Por que a abóbora é útil: composição, teor de calorias, teor de vitaminas

Abóbora - os benefícios e malefícios deste vegetal preocupam muitas pessoas, uma vez que as laranjas grandes costumam aparecer nas mesas no outono. Para avaliar as propriedades da abóbora, você precisa estudar cuidadosamente sua composição e aprender sobre o efeito na saúde.

Valor nutricional e composição química da abóbora

A suculenta abóbora laranja é um vegetal delicioso e acessível que tem muitas propriedades úteis. O valor nutricional da abóbora é apresentado:

  • carboidratos - cerca de 4,4 g;
  • proteínas - cerca de 1 g;
  • gorduras - apenas 0,1 g;
  • água - até 92% do volume total do produto.

O vegetal contém muitas substâncias valiosas. Além de sais minerais e vitaminas, a polpa contém muita fibra e açúcares naturais. Ao mesmo tempo, o amido e o colesterol estão completamente ausentes, o que aumenta as propriedades benéficas da abóbora para o corpo humano.

A abóbora fresca é um produto de baixíssima caloria. 100 g de polpa contém apenas 26 kcal, portanto o vegetal não tem efeito nocivo sobre o peso.

Quais são as propriedades benéficas da abóbora

Existem tantas vitaminas e minerais em um vegetal fresco que vale a pena estudá-los com mais detalhes. É neles que o valor do vegetal laranja está principalmente contido.

Abóbora contém:

  • uma grande quantidade de alfa e beta-caroteno - até 85% e 65% do valor diário, respectivamente;
  • vitamina A - cerca de 42% das necessidades diárias;
  • vitaminas do subgrupo B - em média 5-10% da dose diária recomendada;
  • vitaminas E e K, ácido ascórbico, da abóbora você pode obter 5% do valor diário dessas substâncias.

Dignos de nota são os minerais no vegetal:

  • magnésio - uma pequena porção de um vegetal pode cobrir e exceder as necessidades diárias desse elemento;
  • ferro e fósforo, a abóbora contém mais de 5% do valor diário dessas substâncias;
  • manganês, potássio, cálcio e zinco, da abóbora você pode obter de 2% a 7% do valor diário desses elementos.

A abóbora é um dos melhores alimentos para prevenir o desenvolvimento da deficiência de vitaminas. O consumo regular de vegetais ajuda a manter o equilíbrio correto de substâncias valiosas no corpo e não apresenta deficiências vitamínicas sazonais.

Os benefícios da abóbora quando consumida regularmente

A abóbora é mais benéfica se consumida de forma consistente. Neste caso, o vegetal será capaz de:

  • melhorar a visão e diminuir a pressão arterial;
  • regular a função intestinal e normalizar a frequência das fezes;
  • alinhar o equilíbrio de sal de água no corpo;
  • para fortalecer as paredes dos vasos sanguíneos e aumentar sua elasticidade, evitando assim o desenvolvimento de aterosclerose;
  • diminuir a acidez do estômago e eliminar a azia;
  • fortalecer a resistência imunológica e reduzir o risco de resfriados;
  • normalizar o sono e ter um efeito benéfico sobre o estado do sistema nervoso como um todo;
  • reduzem o inchaço e promovem a remoção do excesso de líquido dos tecidos;
  • protege o fígado da destruição e contribui para a sua recuperação.

Além disso, o vegetal promove a renovação celular e ajuda a manter a juventude e o funcionamento normal de todo o corpo por mais tempo. Pode ser usado como profilaxia para oncologia; no contexto da ingestão de vegetais, o risco de desenvolver tumores malignos diminui.

Em que forma tomar

A abóbora traz benefícios para o corpo, independentemente da forma como é servida à mesa, após o tratamento térmico, o vegetal permanece útil. Mas a maior quantidade de substâncias valiosas está presente nos vegetais crus, portanto, para a saúde, a abóbora deve ser consumida fresca. A polpa não processada é muito benéfica para a digestão, coração e vasos sanguíneos.

