Contente
Nas regiões do norte, o clima frio não permite o cultivo de tomates com um longo período de cultivo. Para tal, os criadores desenvolvem híbridos e variedades resistentes a baixas temperaturas. Um excelente exemplo é Tomate siberiano um trunfo que traz uma boa colheita mesmo em condições climáticas adversas.
Conhecendo a variedade
Em termos de maturação, características e descrição da variedade, o tomate Siberian Trump pertence a uma cultura de meia estação. Os frutos maduros aparecem não antes de 110 dias após a germinação. Uma variedade de tomate foi desenvolvida por criadores siberianos para cultivo em canteiros abertos. De acordo com a estrutura do arbusto, o tomate pertence ao grupo determinante. A planta cresce esparramada com um comprimento de caule de até 80 cm.
A planta é formada por um ou dois troncos. No segundo caso, o enteado é deixado sob o primeiro pedúnculo. É necessário amarrar um tomate a um suporte. O caule não será capaz de suportar o peso do fruto por si só. O rendimento é estável. As frutas se definem em condições de mau tempo, pouca luz, bem como na diferença de temperatura diurna e noturna.
É melhor cultivar tomates Siberian Trump com mudas. A semeadura começa pelo menos 50 dias antes do plantio no jardim. Antes de semear grãos de tomate, é aconselhável mergulhar em um estimulador de crescimento. A solução nutritiva acelera a germinação, afeta melhores ovários e fortalece o sistema imunológico do tomate. Mudas do Trunfo Siberiano são cultivadas a uma temperatura de cerca de +25cerca deC. Esquema de desembarque - 1 m2 quatro, e de preferência três plantas. O tomate responde bem à rega abundante regular, alimentando-se com matéria orgânica e fertilizantes complexos.
Parâmetros de frutas
Na foto, o tomate Siberian Trump não parece pequeno, e é. A variedade é considerada frutada grande. Os tomates da camada inferior do arbusto podem crescer até 700 g. O peso médio dos frutos varia de 300 a 500 g. Na forma, o tomate é arredondado, fortemente achatado. As paredes são nervuradas. Falhas grosseiras são raras. A polpa madura torna-se vermelha brilhante com um tom de framboesa. O fruto é carnudo, denso e altamente saturado de suco.
Os tomates são adequados para armazenamento e transporte. Os frutos são caracterizados pelo bom gosto. O prato principal do tomate é a salada. Um vegetal está sendo processado. Suco delicioso, ketchup espesso e macarrão são obtidos a partir da fruta. O tomate não é adequado para preservação devido ao seu grande tamanho.
Mudas em crescimento
No sul, é permitido semear diretamente na horta. Em regiões frias, os tomates Siberian Trump são cultivados por mudas:
- Caso as sementes não tenham sido previamente preparadas pelo fabricante, são classificadas, conservadas e embebidas em estimulador de crescimento. A época da semeadura é determinada pelas condições climáticas da região. Faça uma contagem regressiva de aproximadamente 7 semanas até o fim da geada noturna.
- As sementes de tomate são imersas no solo preparado a uma profundidade de 1–1,5 cm. As caixas são cobertas com papel alumínio, colocadas em um local aquecido e o solo é regado à medida que seca. A emergência das mudas de tomate é esperada em 1-2 semanas, dependendo da qualidade e preparação das sementes.
- Mudas de tomate são cultivadas em boa iluminação com fitolampos. A distância mínima da fonte de luz às mudas é de 10 cm. Os tomates são abastecidos com luz diária por 16 horas. Os tomates não se beneficiarão da iluminação 24 horas. As lâmpadas são desligadas à noite.
- Após a formação das duas folhas, os tomates são mergulhados em taças, onde continuam a crescer até serem plantados na horta.Nesse momento, as plantas são alimentadas.
- As mudas de tomate estarão prontas para o plantio após a formação de 6 folhas adultas. As inflorescências podem aparecer em plantas individuais.
- Os tomates são endurecidos por 1-2 semanas antes do plantio. As mudas são levadas para fora, à sombra, por 1 hora. O tempo de residência está aumentando a cada dia. Após 5-6 dias, coloque os tomates ao sol.
Quando chega o dia tão esperado do plantio, os tomates são regados com água morna. Uma planta com um pedaço de solo úmido sairá mais facilmente da xícara.
Pousando nas camas
A variedade Siberian Trump é resistente a climas adversos, mas é aconselhável para um tomate encontrar a área mais clara e ensolarada do jardim. A cultura adora solo fértil. É bom que o terreno no local retenha umidade moderadamente.
É aconselhável fertilizar o solo do jardim com matéria orgânica no outono. Você pode fazer isso na primavera, mas o mais tardar 2 semanas antes de plantar mudas de tomate. A terra é escavada com húmus até a profundidade da pá baioneta, cerca de 20 cm. Para a soltura, areia é adicionada ao solo sólido.
