A obtenção de uma boa colheita depende não só da observância exacta das técnicas agrícolas, mas também da escolha correcta da variedade. A cultura deve ser aclimatada às condições climáticas específicas de uma determinada região. Hoje vamos falar sobre as variedades de pimentas da região Noroeste e aprender as regras para a escolha das safras mais adequadas.
O que considerar ao escolher variedades
Na hora de escolher uma variedade de pimenta ou seu híbrido, é preciso levar em consideração as peculiaridades do clima da região onde será cultivada. Para o noroeste, é ideal escolher culturas do período de maturação precoce com arbustos de baixo crescimento. Se houver uma estufa no local, principalmente se for aquecida, pode-se dar preferência às plantas altas. Uma boa colheita em tais condições pode ser obtida a partir de híbridos de meia e tardia que trazem pimentas carnudas grandes.
As mudas são plantadas em solo de estufa 75 dias após a germinação. O clima do Noroeste é caracterizado por tempo nublado e frio até meados de março, portanto a semeadura das mudas deve ser realizada a partir de 15 de fevereiro. A escolha dessa época de semeadura deve-se ao fato de que pimentões grandes precisam de 5 meses para amadurecer totalmente. Assim, a primeira safra pode ser colhida em meados de julho.
Existem dois conceitos, como o estágio de maturidade técnica e biológica. Na primeira versão, os pimentões costumam ser verdes ou brancos, ainda completamente verdes, mas prontos para comer. Na segunda versão, os frutos são considerados maduros, tendo adquirido o vermelho ou outra cor característica de uma determinada variedade. Portanto, os frutos das safras varietais devem ser colhidos no primeiro estágio. No armazenamento, eles amadurecem por si mesmos. Os híbridos holandeses são colhidos melhor quando os pimentões atingem o segundo estágio. Durante este tempo, eles ficam saturados com suco doce e um aroma apimentado característico.
Os híbridos holandeses produzem frutos grandes e carnudos tardiamente. Para cultivá-los no Noroeste, é necessário ter estufa aquecida, já que a safra amadurece em 7 meses.
As variedades mais populares na região Noroeste são consideradas "Presente da Moldávia" e "Ternura"... Eles dão frutos precoces dentro de casa com carne tenra e suculenta. Mas também existem muitas outras variedades e híbridos de pimentão que funcionaram bem na região fria.
Visão geral das variedades
Como começamos a falar das variedades "Presente da Moldávia" e "Ternura", é razoável considerá-las primeiro como as mais populares. A seguir, vamos conhecer outras pimentas de diferentes períodos de maturação.
Ternura
A cultura é considerada universal devido à sua capacidade de se adaptar a qualquer clima. Os arbustos cobertos crescem até 1 m de altura, exigindo uma liga de ramos. O período de amadurecimento é considerado meio precoce. A primeira colheita é colhida 115 dias após a germinação. A forma do vegetal lembra uma pirâmide com o topo truncado. A polpa carnosa com uma espessura de 8 mm após o amadurecimento torna-se vermelha escura. Os pimentos maduros pesam cerca de 100 g.Com o cultivo em estufa, o rendimento é de 7 kg / m2.
Presente da Moldávia
A planta dá uma colheita de pimentos maduros 120 dias após a germinação, o que a determina para variedades médias precoces. Os arbustos baixos atingem no máximo 45 cm de altura, dobrados de forma compacta. Os grãos de pimenta em forma de cone têm uma espessura média da polpa de cerca de 5 mm, recoberta por uma película lisa. Quando madura, a polpa clara fica vermelha. A massa de um vegetal maduro é de cerca de 70 g. O rendimento é bom, a partir de 1 m2 cerca de 4,7 kg de pimentão podem ser colhidos.
Crisólita F1
Após a germinação das mudas, a primeira safra madura aparecerá em 110 dias. A cultura pertence aos primeiros híbridos e é destinada ao cultivo em estufas. Uma planta alta não é muito foliada, os galhos estão se espalhando, exigindo uma liga. Frutos grandes com nervuras ligeiramente visíveis no interior de 3 ou 4 câmaras de sementes. A polpa é suculenta, com 5 mm de espessura, recoberta por uma casca lisa, quando madura torna-se vermelha. A massa de pimenta madura é de cerca de 160 g.
Agapovsky
A cultura da estufa produz uma colheita precoce cerca de 100 dias após a germinação das mudas. Os arbustos de vigor médio são densamente cobertos de folhagem, a copa é compacta. A forma do vegetal assemelha-se a um prisma; as nervuras são ligeiramente visíveis ao longo das paredes. Até 4 ninhos de sementes são formados no interior. Quando madura, a polpa verde fica vermelha. Os pimentões maduros pesam cerca de 120 g e a polpa de 7 mm de espessura é altamente espremida. O rendimento da variedade é alto, a partir de 1 m2 coletar 10 kg de vegetais.