Já a polpa de abóbora assada ou cozida contém, por definição, menos vitaminas e minerais. Por outro lado, um vegetal termicamente processado tem um efeito mais suave nos intestinos, portanto, é especialmente recomendado para idosos, crianças pequenas e pacientes em recuperação de doenças graves.

Importante! Uma abóbora crua deve estar totalmente madura, se você comer uma fruta verde, o corpo pode ser prejudicado.

Por que a abóbora é útil para o corpo humano?

Quando comido regularmente, o vegetal tem os seguintes efeitos benéficos:

  • limpa o corpo e equilibra o equilíbrio entre água e sal;
  • estabiliza o metabolismo e inicia os processos de renovação celular;
  • aumenta a hemoglobina e alivia os sintomas de deficiência de vitaminas;
  • tem um efeito benéfico nos sistemas vascular e cardíaco, função cerebral.

Também vale a pena considerar o efeito especial do vegetal no corpo masculino e feminino.

Os benefícios da abóbora para os homens

As substâncias benéficas da abóbora têm um efeito positivo nas funções reprodutivas masculinas. A abóbora inibe a diminuição da libido, melhora a qualidade do material genético masculino e pode ajudar a conceber uma criança saudável. O benefício também está no fato de que o vegetal afeta o sistema hormonal e promove a produção de testosterona - o que aumenta a resistência e a força nos homens.

O efeito benéfico do vegetal no coração e nos vasos sanguíneos protege os homens do desenvolvimento de doenças perigosas - derrames e ataques cardíacos. O produto pode ser tomado como profilaxia para prevenir prostatite e tumores do sistema geniturinário.

Por que a abóbora é útil para o corpo de uma mulher

As propriedades e contra-indicações úteis da abóbora para as mulheres são muito diversas: numa dieta constante, esta hortaliça pode ter um efeito valioso na saúde da mulher. Quando a abóbora é consumida, o corpo se livra ativamente de toxinas, sais nocivos e metais pesados. Com a ajuda da abóbora, é possível combater o edema, e a verdura também é muito útil na prevenção de inflamações ginecológicas.

Os benefícios da abóbora para o corpo feminino residem no efeito benéfico do vegetal na beleza externa. As vitaminas na polpa da laranja melhoram a condição da pele, protegem as unhas da fragilidade e ajudam a fortalecer o cabelo.

É possível fazer abóbora durante a gravidez

Durante o período de gestação, a abóbora traz benefícios duplos. Em primeiro lugar, satura o corpo da futura mãe com substâncias valiosas - magnésio e cálcio, ferro e folatos, vitaminas e ácidos orgânicos. Isso garante não apenas a formação saudável do feto, mas também o bem-estar da mulher, a deficiência de vitaminas freqüentemente se desenvolve no contexto da gravidez, e o vegetal laranja impede seu aparecimento.

O vegetal alivia o inchaço e ajuda a prevenir a constipação. Outra propriedade valiosa do produto é um auxílio eficaz em caso de intoxicação. O seguinte remédio alivia bem as náuseas:

  • 200 g de polpa de abóbora crua são cortados em pequenos pedaços;
  • despeje em um litro de água;
  • insista por uma hora.

Você precisa beber o remédio ao longo do dia, como chá, aos primeiros sintomas de náusea.

Com que idade pode uma abóbora para crianças

O vegetal pode ser introduzido na dieta da criança muito cedo. Já aos 4 meses, é permitido oferecer ao bebê suco espremido de polpa fresca, a partir dos seis meses de vida é introduzido purê de abóbora mole, e dos 8 a 10 meses - sopas de vegetais à base de abóbora.

O vegetal é especialmente benéfico para o corpo da criança devido ao seu alto teor de vitamina A, responsável por uma visão saudável. Além disso, o vegetal fortalece o sistema imunológico do bebê e o sistema músculo-esquelético, ajudando a manter uma digestão saudável.

Atenção! Às vezes, a abóbora pode causar alergias graves, um vegetal laranja tem outras contra-indicações. Antes de oferecer a polpa a uma criança, você deve consultar um pediatra.

