Contente
A formação do melão é a base para uma boa colheita. Sem isso, a planta vai crescer massa verde de forma incontrolável, e você não pode esperar pelos frutos. Este procedimento é bastante simples, mas requer certas habilidades dos jardineiros.
Por que você precisa moldar o melão
Tradicionalmente, o melão é considerado uma cultura do sul, mas as últimas conquistas dos criadores tornaram possível cultivá-lo até mesmo na faixa do meio. Ao mesmo tempo, os frutos amadurecem bem, mesmo quando as plantas crescem em terreno aberto. Como o melão é caracterizado por um crescimento intenso, o tamanho da planta é artificialmente limitado. Isso permite que você direcione os nutrientes não para o crescimento descontrolado dos brotos, mas para o amadurecimento dos frutos.
A formação do melão tem outro desafio. Esta planta é dióica, com flores masculinas aparecendo no caule central e flores femininas nos ramos laterais. Se você não formar a planta, os rebentos laterais podem não aparecer ou haverá poucos deles. Nesse caso, a colheita pode estar ausente ou muito pobre, pois simplesmente não haverá nada para polinizar. A formação permite cultivar o número necessário de rebentos laterais, racionando e melhorando a qualidade da colheita futura.
Tempo recomendado
Não há um prazo exato para o trabalho de formação do arbusto de melão. Você precisa se concentrar apenas nos estágios de desenvolvimento e no estado da planta. A primeira pinça dos rebentos do melão é efectuada na fase de crescimento das mudas, depois do plantio em terreno aberto e na fase de formação dos ovários. Em seguida, é realizada apenas a retirada do excesso de flores e enteados.
Como dar forma adequada a um melão
A planta é formada por beliscões. Consiste no fato de que o ponto de crescimento do broto é retirado da planta. Depois disso, ele para de crescer em comprimento e começa a crescer os ramos laterais da ordem seguinte, que também se comprimem após a formação de um certo número de ovários.
Beliscar geralmente é feito com a unha ou os dedos. Os rebentos herbáceos são fáceis de remover sem ferramentas. Para prevenir a cárie, os locais de pinçamento são tratados com carvão ou enxofre.
Esquemas de formação de melão
Na maioria das vezes, dois esquemas são usados para o cultivo de melões em campo aberto:
- Crescido em treliças.
- Crescendo no solo (em expansão).
Ambos os métodos têm suas próprias vantagens e desvantagens. O método de tapeçaria economiza espaço, mas requer arranjo adicional dos canteiros e monitoramento regular das plantas. À medida que cresce, o caule central da planta deve ser enrolado em uma corda que desce da treliça até a raiz.
O método de espalhamento é mais simples, mas o plantio ocupa muito mais espaço. Dependendo do método de cultivo de melões em campo aberto, um esquema de formação apropriado também é usado.
Como formar arbustos ao cultivar melão em propagação
Durante a formação de um melão cultivado em uma propagação, os dois brotos mais desenvolvidos são deixados. Depois que 3-4 ovários de frutas são formados sobre eles, eles são beliscados, deixando algumas folhas acima do último ovário.No futuro, remova todos os ovários desnecessários, remova enteados, aperte o ponto de crescimento de brotos de terceira ordem.
Como formar arbustos ao cultivar melões em treliças
A formação de um arbusto de melão quando cultivado em uma treliça é quase idêntica. O ponto de crescimento do rebento principal é pinçado após atingir a treliça, i.e. 2 m. 2-3 ovários são deixados em dois rebentos laterais, acima dos quais é realizado o pinçamento. A haste principal é completamente limpa até uma altura de 0,8-1 m. No futuro, todos os enteados, ovários recém-formados, flores serão removidos.
Formação de melão dependendo do período de maturação da variedade
A ordem de formação do melão depende da variedade, ou melhor, da época de seu amadurecimento. Variedades de amadurecimento precoce, devido ao alto índice de amadurecimento, requerem muito menos nutrientes para o amadurecimento completo, portanto, para se formar, basta beliscar o caule central e acompanhar o número de frutos em amadurecimento, retirando oportunamente o excesso de ovários dos frutos.
Em condições climáticas desfavoráveis, todas as forças da planta são direcionadas para acelerar o amadurecimento dos frutos, portanto, os arbustos de melão nas regiões do norte costumam formar um único tronco (broto lateral), deixando 1-2 ovários de frutos nele.
As variedades tardias de melão têm uma forma um pouco diferente. Consiste em várias etapas:
- Beliscar na fase de crescimento das mudas. Produzido após 4-5 folhas verdadeiras (não cotiledonares) são formadas na planta.
- Beliscando uma planta jovem. Realizado após a formação de 7 folhas no cipó. Eles apertam o broto sobre eles, removem os ovários de flores extras e enteados.
Em um curto verão, a preferência deve ser dada a variedades de maturação precoce. Alguns híbridos são capazes de amadurecer mesmo em 75-80 dias, o que torna possível cultivá-los ao ar livre, mesmo na região de Moscou. As variedades posteriores nessas regiões só podem amadurecer em estufas.
Frequência de formação
O melão tem uma formação de rebentos elevada, por isso forma novos enteados regularmente. Eles devem ser removidos em tempo hábil. Essas atividades devem ser realizadas até o momento da colheita, para que os nutrientes não sejam desperdiçados no seu crescimento. O excesso de ovários de frutas também deve ser removido regularmente.
Vídeo informativo sobre os princípios básicos da formação de um arbusto de melão:
Quais erros os jardineiros costumam cometer
O principal erro que um jardineiro comete ao formar um melão é beliscar inadequadamente. Muitas vezes, eles tentam formar um arbusto como uma melancia, mas isso não é verdade. A melancia forma ovários de frutos no caule central, melão - nos processos laterais. As únicas exceções são as variedades híbridas. Além disso, existem alguns erros mais comuns.
- Congestão de frutas. Freqüentemente, em busca da colheita, os jardineiros deixam mais ovários de frutas do que a planta pode alimentar nas condições apropriadas. Termina com o fato de que, em vez de 2-3 frutos maduros suculentos, a colheita pode consistir em uma dúzia de pequenos melões imaturos que não têm sabor nem aroma.
- Plantações densas. O melão precisa de espaço e sol. Se várias plantas estão próximas umas das outras, pode ser muito difícil determinar onde qual rebento está crescendo e a que arbusto ele pertence. Freqüentemente, eles estão tão intimamente ligados que é quase impossível separá-los sem danificá-los.É necessário monitorar os plantios, se necessário, ajustar a direção de seu crescimento, bem como retirar a tempo brotos e enteados desnecessários.
A escolha errada de cultivares para cultivo ao ar livre também é um erro comum. Nesses casos, a colheita pode não amadurecer, mesmo que o jardineiro realize todas as outras atividades no prazo e com a qualidade adequada. Portanto, na hora de escolher as sementes, é imprescindível estar atento à maturação das plantas, levando-as em consideração ao plantar sementes para mudas.
Conclusão
A formação do melão deve ser feita com qualquer método de cultivo, principalmente em condições pouco adequadas ao clima. Se todas as atividades forem realizadas no prazo e na íntegra, essas frutas do sul podem ser cultivadas na faixa do meio. Variedades híbridas modernas são capazes de amadurecer mesmo em um verão curto e fresco, enquanto o sabor e o aroma de tais melões diferem pouco daqueles trazidos do sul.