Contente
Muitos jardineiros cultivam abóboras em seus terrenos. Esta baga, e do ponto de vista da biologia, é uma baga, tem propriedades nutricionais e medicinais únicas. A tecnologia agrícola não representa sua complexidade, mesmo os jardineiros novatos podem cultivar uma abóbora. Além disso, possui a propriedade mais valiosa - muitas variedades podem ser armazenadas sem perda de qualidade até a primavera.
Por que as mudas são necessárias
Nas regiões do sul, não há problemas com o cultivo de abóbora, qualquer vegetal, mesmo o de amadurecimento mais tardio, amadurece aqui. Na faixa do meio e em outras regiões com verões curtos e frios, mesmo as variedades de abóbora de amadurecimento precoce podem não amadurecer quando semeadas no solo. E a abóbora verde não será armazenada. Acontece que o trabalho do jardineiro foi pelo ralo, o tão esperado suprimento de verduras para o inverno não aparecerá. Em todas as regiões frescas, existe uma excelente saída para essa situação - o cultivo de mudas de abóbora. Todos os vegetais da família da abóbora são facilmente esticados quando plantados em um apartamento. Como plantar mudas de abóbora em casa para obter plantas fortes e bem desenvolvidas é descrito neste artigo.
Tâmaras de semeadura
Para entender quando plantar uma abóbora para mudas, você precisa descobrir o que deve ser na hora do plantio.
Jardineiros experientes acreditam que as mudas de abóbora devem ter 3 folhas verdadeiras antes do plantio... Via de regra, isso acontece se ela estiver cultivando dentro de casa há um mês. Você pode se limitar a 3 semanas de cultivo de abóbora se o prazo for apertado. Não é recomendado manter mudas de abóbora no apartamento por mais de um mês. Uma planta forte com um sistema radicular desenvolvido ficará restrita em qualquer vaso.
No momento em que as mudas de abóbora cultivadas são plantadas, o solo e o ar devem atender aos seguintes requisitos:
- na profundidade de 10 cm, o solo deve ter pelo menos 15 graus de calor;
- a temperatura média diária do ar deve ser a mesma.
Essas condições climáticas em diferentes regiões ocorrem em momentos diferentes. Mas é a partir do momento em que o solo está pronto para o plantio da abóbora que se calcula o tempo de plantio. Cada região tem seu próprio tempo de início das geadas de retorno e da chegada do calor estável. Vamos considerá-los com mais detalhes para cada região com base em observações de longo prazo.
Terra negra central
O período de geada garantido aqui começa em 10 de maio. A abóbora muda é semeada no início de abril.
Pista do meio
Definitivamente, a geada não virá a partir de 10 de junho. Portanto, a questão de quando plantar uma abóbora para mudas na região de Moscou pode ser respondida: no final da primeira década de maio.
Ural e Sibéria
Para entender quando plantar abóbora para mudas na Sibéria ou nos Urais, considere as características do clima da região. O verão é ainda mais curto aqui. O período sem geadas começa em meados de junho. Portanto, antes da segunda década de maio, semear abóbora nos Urais e na Sibéria não vale a pena.
Muitos jardineiros são guiados pelo calendário lunar ao semear várias safras.
Nós semeamos, checando com a lua
Se você analisar o calendário lunar, poderá obter a seguinte resposta para a pergunta - quando plantar uma abóbora para as mudas em 2018:
- os melhores dias são em abril: 27-29, permitido - 17-18 e 21-22 de abril, mas neste caso os frutos não serão adequados para sementes;
- em maio será possível fazer 1, 4-6, 9-11 e 24 a 28.
Semeamos sementes de abóbora em mudas
Para que as sementes germinem rapidamente e sejam saudáveis e fortes, elas devem ser processadas adequadamente.
Preparação de sementes
- Selecionamos as sementes de abóbora visualmente e ao toque: devem ser grandes e roliças, não danificadas.
- Aquecemos as sementes selecionadas por 2 a 3 horas em água morna, sua temperatura não deve ultrapassar 50 graus.
- Para todas as culturas de abóbora, as sementes devem ser embebidas antes da semeadura, semeie aquelas que já foram pregadas. A maneira mais fácil é embrulhá-los em um pano úmido e mantê-los na sala até que sejam bicados.
- Se quiser aumentar a resistência das plantas ao frio, o que é especialmente importante para a abóbora, você pode segurá-las na prateleira de baixo da geladeira sem retirá-las de um pano úmido por 3 a 5 dias.
Para calcular corretamente a época de semeadura, você deve saber quando germinar a abóbora para as mudas. Se a semente tem boa germinação, as primeiras sementes que eclodem podem ser observadas após 4-5 dias.
Pode parecer estranho para você, mas pela primeira vez as mudas de abóbora podem passar nas fraldas.
