Contente
Cerca de duzentos anos atrás, quando os tomates vieram da Europa para a Rússia, eles eram chamados de "maçãs do amor" por sua beleza e semelhança no formato do coração. A verdadeira pátria dessas lindas frutas é a América do Sul, onde há muita umidade e temperaturas constantemente altas. Portanto, os tomates gostam tanto da luz do sol e de uma atmosfera acolhedora. E o Noroeste da Rússia não se entrega ao verão quente.
Mas, graças aos esforços dos criadores russos, uma solução foi encontrada e surgiram muitas variedades de tomate que crescem e frutificam com segurança mesmo em regiões de clima instável e com um verão bastante curto. Assim, surgiram variedades de tomates para a região de Leningrado.
Características do cultivo de tomates na região de Leningrado
É claro que as estufas aquecidas são mais adequadas para o cultivo de tomates na região noroeste, mas nem todos os jardineiros as têm. Talvez muito bem sucedido cultivo de tomates, se forem utilizadas as melhores variedades de tomates para estufas, popularmente denominadas de frio. Você pode até plantar mudas variedades de tomates para a região de Leningrado imediatamente em uma cama aberta, mas então deve ser bem coberto com uma película de estufa ou material de cobertura. Este projeto é denominado "abrigo de filme". Em qualquer um desses casos, você precisa escolher variedades de tomate para a região de Leningrado, destinadas a estufas.
Em primeiro lugar, devem amadurecer precocemente, ter um curto período de crescimento, para que num curto verão os tomates possam amadurecer, por assim dizer, na videira. Deve ser dada preferência aos tomates de tamanho médio, uma vez que as variedades de tomate da região de Leningrado com frutos grandes, mesmo as destinadas especificamente a estufas, correm o risco de não amadurecer antes do início do tempo frio.
Mudas de tomate para a região de Leningrado são cultivadas da maneira usual. Mas há um momento que deve ser cumprido: o endurecimento das mudas. Para isso, cerca de meio mês antes de plantar plantas no solo, recipientes com mudas devem ser levados para a rua ou em uma estufa fria por várias horas todos os dias. Assim, a resistência do tomate ao mau tempo é desenvolvida, o que é importante em um verão bastante frio. Você também precisa ter em mente que os tomates crescem mal em solos pesados, argilosos e ácidos. É melhor cuidar com antecedência da soltura e arejamento do solo, utilizando os meios disponíveis para isso, como serragem, composto, etc.
É muito importante observar o tempo de plantio de mudas de tomate no solo, especialmente em um clima tão severo como a região de Leningrado. Normalmente, as primeiras variedades para a região de Leningrado são plantadas em uma estufa em 1o ou 2 de junho, enquanto as mudas não devem ter menos de cinquenta dias. Se a variedade é de amadurecimento ultra precoce, o plantio é realizado antes de 15-20 de abril, é desejável que a estufa seja aquecida.
Sete zonas importantes, onde Leningradskaya é a primeira
A escolha da variedade para o plantio depende do zoneamento da zona destinada ao seu cultivo. Uma boa colheita é obtida apenas com tomates adequados para essas condições. Existem sete dessas zonas no total, caso contrário, podem ser chamadas de zonas claras e, para cada uma delas, os criadores criam variedades que possuem um determinado conjunto de características.A principal diferença entre as zonas de zoneamento é a estação de luz, mais precisamente, seu comprimento, depende de quão bem os tomates podem ser cultivados sem o uso de iluminação adicional. A região de Leningrado é a zona de luz nº 1 para o cultivo de tomates, na qual nos meses de outono-inverno é simplesmente impossível cultivar tomates devido ao curto período de luz, se você não recorrer a iluminação adicional.
