Contente
Os tomates, plantados na hora certa, criam raízes rapidamente, sem passar pelo estresse das mudanças nas condições. Mas nem sempre é possível seguir as datas recomendadas e as mudas podem crescer demais. Para ajudar o tomate e obter uma boa colheita, um conjunto de medidas deve ser tomado.
Aparência
Aparência ideal de tomates prontos para plantar:
- 4 folhas verdadeiras são formadas;
- O caule é denso, com entrenós curtos;
- As folhas são verdes, resilientes;
- A cor do caule é roxa;
- Pode atingir 20 cm de altura.
Se a época de plantio for atrasada, o caule é esticado ralo. Os entrenós aumentam, inicia-se a formação de 3 e 4 pares de folhas verdadeiras. A formação do botão pode começar. Durante o transplante, esses tomates sofrem forte estresse, o que retarda significativamente o desenvolvimento e a frutificação.
Por sua aparência, você pode determinar o quanto as mudas cresceram demais. Tomates ligeiramente crescidos têm uma altura de até 30 cm, 4 folhas, o crescimento cai sobre os internódios alongados. Essas mudas não requerem medidas especiais antes do transplante: o endurecimento e o bom cuidado são suficientes.
Mudas de tamanho médio com até 45 cm de altura, 3 pares de folhas e botões começam a se formar. Plantada no solo, está doente há muito tempo, os primeiros frutos podem ser os últimos.
Tomates severamente crescidos, com mais de 50 cm de altura, têm mais de 6 folhas, possivelmente até botões de flor. Se um plantar tais mudas de tomate crescidas no solo, pode morrer rapidamente.
Endurecimento
Mudas que cresceram demais reduziram significativamente a imunidade. Para evitar a morte da planta, é necessário endurecer antes de plantar o tomate em um local permanente.
Para iniciar o endurecimento, é aconselhável escolher um dia nublado e quente com alta umidade do ar. Nessas condições, as mudas de tomate sofrerão menos estresse. Os tomates começam a ser levados gradualmente para o ar livre. Pela primeira vez, 2 horas serão suficientes, a cada dia o tempo é aumentado. Depois de uma semana, você pode deixar os tomates ao ar livre, protegendo-os de uma possível onda de frio.
Se as mudas de tomate são transferidas de um apartamento para uma estufa, basta criar alta umidade para ela, um regime de temperatura ideal e protegê-la do sol, abrindo gradualmente o acesso à luz forte por um período mais longo. O processo de endurecimento leva até 2 semanas, após o qual nenhum sombreamento é necessário. Em tempo nublado, as mudas não precisam ser sombreadas.
Tâmaras de plantio para mudas crescidas demais
Ao determinar o momento do plantio de mudas de tomate crescidas, é necessário se concentrar na temperatura do solo. Quando plantadas em solo frio, as mudas podem desenvolver infecções fúngicas. A temperatura do solo deve ser de pelo menos 15 graus Celsius. Na maioria das regiões russas, o campo aberto atinge a temperatura desejada apenas em maio, nas regiões mais ao norte - em junho.
No interior, a temperatura do solo é aumentada artificialmente. Além de aquecer diretamente a estufa, pode-se usar a película preta e o calor que é liberado durante a decomposição da matéria orgânica.
Cultivo de estufas
Antes de plantar um mato mudas de tomate, você precisa preparar a estufa. O solo é limpo de detritos, desenterrado, fertilizantes são aplicados. O estrume, mesmo estrume podre, deve ser introduzido com cuidado. O excesso desse fertilizante pode prejudicar o tomate.
A estufa é lavada por dentro, prestando-se especial atenção às juntas e cantos; larvas de insetos e esporos de fungos hibernam frequentemente nesses locais. Após a lavagem, é aconselhável pulverizar as paredes com inseticidas. A superfície superior da estufa não precisa ser lavada. As partículas acumuladas de poeira e detritos criarão um filtro contra os raios do sol, que pode queimar as folhas não habituais das mudas. Quando os tomates se acostumam com as novas condições, geralmente leva de 1 a 2 semanas, a sujeira da superfície externa é lavada para que os tomates recebam mais calor e luz durante o processo de crescimento.
