Como guardar a abóbora em casa no inverno

Não há dúvidas sobre os benefícios da abóbora. Este vegetal dietético é uma fonte rica em vitaminas e minerais, ajuda a perder peso e fortalece o sistema imunológico. Porém, mais cedo ou mais tarde, todos que se deparam com essa cultura se perguntam como armazenar uma abóbora corretamente e onde é melhor fazê-lo.

Variedades de abóbora para armazenamento de longo prazo

Diferentes variedades têm diferentes prazos de validade, ou mantendo a qualidade. A mais alta qualidade de conservação é observada em variedades de abóbora de amadurecimento tardio, que foram criadas especificamente para que possam ser armazenadas em casa durante o inverno. Essas variedades incluem:

  • Inverno Gribovskaya;
  • Vitamina;
  • Pérola.

Essas variedades contêm uma grande quantidade de amido, a partir do qual o açúcar é formado ao longo do tempo. Possui propriedades de conservante natural e permite que os vegetais permaneçam frescos por mais tempo.

As abóboras do meio da estação também são armazenadas por um longo tempo, de 2 a 4 meses. Entre eles, as seguintes variedades podem ser distinguidas:

  • Prikubanskaya;
  • Arabat;
  • Pérola.

Onde armazenar abóbora no inverno

Mesmo aquelas variedades de abóbora que têm uma taxa de conservação baixa podem estender significativamente a vida útil se armazenadas corretamente. A chave neste caso é a escolha de um local adequado para a função do repositório. Deve atender a certos requisitos:

  1. É necessário que o ambiente esteja escuro o suficiente, pois as abóboras não toleram a exposição direta ao sol.
  2. A área de armazenamento deve ser bem ventilada e manter uma temperatura positiva constante de 3-14 ° C.
  3. A umidade no local onde a abóbora deve ser armazenada não deve exceder 75 - 80%, caso contrário, o vegetal começará a ficar mofado. Ao mesmo tempo, uma sala muito seca fará com que a cultura seque rapidamente e se torne inutilizável.

A adega é considerada o melhor local para armazenamento, no entanto, na sua ausência, os vegetais podem ser colocados onde as condições anteriores forem satisfeitas. Portanto, para esses fins, você pode adaptar:

  • sacada;
  • loggia;
  • varanda;
  • celeiro;
  • garagem;
  • despensa;
  • sótão.
Importante! O não cumprimento de até mesmo uma das condições de armazenamento reduz a vida útil da cultura em 1 - 2 meses.

Que abóbora enviar para armazenamento

Antes de serem enviados para armazenamento, os próprios vegetais não devem receber menos atenção do que a escolha de um cômodo adequado:

  1. A cultura deve ser inspecionada cuidadosamente quanto a danos. Apenas abóboras fortes com uma superfície sólida são permitidas para armazenamento. A abóbora, que está prevista para o inverno, deve ter um pedúnculo inteiro com pelo menos 7 a 10 cm de comprimento. Os vegetais sem pedúnculo apodrecem rapidamente, por isso é aconselhável descascá-los o mais rápido possível e encaminhá-los para armazenamento em uma forma cortada.
  2. Se possível, cada vegetal deve ser enxugado com um pano limpo e seco para remover a umidade residual: desta forma, o risco de desenvolver infecções fúngicas será mínimo.
  3. Se a safra foi colhida em tempo chuvoso e úmido, você deve primeiro colocá-la em um quarto escuro e fresco com boa ventilação - para secar por 10 a 14 dias. E só depois disso mande os vegetais para armazenamento.

Os vegetais com áreas amolecidas ou com bolor devem ser comidos imediatamente, cortando as partes danificadas, ou enviados para processamento.

Conselho! A vida útil da abóbora, em cuja superfície foram encontrados arranhões superficiais, pode ser estendida se o dano for selado com um emplastro bactericida. No entanto, esses vegetais devem ser consumidos o mais rápido possível.

