Contente
A pimenta é uma das culturas de jardim mais comuns. Isso se justifica, é saboroso, pode ser enlatado, seco, congelado. A pimenta é muito útil - contém muito potássio, em termos de teor de vitamina C, supera todos os vegetais e até mesmo as frutas cítricas.
Pimentas são cultivadas exclusivamente por meio de mudas, muitas vezes são cultivadas de forma independente. Isso não quer dizer que seja um assunto complicado, mas se certas regras não forem seguidas, você pode perder as mudas antes mesmo de plantá-las no solo. Neste artigo, veremos por que as mudas de pimenta estão caindo e como evitar esse problema.
O que você precisa para cultivar mudas de pimenta com sucesso
Cada planta tem seus próprios requisitos para manter as condições, iluminação, temperatura, umidade. Pimenta não é exceção, suas mudas são especialmente vulneráveis. Para evitar problemas ao cultivá-la, vamos ver o que adora pimenta:
- Temperatura quente uniforme ao longo do dia;
- Horas de luz do dia não mais do que 8 horas;
- Regar com água morna, cerca de 25 graus;
- Hidratação uniforme;
- Solo fértil drenado com reação neutra;
- Doses aumentadas de potássio.
Pimenta é ruim:
- Tempo quente superior a 35 graus;
- Regar com água abaixo de 20 graus;
- Transplantes de raízes;
- Pouso recuado;
- Alta acidez do solo;
- Doses aumentadas de fertilizantes de nitrogênio e esterco fresco;
- Luz do sol direta.
As razões pelas quais as mudas de pimenta caem
É muito desagradável quando caem mudas de pimenta cuidadosamente plantadas. Pode haver vários motivos para isso:
- Erros de pouso;
- Erros de cuidado;
- Condições inadequadas de detenção;
- Perna negra;
- Fusarium.
Tudo isso pode ser evitado. Vamos ver o que fazer agora e como evitar erros no futuro.
Erros ao plantar pimentas
Em terreno aberto, vivem pragas e patógenos, que muitas vezes causam a morte de plantas adultas, enquanto mudas delicadas com uma raiz fina e um caule fraco são muito mais difíceis de lidar. Prepare o solo usando os seguintes ingredientes:
- Turfa - 10 l;
- Areia - 5 l;
- Cinza de madeira - 1 l;
- "Fitosporin" ou "Agrovit" - de acordo com as instruções.
A areia deve ser pré-calcinada no forno antes do uso. Misture todos os ingredientes e use no cultivo de mudas. Em nenhum caso, não exceda a dose recomendada de "Fitosporin" ou "Agrovit", é melhor usar menos.
Se você usar solo comprado, não retire o que sobrou após o plantio de plantas de interior - adubos são adicionados a ele em uma concentração adequada para o cultivo de uma planta adulta com necessidades específicas, solo especial exclusivamente para mudas é adequado. Mas também precisa ser preparado da seguinte forma:
- Sem abrir, coloque o saco com o substrato em um balde galvanizado;
- Com cuidado, para não derreter o saco, despeje água fervente na lateral do balde;
- Cubra o balde com uma tampa;
- Deixe um saco de terra no balde até que a água esfrie completamente.
Assim, você destruirá todos os possíveis pragas e patógenos que podem fazer com que as mudas caiam.
Quer você tenha colhido suas sementes de uma pimenta que parece saudável, ou comprado sementes de um fabricante confiável, não há garantia de que elas não estejam contaminadas com patógenos.
Isso destruirá os possíveis patógenos da doença, mas as próprias sementes não terão tempo de sofrer. Não é necessária a preparação pré-semeadura de sementes cobertas com uma casca colorida.
Plante as sementes de pimenta corretamente - até uma profundidade de 3-4 cm, e certifique-se de compactar o solo para que não caiam. Sementes plantadas muito profundas ou rasas não se desenvolverão normalmente, e uma planta enfraquecida tem maior probabilidade de adoecer e morrer.
Você não pode plantar sementes muito grossas, pare um pouco e espalhe-as. Então você terá menos problemas - eles não se esticarão, não cairão e o trauma nas raízes durante o mergulho será menor.
Erros de cuidado com mudas
Doses excessivas de fertilizantes certamente farão com que as mudas de pimenta se estiquem, o que, por sua vez, pode levar à queda. O excesso de nitrogênio é especialmente perigoso.
Regue as mudas de pimenta uniformemente. Com a pulverização freqüente, o solo fica preto e parece que há umidade suficiente nele. Na verdade, pode acontecer que o solo esteja seco e as mudas morreram porque não têm nada para beber. Em caso de dúvida se a rega é necessária, pegue um fósforo e fure o solo mais longe da planta. Regue imediatamente se necessário.
