Contente
- 1 O que os tomates precisam para um crescimento bem-sucedido
- 2 Causas do amarelecimento das folhas de mudas de tomate
- 2.1 Solo para o cultivo de mudas de tomate
- 2.2 Erros na rega, como causa do amarelecimento das folhas das mudas de tomate
- 2.3 Erros na alimentação de mudas que podem levar ao amarelecimento das folhas
- 2.4 Consequências da iluminação insuficiente de mudas de tomate
- 2.5 Consequências do plantio próximo de mudas de tomate
- 2.6 Outras causas de amarelecimento de mudas de tomate
- 3 O que fazer se as folhas da muda de tomate ficarem amarelas
O tomate é sempre um legume bem-vindo à nossa mesa. E embora tenha aparecido na dieta dos europeus não faz muito tempo, é difícil imaginar um verão sem uma salada de tomates frescos ou uma mesa de inverno sem tomates em lata. E sopa de borscht com repolho sem suco de tomate ou pasta de tomate? E a variedade de molhos a que estamos tão habituados? Não, o súbito desaparecimento desse vegetal maravilhoso em todos os aspectos de nossa dieta seria um desastre. Além disso, os tomates podem ser cultivados em quase todas as zonas climáticas, se não ao ar livre, então na estufa ou uma estufa. Freqüentemente, cultivamos mudas de tomate por conta própria. Embora cuidar dela não seja muito difícil ou complicado, os problemas não são tão raros quanto gostaríamos. Neste artigo, descobriremos por que as mudas de tomate ficam amarelas.
O que os tomates precisam para um crescimento bem-sucedido
Para obter uma boa colheita, é necessária uma muda sã, e para isso é aconselhável entender com clareza o que a planta ama e o que não deve ser permitido durante o seu cultivo. Vamos primeiro descobrir o que os tomates amam:
- O solo é neutro ou ligeiramente ácido;
- Fertilizantes fosfatados;
- Sol brilhante;
- Entrada de ar fresco;
- Umedecimento do solo econômico e uniforme;
- Ar quente e seco.
Eles não gostam de tomates:
- Excesso de fertilizantes, especialmente nitrogênio;
- Cobertura de cima com esterco fresco;
- Ar estagnado;
- Plantio engrossado;
- Alagamento do solo;
- Regar com água fria;
- Rega irregular;
- Alta umidade;
- Onda de frio prolongada;
- Aquecer acima de 36 graus;
- Solos ácidos e pesados.
Causas do amarelecimento das folhas de mudas de tomate
Mudas de tomate ficam amarelas por vários motivos, muitas vezes não relacionados entre si. Na maioria das vezes, são:
- A qualidade do solo para o cultivo de mudas;
- Rega inadequada;
- Falta ou excesso de nutrientes;
- Iluminação insuficiente;
- Ajuste apertado;
- Outras razões.
O amarelecimento das folhas nem sempre leva à morte das mudas de tomate ou mesmo a algumas consequências graves, mas apenas se medidas forem tomadas de imediato. Em qualquer caso, você precisa saber exatamente quais erros cometemos para não repeti-los no futuro. Vamos examinar mais de perto cada uma das possíveis razões pelas quais as folhas das mudas de tomate ficam amarelas.
Solo para o cultivo de mudas de tomate
Para cultivar mudas de alta qualidade, você não pode simplesmente retirar solo de jardim ou solo de uma estufa. As sementes precisam germinar, e não é tão fácil fazer isso em solo denso. Além disso, os rebentos de tomate são tenros e as suas raízes são fracas. Também é impossível retirar terra comprada deixada após o plantio de flores de interior - é destinada a plantas adultas, pode ser muito pesada ou ácida para mudas. Além disso, já foram adicionados fertilizantes em uma concentração adequada para o cultivo de uma planta adulta.
Mudas de tomate ficam amarelas se o solo:
- azedo;
- contém muitos fertilizantes;
- muito denso;
- coberto com uma crosta devido às suas propriedades mecânicas ou regando com água dura, o que prejudica o fornecimento de oxigênio às raízes e pode causar não só amarelecimento das folhas, mas opressão e morte de toda a planta;
- alcalino - pode causar clorose.
Erros na rega, como causa do amarelecimento das folhas das mudas de tomate
Como escrevemos acima, os tomates gostam de regar moderada e uniforme. Se você derramar regularmente, o solo irá acidificar e o ar não fluirá para as raízes, os brotos começarão a morrer lentamente, e isso começará com o amarelecimento das folhas inferiores e cotilédones.
Também é impossível regar mal - e com isso as folhas das mudas de tomate ficam amarelas. A rega não deve ser excessiva, mas suficiente. Em primeiro lugar, com a falta de umidade, as folhas podem simplesmente secare, em segundo lugar, a assimilação de nutrientes em solo seco é significativamente prejudicada. O nitrogênio e o fósforo das folhas se movem para o caule, o que faz com que fiquem amarelos.
Se os tomates forem regados com água dura, a salinidade pode se formar no solo - ela pode ser determinada se a superfície do solo estiver coberta com uma crosta esbranquiçada ou se aparecerem manchas brancas ou amareladas. As raízes retiram nutrientes da planta e os liberam para o solo.
