Contente
A pimenta ocupou um lugar de destaque em nossa dieta alimentar. Isso não é surpreendente, é muito saboroso, não tem igual no teor de vitamina C entre os vegetais. Qualquer pessoa que tenha pelo menos um pedaço de terra pode cultivar com sucesso este maravilhoso vegetal em seu local. Nesta publicação, analisaremos em detalhes o mergulho de mudas de pimenta, como semear corretamente e plantar mudas sem colher, ofereceremos a você um vídeo sobre esse assunto.
O que as pimentas amam e não gostam
Pimenta e tomate são parentes próximos, mas seria errado cultivar as duas safras da mesma maneira - suas necessidades são muito diferentes. Seus requisitos para o local de crescimento, umidade e iluminação são diferentes, eles precisam de diferentes quantidades de nutrientes.
Então, pimenta adora:
- Margens férteis leves com uma reação neutra;
- Horas curtas de luz do dia (não mais de 8 horas por dia);
- Não abundante, mas rega frequente com água morna (cerca de 24-25 graus);
- Fertilizantes de potássio em altas doses;
- Clima uniformemente quente.
Pimentas não gostam de:
- Transplantes;
- Aterragem profunda;
- Solo ácido;
- Luz solar direta do meio-dia;
- A diferença entre as temperaturas diurnas e noturnas excedendo 15 graus;
- Estrume fresco, excesso de fertilizantes de nitrogênio;
- Água para irrigação com temperatura inferior a 20 graus;
- Temperatura ambiente superior a 35 graus.
A escolha da variedade de pimenta e o momento de sua semeadura
Em primeiro lugar, os híbridos e variedades de pimentas são escolhidos de acordo com as condições climáticas. Os habitantes das regiões do sul, ao que parece, têm a maior seleção, mas precisam escolher variedades resistentes ao calor. Para regiões do norte com verões frios e curtos, híbridos e de maturação precoce, variedades baixas são adequadas. Aqui, pimentões da seleção búlgara virão em nosso auxílio. Para cultivar variedades tardias, leva cerca de 7 meses, no Noroeste elas simplesmente não têm tempo de amadurecer, mesmo quando cultivadas por meio de mudas.
Mas se você tem uma boa estufa, pode plantar mais variedades. A pimenta é amada não só por nós, consumidores, mas também pelos criadores - muitas variedades e híbridos já foram cultivados, justamente na hora de comprar as sementes é preciso prestar atenção a que zona climática se destinam.
Em primeiro lugar, as sementes de variedades tardias de paredes grossas e híbridos são semeadas em mudas, que levam 150 dias para amadurecer.
No sul, para o plantio de pimentas para mudas, isso é por volta de meados de janeiro, na Via do Meio e no Noroeste - meados de final de fevereiro.
Semeando pimenta para mudas
Neste capítulo, veremos as regras de semeadura para mudas de pimenta com a colheita subsequente, ofereceremos a você para assistir ao vídeo.
Preparação de sementes
Ao contrário dos tomates, as sementes de pimenta incham muito e não germinam bem, elas precisam de ajuda. Para tanto, deixe as sementes de molho por 20 minutos em uma garrafa térmica com água aquecida a cerca de 53 graus. Durante esse tempo, os patógenos morrerão e as próprias sementes não terão tempo para sofrer.
Embrulhe as sementes em um pano úmido, coloque-as em um pires e deixe-as de molho em uma prateleira da geladeira sob o freezer por várias horas. Em seguida, mergulhe-os em uma solução de Epin ou um preparado semelhante por 20 minutos e, em seguida, plante-os imediatamente nas mudas.
Essas sementes são semeadas secas para as mudas - o fabricante fez todas as medidas preparatórias para você.
Seleção e preparação do solo
Prepare o solo você mesmo:
- 1 balde de turfa;
- 0,5 baldes de areia;
- Lata de 1 litro de cinza de madeira;
- "Fitosporin" ou "Agrovit" de acordo com as instruções.
Se você comprar solo para mudas, faça as seguintes manipulações antes de semear:
- Coloque o saco de primer em um balde galvanizado.
- Despeje água fervente sobre a lateral do balde.
- Cubra o balde com uma tampa.
- Molhe a embalagem com terra até que esfrie completamente.
Semear sementes de pimenta para mudas, seguido de colheita
Para o plantio de pimentão em mudas, seguido da colheita, a profundidade dos pratos deve ser de pelo menos 12 centímetros. Encha-o com um substrato úmido até uma altura de 6-7 cm, compactando suavemente. Espalhe as sementes a cada 2-3 cm, polvilhe com terra cerca de 5 cm e tampe levemente novamente. Acontece que as sementes são cobertas por uma camada de terra de 3-4 cm.
Cubra as plantações com vidro ou filme transparente, umedeça e ventile o solo de vez em quando.
Embora alguns especialistas ainda aconselhem a germinação de sementes, assista ao vídeo:
Tente semear algumas das sementes conforme aconselhamos e germinar algumas das sementes, veja o que você melhora. Cada jardineiro tem seus pequenos segredos e todos se desviam ligeiramente dos métodos geralmente aceitos de cultivo de mudas (dos quais, aliás, também existem várias opções).
Dependendo da temperatura do solo, a pimenta emerge:
- 28-32 graus - uma semana;
- 25-27 graus - duas semanas;
- 22 graus - três semanas;
- Acima de 36 graus - provavelmente as sementes perderão a germinação;
- Abaixo de 20 graus, as sementes apodrecem.
Cuidados com as mudas após a germinação
Quando aparecerem os primeiros brotos, retire o vidro, baixe a temperatura para 18 graus e coloque as mudas sob o fitolampo, sem esperar que o resto das plantas brotem. Após cerca de cinco dias, você precisa aumentar a temperatura para 22-25 graus e alimentar a pimenta pela primeira vez.