Ruza F1
Os frutos desse híbrido precoce amadurecem em casa de vegetação 90 dias após a germinação. Um arbusto alto com folhagem média. Os pimentos cónicos com casca lisa e nervuras pouco visíveis, quando maduros, adquirem coloração avermelhada nas paredes. As frutas pendem penduradas nos galhos do arbusto. Sob abrigo frio, os grãos de pimenta ficam menores, pesando cerca de 50 g. O híbrido cultivado em estufa aquecida dá frutos maiores, pesando até 100 g. Polpa suculenta, de 5 mm de espessura. Nas condições de estufa da região Noroeste a partir de 1 m2 você pode coletar 22 kg de vegetais.
Snegirek F1
Outro híbrido interno produz colheitas antecipadas em 105 dias. No entanto, o amadurecimento completo dos pimentões ocorre após 120 dias. A planta é muito alta, geralmente 1,6 m de altura, às vezes estendendo-se até 2,1 m. O arbusto é compacto, de folha média com grãos de pimenta caídos. A forma do vegetal assemelha-se a um prisma ligeiramente curvo com um topo arredondado. As nervuras são ligeiramente visíveis na pele lisa. No interior da polpa vermelha, com 6 mm de espessura, formam-se 2 ou 3 câmaras de sementes. O peso máximo de um grão de pimenta maduro é de cerca de 120 g.
Mazurka F1
Em termos de maturação, o híbrido pertence a pimentas de início médio. A safra é destinada ao cultivo em casa de vegetação e traz suas primeiras safras após 110 dias. O arbusto cresce de altura média com rebentos limitados. A forma do vegetal é um pouco como um cubo, onde normalmente se formam três câmaras de sementes. A pele lisa cobre a polpa carnuda com uma espessura de 6 mm. A pimenta madura pesa cerca de 175 g.
Pinóquio F1
Para efeito de estufa, o híbrido traz uma colheita precoce, 90 dias após a germinação. O arbusto cresce pouco mais de 1 m de altura com ramos laterais curtos. Normalmente, a planta não forma mais do que três brotos. O vegetal em forma de cone tem uma leve nervura, torna-se vermelho quando maduro. Deliciosa polpa suculenta, com 5 mm de espessura, revestida com pele firme e lisa. A pimenta madura pesa cerca de 110 G. O híbrido traz grandes rendimentos. De 1 m2 mais de 13 kg de vegetais podem ser colhidos.
Primavera
Pimentas de estufa produzem uma colheita precoce 90 dias após a germinação. O arbusto alto tem galhos fracamente espalhados. Os grãos de pimenta em forma de cone são cobertos por uma casca lisa, ao longo da qual as nervuras são pouco visíveis.À medida que a cor verde amadurece, as paredes adquirem uma cor vermelha. A polpa é perfumada, suculenta, até 6 mm de espessura. Um vegetal maduro pesa no máximo 100 g. A variedade é considerada de alto rendimento, trazendo mais de 11 kg de pimentão a partir de 1 m2.
Flaming F1
Para efeito de estufa, o híbrido traz uma colheita precoce 105 dias após a germinação total das mudas. Arbustos altos geralmente crescem 1,4 m de altura, mas podem chegar a 1,8 m. A planta não é muito foliada. As pimentas, em formato de prisma, têm uma leve nervura, além de ser observada ondulação ao longo das paredes. Quando totalmente madura, a polpa verde fica vermelha. 2 ou 3 câmaras de sementes são formadas dentro do vegetal. A polpa é perfumada, suculenta, com 6 mm de espessura. A massa dos pimentos maduros é de no máximo 100 g.
Mercury F1
Após 90-100 dias, o híbrido produzirá uma colheita precoce de pimentas em condições de estufa. Os arbustos crescem até uma altura média de pouco mais de 1 m com dois ou três brotos. Espalhar coroa exigindo uma liga para a treliça. Os grãos de pimenta em forma de cone com pontas arredondadas pesam cerca de 120 g, polpa densa com 5 mm de espessura, revestida por pele lisa e firme. O híbrido é considerado de alto rendimento, com rendimento de 1m2 cerca de 12 kg de vegetais.
Pilgrim F1
O híbrido em estufa pertence ao período de maturação médio, dando os primeiros frutos após 125 dias. Os arbustos são altos, mas compactos e requerem amarração parcial dos caules. Os pimentões em forma de cuboide são caracterizados por uma ponta romba e ligeiramente deprimida. A casca da fruta é lisa, havendo uma ligeira ondulação ao longo das paredes. No interior, de 3 a 4 câmaras de sementes são formadas. Após a maturação, a polpa verde do vegetal tem cerca de 7 mm de espessura e fica vermelha. O grão de pimenta maduro pesa 140 g.