Erros na alimentação de mudas que podem levar ao amarelecimento das folhas
As folhas podem ficar amarelas devido à falta ou excesso de nitrogênio. A nutrição do tomate deve ser equilibrada, o nitrogênio é necessário para a planta em todos os estágios de desenvolvimento - faz parte das proteínas e da clorofila. Curiosamente, o nitrogênio é muito móvel, a planta o transfere de forma independente para onde é mais necessário: por exemplo, das folhas velhas para as jovens. Assim, durante a privação de nitrogênio, as folhas inferiores primeiro ficam amarelas.
As pontas das folhas de um tomate podem amarelar ou ressecar por falta de potássio, o que, além da falta desse elemento no solo, pode ser causado pela acidez do solo. Nesse caso, o potássio não é usado para alimentação, mas para desoxidar o solo.
Consequências da iluminação insuficiente de mudas de tomate
O tomate é uma planta de longas horas de luz do dia. Ele precisa de uma boa iluminação por pelo menos 12 horas por dia para ter uma vida normal. Todos nós sabemos disso, todos entendemos, mas por alguma razão muitas vezes o colocamos em um local insuficientemente iluminado e depois perguntamos por que as folhas das mudas de tomate ficam amarelas.
Especialmente com frequência, os residentes das regiões do norte enfrentam esse problema, onde o horário de verão na primavera é muito curto. Sair - acenda os tomates com uma lâmpada fluorescente. Melhor ainda - compre um fitolamp, agora seu preço não é muito alto, mas vai durar muitos anos.
Note-se que é impossível acender tomates 24 horas por dia - corremos o risco de as folhas ficarem amarelas devido à clorose - falta de ferro, que simplesmente deixará de ser absorvido.
Consequências do plantio próximo de mudas de tomate
Não semeie sementes muito grossas! Os autores de todos os artigos sobre o cultivo de mudas de tomate não se cansam de escrever sobre isso, mas cometemos esse erro continuamente. As mudas são arrancadas por falta de luz, ficam apertadas, o que por si só pode causar amarelecimento das folhas. Além disso, a área de alimentação é significativamente reduzida e a raiz não se desenvolve normalmente.
Outras causas de amarelecimento de mudas de tomate
Um artigo que descreve as causas do amarelecimento das folhas de tomate não estará completo se não nos determos em pontos que são raros. Portanto, o motivo do amarelecimento das folhas pode ser:
- Fertilizante de má qualidade ou fertilizante que apenas dissolvemos mal na água. Como resultado, grãos contendo nitrogênio caíram nas folhas e as queimaram;
- Regar ao meio-dia em um dia ensolarado - as folhas podem ficar queimadas de sol. Pode ser confundido com o amarelecimento das folhas;
- Nosso querido gatinho ou gato confundiu a caixa com mudas com um vaso sanitário.A propósito, isso acontece com bastante frequência se o animal tiver livre acesso à sala onde cultivamos as mudas;
- Fusarium folha murcha. Em mudas, é raro, na maioria das vezes os tomates adultos estão doentes com ele.
O que fazer se as folhas da muda de tomate ficarem amarelas
Mudas de tomate ficam amarelas, o que devo fazer? Já descobrimos os motivos, agora vamos salvar as mudas.
Se não transbordássemos muito com os tomates, as folhas amarelariam, mas o solo não azedaria, polvilhar o solo com cinzas e reduzir a rega pode ajudar.
Um transplante urgente em um novo solo será necessário se:
- Transbordando forte, o solo azedou;
- Inicialmente, semeamos sementes ou cortamos mudas em solo ácido ou excessivamente alcalino;
- As mudas foram superalimentadas ou regadas com água dura, o que causou salinidade no solo;
- As plantas estão muito lotadas ou em vasos insuficientemente grandes.
Por esta:
- Prepare um recipiente com solo adequado para o cultivo de mudas, umedeça levemente;
- Retire os tomates jovens da terra velha, descasque as raízes e destrua todas as plantas com patas pretas ou raízes podres;
- Plante as mudas em solo novo;
- Com uma colher de chá ou colher de sopa, dependendo do tamanho do tomate transplantado, despeje cada broto separadamente com uma solução foundazola ou uma solução levemente rosada de permanganato de potássio;
- Sombreie o plantio por alguns dias e limite a rega;
- Quando as mudas se recuperarem do transplante, forneça luz máxima por 12-15 horas por dia.
Se o amarelecimento das folhas do tomate for causado pela falta de fertilizante, alimente as plantas. É ainda melhor dar às mudas ao mesmo tempo a alimentação foliar com quelatos - geralmente são vendidas embaladas em sachês projetados para se dissolverem em dois litros de água.
Seja qual for a razão para o amarelecimento das folhas de tomate, trate-as na folha com uma solução de epin - isso suavizará os efeitos de quaisquer fatores negativos.
Oferecemos a você que assista a um vídeo que pode ser útil tanto no cultivo de mudas quanto no tratamento de tomates no solo:
Como você pode ver, para que o tomate se desenvolva normalmente, basta seguir todas as regras de semeadura e cuidados com as mudas.