Contente
O cultivo de mudas de tomate para jardineiros experientes é algo familiar.
No entanto, os produtores de vegetais novatos nem sempre confiam em suas habilidades. O estágio mais crucial no cuidado com as mudas de tomate é uma colheita. O que é colher mudas de tomate? Por que é realizado esse procedimento, que é tão assustador para os jardineiros novatos? No mergulho, caso contrário, o plantio de mudas de tomate em um recipiente maior é feito para fins específicos. Uma colheita é realizada para ajudar o sistema radicular a se desenvolver bem e ganhar força antes do plantio de tomates para residência permanente.
Pelas regras, mergulho é a retirada da parte inferior da raiz central da torneira para garantir o desenvolvimento das raízes laterais.
Normalmente, as mudas de tomate são mergulhadas uma vez, mas os residentes de verão experientes sabem que, para variedades altas, é necessário um transplante repetido de mudas de tomate.
O momento ideal para a colheita é o aparecimento de duas ou três folhas verdadeiras nas mudas. Por que mergulhar em mudas de tomate? Ele permite que você:
- eliminar plantas doentes, danificadas ou enfraquecidas;
- selecione as mudas mais fortes e saudáveis;
- criar condições ideais e confortáveis de desenvolvimento para eles.
A terceira folha aparece nas mudas 10 dias após a germinação da semente. No momento da bicada e da emergência de uma muda de tomate, o sistema radicular ainda é muito fraco. Portanto, muito pouco espaço é suficiente para pequenas mudas. Assim que as mudas estiverem crescendo, a planta precisará de condições ideais para formar um sistema radicular e parte aérea completos. Essas condições são criadas pelos jardineiros para seus "pupilos". Alguns dos mais necessários são o volume de terreno onde crescerão as mudas de tomate e o encurtamento do caule para que a planta não se estique.
Quando transplantar mudas? Muitos residentes de verão verificam suas datas com as recomendações do calendário lunar para minimizar os danos às plantas. Se a semeadura de sementes de tomate para mudas também foi realizada levando em consideração o calendário de semeadura lunar, a época da colheita coincidirá em todos os aspectos. Por que você precisa cumprir prazos? Até os 10 dias de idade, a muda tem uma raiz minúscula, o que é muito problemático para transplantar sem danificar. A recuperação será atrasada e as mudas de tomate ficarão para trás no desenvolvimento. Com mais de 15 dias de idade, as raízes das plantas densamente semeadas terão tempo para se entrelaçar. Arrancando uma muda, danificamos as raízes das vizinhas, o que também leva a uma extensão do período de recuperação da planta após a colheita.
Preparando tomates para colher
O que precisa ser considerado para colher mudas de tomate para obter o máximo benefício? Em primeiro lugar, umedecimento do solo.
A rega deve ser realizada quatro a dez horas antes da colheita. O transplante de mudas de tomate imediatamente após a rega é indesejável por certas razões.
- O solo muito úmido torna-se pesado. No momento do transplante, existe o risco de quebrar o delicado caule da muda de tomate ou arrancar as raízes finas. E se você atrasar o transplante, a terra seca vai ruir desde as raízes, deixando-as nuas e desprotegidas de danos. Além disso, as raízes secas podem dobrar para cima durante o mergulho, o que pode até levar à morte de uma muda de tomate.
- O segundo fator é o recipiente para as mudas mergulhadas. O volume do vaso de plantio deve ser suficiente para o desenvolvimento normal do sistema radicular. Caso contrário, no plantio no solo, os danos não podem ser evitados, o que afetará a taxa de sobrevivência das mudas e o momento da colheita.O mergulho correto das mudas de tomate garante que a muda seja encurtada em 1/3 de seu comprimento e a planta seja transplantada para um novo recipiente grande.
Como mergulhar as mudas de tomate corretamente? Vamos nos deter nas principais etapas e nuances do procedimento.
Mergulhamos tomates com competência e sem perdas
No início do processo, preparamos tudo o que você precisa:
- Taru... Para a colheita, copos feitos de qualquer material são adequados - papel, turfa, plástico. Uma excelente opção é uma creche.