Para transplantar mudas ligeiramente crescidas, é necessário preparar covas nas quais o sistema radicular dos tomates e um terço do caule se encaixem livremente. Como regra, essas mudas não requerem um enterro mais profundo. As mudas são cuidadosamente plantadas em um buraco preparado, coberto com terra e derramado abundantemente com água morna.
É preparada uma cova para as mudas de tomate, com foco no volume das raízes e na altura da metade do caule. Normalmente, um buraco de 40 cm de profundidade é o suficiente. As mudas são colocadas no buraco não verticalmente, mas ligeiramente obliquamente. Graças ao plantio inclinado, começam a formar-se raízes no caule, que é enterrado no solo, o que permitirá ao tomateiro receber mais nutrientes e proporcionar uma melhor colheita.
Em solo úmido, os caules podem apodrecer. É difícil regular a umidade ao ar livre, mas um filme plástico preto pode ajudar. Ele é fixado no topo do solo ao redor do caule do tomate.
As mudas de tomate plantadas são enterradas, derramadas abundantemente com água a uma temperatura de cerca de 20 graus. É aconselhável sombrear os tomates durante uma semana para que se acostumem mais facilmente às novas condições. Os tomates não podem ser alimentados por 2 semanas, uma exceção pode ser feita para fertilizantes de potássio na forma quelatada, que podem melhorar a imunidade das plantas.
Mudas de tomate muito crescidas devem ser cortadas uma semana antes do plantio. Ao podar, remova a parte superior em cerca de um terço, as folhas inferiores. No momento do plantio, o caule é plantado horizontalmente, levantando ligeiramente as folhas restantes acima do solo. Para que a formação de raízes comece, o solo deve estar constantemente úmido; para evitar regas frequentes, o solo pode ser coberto com cobertura morta.
Normalmente, a produção de tomate do topo do caule será maior do que a de um arbusto que cresceu do restante da muda.
Cuidar de mudas estabelecidas consiste em regar, remover ervas daninhas e proteger contra insetos e doenças em tempo hábil.
Pouso em terreno aberto
Antes de plantar mudas em campo aberto, é necessário preparar o terreno. Para um bom crescimento, os tomates precisam de um solo nutritivo, bem drenado e solto. Para melhorar a estrutura, o solo é escavado duas vezes - no outono e na primavera. Durante as escavações de outono, estrume podre e húmus são introduzidos no solo. Na primavera, o solo é escavado uma segunda vez, nivelado e feito covas de plantio.
O tamanho da cova de plantio é geralmente de 20-40 cm de altura e igual em largura. Fertilizantes complexos com um efeito de longo prazo são adicionados à cova, e húmus é adicionado, se necessário.
Um bom efeito é obtido mergulhando as raízes das mudas imediatamente antes do plantio com o inseticida Prestige.Ele fornece proteção contra o besouro da batata do Colorado e urso por 2 meses, então a substância é removida da planta. Não é recomendado usar este remédio para tomates ultra-precoces.
Se as mudas de tomate estiverem muito crescidas, você pode colocá-las horizontalmente amarrando o topo a um suporte.
Os tomates são enterrados cuidadosamente, regados abundantemente com água morna e sombreados. O sombreamento das mudas plantadas é necessário até que o sistema radicular comece a nutrir totalmente a planta com água. Normalmente, não leva mais de uma semana para que as raízes restaurem todas as funções.
O cuidado adicional com os tomates consiste em regar e sachar em tempo hábil.
Vamos resumir
Mesmo em condições desfavoráveis, você consegue uma boa colheita de tomates, basta estar atento às plantas e seguir todas as regras de cultivo.