Há espaço suficiente para o trunfo da Sibéria ao plantar 3-4 plantas por 1 m2... Para um melhor atendimento, os tomates são plantados em fileiras. Uma distância de 70 cm é mantida entre os arbustos. Se houver espaço, a etapa de plantio é aumentada para 1 m. O espaçamento ideal entre linhas é de 1 m. Não é desejável plantar tomates densamente. A produtividade diminuirá e haverá uma ameaça de requeima.
Buracos são cavados sob cada arbusto de tomate. A profundidade das covas é ligeiramente maior que a altura do copo. Mudas de tomate regado são exibidas perto de cada buraco. Durante o plantio, o vidro é virado, tentando retirar as plantas junto com um pedaço de terra. Os tomates são aprofundados até as primeiras folhas. Um pedaço de terra com sistema radicular é cuidadosamente colocado no buraco, coberto com solo solto e regado com água morna. Para mudas altas de tomate, pinos são colocados imediatamente sob cada arbusto. As plantas são amarradas com uma corda.
O vídeo fala sobre os segredos do plantio de tomates:
Características de cuidado com a variedade siberiana
A variedade de tomate Siberian Trump não requer cuidados especiais. Os tratamentos tradicionais são preferidos, como com outros tomates:
- Mudas de Trump siberiano toleram facilmente um transplante. Os tomates praticamente não adoecem, acostumam-se rapidamente às novas condições e crescem imediatamente. No estágio inicial, a cultura deve ser ajudada. 14 dias após o plantio, os tomates são alimentados com fertilizantes complexos.
- As ervas daninhas são o primeiro inimigo dos tomates. A grama absorve nutrientes, umidade do solo, torna-se um distribuidor de doenças fúngicas. Livrar-se de ervas daninhas capinando ou cobrindo o solo com cobertura morta.
- O trunfo da Sibéria adora regar regularmente. O solo é mantido constantemente ligeiramente umedecido. A cobertura morta ajudará a reter a umidade, além disso, aliviará o proprietário da rega frequente de tomates.
- A tecnologia de irrigação por gotejamento para tomates é a mais aceitável. A água vai direto para a raiz da planta. Se a irrigação for realizada por pulverização, opta-se pelo início da manhã para o procedimento. No calor não se pode regar os tomates com aspersão, senão a folhagem queimará.
- O arbusto Siberian Trump é amarrado a um suporte à medida que cresce. Qualquer estaca ou treliça serve. Os enteados são removidos antes da formação do primeiro pincel. O ideal é a formação de um arbusto de tomate com um ou dois troncos.
- A camada inferior da folhagem da planta é muito densa. A umidade se acumula sob os arbustos de tomate, lesmas, caramujos aparecem, o fungo se espalha. Arejar ajuda a resolver o problema. Para o livre acesso do ar à parte inferior do caule, as folhas da planta são retiradas a uma altura de 25 cm do solo.
- Aos primeiros sinais de um mosaico viral ou de outras doenças perigosas do tomate, o arbusto afetado é removido. Você não deve sentir pena da planta. Não haverá benefício com isso, mas a ameaça de propagação do vírus para tomates saudáveis ocorrerá rapidamente.
Ao longo do ciclo vegetativo da plantação, o tomate é tratado com soluções preventivas. Em primeiro lugar - de phytophthora. É melhor prevenir a doença do que curá-la mais tarde.
Colheita, armazenamento
O amadurecimento dos primeiros frutos do trunfo siberiano é amigável. Além disso, a estação de crescimento continua até o início do clima frio. É indesejável deixar tomates maduros nos arbustos por muito tempo. A fruta tira o suco da planta e as ondas da próxima colheita serão fracas. Para o armazenamento, os tomates são colhidos na fase de maturidade técnica. A polpa da fruta neste momento é vermelha, mas ainda firme. Para saladas, sucos, ketchup e massas, é melhor deixar os tomates no mato até que estejam totalmente maduros. Em condições naturais, a fruta vai adquirir doçura e aroma.
No outono, antes do início da geada, toda a safra de tomates é colhida. Os frutos verdes são colocados em um porão escuro e seco. Com o tempo, a polpa ficará vermelha, mas terá um sabor diferente do tomate de verão. Durante o armazenamento, o conteúdo das caixas é revisado periodicamente. Tomates podres são jogados fora, caso contrário, estragam todos os suprimentos. Na presença de uma grande adega com prateleiras vazias, os tomates são alisados em uma camada, evitando o contato uns com os outros.
Testemunhos
Jardineiros publicam fotos na Internet sobre o tomate Siberian Trump, onde compartilham os sucessos do cultivo.