A região de Leningrado pode ser atribuída à zona de cultivo de risco, portanto, para obter uma boa colheita garantida, é melhor usar variedades de tomate da região de Leningrado com um período de maturação precoce e ultra-precoce, que não só são adequadas para uma estufa, mas também para um terreno aberto. É importante não esquecer a fertilização oportuna e o cumprimento da rotação de culturas - os tomates não devem crescer no mesmo local por mais de 3 safras para evitar o esgotamento do solo.
As principais características das variedades de tomate para a região de Leningrado
- boa tolerância à luz baixa;
- maturação precoce;
- deve ser resistente a doenças prejudiciais;
- independência de baixas temperaturas durante a formação dos ovários;
- excelente sabor graças ao acúmulo de açúcares maximizando o aproveitamento da energia solar.
Os criadores não conseguiram produzir tantas das melhores variedades de tomates que apresentam essas características. Apenas cerca de trinta estão registrados no Registro do Estado. Abaixo estão apenas algumas dessas variedades.
As melhores variedades
Beleza do norte
Refere-se a variedades de saladas de meia temporada, podem crescer em estufa e ao ar livre, mas usando um material de cobertura. O arbusto é alto, uma liga e uma pinça oportuna são necessárias. Uma fruta não muito grande em forma de pêra pesa de 60 a 120 gramas com um aroma e sabor pronunciados de tomate. Esta variedade se adapta bem a diferentes condições climáticas. O Fusarium e o vírus do mosaico do tabaco não estão doentes.
Chanterelle
Uma variedade de maturação precoce para cultivo em estufa ou sob uma cobertura de filme. Em altura, o arbusto pode atingir um metro, portanto, é necessária uma liga e uma pinça. Frutos resilientes, ovais, de cor laranja brilhante, com peso aproximado de 130 gramas, polpa firme e excelente sabor adocicado, com maturação massiva na segunda quinzena de julho. Normalmente se refere a extremos de temperatura, resistente a doenças. Um metro quadrado amadurece até nove quilos de tomates excelentes, perfeitos para preservação.
Mitrídates F1
Híbrido alto médio-inicial (105-110 dias). É um análogo modificado do híbrido Eupator. Esta variedade dá uma sensação óptima tanto na estufa como ao ar livre. No pincel, são formados 4-6 tomates redondos achatados vermelhos com sabor adocicado denso, pesando 130-150 gramas. Resistente a doenças, tem bom rendimento - até 10 kg / m2. Tolera muito bem o transporte.
Faraó F1
Híbrido indeterminado, período de maturação médio (105-115 dias). O arbusto é limpo, de tamanho médio. No pincel formam-se 4-6 frutos vermelhos de forma plana e redonda com polpa densa e excelente sabor. A variedade é extremamente produtiva - até 25 kg / m2. Resistente a doenças.
Dobrun
Híbrido precoce indeterminado (100-105 dias). No pincel aparecem normalmente 5-7 tomates vermelhos achatados com polpa doce densa, bastante frutífera - de 5 a 7,5 kg / m2. A variedade é resistente às doenças do tomate.
Variedades de tomate para estufas
Em estufas, geralmente são cultivadas variedades indeterminadas que toleram bem geadas e doenças típicas do tomate, são consistentemente produtivas, capazes de frutificar de alta qualidade mesmo na falta de luz solar. Iluminação adicional é recomendada para compensar esta falta.
Amadurecimento precoce de Leninegrado
Um híbrido precoce (90-95 dias) com excelente resistência às doenças do tomateiro. O arbusto é de tamanho médio, até 80 cm de altura.O fruto é vermelho, lembrando uma bola de tênis, liso, de tamanho médio (até 80 gramas), o sabor é mais próximo do azedo.Bom para mudanças de temperatura.
Ural multíparo
Variedade de meia estação, planta alta, embora com folhas pequenas. Os frutos vermelhos são redondos, ligeiramente achatados, pesando cerca de 60 gramas, têm sabor doce e azedo. Resistente às principais doenças, o rendimento é consistentemente alto.