Lero F1
A cultura é destinada ao cultivo em canteiros fechados. O híbrido é capaz de trazer a primeira safra após 90 dias. Arbustos altos são compactos em forma, requerem ligas coroa parcial. Os grãos de pimenta assemelham-se à forma de um coração; existem até três câmaras de sementes no seu interior. Polpa carnuda e suculenta com cerca de 9 mm de espessura coberta por pele lisa. Após o amadurecimento, as paredes verdes ficam vermelhas. Um vegetal maduro pesa 85 g.
O vídeo mostra uma seleção de variedades:
Lumina
A variedade muito conhecida e popular com arbustos de baixo crescimento traz a primeira onda de colheita de frutas maiores, pesando 115 g. Todas as pimentas subsequentes ficam menores, pesando não mais que 100 g. O formato do vegetal é em forma de cone, ligeiramente alongado com um nariz pontudo. Polpa fina, com espessura não superior a 5 mm, em estado maduro, apresenta cor bege com reflexos esverdeados claros. Os pimentos são saborosos, sem aroma pronunciado e sabor doce. A planta é pouco exigente para cuidar, adapta-se a diferentes condições climáticas. A safra colhida pode ser armazenada por até três meses.
Ivanhoe
Esta variedade foi cultivada recentemente, mas já ganhou popularidade entre muitos produtores de vegetais. Frutos cônicos com paredes carnudas, de 8 mm de espessura, quando maduros, adquirem uma coloração laranja intensa ou vermelha. Um grão de pimenta maduro pesa cerca de 130 g. No interior, o vegetal possui 4 câmaras de sementes, cheias de grãos em abundância. Arbustos compactos de tamanho médio devem ser amarrados a pelo menos estacas de madeira. A safra colhida pode ser armazenada por 2 meses sem perder sua apresentação.
Língua marinkin
A cultura tem uma adaptação aumentada às condições climáticas agressivas e solos ruins. Cuidando mal da planta, ela ainda vai agradecer com uma colheita generosa. Os arbustos atingem no máximo 0,7 m de altura. A coroa é muito espalhada, exigindo uma liga obrigatória. Os pimentos em forma de cone, ligeiramente curvos, pesam cerca de 190 g, e a polpa de 1 cm de espessura apresenta uma crocância característica. Depois de totalmente amadurecido, o vegetal fica vermelho com um tom de cereja.A safra colhida pode durar 1,5 meses.
Tritão
Uma variedade muito precoce é capaz de trazer uma boa colheita nas condições siberianas, desde que seja cultivada em estufas.... A planta não se preocupa com a ausência de dias quentes e ensolarados, não se preocupa com chuvas prolongadas e frio. Os arbustos crescem compactos e de tamanho médio. Os pimentos em forma de cone pesam no máximo 140 g e a polpa é suculenta. 8 mm de espessura. Após o amadurecimento, o vegetal fica vermelho ou amarelo alaranjado.
Eroshka
Uma variedade de pimentão maduro precocemente produz frutos de tamanho médio, pesando cerca de 180 g. A polpa é suculenta, mas não muito carnuda, com apenas 5 mm de espessura. Para o fim a que se destina, o vegetal é considerado um prato de salada. A planta dá frutos bem quando bem plantada. A safra colhida é armazenada por 3 meses.
Funtik
Outra variedade popular tem uma estrutura compacta de um arbusto de até 0,7 m de altura.Para confiabilidade, é aconselhável amarrar a planta. Os grãos de pimenta em forma de cone com espessura de polpa de 7 mm pesam cerca de 180 g Os frutos são quase todos uniformes, por vezes encontram-se exemplares com nariz curvo. O vegetal tem um sabor doce e um aroma apimentado. A safra colhida é armazenada por no máximo 2,5 meses.
Czardas
A popularidade da variedade deve-se à cor de seus frutos. À medida que amadurece, a gama de cores muda de limão para laranja rico. Os pimentos em forma de cone com uma espessura de polpa de 6 mm crescem até um peso de cerca de 220 g. A altura dos arbustos é de no máximo 0,6 m. O vegetal é muito saboroso, mesmo quando colhido na fase de maturação técnica. A safra colhida é armazenada por 2 meses.
taifeiro
Arbustos de baixo crescimento com altura máxima de 0,5 m trazem excelentes rendimentos quando plantados densamente. O vegetal pode ser comido verde, apenas sua polpa aquosa é fracamente aromática e praticamente sem açúcar. Esses grãos de pimenta pesam cerca de 130 G. Um vegetal maduro acrescenta um pouco de peso, adquire um aroma adocicado e apimentado. A polpa fica vermelha. A fruta em forma de cone pode ser armazenada por 2,5 meses.
Conclusão
O vídeo mostra o cultivo de pimentas em climas frios:
Além das culturas consideradas, existe um grande número de outras variedades de pimentas primitivas que podem dar frutos nas condições de estufa do Noroeste. E se ainda houver aquecimento, uma boa colheita está garantida.