Contente
Hoje, os criadores obtiveram uma abundância de variedades de pimentão. Para obter uma colheita abundante deste vegetal na sua horta, é importante não se confundir com a escolha da variedade. O jardineiro precisará levar em consideração as características da cultura e seguir as recomendações para o cultivo de frutas.
Variedades comuns de pimentas
Em lojas especializadas, você pode encontrar sementes das mais variadas variedades. Produzem frutos em forma de cubo, cone ou bola. As cores dos pimentões também são diferentes: são vermelhas, laranjas, verdes e amarelas. Vegetais brancos e roxos não são tão comuns.
As variedades também diferem em termos de maturação. Eles podem ser divididos em três grupos:
- Maduro precoce... Eles amadurecem rapidamente e trazem uma colheita abundante em 80 dias a partir do momento do plantio das sementes. Eles são plantados nas regiões do norte do país, onde os verões costumam ser curtos e frescos.
- Meia temporada... Essas variedades são adequadas para a faixa do meio, onde podem ser cultivadas com sucesso em uma estufa. Desde o plantio das sementes até os primeiros frutos, leva cerca de 120 dias. No sul, eles são plantados diretamente em terreno aberto.
- Maturação tardia... Demora cerca de 140 dias para as pimentas amadurecerem. Estas variedades são adequadas para cultivo em condições de estufa ou nas regiões do sul.
Ao escolher, preste atenção à forma. Aqui vale a pena considerar como os frutos serão usados. Para saladas, o formato da pimenta é irrelevante. E aqui para recheio variedades com a forma correta são freqüentemente tomadas.
Finalidade de pimentas redondas e variedades comuns
Para enlatados em potes, pequenos pimentões redondos são ideais, a variedade é chamada e onde precisa ser cultivada - você pode ler mais. Entre os vegetais esféricos, não são poucas as grandes variedades.
Boneco de gengibre
Esta é uma das variedades mais populares entre os jardineiros. Em peso, uma pimenta tem mais de 150 g e se distingue por paredes grossas e pericarpo. Ele é tão amado pelos jardineiros por causa de sua resistência ao apodrecimento, mofo e murcha.
Os "koloboks" amadurecem rapidamente e frutificam em abundância. Os pimentos são redondos e a pele é lisa. A polpa é suculenta, os vegetais têm um aroma agradável. São consumidos frescos e também utilizados na preparação do inverno.
Helios
Uma das variedades mais antigas, distingue-se pelos seus frutos redondos. Demora 110-120 dias desde a germinação da semente até a maturação técnica. A maturação biológica é alcançada após 140-150 dias. A planta é de pequena altura - cerca de 35 cm.O fruto pesa de 100 a 150 g, as paredes são de 6 a 8 mm, a casca é lisa. À medida que amadurece, adquire uma cor amarela.
Recomenda-se semear as sementes para as mudas primeiro. Variedade de alto rendimento que resiste ao murchamento. As pimentas mantêm sua apresentação e são adequadas tanto para consumo direto como para enlatamento.
cita
Também se aplica a pimentas precoces. Antes do início da maturação técnica, passam 108-120 dias, o biológico vem depois - após 140-155 dias. A planta é compacta e baixa - cerca de 35 cm. Os frutos são redondos, o peso varia de 150 a 220 g. No início têm uma cor verde claro, depois tornam-se vermelhos brilhantes. Eles têm pele lisa e carne delicada. As paredes atingem 8-9 mm de espessura.
O Velocino de Ouro
Esta variedade produz pimentos arredondados e ligeiramente achatados.Pertence à meia temporada, 115-125 dias se passam antes de atingir a maturação técnica. A maturação biológica ocorre em 150 dias. A altura do arbusto é de cerca de 50 cm, a folhagem é densa. O peso de um vegetal chega a 180-220 g, frutos com paredes grossas 8,5-10 mm.
Ao atingir a maturação biológica, a pimenta Golden Fleece apresenta uma cor amarelo-laranja. Em primeiro lugar, é aconselhável semear sementes para mudas. Possui excelente sabor. Resiste ao murchamento verticilar.
Sultão
Este pimentão da estação média forma um arbusto alto com 45-60 cm de espessura e folhagem densa. Os frutos são redondos, com nervuras claras, tamanho grande, peso na faixa de 100-150 g, ao atingir a maturação biológica, que ocorre em 158-165 dias, adquirem uma coloração vermelho-escura. Paredes 8-10 mm.
A fruta tem um gosto ótimo. As sementes são plantadas através de mudas, semear em cassetes é comum. A variedade resiste ao murchamento. As pimentas podem ser usadas frescas na cozinha ou enlatadas para o inverno.
Maria F1
Um híbrido de meia temporada (como o nome sugere) produzindo safras abundantes. O arbusto é alto o suficiente, o caule cresce até 85 cm. As pimentas são arredondadas, ligeiramente achatadas com uma superfície nervurada. Ao atingir a maturação biológica, adquirem uma rica cor vermelha. O peso de uma fruta é de 100 g, as paredes são de 6 a 7 mm.
Novogogoshary
A variedade forma um arbusto padrão de até 60 cm de altura Os frutos crescem com paredes grossas (de 8 a 11 mm), a polpa é suculenta. A pele fica vermelha. Se você seguir as recomendações para o cultivo desta variedade, poderá obter pimentões com peso de até 140 g. A frutificação nessas plantas dura um mês e meio.
Variedades interessantes de seleção holandesa
As variedades e híbridos obtidos pelos criadores holandeses apresentam excelentes características. Alguns deles serão nomeados abaixo.