Os benefícios da abóbora para os idosos

O corpo dos idosos é altamente sensível e requer uma abordagem cuidadosa da dieta. Na velhice, o trato digestivo geralmente começa a funcionar pior, o que leva à constipação, mas uma abóbora saudável ajuda a normalizar os intestinos.

O vegetal laranja também se beneficia de suas propriedades anti-envelhecimento. A abóbora estimula a renovação celular, apoia o sistema circulatório. Portanto, os idosos começam a sentir os sinais de envelhecimento mais tarde e podem manter o bem-estar e o vigor.

Os benefícios da abóbora para o corpo humano

Para algumas doenças e condições, a abóbora laranja pode ser particularmente benéfica. A medicina tradicional e a dietética oferecem maneiras comprovadas de consumir vegetais para várias doenças.

Com doenças do fígado e rins

As propriedades diuréticas e coleréticas do vegetal ajudam a lidar com doenças renais e hepáticas e a prevenir a ocorrência de doenças graves.

  • Em caso de mau funcionamento dos rins, recomenda-se comer 500 g de abóbora fresca ralada diariamente ou beber 100 ml de suco espremido manualmente. Você precisa continuar o tratamento por 3 meses, então a abóbora ajudará a se livrar do edema e remover pequenas pedras dos rins.
  • Para doenças do fígado, outra receita é benéfica - a polpa de abóbora em um volume de 1 kg precisa ser ralada, misturada com 500 g de ameixa, adicione 2 colheres grandes de casca de espinheiro e despeje os ingredientes com 150 ml de xarope de rosa mosqueta e 1,5 litros de água pura. A mistura é cozida no vapor por cerca de meia hora sob uma tampa e, em seguida, filtrada. Você precisa tomar o medicamento em um copo pouco antes de deitar por uma semana. A receita tem propriedades de limpeza poderosas e, portanto, é de grande benefício para o fígado.

Para proteger o fígado da hepatite e da cirrose, bem como para remover rapidamente as toxinas, você pode simplesmente consumir 500 g de vegetais frescos por uma semana.

Para o trato digestivo

O alto teor de fibra da polpa de abóbora oferece benefícios inestimáveis ​​para o sistema digestivo. O vegetal ajuda a normalizar as fezes e promove a assimilação completa de substâncias valiosas.

  • Com peso no estômago, é muito útil comer abóbora assada todos os dias. O vegetal terá um efeito calmante no corpo, aliviará as irritações e facilitará a digestão dos alimentos.
  • Para a constipação, um vegetal com óleo vegetal - óleo de girassol, oliva ou mamona trará um efeito valioso. De manhã, você precisa comer 200 g de polpa e engolir com algumas colheres de sopa de óleo, isso limpará rapidamente o intestino.

Comer abóbora em pequenas quantidades todos os dias ajudará a resolver o problema da digestão lenta, a motilidade intestinal ficará mais ativa e a constipação crônica desaparecerá.

Para o sistema cardiovascular

Os minerais e vitaminas presentes nos vegetais ajudam a tornar o sangue mais fino e a equalizar a pressão arterial. Isso não apenas elimina problemas com os vasos sanguíneos, mas também tem um efeito positivo na atividade cardíaca - o risco de ataques cardíacos e outras doenças cardíacas é reduzido.

  • Em caso de hipertensão, recomenda-se o uso de tal remédio - 200 g de polpa de abóbora são misturados com 30 g de passas e a mesma quantidade de gérmen de trigo e, a seguir, triturados no liquidificador. A mistura é consumida em 1 colher grande no café da manhã por 10 dias.
  • No caso de doenças cardiovasculares, o suco de abóbora espremido na hora é muito benéfico: você precisa usá-lo em meio copo com o estômago vazio.Você pode tomar esse remédio por muito tempo, não só para o tratamento, mas também para a prevenção de doenças.

