Tomato Cornabel F1 (Dulce): comentários, características e descrição da variedade

O tomate Cornabel F1 é um híbrido estrangeiro que está ganhando popularidade entre os jardineiros na Rússia. Distingue-se pela forma invulgar da fruta, pela sua apresentação e excelente sabor. Para se conseguir uma boa colheita, é importante seguir as regras de plantio do tomate e cuidar bem deles. Outras avaliações, fotos e produção de tomate Cornabel F1 são consideradas.

Descrição do tomate Cornabel

O tomate Cornabel F1 é o resultado do trabalho de criadores franceses. A origem da variedade é a empresa Vilmorin, que começou a sua existência no século XVIII. Em 2008, o híbrido foi incluído no Registro Estadual da Federação Russa sob o nome de Dulce. É recomendável cultivá-la em várias regiões do país, incluindo as regiões Norte, Centro e Sul.

De acordo com a descrição da variedade, o tomate Kornabel F1 é uma planta indeterminada. A força de crescimento é alta: no campo aberto os arbustos chegam a 2,5 m, na estufa - 1,5 m. A folhagem é moderada, a tendência para formar rebentos é fraca. As folhas são verde-escuras, de tamanho médio. O sistema raiz é muito poderoso. O tipo de arbusto é aberto, o que proporciona boa iluminação e ventilação da planta.

Até 5 escovas são formadas no broto central. As inflorescências são simples. Cada escova contém cerca de 4 a 7 ovários. O amadurecimento ocorre precocemente. O período da germinação à colheita é de cerca de 100 dias.

Breve descrição e sabor das frutas

De acordo com a descrição e comentários, os tomates Kornabel F1 têm suas próprias características externas:

  • alongado em forma de pimenta;
  • cor escarlate;
  • pele densa e brilhante;
  • peso de 250 a 450 g;
  • comprimento de até 15 cm;
  • polpa carnuda suculenta.

As qualidades de sabor dos tomates Cornabel F1 são excelentes. A polpa é açucarada e tenra, rica em matéria seca. Tem um gosto doce, a acidez está completamente ausente. Existem poucas câmaras de sementes, praticamente nenhuma semente se forma. Devido à densa casca, a colheita é armazenada por muito tempo e transportada sem problemas.

Os tomates Cornabel F1 são amplamente utilizados. Eles são adicionados a saladas de vegetais, cortes e salgadinhos. Frutas frescas são adequadas para cozinhar pasta de tomate, primeiro e segundo pratos. Eles também são usados ​​para decapagem e conservas para o inverno.

Características do tomate Cornabel

Cornabel F1 começa a amadurecer cedo o suficiente. Após o plantio no canteiro do jardim, a primeira colheita é removida após 50 - 60 dias. Dependendo das condições da região, é julho ou agosto. A frutificação é prolongada e dura até o início do frio.

O rendimento da variedade é alto. Isso se deve em grande parte ao tipo de floração carpal. A planta produz flores durante todo o período vegetativo. Cada arbusto é capaz de produzir até 50 frutos. Cerca de 5 kg de tomates são colhidos de uma planta. De 1 sq. m de plantações são removidos cerca de 15 kg. O rendimento é afetado positivamente pela fertilidade do solo, a abundância do sol, o fluxo de umidade e fertilizantes.

Conselho! Nas regiões do sul, os tomates Cornabel F1 crescem em áreas abertas. Na faixa do meio e regiões mais frias, o plantio em uma estufa é recomendado.

A variedade de tomate Kornabel F1 é resistente a doenças comuns. A planta é fracamente suscetível a fusarium e murcha verticilar, é imune ao vírus do mosaico do tabaco. O frio e a chuva aumentam o risco de propagação de doenças fúngicas. Para combater as lesões, são usados ​​Oxyhom, Topaz, Bordeaux líquido.

Os tomates da variedade Kornabel F1 requerem proteção adicional contra pragas.As plantas podem ser afetadas por ácaros, pulgões e ursos. Contra os insetos, os inseticidas Actellik ou Iskra são escolhidos. Os remédios populares também são eficazes: pó de tabaco, infusão de absinto, cinzas.

Prós e contras da variedade

As principais vantagens do plantio de um tomate Cornabel F1:

  • alta produtividade;
  • excelente sabor e apresentação de frutas;
  • frutificação de longo prazo;
  • resistência a doenças.

Desvantagens da variedade Kornabel F1:

  • em climas frios, é necessário pousar em uma estufa;
  • a necessidade de amarrar uma bucha a um suporte;
  • aumento do preço das sementes em comparação com as variedades nacionais (de 20 rublos por peça).

Regras de plantio e cuidados

O sucesso do cultivo de tomates depende em grande parte da implementação das regras de plantio e cuidados. O trabalho começa com a preparação de recipientes, sementes e solo. As mudas são obtidas em casa. Mudas crescidas são transferidas para os canteiros.

Semeando sementes para mudas

A variedade de tomate Cornabel F1 é cultivada por meio de mudas. O momento do plantio das sementes depende da região. Na faixa do meio, as obras são realizadas em março. Sob os tomates, prepare recipientes de 15 - 20 cm de altura, o recipiente é lavado com água morna e sabão e seco. É conveniente usar pastilhas de turfa, o que evita a colheita.

Para tomates da variedade Kornabel F1, qualquer solo universal é adequado. O solo é retirado da área do jardim ou é adquirido um substrato especial para mudas. Se for usado solo de rua, ele é preliminarmente mantido no frio por 1 - 2 meses para destruir possíveis pragas. Para a desinfecção, aquecem também o solo durante 20 minutos no forno.

