtos, frios e chuvosos. Sob tais condições, são cultivadas as variedades Amber e Rannyaya 133. Mas, apesar do fato de que elas toleram continuamente mudanças repentinas de temperatura e umidade, a planta é cultivada por meio de mudas e em estufas aquecidas.
Âmbar - a cultura pertence a variedades medianamente precoces e resistentes ao frio. A frutificação ocorre 75 dias após o transplante. Em cílios longos de média potência, formam-se melões esféricos suculentos de até 2,5 kg. A polpa amarela brilhante e suculenta tem um sabor adocicado e um aroma forte.
Cultivo e cuidado do melão
Para fazer uma colheita abundante, você precisa conhecer os segredos do cultivo de melões ao ar livre. O cuidado da colheita consiste em regar, alimentar, afrouxar e beliscar em tempo hábil.
Regime de temperatura
O melão é uma fruta do sul, portanto, cresce e se desenvolve bem em campo aberto a uma temperatura de + 25-30 ° C. Se as condições climáticas não permitirem, o melão é cultivado em uma estufa especialmente designada. Quando a temperatura sobe acima do normal, a estufa é ventilada regularmente para que a polinização ocorra mais rapidamente.
Iluminação
A luz solar intensa é essencial para frutas doces e suculentas. Portanto, para cultivar melões em campo aberto, eles selecionam um local ao sul, protegido de ventos fortes. Se a planta for cultivada em uma estufa, ela deve ser localizada em um local ensolarado.
Polinização
Ao cultivar safras em campo aberto, a polinização ocorre devido ao vento e aos insetos polinizadores. Se os melões forem cultivados sob uma cobertura de filme, a polinização artificial deve ser realizada. Por esta:
- os arbustos são borrifados com um medicamento que estimula a formação de frutos;
- arrancam uma flor masculina, colocam-na numa flor feminina e realizam vários movimentos rotativos leves (uma flor masculina pode polinizar 4 flores femininas);
- polinização do melão com pincel. O pólen da flor masculina é gentilmente transferido para a flor feminina.
Rega
O melão é uma cultura resistente à seca, portanto, quando cultivado em terreno aberto, a rega é realizada uma vez por semana com água morna e sedimentada. A irrigação é feita estritamente na raiz, pois a umidade nas folhas leva ao aparecimento de doenças, diminuição ou perda de produtividade. Se o verão é quente, mas chuvoso, o melão fica escondido sob o material de cobertura.
Após cada irrigação, o solo é cuidadosamente solto para não danificar o sistema radicular do melão.
Como e o que alimentar melões
Ao cultivar melões em campo aberto, a alimentação é realizada 3 vezes por temporada:
- 14 dias após a emergência dos brotos;
- no início da floração;
- durante a formação dos ovários.
Para alimentar o melão, são usados fertilizantes minerais e orgânicos.O potássio e o cálcio ocupam o primeiro lugar entre os fertilizantes minerais. Graças à alimentação mineral, o arbusto forma um grande número de flores femininas, o que aumenta o rendimento. Além disso, os minerais aumentam a imunidade a doenças e tornam a planta mais resistente a mudanças bruscas de temperatura.
A matéria orgânica contém nitrogênio, potássio, fósforo, vitaminas e microelementos, que a planta precisa para seu crescimento e desenvolvimento. Húmus e esterco podre são usados como matéria orgânica. A matéria orgânica é utilizada na forma diluída, na proporção de 1: 5.
Cobertura
Sem a formação correta de um arbusto, uma boa frutificação não pode ser esperada. A pinça oportuna afeta a quantidade e a qualidade da fruta. Método de execução:
- Após o aparecimento de 5 folhas, o topo é pinçado.
- Os enteados começarão a aparecer em cada axila da folha, sobram 2 dos mais fortes, o resto é removido. Os rebentos da primeira camada serão formados a partir dos enteados esquerdos.