Por quanto tempo uma abóbora inteira é armazenada

A vida útil de um vegetal depende não apenas das condições de sua manutenção, mas também da variedade.

Abóboras Butternut são consideradas as mais delicadas e, portanto, podem mostrar sinais de deterioração após 1 a 2 meses.

As safras do meio da estação podem ser armazenadas de 3 a 4 meses antes de serem consumidas.

Variedades de maturação tardia são usadas com segurança para preparar várias bebidas e pratos após 5-6 meses. No entanto, vale lembrar que esses períodos são significativamente reduzidos se você ignorar as recomendações básicas sobre como armazenar adequadamente a cultura.

A que temperatura a abóbora deve ser armazenada

A temperatura na qual se recomenda o armazenamento da abóbora também está diretamente relacionada ao tipo de vegetal. Como regra, varia dentro de alguns graus, no entanto, algumas safras são perfeitamente capazes de manter o frescor em um apartamento aquecido.

De acordo com as regras gerais, é desejável armazenar a cultura em temperaturas que variam de +3 a +15 ° C. Em uma sala fria, o vegetal não se deteriora muito mais tempo e, além disso, não se forma mofo na abóbora. No entanto, o armazenamento muito frio pode rapidamente arruinar a colheita, então o termômetro nele não deve cair abaixo de -14 ° C.

Como armazenar abóbora em uma adega no inverno

A questão de onde é o melhor lugar para guardar a abóbora não será uma preocupação para aqueles que têm a sorte de ter sua própria adega. Esta sala é escura e fria o suficiente para manter as colheitas frescas durante o inverno. O principal é que não congela nos meses frios e é bem ventilado.

Você pode armazenar a abóbora na adega em qualquer superfície que esteja acima do nível do solo. Eles podem ser prateleiras, racks, engradados de madeira ou paletes. Não é recomendável colocar vegetais diretamente no chão nu. Como último recurso, cubra o chão com jornais ou arrume a colheita sobre palha fresca.

Conselho! Recomenda-se que a cama seja trocada periodicamente para mantê-la seca e limpa.

Cada vegetal é colocado com o pedúnculo para cima, separadamente dos demais. A distância mínima entre as abóboras deve ser de 10-15 cm. Se uma delas começar a se deteriorar repentinamente, o mofo e o bolor não serão capazes de se espalhar para o resto da cultura.

Os vegetais não devem entrar em contato com as paredes: isso também pode provocar o apodrecimento dos produtos. Pelo mesmo motivo, é indesejável colocá-los em sacos plásticos ou envolvê-los com filme plástico: gotas de condensação se formarão na superfície do celofane, que servirão de ambiente ideal para o desenvolvimento de bactérias patogênicas. Caso seja necessário isolar os vegetais, pode-se recobri-los com um pano de material natural denso.

Como guardar uma abóbora para o inverno em um apartamento

Infelizmente, nem todos os jardineiros têm uma adega à sua disposição, por isso muitos amantes da abóbora precisam recorrer a certos truques para fornecer uma cultura de vitaminas com um armazenamento decente em um apartamento.

Uma vez que uma abóbora requer muito espaço, bem como um determinado regime de temperatura, uma varanda ou uma loggia envidraçada é frequentemente escolhida como armazenamento. Como no caso da adega, a colheita deve ser colocada acima do chão, por exemplo, colocando folhas de contraplacado ou pranchas de madeira por baixo dos vegetais. Neste caso, as abóboras não devem encostar umas nas outras e nas paredes.

Como as varandas têm luz natural, os vegetais precisam ser protegidos da luz solar direta na forma de um cobertor ou outro tecido denso. Além disso, a manta servirá como um bom isolamento para a colheita se a temperatura externa cair abaixo de -10 ° C.