A ordem de plantio de tomates da variedade Kornabel F1:

  1. As sementes são mantidas em água morna por 2 dias, depois imersas em estimulador de crescimento por 3 horas.
  2. Os recipientes são preenchidos com terra e regados em abundância.
  3. As sementes são plantadas em fileiras com uma profundidade de 1 cm. 2 - 3 cm são deixados entre as mudas.
  4. Os recipientes são cobertos com papel alumínio e mantidos no escuro e aquecido.
  5. As mudas aparecem em 10 - 14 dias. Periodicamente, o filme é virado e a condensação é removida.

É muito mais fácil plantar sementes em pastilhas de turfa. 2 - 3 sementes são colocadas em cada um deles. Quando os brotos aparecerem, deixe o tomate mais forte.

Os recipientes com mudas da variedade Kornabel F1 são reorganizados no peitoril da janela. Se necessário, coloque fitolâmpadas para iluminação adicional. As mudas são protegidas de correntes de ar. Os tomates são regados com um borrifador quando o solo começa a secar. Se as plantas se desenvolverem bem, elas ficam sem alimentação. Caso contrário, as plantações são fertilizadas com um fertilizante complexo contendo nitrogênio, potássio e fósforo.

Quando uma segunda folha aparece em mudas da variedade Kornabel F1, elas são mergulhadas em recipientes diferentes. É melhor plantar cada tomate em um vaso separado. Ao colher, aperte a raiz central e transfira cuidadosamente a planta para um novo recipiente.

Transplante de mudas

Os tomates da variedade Kornabel F1 são transferidos para um local permanente com 40-50 dias de idade. Esperando o fim das geadas da primavera. Os canteiros de cultivo são preparados com antecedência. O solo é desenterrado no outono, fertilizado com húmus e cinzas de madeira. Na primavera, o solo é solto com um forcado.

Conselho! Para os tomates, eles escolhem áreas onde pepinos, repolho, cenoura, cebola e alho cresceram um ano antes. Plantar depois de tomates, pimentões e batatas não é recomendado.

Na área selecionada, os recessos são feitos para que o sistema radicular dos tomates se encaixe neles. A distância mínima entre as plantas é de 30 - 40 cm. Para 1 sq. m plantado não mais do que 3 arbustos. Cornabel F1 é alto e requer espaço livre para desenvolvimento.

Antes do plantio, os tomates são regados e cuidadosamente retirados dos recipientes. Ao se transferir para um local permanente, eles tentam não quebrar o caroço de terra. Se as mudas crescem em taças de turfa, elas não são removidas do substrato. O vidro é totalmente enterrado. Em seguida, as raízes são cobertas com terra e regadas.

Cuidado de tomate

De acordo com as avaliações, os tomates Cornabel F1 são responsivos ao cuidado. A cultura precisa de rega moderada. A umidade é aplicada 1 - 2 vezes por semana. A intensidade da rega é aumentada durante o período de floração. Os tomates precisam de menos água para frutificar. Então, a fruta terá um sabor aguado.

Após a rega, o solo é solto para que a umidade seja melhor absorvida. Cobrir o solo com húmus ou palha ajuda a reduzir a quantidade de rega. Certifique-se de ventilar a estufa para regular a umidade.

Os tomates Cornabel F1 são alimentados 10-14 dias após o transplante. Eles são regados com lama. Após a floração, passam a se alimentar com superfosfato e sulfato de potássio. 35 g de cada substância são dissolvidos em 10 l de água.

Os tomates Cornabel F1 devem ser amarrados a um suporte. Para fazer isso, uma tira de metal ou madeira é cravada no solo. Os arbustos são enteados em 2 - 3 caules. Os processos em excesso são arrancados manualmente.

Conclusão

Tomato Cornabel F1 é um híbrido popular que é cultivado em todo o mundo. A variedade se desenvolve melhor sob uma capa de filme. Deliciosas frutas carnudas são usadas na culinária e enlatamento. Uma safra estável de tomate garantirá o plantio e o cuidado adequados.

Críticas do tomate Cornabel

Vasnetsova Anna Georgievna, 56 anos, região de Moscou
Todos os anos tento escolher novos híbridos de tomate para plantar. Na temporada passada, escolhi o tomate Cornabel de acordo com avaliações e fotos de quem plantou essa variedade. O custo das sementes é bastante alto - cerca de 100 rublos. para 3 pcs. No entanto, todas as três sementes germinaram. Peguei grandes tomates carnudos dos arbustos, que mais se parecem com pimentas. O peso médio dos frutos é de 200 g, alguns chegam a 450 g Os tomates são bons frescos e marinados. Eu os plantei em uma estufa, reguei-os regularmente e os alimentei com cinzas.
Ermolin Ivan Alexandrovich, 43 anos, Irkutsk
Tento escolher híbridos resistentes ao frio para plantar no país. Há muitos anos, tenho repetido o plantio da variedade de tomate Cornabel. Segundo as críticas, seus frutos têm apresentação e sabor. Na verdade, os tomates são grandes e carnudos. Os arbustos são fortes e se espalham, atingindo 2,5 m de altura, sempre amarro os tomates para que não caiam no chão. O rendimento é alto, os tomates são usados ​​em saladas de legumes e preparações caseiras. Às vezes, em clima frio, aparecem sinais de doenças fúngicas, mas isso geralmente ocorre no final da temporada.
Dê retorno

Jardim

Flores

Construção