Outono de Leningrado
Variedade média tardia (115-130 dias) destinada apenas a estufas. A planta é alta, poderosa, a folha é grande, ligeiramente ondulada. O fruto é vermelho, quase redondo, com tonalidade alaranjada, levemente estriado, sabor adocicado, pesando 80-130 gramas. Tolera bem o mau tempo, forma ovários de forma estável mesmo com falta de luz. Colheita - 6-7 kg / m2. As desvantagens incluem a exposição ao mosaico do tabaco
As melhores variedades de tomates de baixo crescimento
Nevsky
Variedade muito precoce de tamanho reduzido (80-85 dias). O arbusto é bastante compacto, não necessita ser pinçado, com cinco cachos de flores, sobre os quais são colocados 5-7 frutos. Fruta vermelha redonda, lisa, pesando cerca de 80 gramas, sabor agradável. Possui resistência a doenças do tomate. O rendimento é consistentemente alto.
Midget 1185
Variedade média precoce (110-115 dias). O arbusto é baixo, cerca de 50 cm, compacto, muito conveniente para cultivar em campo aberto. O fruto é pequeno, vermelho, ovalado, pesando cerca de 60 gramas. Começa a amadurecer em agosto, o rendimento é de 3-3,5 kg / m2. Dentre as deficiências, está sujeito à requeima.
báltico
Variedade inicial determinante. O arbusto é pequeno, compacto com pequenas folhas verdes claras. O fruto vermelho é quase redondo, ligeiramente achatado, pouco denso, o peso médio ronda os 150 gramas, com um sabor excelente, muito indicado para saladas. Resistente à requeima... Colheita - 4-4,5 kg / m2.
Yablonka
Variedade determinante precoce média (115-130 dias). O arbusto tem ramificação média e folhas pequenas, não é necessário amarrar ou beliscar. Fruta vermelha, de formato redondo, quase perfeitamente lisa, com aroma e sabor vivo de tomate, pesando cerca de 100 gramas. É resistente a doenças, tolera bem a alta umidade.
Ground Gribovsky 1180
Variedade determinante de maturação precoce (95-105 dias). O arbusto é baixo (de 40 a 55 cm), compacto. Frutos vermelhos, redondos, ligeiramente achatados, com ligeiras nervuras, pesando até 100 gramas. Colheita - 4-4,5 kg / m2. Tolera bem o mau tempo, adequado para cultivo na região da Terra Não-Negra. É possível semear sementes diretamente no solo. Das deficiências - não tolera umidade excessiva, podridão bacteriana e requeima ocorre.
Clarão
Uma variedade inicial subdimensionada (85-95 dias). Frutos vermelhos quase redondos, de tamanho médio, regular, com peso até 80 gramas, de excelente sabor. Eles são muito bons em saladas e no armazenamento de inverno. A variedade não é propensa a rachaduras, resistente à requeima. Tolera condições climáticas extremas normalmente. Colheita - 4-4,5 kg / m2. Excelente transportabilidade.
Conto de neve
Variedade padrão de meia temporada (100-115 dias). O arbusto é bastante baixo, limpo, não requer liga e beliscar. O fruto é vermelho, ligeiramente achatado, de tamanho médio, pesando até 50 gramas, sabor com leve acidez. É muito despretensioso no cuidado, tolera o mau tempo, é resistente às principais doenças do tomate. O rendimento é consistentemente alto.
Conclusão
Para além do facto de os próprios tomates serem muito saborosos e muito utilizados na cozinha, também são extremamente úteis.
- Restaura o equilíbrio água-sal.
- O cromo, que é rico em tomates, ajuda a regular a glicose em diabéticos.
- O alto teor de ácidos clorogênico e cumarico protege contra agentes cancerígenos que se formam durante o fumo.
- Graças ao potássio e às vitaminas B, a pressão arterial diminui, o colesterol “ruim” desaparece, o que tem um efeito benéfico no corpo de pacientes hipertensos, etc.
Você pode aprender a cultivar tomates em uma estufa de maneira adequada com este vídeo: