Contente
Enquanto as nevascas de neve ainda caem fora da janela e as geadas ferozes estão tentando congelar a alma, a alma já está cantando em antecipação à primavera, e para os jardineiros e jardineiros o momento mais quente está chegando lentamente - para escolher e semear as sementes do as colheitas de verdura mais importantes em mudas, sem as quais o sítio será solitário e solitário - tomates e pimentões. Se estamos falando de fevereiro, então ainda não chegou a hora de plantar as sementes da maioria dos tomates, mas é hora de plantar muitos pimentões. Mas, primeiro, você precisa escolher a variedade mais adequada para o seu local e para as suas condições de cultivo.
Mas essa é uma tarefa muito difícil, porque em qualquer loja de sementes, as imagens coloridas nas sacolas começam a ficar tontas e a escolha fica incrivelmente difícil de fazer. Apenas 30-40 anos atrás, na década de 70-80, a escolha de sementes de pimentão para o plantio era reduzida a apenas três ou quatro nomes: Presente da Moldávia, Engolir, Milagre californiano e ternura. E, afinal, essas variedades antigas, tendo sobrevivido a todos os tempos mais difíceis, ainda são populares entre os jardineiros e são cultivadas com sucesso em toda a vastidão de nosso gigantesco país. Provavelmente, isso não é um acidente, e algo valioso e confiável deve estar neles. Portanto, neste artigo iremos nos concentrar em uma variedade de pimentão doce ou de sino bastante antiga, mas não esquecida - Ternura, cuja descrição e características serão apresentadas à sua atenção. Assim poderá concluir se esta variedade de pimenta é adequada ou não para as suas condições.
Descrição da variedade
Já em 1982, criadores do Instituto de Recursos Genéticos de Plantas. Vavilov, localizado em São Petersburgo, trouxe uma nova variedade de pimentão e chamou-a de Ternura. Talvez porque naquela época a canção de mesmo nome de A. Pakhmutova estivesse no auge da popularidade e, possivelmente, pelas delicadas propriedades da casca e da polpa dos frutos da pimenta. De uma forma ou de outra, mas em 1986 a pimenta da variedade Tenderness foi oficialmente inscrita no Registro do Estado da Rússia e começou a se espalhar por todo o país. Actualmente, as sementes de pimenta desta variedade são fornecidas principalmente pela empresa de produção e comercialização "Euro-seed", também uma das suas autoras.
Naquela época, o cultivo de pimentão em campo aberto era comum apenas nas regiões do sul do país. Ainda não havia estufas de policarbonato e as de vidro eram muito caras. Na via do meio, e ainda mais no norte ou na Sibéria, alguns entusiastas solteiros tentaram cultivar pimentões em túneis de cinema ou estufas caseiras, que, a julgar pelas críticas, tiveram bastante sucesso. Na verdade, a pimenta Tenderness era recomendada para cultivo em ambientes fechados, mesmo nas regiões de Murmansk e Arkhangelsk, bem como em Sakhalin, Kamchatka e no Território de Primorsky. E naquela época, as palavras não eram atiradas ao vento. Acontece que esta variedade pode tolerar algum sombreamento e cresce bem sob a condição de longas horas de luz do dia. Além disso, a variedade de pimenta Ternura é bastante adaptada a quedas de temperatura de curto prazo, bem como a extremos de temperatura bastante fortes.
Todas essas propriedades ainda permitem que seja amplamente utilizado nas chamadas áreas de agricultura de risco.
É interessante que as regiões do sul da Rússia moderna não foram indicadas nas recomendações para o cultivo, pois naquela época havia variedades interessantes para elas: Presente da Moldávia, milagre da Califórnia.E a pimenta Tenderness foi criada especificamente para satisfazer as necessidades dos jardineiros do norte para o cultivo de pimentões em seus terrenos.
Os arbustos da variedade Ternura, embora sejam padrão e de crescimento limitado, podem atingir uma altura de 120-140 cm. Estas plantas poderosas com um caule central espesso têm caules fortes, estendidos e bem ramificados com folhas de tamanho médio.
Devido às peculiaridades do crescimento, eles requerem podas e modelagens especiais, que serão discutidas em mais detalhes posteriormente.
A variedade Ternura costuma ser referida como pimentão meio-precoce, ou seja, em média, o período desde a emergência das mudas até a maturação técnica do fruto é de 105-115 dias, mas em condições especialmente favoráveis, o amadurecimento pode começar mesmo após 90-95 dias a partir do momento da germinação completa.
O rendimento da variedade Ternura depende fortemente de quão conscienciosamente você pode tratar o procedimento para formar um arbusto. Se você não encontrar tempo ou energia para realizar este procedimento de cuidado, então de um arbusto você poderá obter apenas cerca de 1-1,5 kg de pimentas. Com a formação adequada, o rendimento pode ser aumentado várias vezes e a pimenta amadurece muito mais rápido do que sem poda.
Resistência da pimenta a doenças e pragas. Ternura é média, mas, novamente, a poda correta ajudará a melhorar a ventilação dos arbustos e evitar a penetração e disseminação de infecções e vilões-pragas.
Mas, como já discutido acima, a variedade Tenderness tem maior durabilidade e resistência às condições climáticas desfavoráveis ao desenvolvimento de pimentas.
Características da fruta
Frutos de pimenta da variedade Ternura são caracterizados pelas seguintes características:
- A forma das pimentas é padrão - cônica, mas geralmente assume a forma de um cone truncado. Embora devam ser pendentes de acordo com o padrão para pimentões, os pimentões dessa variedade geralmente crescem e mantêm suas pontas para cima por um longo tempo antes de dobrar sob seu peso. Essa forma de crescimento é um pouco parecida com a forma como as pimentas geralmente crescem.
- Os frutos são de tamanho médio, atingem 15 cm de comprimento, o peso de uma pimenta varia de 100 a 150 gramas.
- Na fase de maturação técnica, a cor dos pimentos é verde claro, à medida que amadurece torna-se primeiro laranja e depois vermelho vivo.
- A pele é macia e fina, e a polpa também é bastante suculenta.
- A espessura média da parede é de 6-7 mm. Para a variedade antiga, esses números são bastante significativos.
- As características gustativas da fruta são excelentes. Os pimentões são doces, com um gosto sutil de mostarda e aromáticos.
- Em termos de aplicação, os frutos dessa variedade podem ser chamados de universais. De acordo com as avaliações das donas de casa, eles são mais usados para recheio.
Recursos crescentes
Sementes de pimenta Ternura pode ser semeada para mudas em casa da segunda quinzena de fevereiro a meados de março. Normalmente as sementes de pimenta germinam por muito tempo - 2-3 semanas.
Os brotos de pimenta aparecem mais rapidamente a uma temperatura de + 25 ° + 27 ° C. Porém, após a germinação, é aconselhável colocar os brotos em local bem iluminado e fresco, com temperatura ambiente normal, para que as mudas não se estendam e se desenvolvam harmoniosamente. Uma colheita ou transplante em copos separados é realizado quando as plantas formam duas folhas verdadeiras.
Algumas semanas após o transplante, as mudas de pimenta podem ser alimentadas pela primeira vez com uma solução de humato (para 10 litros de água, 20-25 ml de humato). Assim que as plantas jovens de pimenta atingirem 15-20 cm e começarem a ramificar, pode-se iniciar a formação de arbustos.
Moldar e aparar
Para variedades altas de pimenta, que incluem Ternura, a modelagem e a poda são necessárias, pois permitem resolver vários problemas ao mesmo tempo:
- A retirada do excesso de massa vegetativa, que tira os nutrientes dos frutos, permite que as pimentas reduzam o tempo de maturação, aumentem a produtividade e produzam frutos maiores.
- O adelgaçamento da massa acima do solo melhora a iluminação das partes remanescentes do arbusto e permite que as correntes de ar circulem livremente no interior dos arbustos, evitando a proliferação de pragas e infecções.
A formação correta geralmente é realizada em vários estágios e começa na fase de crescimento das mudas.
Depois que o primeiro ramo é formado nas mudas, o primeiro botão geralmente começa a se formar em sua forquilha. Às vezes, há vários deles. Os botânicos chamam este botão de coroa e costuma-se retirá-lo (ou removê-los) para que posteriormente a ramificação dos pimentões e a colocação dos botões ocorram de forma ideal.
Ao plantar mudas de pimenta Ternura no solo em um lugar permanente, não mais do que 3-4 plantas são deixadas por metro quadrado.
Os primeiros ramos que crescem a partir da ramificação são chamados de esqueletos, ou brotos de primeira ordem - eles formarão o esqueleto principal do arbusto de pimenta no futuro. Eles, por sua vez, também começarão a se ramificar. Cada vez no processo de formação de dois novos brotos, apenas um deles sobra para o crescimento - o mais forte. O outro é removido com cuidado, deixando a folha e o ovário abaixo.
Este método de formação é chamado de orientação de dois caules e é o mais adequado para o cultivo de pimentas altas em estufas nas latitudes do norte.
A cada semana, também é necessário retirar gradativamente uma ou duas folhas do fundo do tronco, para que, no final, apenas um tronco nu fique abaixo da primeira bifurcação dos caules.
Durante o desenvolvimento, folhas e brotos adicionais começarão a se formar nos caules abaixo das ramificações. Eles também precisam ser removidos muito gradualmente, especialmente aqueles que obscurecem a fruta resultante.
O procedimento de formação também inclui amarrar arbustos altos a suportes ou treliças e remover folhas amarelas e secas.
Para obter uma produção decente, a pimenta Tenderness também exigirá rega e alimentação regulares.
Críticas de jardineiros
Muitos jardineiros cultivam pimenta Ternura, porque também foi cultivada por suas mães e avós, para outros, esta variedade em particular pode não só sobreviver, mas também dar frutos nas difíceis condições do norte. As críticas de todos os que se depararam com esta variedade de pimenta são, em sua maioria, positivas.
Conclusão
Pepper Tenderness, sendo uma variedade comprovada muito antiga, dificilmente deixará você na mão, mesmo nas condições de cultivo mais difíceis. As suas qualidades exteriores e gustativas não são muito inferiores às variedades modernas, pelo que, para o cultivo em estufas da zona norte, é a opção mais indicada.