- Após 2 semanas, os caules da segunda camada se formarão nos brotos crescidos novamente, nos quais as flores femininas se abrirão. Depois que os brotos voltarem a crescer, aperte o topo.
- Durante a formação dos frutos, os espécimes de frutos grandes deixam 2 ovários, em melões de frutos pequenos - até 7.
- Quando um ovário do tamanho de uma noz se formar no broto, aperte a parte superior, deixando 3-4 folhas acima do melão.
Quando surgem novos cílios, eles são cortados impiedosamente, pois a massa verde tira a força do arbusto em detrimento da frutificação.
Ao cultivar melões ao ar livre, muitas vezes os cílios são cuidadosamente amarrados à treliça. Esse método facilita o cuidado e a colheita, além de evitar a formação de apodrecimento no melão. Caso a treliça não esteja instalada, deve-se tomar cuidado para que a fruta não entre em contato com o solo. Para fazer isso, um pedaço de placa ou madeira compensada é colocado sob cada melão.
Proteção contra doenças e pragas
Se as regras de plantio e cuidados não forem seguidas, um melão que cresce em campo aberto pode ser afetado por doenças fúngicas, virais e bacterianas. As pragas de insetos também podem se instalar nele.
As doenças mais comuns do melão ao ar livre:
- Oídio - a folha do melão é coberta por uma flor branca, que pode ser facilmente removida com o dedo. Com uma doença avançada, o fungo passa rapidamente para o tronco. Se for detectada uma doença, o arbusto é tratado com 80% de pó de enxofre. Por sq. m aplicar 4 g do medicamento.
- Fusarium murchando - frequentemente uma doença que afeta variedades de maturação intermediária e tardia. Quando danificada, a lâmina foliar fica mais iluminada e coberta com numerosas manchas cinzentas. Sem tratamento, a folhagem começa a desbotar e após 1,5 semanas o arbusto morre. O tratamento consiste no tratamento com uma solução de cloreto de potássio.
- Podridão radicular - freqüentemente a doença afeta espécimes enfraquecidos. Quando um fungo é afetado, a parte aérea fica amarela e murcha, e o sistema radicular fica marrom. Se um arbusto infectado for encontrado, ele é imediatamente eliminado.
- Pulgão melão - os insetos microscópicos sugam sucos nutritivos, razão pela qual a lâmina foliar fica amarela, seca e cai.
Para não enfrentar dificuldades e proteger o melão das doenças, é necessário tomar medidas preventivas;
- desinfete as sementes antes de plantar;
- observar rotação de culturas;
- cultivar bem a terra antes de plantar as sementes;
- siga as regras de atendimento;
- ao cultivar melões em campo aberto, é necessário examinar regularmente os arbustos em busca de doenças e, se detectadas, iniciar imediatamente o tratamento.
Coleta e armazenamento
A época da colheita depende da variedade e das condições climáticas.
A colheita é armazenada de várias maneiras:
- em redes, em um estado suspenso;
- em prateleiras de malha, onde os frutos são dispostos com os caules para cima;
- em caixas de papelão, polvilhando cada melão com uma camada de aparas.
Quando armazenado corretamente, o melão pode reter seu sabor e aroma até meados de novembro.
Período de amadurecimento
Os espécimes de amadurecimento precoce cultivados ao ar livre começam a amadurecer em meados de agosto. Para determinar a maturação, a pele do lado oposto do pedúnculo é levemente pressionada. Se houver um pequeno amassado, a fruta está madura. Assim, a colheita ocorre de forma seletiva e pode durar até as primeiras geadas.
Conclusão
Cultivar melões em campo aberto não é difícil, até mesmo um jardineiro novato pode lidar com isso. A principal regra para a obtenção de uma colheita generosa é a correta seleção da variedade, o preparo das sementes e o atendimento oportuno. Seguindo as regras agrotécnicas, você pode cultivar um melão mesmo em regiões com clima instável.