Contente
A sobremesa de mel de abóbora é uma variedade jovem desenvolvida pela empresa agrícola russa Aelita e inscrita no Registro Estadual da Federação Russa em 2013. Este tipo de abóbora é aprovado para cultivo em todas as regiões do país em lotes residenciais particulares.
Descrição da sobremesa de mel de abóbora
A sobremesa de mel de abóbora pertence a uma variedade de mel, que se distingue em um grupo separado devido ao pronunciado sabor de mel da polpa.
A sobremesa de mel é uma variedade universal de grande frutificação e maturação precoce. A planta é de folhas longas, com grandes folhas verde-escuras ligeiramente dissecadas. Flagelos e folhas são ásperos. As flores são amarelas, grandes, em forma de sino. Em cada chicotada, de 2 a 5 frutas são amarradas.
O sistema radicular, como todas as abóboras, é ramificado, penetrando profundamente no solo.
Descrição das frutas
As abóboras desta variedade são grandes, bem segmentadas, de formato achatado e com uma pequena depressão na área do pedúnculo. A casca é fina, de cor uniforme, áspera. Na foto da sobremesa de mel de abóbora, é possível ver os frutos de cor laranja, laranja-avermelhado ou rosa escuro. A descrição da variedade indica que seu peso médio é de 4 a 6 kg, no entanto, muitas vezes espécimes com peso de até 11 kg são encontrados em hortas. A polpa é alaranjada ou vermelha brilhante, espessa, carnuda, suculenta. Ninho de sementes de tamanho médio, cheio de sementes brancas de tamanho médio.
O sabor é noz-moscada mel, doce, com aroma pronunciado. A composição da polpa desta variedade tem um teor recorde de caroteno; também é rico em vitaminas e minerais. Devido ao seu valor nutricional e baixo teor calórico, a sobremesa de mel de abóbora encontrou ampla aplicação na culinária, dieta e nutrição médica. Purê de batata, sucos e recheios para assar são feitos a partir dele; faz parte de acompanhamentos de vegetais, saladas, sobremesas, cereais. Esta abóbora também é boa para assar. Pratos saudáveis feitos com este vegetal podem ajudar com doenças do sistema digestivo e deficiências de vitaminas. A abóbora é especialmente valiosa para a comida do bebê - é excelente para a primeira alimentação de bebês, uma vez que não contém alérgenos e não precisa de açúcar adicional.
Os adeptos da cozinha exótica preparam pratos interessantes com flores: podem ser fritos em massa ou recheados.
Esta variedade também é indicada para o cultivo industrial, já que as abóboras são armazenadas por muito tempo e toleram bem o transporte.
Características de variedade
A variedade de sobremesa Mel pertence ao amadurecimento precoce: dependendo das condições de cultivo, os frutos atingem a maturidade técnica em 90 a 110 dias a partir do momento da emergência.
Esta variedade de cultura resistente à geada tolera bem os extremos de temperatura. No território da Rússia, ele pode ser cultivado em qualquer lugar. A variedade prospera no sul e na faixa do meio; sujeita à tecnologia agrícola para as condições de um verão curto e frio, ela cresce bem nas regiões do norte.
As abóboras são de qualidade média - os produtores determinam a vida útil mínima de cerca de 100 dias, mas geralmente, se as condições forem estritamente observadas, a abóbora permanece por mais tempo.
Diferentes produtores de sementes afirmam rendimentos diferentes. Portanto, você pode encontrar o rendimento previsto na faixa de 3 a 11 kg por 1 sq. m.Em grande medida, esses números dependem da região de cultivo.
Esta variedade tolera bem a seca, mas precisa de umidade para formar massa verde e ovários.
Resistência a pragas e doenças
A característica varietal da sobremesa de mel de abóbora é a sua resistência às principais doenças da cultura da abóbora. No entanto, as plantações devem ser inspecionadas regularmente quanto a lesões. Das pragas, as mais comuns são ácaros, pulgões, lagartas, que podem ser tratadas com métodos populares - infusão de pimenta ou alho, além de uma solução de cinza de sabão.