Topepo
Em sua aparência na foto, essa pimenta lembra muito um tomate. Tem uma cor vermelha brilhante, forma arredondada e paredes muito grossas - até um centímetro e meio. A polpa é suculenta e muito saborosa. A massa de um fruto chega a 100-150 g Na fase de maturação técnica de cor verde, é possível colher também nesta fase de crescimento.
As frutas são utilizadas para recheios, cortadas em rodelas em saladas ou pratos principais. Pimentas de paredes grossas mantêm-se muito bem em sua forma, podendo ser armazenadas por muito tempo. Adequado para enlatamento também. Difere em alta produtividade.
Tepin
Uma variedade de pimentas de formato redondo e tamanho miniatura. Tem uma pungência pronunciada, que desaparece rapidamente.
Colorau Alma
Após o plantio no solo, os frutos amadurecem em 70 dias. A origem da variedade vem da Hungria. Um dos pimentos doces, tem uma ligeira pungência (o nome da variedade inclui a palavra "colorau"). Adequado para secagem e posterior moagem para preparação de especiarias. Pode ser comido diretamente.
O diâmetro médio de um fruto redondo é de 5 cm, o arbusto cresce até 45 cm. No meio do verão, ele floresce. As pimentas têm paredes grossas e, à medida que amadurecem, mudam de creme para laranja ou vermelho.
Familiaridade com a variedade Gogoshary
Gogoshary é uma das variedades de pimentão que dá frutos arredondados. Quando atinge a maturação técnica, torna-se verde e, posteriormente, torna-se amarelo ou vermelho.
Esta variedade pertence ao amadurecimento precoce, as mudas destilam outras variedades de pimentão. Os frutos são grandes, suculentos, com paredes grossas. É muito conveniente utilizá-los para recheio.
O cultivo desses vegetais consiste nas seguintes etapas.
- Preparação de sementes. Para a desinfecção, eles são tratados com uma solução de permanganato de potássio.
- Preparação do solo. O solo pode ser despejado em uma caixa e tratado com vapor, segurando sobre água fervente.
- Semear sementes para mudas. Em termos de tempo, é melhor fazer isso mais perto do final de fevereiro.
- Transplante de mudas para o solo no final de maio.Deve-se notar que essas plantas não devem ser enterradas.
- Cuidados adicionais incluem irrigação regular, fertilização e afrouxamento do solo.
- Passado meados de agosto, os frutos atingirão a maturação biológica. De verde, eles se tornarão amarelos ou vermelhos. As pimentas Gogoshara costumam apresentar vermelhidão.
Gogoshary é uma variedade de alto rendimento. Em caso de piora das condições climáticas, frutas verdes podem ser retiradas e colocadas em um saco de pano seco. Se deixados em um local escuro por algumas semanas, eles começarão a assumir a tonalidade final mostrada na foto.
Seleção de sementes: a quais características biológicas prestar atenção
As peculiaridades do desenvolvimento das plantas afetam diretamente quanto tempo e esforço serão necessários para cuidar delas. Dependendo disso, o custo das pimentas vai mudar. Existem dois aspectos principais.
- Altura máxima da planta... Quanto esforço será necessário para cultivar uma planta diretamente depende deste indicador. Em diferentes variedades, o caule pode crescer de 30 a 170 cm. Na hora de escolher plantas altas, vale a pena considerar que elas requerem atadura, sendo adaptações e esforços adicionais. O caule em si é herbáceo, gradualmente começa a endurecer na base. Flores separadas são formadas nas zonas de ramificação.
- Período de armazenamento... Na hora de comprar sementes, você deve saber quanto tempo a colheita pode durar sem perder suas características originais.
As características varietais também afetam outros aspectos. É importante esclarecer se um determinado pimentão é resistente a ataques de doenças e pragas. Cada variedade tem seu próprio rendimento.
Diferenças no cultivo de pimentão
Pimenta é uma cultura termofílica. Portanto, se nas regiões do sul os arbustos podem ser plantados com segurança em campo aberto, nas regiões do norte será possível obter uma colheita abundante apenas em uma estufa.
Ao contrário de outras culturas, a pimenta tem uma estação de crescimento mais longa. Essa propriedade explica que os pimentões são cultivados por meio de mudas. As sementes são semeadas no início de fevereiro. Para isso, são utilizadas caixas com solo fértil.
Muitos jardineiros optam por comprar variedades de sementes de maturação precoce. Quando cultivados sob cobertura, os frutos atingem a maturação técnica em até 100 dias a partir do momento da germinação.
Pimentas são muito exigentes em temperatura:
- para a germinação de sementes, a melhor temperatura é 25-27 graus;
- o regime de temperatura ideal para o desenvolvimento da planta é de 20-23 graus;
- se as leituras caírem para 13 graus, as mudas e as plantas já maduras param de crescer.
Pimentas são importantes não apenas para aquecer, mas também para iluminar. Se você plantar brotos jovens em uma área sombreada, eles se esticarão, desprenderão flores e ovários. Uma cama para pimentas deve ser escolhida em um local bem iluminado, ao abrigo de ventos fortes.
Para pimentas, condições como umidade e solo fértil também são importantes. O solo deve ser leve e solto, bem hidratado, com acidez neutra. A falta de água afeta visivelmente a condição das plantas e o tamanho dos frutos.
Se você seguir as técnicas agrícolas, poderá cultivar uma rica safra de pimentas em seu local. Esta cultura é exigente em umidade, luz e calor. A variedade deve ser escolhida levando em consideração as características climáticas de sua região. Nas regiões do sul, os pimentões podem ser cultivados em canteiro aberto, e nas faixas do norte e do meio, é preferível plantá-los em uma estufa. Frutas redondas são perfeitas para recheio e enlatamento.