Os japoneses são grandes especialistas no cultivo de vegetais. Eles são criadores qualificados e criaram muitas raridades que são famosas em todo o mundo não apenas por seu sabor incrível, mas também por seu preço exorbitante. Assim é o melão Yubari.
Descrição do melão japonês Yubari
Os japoneses acreditam que o verdadeiro Rei de Yubari deveria ser:
- perfeitamente redondo;
- têm um padrão de malha bem definido e se assemelham a antigos vasos de porcelana japonesa;
- tem uma polpa delicada de laranja, muito suculenta.
O sabor combina pungência e doçura, tempero de melão, suculência e açucaração de polpa de melancia, sabor leve, mas duradouro de abacaxi.
Melon King Yubari é um híbrido de dois melões, eles também são chamados de melão:
- Favorito do conde inglês;
- American Spicy.
De cada um deles, a variedade híbrida criada em 1961 levou o melhor. O peso dos melões é pequeno - de 600 ga 1,5 kg.
É uma planta poderosa, cujos caules e folhas não diferem na aparência de outros melões.
Recursos crescentes
A área de cultivo da iguaria é muito limitada: a pequena cidade de Yubari, localizada perto de Sapporo (ilha de Hokkaido). Famosos por suas tecnologias de ponta, os japoneses organizaram as condições ideais para seu cultivo:
- estufas especiais;
- regulando automaticamente a umidade do ar e do solo, que muda dependendo do estágio da vegetação das plantas;
- rega ideal, tendo em conta todas as características do desenvolvimento do melão Yubari;
- cobertura superior, correlacionada com as necessidades do melão em diferentes estágios de crescimento.
Mas a principal condição que dá ao melão Yubari um sabor inesquecível, os japoneses consideram os solos especiais no local de seu crescimento - eles possuem um alto teor de cinzas vulcânicas.
Na Rússia, esses solos só podem ser encontrados em Kamchatka. Mas você ainda pode tentar cultivar melão Yubari em seu site. O sabor, provavelmente, será diferente do original, uma vez que é impossível obter uma observação cuidadosa da tecnologia de cultivo em uma estufa comum.
As sementes podem ser compradas em lojas online estrangeiras e de colecionadores de variedades raras na Rússia.
Recomendações crescentes:
- Esta variedade amadurece tarde, por isso é cultivada por meio de mudas. Nas regiões do sul, é possível semear diretamente na estufa. Semeie as sementes do melão Yubari um mês antes de plantá-las em copos separados cheios de solo fértil fértil. Condições para manter as mudas: temperatura em torno de + 24 ° C, irrigação com água morna, boa iluminação e 2 fertilizantes adicionais com solução fraca de fertilizante com microelementos.Conselho! Jardineiros experientes aconselham embeber as sementes de melão antes de semear por 24 horas em vinho adoçado - o sabor da fruta vai melhorar.
- O solo para o cultivo do melão Yubari deve ser rico em nutrientes, ser solto e ter uma reação próxima do neutro. É fertilizado fazendo 1 sq. m balde de húmus e 1 colher de sopa. eu. fertilizante mineral complexo. Mas o melhor de tudo é que esta planta se sentirá em uma cama quente pré-preparada. Para um sulista amante do calor, é muito importante ter iluminação adequada ao longo do dia. Ao escolher um local de pouso, isso deve ser levado em consideração.
- As mudas são plantadas quando o solo aquece até + 18 ° C, a distância entre as plantas é de cerca de 60 cm, é pré-endurecido em uma semana, acostumando-o gradativamente ao ar fresco. Essa técnica também é necessária ao cultivar uma planta em uma estufa. O melão realmente não gosta de danificar o sistema radicular, por isso o plantio é feito pelo método de transbordo. As plantas plantadas são regadas e sombreadas até que criem raízes.
- Se você planeja cultivar o melão Yubari em uma treliça, precisa cuidar da liga para as cordas esticadas ou pinos. Se for cultivado em uma propagação, um pedaço de plástico ou madeira compensada é colocado sob cada fruta formada para protegê-la de danos e possível apodrecimento.Importante! As mudas plantadas são presas sobre 4 folhas e apenas os 2 brotos mais fortes são deixados para o crescimento.
- Regue as plantas com água morna à medida que a camada superficial do solo seca. Após a formação dos frutos, a rega é interrompida, caso contrário, ficarão aguados. O transbordamento não pode ser permitido - o sistema radicular do melão está sujeito à decomposição. Quando cultivadas em campo aberto durante este período, é necessário proteger as plantas da precipitação atmosférica, construindo abrigos temporários de filme.
- No início do crescimento, o melão precisa de uma fertilização com fertilizantes de nitrogênio, durante a floração, fósforo e potássio são necessários.
- Em regiões mais frias, a formação de plantas é necessária. Após a formação de 2-3 ovários do chicote, o melão Yubari é beliscado, recuando 1-2 folhas. Eles também são formados em campo aberto.
Os melões são colhidos quando estão totalmente maduros. O sinal é uma mudança de cor, o aparecimento de uma malha na casca, um aroma aumentado.
Custo do melão yubari
Entre todas as iguarias, o Rei Yubari é o primeiro em valor, ultrapassando a melancia negra e as uvas rubi. Mesmo uma trufa branca incrivelmente cara não pode ser comparada a ela nesses indicadores. A razão de um preço tão alto são as peculiaridades da mentalidade e do estilo de vida dos japoneses. Eles estão acostumados a apreciar tudo o que é perfeito e bonito, e o melão Yubari, nesse sentido, é o padrão. Um papel importante é desempenhado por um sabor incomum e uma pequena região de cultivo. Noutros locais, é simplesmente impossível cultivá-lo: não atinge o original em termos de sabor. A entrega de melões maduros para outras partes do Japão apareceu recentemente. Antes disso, frutas exóticas só podiam ser compradas onde eram cultivadas - na ilha de Hokkaido.
No Japão, costuma-se oferecer iguarias para vários feriados. Esse presente real atesta o bem-estar material do doador, o que é importante para os japoneses. Os melões são normalmente comercializados em 2 peças, com uma parte do caule que não é totalmente cortada.
Os melões Yubari começam a amadurecer no início de maio. O preço dos primeiros frutos é o mais alto. Eles são vendidos em leilões, o que torna possível elevar seu valor literalmente ao céu. Então, em 2017, um par de melões foi comprado por quase $ 28.000. De ano para ano, o preço para eles só aumenta: a produção limitada, que emprega apenas 150 pessoas, cria uma escassez insuperável. Graças ao cultivo desta baga exótica, a economia da ilha de Hokkaido é estável. Dá 97% do lucro recebido do setor agrícola.
Todos os melões maduros são rapidamente vendidos pelos atacadistas e deles vão para o varejo. Mas mesmo em uma loja normal, nem todo japonês pode pagar por essa iguaria: o preço de uma peça pode variar de US $ 50 a US $ 200.
Aqueles que definitivamente querem experimentar King Yubari, mas não têm dinheiro para comprar uma baga inteira, podem ir ao mercado. Uma fatia cortada de um petisco é muito mais barata.
É simplesmente um pecado reciclar um produto tão caro. No entanto, os japoneses fazem sorvete e caramelo de melão Yubari e os usam para fazer sushi.
Conclusão
O Melon Yubari é o primeiro de uma linha de iguarias exóticas e de alto preço. Nem todo mundo terá a sorte de chegar a Hokkaido durante a temporada de colheita e provar essa fruta exótica. Mas aqueles que têm seu próprio lote podem tentar cultivar uma mariquinha japonesa e comparar seu sabor com o de outros melões.