Vantagens e desvantagens
As vantagens indiscutíveis da variedade de sobremesa de mel de abóbora incluem as seguintes características:
- sabor incomum de mel;
- alto teor de vitaminas e minerais;
- tecnologia agrícola relativamente simples;
- resistência às doenças da cultura;
- boa manutenção da qualidade dos frutos;
Esta variedade também tem algumas desvantagens que devem ser levadas em consideração no cultivo:
- grande área necessária para pouso;
- exatidão à fertilidade do solo.
Tecnologia em crescimento
Áreas bem iluminadas e protegidas de ventos fortes são adequadas para o cultivo desta variedade de abóbora. A planta prefere solos argilosos leves e argilosos arenosos; uma rica colheita pode ser obtida plantando uma safra em uma pilha de composto. Ao planejar o plantio, é preciso levar em consideração que, como outras abóboras de frutos grandes, a sobremesa de mel cresce fortemente. O padrão de plantio ideal é 100 x 100 cm. Para economizar espaço, as abóboras podem ser plantadas perto de edifícios que suportarão seus longos cílios.
Esta variedade também cresce bem em canteiros altos, que aquecem mais rápido e não inundam em caso de chuvas fortes.
Antes do inverno, o local é escavado e são preparados buracos, nos quais são aplicados fertilizantes orgânicos e minerais. Se não foi possível fertilizar o solo no outono, pode-se aplicar húmus na primavera, 14 dias antes do plantio.
Dependendo das condições climáticas, a sobremesa de mel de abóbora pode ser cultivada por métodos com ou sem mudas. As mudas começam a ser retiradas 20-25 dias antes do dia planejado de plantio em campo aberto. No canteiro, via de regra, as mudas são plantadas na terceira década de maio - primeira década de junho.
A preparação de sementes, tanto para métodos de mudas quanto para não mudas, inclui a seleção das sementes mais fortes, desinfecção e imersão em estimulantes de crescimento.
Para mudas, as sementes são plantadas em recipientes individuais de 2-3 unidades. Uma mistura de solo de jardim com húmus ou composto é usada como substrato. Para manter o microclima necessário para a germinação (calor e umidade), os recipientes são cobertos com papel alumínio. Das mudas emergentes, apenas a planta mais forte sobrou; o resto é eliminado. Antes de plantar mudas na horta, é recomendável endurecê-la, levando-a ao ar livre por várias horas ao dia.
O plantio desta variedade de abóbora em terreno aberto deve ser no final de maio - início de junho. O uso de sementes que eclodiram irá acelerar a germinação. São semeadas 2-3 sementes em covas preparadas, aprofundando 5-8 cm. Recomenda-se cobrir os locais de plantio com uma película durante a noite até aparecerem os rebentos.
O cuidado regular com a plantação consiste em regar, afrouxar, capinar, alimentar e examinar as plantações quanto à presença de doenças e danos de pragas. A rega dessa hortaliça tem algumas peculiaridades: a planta precisa de muita umidade durante o período de cultivo, durante o amadurecimento das abóboras a rega é reduzida e antes da colheita param totalmente. Alguns produtores cobrem o solo ao redor do caule principal. Isso evita a formação de uma crosta terrestre após a rega, retém a umidade e protege a planta das ervas daninhas.No entanto, não há grande necessidade desse procedimento.
Além disso, a planta precisa ser modelada. Para que os frutos grandes da sobremesa de mel de abóbora amadureçam, é recomendável deixar 2 a 4 frutos na planta.
Para estimular o crescimento das raízes adventícias, os caules da planta são polvilhados com terra úmida. Isso permite que você forneça nutrição adicional à planta.
Colhendo a sobremesa de mel de abóbora em agosto - setembro na fase de maturação técnica, cortando-a junto com o pedúnculo. Armazene as abóboras a + 5 ÷ 15 ° C em um local seco. No freezer, a polpa picada pode ser armazenada por até um ano.
Conclusão
A sobremesa de mel de abóbora é considerada uma das abóboras mais deliciosas e saudáveis da variedade de mel. Tecnologia agrícola simples, despretensão relativa e resistência a doenças tornam esta variedade atraente para cultivo em toda a Rússia.