Mudas de abóbora em um caracol
O método de plantar sementes em fraldas já foi experimentado por muitos jardineiros, por isso os tomates são frequentemente semeados. Um saco plástico normal é usado como fralda. O método de cultivo de mudas de abóbora em um caracol não é muito diferente. Vamos considerá-lo em todos os detalhes.
- Para a semeadura, você pode usar sementes de abóbora secas e tratadas em uma solução de um estimulante de crescimento.
- Precisamos de sacos plásticos ou apenas tiras de filme antigo de jardim.
- Você também precisa de papel higiênico, que pode ser dobrado em 2, mas de preferência em 4 camadas.
- A altura de uma tira de filme ou saco deve ser a mesma de um rolo de papel higiênico, o comprimento pode ser arbitrário.
Tecnologia de semeadura:
- coloque uma tira de filme sobre a mesa;
- desenrolar 2 rolos de papel higiênico por cima para que sejam obtidas camadas, que devem ficar por cima do filme;
- você pode usar água decantada comum para molhar o papel higiênico, mas o melhor resultado é obtido quando se usa uma solução estimulante de crescimento;
- espalhe as sementes de abóbora de uma das pontas do papel higiênico a uma distância de 4 a 5 cm, as sementes devem ser orientadas de forma que o bico fique voltado para baixo.
- cubra tudo com uma ou duas camadas de papel higiênico para umedecer. O papel deve estar úmido, mas não molhado, portanto, despejar água sobre ele não deve ser umedecido com um borrifador.
- torcemos o filme com um rolo de caracol;
- colocamos o rolo em qualquer recipiente de altura adequada - do lado onde as sementes devem ficar no fundo, despeje um pouco mais de um centímetro de água no fundo do recipiente;
- cubra a estrutura com um saco ou filme plástico;
- colocar no calor.
Agora resta esperar as mudas, elas podem aparecer no quarto ou quinto dia. Colocamos nosso caracol em uma janela leve e quente. Não se esqueça de adicionar água de vez em quando, mantendo o nível de 1 cm. As plantas jovens precisarão de um transplante quando tiverem uma segunda folha real. Com este método de cultivo, as raízes não ficam entrelaçadas ou danificadas quando colocadas em um copo cheio de terra.
Você pode assistir ao vídeo com mais detalhes sobre este método interessante de semear:
Solo e recipientes de semeadura
Como todos os vegetais desta família, a abóbora tem uma atitude negativa em relação aos danos ao sistema radicular e tolera muito mal o transplante. Portanto, a melhor saída é semear as sementes diretamente em recipientes individuais.
O diâmetro do vaso depende do método escolhido de cultivo de mudas:
- você pode primeiro plantar sementes de abóbora em vasos com um diâmetro de cerca de 6 cm e, algumas semanas após a germinação, transferi-las para vasos com um diâmetro de 14 cm;
- você pode plantar a abóbora imediatamente em uma panela grande, mas despeje a terra apenas até a metade, adicionando à medida que a planta cresce.
Se as sementes de abóbora forem plantadas em solo de armazenamento, você deve dar preferência àquelas destinadas a pepinos. Não é difícil preparar solo para envasamento por conta própria usando a seguinte receita:
- uma parte de húmus podre, mas em nenhum caso fresca, serragem;
- dois pedaços de turfa.
Para cada 3 kg de solo preparado, adicione três colheres de chá de fertilizante mineral completo.
Semeando sementes
Você precisa saber como plantar corretamente uma abóbora para mudas. A profundidade da semeadura de abóboras em campo aberto é de 8 a 10 cm. Em um vaso, elas são seladas no máximo 3 cm, enquanto a raiz das sementes que eclodiram deve olhar para baixo. O solo deve ser úmido, mas não encharcado. Se você cobrir os vasos com papel alumínio, as mudas podem aparecer em 4 a 5 dias.
Mais cuidados
A abóbora gosta muito de calor e luz, então um lugar para mudas é alocado no parapeito da janela sul. Para que nos primeiros dias após a germinação as mudas não se estiquem rapidamente, a temperatura para isso não deve ultrapassar 18 graus durante o dia e 13 graus à noite. No futuro, a temperatura ideal durante o dia é de até 25 graus e até 15 graus - à noite.
Regar mudas de abóbora precisa de água moderada e apenas morna. As plantas precisam ser alimentadas duas vezes com fertilizante mineral completo e devem ser endurecidas antes do plantio. Para isso, as mudas são levadas para a rua, aumentando gradativamente o tempo de permanência ao ar livre.
O cultivo de mudas de abóbora dentro de casa permite que você plante até mesmo variedades de noz-moscada de amadurecimento tardio na faixa do meio e obtenha uma boa colheita. Nos Urais e na Sibéria, quando cultivada a partir de mudas, você pode obter uma produção garantida de variedades no início e no meio da temporada.