Como mergulhar pimentas para as mudas
O mais importante ao colher mudas de pimenta é não danificar a raiz frágil.
Container de mergulho
Primeiro, prepare um recipiente no qual você mergulhará as mudas de pimenta. Vamos fazer uma reserva imediatamente que os potes de turfa não são adequados para pimenta. Isso se deve ao fato de que suas paredes não retêm bem a umidade constante - elas retiram a umidade do solo e secam rapidamente. E a vantagem de plantarmos uma planta no solo junto com um copo sem ferir a raiz, na verdade, acaba sendo fantasmagórica.
A prática tem mostrado que as plantas de taças de turfa se desenvolvem pior do que as pimentas cultivadas em outros recipientes. Se você desenterrar tal arbusto, verá que as raízes crescem muito mal através das paredes de turfa, o que inibe muito o desenvolvimento.
Os potes ou copos para colher mudas de pimenta devem conter orifícios de drenagem e orifícios na superfície lateral inferior para que as raízes recebam não apenas umidade, mas também ar.
É ainda mais fácil fazer potes de jornal:
- Dobre o jornal em 3-4 camadas;
- Envolva-o em uma garrafa de meio litro;
- Prenda as partes superior e inferior do tubo resultante com um elástico ou clipes de papel;
- Disponha os cilindros de jornal próximos uns dos outros em um recipiente raso;
- Encha-os com solo e água.
Posteriormente, os pimentões serão plantados diretamente com o jornal - ele simplesmente ficará molhado e rastejará para o solo. O jornal deve ser de papel comum, não colorido ou brilhante.
Você pode mergulhar mudas em blocos de turfa, quando são plantadas no solo, as raízes não são danificadas. Você pode usar um ferro, um ferro de soldar ou o mesmo prego quente para fazer um tubo de cerca de 12 cm de largura de um filme, cortá-lo em pedaços de 10 cm de comprimento e colocá-lo próximo um do outro. Ao plantar em local permanente, você precisará instalar os potes de filme no buraco e cortar ali mesmo.
Colhendo mudas de pimenta
Antes de mergulhar a pimenta, primeiro regue bem para não danificar a raiz e descarte as plantas fracas ou deformadas - elas ainda não farão sentido. Encha os recipientes com solo, compacto e água. Em seguida, faça uma depressão, retire delicadamente a planta jovem com uma colher e coloque-a no buraco, tomando cuidado para não entortar ou machucar a raiz.
Não é desejável aprofundar a pimenta, ela deve ser plantada da mesma forma que crescia antes, na mesma profundidade. Se as mudas forem muito alongadas, é permitido aprofundar o caule em no máximo alguns centímetros. Agora resta apenas esmagar o solo ao redor das mudas e despejar com cuidado de uma colher. Nos primeiros três dias a pimenta precisa de sombreamento, depois destacamos até 8 horas por dia, não mais, por se tratar de uma planta de dia curto. Dê uma olhada vídeo sobre a colheita de mudas Pimenta:
Colhendo mudas de acordo com o calendário lunar
Aqueles que são guiados na jardinagem pelas fases da lua argumentam que é melhor colher mudas de pimenta na lua crescente, quando ela chega a Touro, Libra ou Escorpião. Você pode mergulhar mudas de pimenta durante a lua minguante e em nenhum caso mergulhar na lua nova e na lua cheia, especialmente quando a lua está em Peixes, Sagitário, Áries, Gêmeos e Virgem.
Todos podem acreditar em qualquer coisa, o principal é que não interfira com ninguém. Mas seria útil notar que se todos plantarem plantas alimentícias de acordo com as fases da lua, morreremos de fome.
Semeando pimentas para mudas sem colher
A colheita de mudas de pimenta é uma questão de responsabilidade, não deve ser permitido danificar as raízes, pois assim todo o nosso trabalho estará perdido. Freqüentemente, os jardineiros fazem a pergunta: "Eu preciso mergulhar nas mudas de pimenta?" Se o aumentarmos, conforme indicado acima, uma escolha será necessária. Mas é possível semear mudas de forma que não seja necessária uma picareta.
Uma das opções de como cultivar boas mudas de pimenta sem colher, veja o vídeo:
Vamos preparar as sementes de pimenta conforme mencionado acima. Um copo ou vaso para plantar deve ter um volume de pelo menos 0,5 litro, é melhor ainda levar uma vasilha de litro. Assim, o sistema radicular se desenvolverá livremente e crescerá bem na época do plantio em um local permanente. Em um volume pequeno, ele se torcerá e após o transplante levará muito tempo para crescer conforme o esperado. E a hora da pimenta, principalmente nas regiões norte, é muito importante.
Se os recipientes não tiverem furo de drenagem faremos com prego quente e faremos também furos no plano lateral inferior. Encha-os com terra, derrame-os bem com água morna e bata levemente com uma colher.
Plantamos três sementes de pimenta em cada vaso em um triângulo a uma distância de cerca de 2 cm um do outro, conforme indicado acima.As sementes não germinam muito bem, e se mais de uma semente germinou, fica a pimenta mais forte, o resto é cortado na superfície do solo. Mas acontece que nem uma única planta brotou no recipiente, ou uma planta brotou, obviamente fraca e inviável.
Surge a pergunta: é possível plantar pimenta a partir de um vaso, onde surgiram várias plantas boas? Não faça o quanto quiser! Ao transplantar, tanto a planta que você transplanta quanto o que resta serão danificados. Melhor obter uma planta saudável do que duas oprimidas.
Como você pode ver, não só é possível cultivar mudas sem colher, como também é fácil, além disso, você economiza tempo na colheita de pimentão.