Overflow não é menos perigoso. A raiz do excesso de umidade e rega com água fria pode muito facilmente apodrecer e a planta morrer, e o transbordamento também bloqueia o acesso de oxigênio às raízes. O orifício de drenagem pode estar entupido. Se isso acontecer, salve plantas saudáveis com urgência - transplante-as para outro solo. É melhor não usar uma panela velha, se não houver nada mais adequado, lave-a com um pincel e despeje água fervente sobre ela. Após o transplante, trate as pimentas com uma solução foundazola, umedeça o solo com ele.
O ar muito seco também pode fazer com que as mudas se alojem. Se, após a colheita, você aprofundar as mudas de pimenta, a maioria das plantas provavelmente cairá e morrerá - não faça isso.
Condições inadequadas de detenção
A alta temperatura é necessária para a germinação das sementes. Para mudas, pode ser fatal. Assim que aparece a primeira laçada de mudas, a temperatura é imediatamente reduzida e a planta começa a brilhar.
E embora a pimenta seja uma planta com poucas horas de luz do dia, ela não pode viver sem luz, a luz é necessária para a fotossíntese, que é a base da vida de quase todas as plantas (com exceção das espécies insetívoras). A muda alcança a fonte de luz, gastando toda a sua força nela, se estica, cai e morre.
O excesso de luz, assim como a temperatura fria do conteúdo, também não beneficia as mudas. A baixa temperatura, junto com o transbordamento, é especialmente perigosa - esse é um caminho direto para a morte de uma pequena planta.
Pimenta preta
A perna preta é uma das causas mais comuns de acamamento em mudas de pimenta. Esta doença causa vários tipos de patógenos fúngicos. Eles sempre são encontrados no solo, mas afetam apenas plantas enfraquecidas. Os fungos são especialmente perigosos para as mudas - eles sempre morrem - primeiro, o joelho hipocotal apodrece, fica marrom e fica mais fino, depois os tecidos amolecem e ficam aquosos.
O uso de solo contaminado, má ventilação, transbordamentos, material de plantio de má qualidade, plantio adensado e cuidado inadequado com as mudas, que causa enfraquecimento da planta, contribuem para a doença. Freqüentemente, a causa da perna preta é que o solo está constantemente encrostado.
Oferecemos a você que assista a um vídeo sobre a forma popular de lutar perna preta em tomates... Esse método também funciona com pimentas.
Pimentas Fusarium
Basicamente, a doença se manifesta em plantas adultas. Mas acontece que as mudas ficam doentes - simplesmente murcha e cai. Não há cura para isso, você precisa destruir a planta.
Tratamento de acamamento de mudas de pimenta
O que fazer se as mudas de pimenta caírem? Se a causa for canela-preta ou fusarium, as plantas doentes devem ser destruídas imediatamente e as sobreviventes devem ser plantadas imediatamente em copos separados em solo novo. Assim, se uma ou mais plantas adoecerem, as outras terão menos probabilidade de serem infectadas.
Se o motivo do alojamento das mudas for diferente e apenas algumas plantas forem afetadas, encontre a fonte do problema, crie as condições necessárias para o desenvolvimento normal da pimenta. No transbordamento, se o solo não teve tempo de acidificar, às vezes basta diminuir a rega e borrifar o solo com cinza de madeira.
Se as mudas de pimentão começaram a ficar doentes com uma perna preta, trate as plantas e o solo sob elas com uma solução de sulfato de cobre a 1% ou uma solução fraca de permanganato de potássio.
Prevenção de acamamento de mudas de pimenta
Qualquer doença é mais fácil de prevenir do que lidar com suas consequências. Mudas saudáveis e bem cuidadas têm menos probabilidade de adoecer do que aquelas cujo desenvolvimento foi deixado ao acaso. Você precisa começar a cuidar dela antes mesmo de plantar - certifique-se de embeber as sementes em uma solução de epin antes de plantar. Epin é um adaptógeno e um regulador de amplo espectro; as plantas cultivadas a partir de sementes tratadas com ele são mais fáceis de tolerar o transbordamento, a seca, se esticam menos e são mais resistentes a doenças. Além disso, é uma droga de origem natural e não representa perigo para os seres humanos. Você pode processá-los e mudas, mas não mais frequentemente do que uma vez a cada duas semanas.
Para a prevenção de doenças fúngicas e da perna preta, que causam o acamamento de mudas de pimenta, as mudas e o solo sob ela são tratados duas vezes com intervalo de duas semanas com uma solução de qualquer fármaco contendo cobre em concentração duas vezes menor que a escrito nas instruções. Esses tratamentos tornarão a pimenta ainda mais resistente a doenças fúngicas e virais.
Custa mais, mas o resultado de seu uso é muito melhor - óxidos metálicos em pó, ao contrário da emulsão, se dissolvem mal na água. É fácil ver após a pulverização - uma grande quantidade do medicamento permanece no fundo do recipiente em que a solução foi preparada e, consequentemente, a eficácia do tratamento diminui.