Na ausência de varanda, a abóbora pode ser guardada no local, desde que criadas as condições adequadas para tal. Numa sala de estar ao nível do chão, a temperatura é vários graus mais baixa, pelo que não deve colocar vegetais em prateleiras altas, onde o ar é mais quente. É melhor colocar a cultura o mais baixo possível, em uma área sombreada com boa ventilação, como debaixo de uma cama ou armário. Não será supérfluo colocar jornais ou papelão sob as abóboras.

Como armazenar abóbora descascada ou cortada

É muito mais fácil guardar a abóbora em casa, cortada ou descascada, pois ocupa menos espaço. Além disso, os requisitos para o conteúdo das hortaliças tornam-se mais flexíveis, já que não há necessidade de se preocupar com a umidade do ar e a luminosidade.

Como manter uma abóbora cortada em casa

A secagem é uma forma de manter a abóbora cortada por mais tempo. Desta forma, a cultura não perderá as suas propriedades úteis, mas diminuirá significativamente de volume, o que poupará espaço na casa ou apartamento.

Para secar um vegetal, você pode usar um secador elétrico ou um forno tradicional:

  1. A cultura deve primeiro ser limpa removendo as sementes e descascando.
  2. A polpa deve ser cortada em fatias ou tiras de 1 cm de espessura.
  3. Pré-aqueça o forno a 60 ° C e seque os vegetais por 40 - 50 minutos. Em seguida, as abóboras podem secar.

Despeje o produto acabado em um recipiente opaco ou saco de pano, feche bem e guarde em local seco. A vida útil do vegetal seco é de 12 meses.

Importante! Se a abóbora seca desenvolver um odor incomum ou mudar de cor e consistência, deve ser descartada imediatamente.

Você pode salvar a abóbora descascada em forma de sal. Salgue o vegetal, orientado pelo seguinte esquema:

  1. Uma grande quantidade de sal é dissolvida em água fria. Para preparar 5 kg de abóbora, utiliza-se 1,5 kg de sal de cozinha.
  2. Os vegetais descascados são bem lavados e cortados em fatias.
  3. Os frascos são esterilizados e cuidadosamente enchidos com abóbora quase até o topo.
  4. Os recipientes são despejados com soro fisiológico para que os vegetais fiquem completamente cheios de líquido.
  5. Uma pequena quantidade de sal é colocada em cima, as latas são enroladas e colocadas em um local escuro.

O produto acabado não se deteriora durante o inverno, mesmo em um apartamento aquecido.

Conselho! As sementes de abóbora não devem ser jogadas fora: são muito saudáveis. Crus, secos e torrados, são um deleite maravilhoso quando enxaguados e deixados secar.

Além de salgar e secar, uma colheita abundante pode ser em conserva ou cristalizada, resultando em frutas cristalizadas saudáveis.

Como manter a abóbora cortada na geladeira

Você também pode salvar a abóbora cortada usando a geladeira. Para isso, o vegetal é limpo de sementes e cascas, cortado em cubos, fatias ou tiras e colocado na câmara vegetal. O produto permanecerá fresco por 7 a 14 dias. Para evitar o desgaste da abóbora, deve-se untá-la com óleo vegetal.

A vida útil da cultura aumenta significativamente se os pedaços cortados da polpa forem embrulhados em papel alumínio - desta forma, o produto não se deteriorará por 20 a 30 dias.

Abóbora pode ser mantida no freezer

Para armazenamento, você pode adaptar, incluindo o freezer:

  1. Primeiro, o vegetal é cortado em pequenos cubos.
  2. Em seguida, a polpa é acondicionada em sacos de embalagem ou bandejas plásticas.
  3. Em seguida, o produto é lacrado e colocado no freezer.

Nessa forma, a cultura pode ser armazenada de 1 a 1,5 anos.

Conselho! Se a capacidade do freezer não for diferente, é melhor ralar a abóbora antes de embalar - ela ocupará menos espaço.

Conclusão

Embora possa parecer à primeira vista que manter uma abóbora em casa é complicado, isso pode ser feito. Se você seguir as recomendações e seguir todas as condições, poderá se deliciar com uma verdura saudável até a primavera.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção