Contente
isto doença de muda entra em pânico até mesmo jardineiros experientes. Na verdade, nem sempre é possível cultivar mudas para que não sejam afetadas por doenças. O aparecimento de uma perna preta em mudas de tomate. - uma das surpresas mais desagradáveis (porque aparece de repente). Os caules, que até recentemente se erguiam vigorosamente, caem como que dizimados e perecem. Isso geralmente acontece depois que as mudas são colhidas. O artigo discutirá a proteção de mudas de tomate de uma perna preta.
Causas da doença
Se você olhar para os caules caídos, vai notar que perto da superfície do solo eles escurecem e ficam mais finos, como fósforos queimados.
As hortaliças são mais vulneráveis a esta doença, que crescido de forma fechada, em estufas e viveiros.
A causa da doença é a infecção fúngica das mudas. O fungo ataca o sistema radicular. Através das raízes, a doença se espalha de uma planta para outra. Além do tomate, as mudas de repolho e rabanete são suscetíveis a essa doença.
Uma boa iluminação é especialmente importante para mudas de tomate. Para ter o máximo de luz possível, você deve colocar o papel alumínio atrás das caixas ou vasos nos quais as mudas são plantadas.
Como curar brotos
Antes de iniciar o tratamento, esteja ciente de que a doença se desenvolve apenas em solos excessivamente acidificados. Arar o solo com giz, calcário seco ou cinza de madeira ajuda a neutralizar o solo. Um remédio como a farinha de dolomita também ajuda bem.
A colheita só pode ser salva com esta abordagem.
É verdade que muitos jardineiros consideram o tratamento uma tarefa ingrata. Mesmo que a planta possa ser salva, ela fica para trás no crescimento e dá frutos muito piores. Eles removem não apenas as plantas doentes, mas também algumas das saudáveis que estão próximas.
Então, o que precisa ser feito?
- Desinfete o solo. Para isso, a rega com solução de permanganato de potássio ajuda.
- Limite a rega de suas plantas. Esta é uma boa prevenção de doenças. O fungo não se desenvolve em solo seco. Isso significa que há uma chance de preservar a colheita.
- Cubra as mudas doentes com cinza de madeira ou carvão em pó.
- Você também pode desinfetar o solo com uma solução de formalina. Nesse caso, é necessário que o solo esteja totalmente solto.
Reposição efetiva e completa do solo no local onde as mudas foram afetadas com desinfecção do solo ao redor da lesão. Isso evita a propagação da doença para outros brotos.
Profilaxia
É importante prevenir a doença desde o início. A preparação da semente é muito importante. É aconselhável escolher variedades resistentes a esta doença. A boa imunidade na variedade de tomate "Liana" é uma combinação de cuidado despretensioso, resistência a doenças e boa produção.
Antes de semear, é necessário tratar as sementes com uma solução de permanganato de potássio (manter os grãos colocados em um saco de tecido por 20-30 minutos na solução). Depois disso, é necessário enxaguar as sementes no mesmo saco e secar. Um procedimento obrigatório é a desinfecção do container no qual será feito o desembarque com solução de permanganato de potássio.
Se o solo do jardim for usado para plantar sementes e cortar plantas, deve-se aquecê-lo levemente antes do plantio. A queima em um forno em pratos antigos é freqüentemente usada. É indesejável fazer isso em uma área residencial, pois quando o solo é calcinado, ele emite um cheiro específico, que dificilmente pode ser chamado de agradável. O solo calcinado deve ser derramado com uma solução de permanganato de potássio. Após a desinfecção com uma solução de permanganato de potássio, é necessário resistir ao solo por 2-3 dias sem plantar para que as sementes não queimem.
A rega adequada ajuda a evitar doenças. Regar muito generosamente, e ainda mais, as mudas não devem ser derramadas. O aumento da importância pode causar doenças. Conselho! Regar as plantas jovens com água morna.
Uma boa medida preventiva é o afrouxamento regular do solo para garantir o acesso do ar às raízes. Para evitar que a camada superior seque, ela pode ser coberta com areia. Os brotos afetados pela doença devem ser removidos e descartados para que a doença não se espalhe para as plantas saudáveis. Ao plantar plantas no solo, o preparo “Barreira” é adicionado a cada cova e só então as mudas são plantadas.
Remédios populares contra perna preta
- Não umedeça demais o solo, use um borrifador ou regador para regar as mudas.
- Não tenha preguiça de mergulhar as mudas, pois este procedimento contribui para o melhor desenvolvimento do sistema radicular.
- O excesso de fertilizantes nitrogenados é prejudicial às plantas e pode provocar o desenvolvimento da doença.
- No processo de cultivo de mudas, o húmus não pode ser usado como fertilizante, pois o húmus contém um fungo.
- Regar com uma solução de casca de cebola ajuda a prevenir a perna preta e tem um efeito curativo para plantas doentes.
Preparativos para blackfoot
Até o momento, são conhecidos dois medicamentos que destroem o fungo que causa a doença da perna preta.
- Fundazol. Um remédio bastante eficaz. No entanto, seus ingredientes são tóxicos. Não é recomendado usar o medicamento se você estiver cultivando tomates em casa. Isso é especialmente verdadeiro para famílias com crianças pequenas e animais de estimação.
- Previkur. Embora não seja menos eficaz, é menos tóxico. É usado tanto na jardinagem quanto no cultivo de flores caseiras.
Essas duas drogas podem ser classificadas como drogas profiláticas.
Agora você está totalmente armado contra um inimigo formidável como o blackfoot. E as medidas preventivas permitirão que você reduza ao mínimo o risco de doença.