Você pode comprar pronto ou fazer você mesmo. Muitos residentes de verão cortam garrafas de plástico usadas na altura desejada e mergulham mudas de tomate nelas. Copos de papel e turfa são particularmente populares. Eles não requerem o transplante subsequente de mudas de tomate em terreno aberto. Basta colocar a muda junto com o recipiente no solo e adicioná-la. O papel se decompõe facilmente no solo, e o sistema radicular não sofre quando o tomate é levado para sua residência permanente. O recipiente de plástico também é fácil de cortar sem retirar a muda, que mantém um torrão de terra em volta das raízes. É bom fornecer ao recipiente um ralo ou um orifício para drenar a água. - Priming... Uma excelente opção se você prepara a mistura de solo em grandes quantidades com antecedência (na hora da semeadura). Nesse caso, você já estará mergulhando no terreno preparado sem perder tempo com o preparo. Antes de plantar mudas, derrame o solo com uma solução desinfetante (permanganato de potássio, "Fitosporin").
- Ferramenta de mergulho.
Um pino confortável, uma colher de chá ou uma espátula de madeira bastam. Alguns se dão bem com um palito. Esses dispositivos são necessários para desenterrar uma muda do solo.
Como mergulhar mudas de tomate para que cresçam saudáveis?
Verificamos o grau de umidade do solo em um vaso de mudas e procedemos à colheita.
Enchemos um novo recipiente com solo preparado. Sua temperatura deve ser de pelo menos 20 ° C. A terra é despejada na panela por 2/3 do volume. No centro, faz-se uma reentrância com um lápis ou bastão, no qual se deita água.
Em seguida, retiramos a muda do solo junto com o caroço e colocamos no buraco feito. Você precisa pegar uma muda de tomate para fazer a raiz. Desta forma, eles protegem o caule de danos.
Tenha cuidado para não dobrar as raízes. A muda fica imersa no solo até as folhas do cotilédone, mas não mais. Isso levará à rápida formação de novas raízes laterais. Em seguida, o solo é compactado ao redor do caule.
Mais uma nuance. Muitos jardineiros tendem a precisar beliscar a raiz da planta transplantada. E alguns consideram esta técnica opcional. Em ambos os casos, as mudas de tomate mergulhado desenvolvem raízes laterais. Portanto, você pode escolher qualquer opção.
Isso leva à formação de uma crosta e torna difícil o ar chegar às raízes.
Como mergulhar mudas de tomate em novos recipientes? Durante o procedimento, você deve tentar tocar as mudas de tomate com as mãos o mínimo possível. Se você não conseguir pegar um torrão de terra, use luvas de pano. Nesse caso, pegue a muda pelas folhas. Eles são mais fáceis de recuperar do que a borda do caule.
O esquema de plantio para mudas de tomate durante o mergulho é mantido: para variedades de baixo crescimento 8x8, para variedades altas - 10x10. Em um grande recipiente de plantio, é melhor colocar as linhas em um padrão quadriculado, então as mudas receberão luz suficiente. Uma excelente ajuda para quem está fazendo este procedimento pela primeira vez será um vídeo com uma explicação detalhada do processo de mergulho do tomate:
Como cuidar de mudas de tomate após a colheita
Após um procedimento importante, as plantas precisam se adaptar. Nos primeiros 4-5 dias, não regue as mudas de tomate mergulhado.Só não se esqueça de girar o recipiente um pouco em torno do eixo uma vez por dia para que as mudas cresçam por igual.
Em seguida, retomamos a rega regular. É ideal regar as mudas durante este período, no máximo duas vezes por semana.
Mudas de tomate mergulhado respondem bem a top curativo... Qualquer fertilizante complexo é adequado. Chega de dois curativos com frequência:
- a primeira vez 2 semanas após a colheita;
- a segunda vez 15 dias após a primeira.
Dicas para jardineiros ao colher mudas de tomate:
- Não aprofunde as mudas acima do ponto de crescimento.
- Não atrase o mergulho. Mudas pequenas criam raízes mais rápido.
- Desinfete o solo para ajudar as mudas a resistir a bactérias patogênicas.
- Não se apresse para alimentar imediatamente após a colheita. Aguarde o tempo necessário.
Leve em consideração as recomendações de jardineiros e especialistas experientes, assista a vídeos, leia a literatura especializada e aplique os conhecimentos adquiridos. Suas mudas serão as mais fortes e saudáveis!