Um vegetal na dieta semanal terá um efeito benéfico. Se a polpa fresca ou processada for consumida com frequência, a condição dos vasos sanguíneos e do coração melhorará visivelmente.

Para pele

Os benefícios e malefícios da abóbora para o corpo humano se manifestam, inclusive, com o uso externo da hortaliça. As vitaminas na polpa da abóbora ajudam a curar cortes, desinfetar feridas purulentas e ajudar a curar queimaduras mais rapidamente.

  • O suco natural de abóbora ajuda com as queimaduras solares e térmicas. É necessário espremer 100 g de polpa crua, umedecer um cotonete no suco e limpar as áreas afetadas várias vezes ao dia.
  • O mingau de polpa de abóbora ajuda a curar feridas purulentas e eczema - 300 g de vegetais crus devem ser picados em um moedor de carne e, em seguida, aplicados a um curativo estéril e fixados com uma compressa em uma ferida por 3 horas.
Importante! Para o melhor efeito, recomenda-se aplicar o vegetal externamente por 2 semanas, pois não só eliminará os danos à pele, mas também ajudará a prevenir o aparecimento de cicatrizes.

Com gota

Como a abóbora tem um poderoso efeito de limpeza no corpo, é benéfico usá-la na deposição de sais prejudiciais nas articulações.

  • Como agente terapêutico e profilático, a medicina tradicional recomenda o consumo contínuo de abóbora assada - três vezes ao dia, 1 colher grande de polpa.
  • Você também pode preparar uma decocção que auxilie na deposição de sais - pique os talos de vegetais secos no valor de 1 colher grande, despeje um copo de água quente, ferva por um quarto de hora e deixe por 40 minutos sob a tampa. Você precisa tomar o remédio três vezes ao dia, algumas colheres grandes com o estômago vazio.

Com a gota, o vegetal melhora a mobilidade, elimina a dor e a inflamação e ajuda a melhorar a condição.

Com aterosclerose

A abóbora reduz o colesterol no sangue e, portanto, ajuda a prevenir ou mitigar a aterosclerose. A medicina tradicional oferece várias receitas.

  • Infusão na casca para limpar os vasos sanguíneos. Cerca de 40 g de casca densa de abóbora devem ser despejados com 250 ml de água quente, insistiu por meia hora, e depois beba 100 ml no café da manhã por uma semana.
  • Polpa de abóbora para reduzir o colesterol. Cerca de 50 g de polpa crua só precisam ser ralados e ingeridos meia hora antes do café da manhã todos os dias por algumas semanas.

Para manter uma boa saúde vascular, é recomendável incluir vegetais crus ou processados ​​na dieta com mais frequência, isso só trará benefícios.

Com anemia

A abóbora é um dos recordistas entre os vegetais em termos de conteúdo de vitaminas e minerais valiosos. Portanto, com deficiência de nutrientes e baixo nível de hemoglobina, deve ser incluído na dieta alimentar.

  • A receita principal sugere simplesmente usar 150 g de polpa crua por dia para anemia, até que a contagem de hemoglobina aumente.
  • Você também pode comer abóbora assada - até 2 kg por dia junto com cereais e outros pratos. Esse tratamento deve ser continuado por 5 a 7 dias para que não haja excesso de nutrientes no corpo.

Um vegetal laranja é recomendado para a prevenção sazonal da anemia. No outono, muitas pessoas sofrem de deficiência de substâncias valiosas e enfrentam uma queda nos níveis de hemoglobina, mas é nessa época que a abóbora pode se tornar o produto vitamínico mais acessível.

Como comer abóbora corretamente

Para que a abóbora possa trazer o máximo de benefícios, certas regras devem ser seguidas ao usá-la.

  • Os adultos são aconselhados a comer não mais do que 300-400 g de polpa por dia. No tratamento de enfermidades, as porções podem ser aumentadas de acordo com as receitas, porém, o uso ativo da abóbora não deve continuar por muito tempo.
  • Para as crianças, a dosagem do vegetal deve ser reduzida significativamente. Até a criança completar 1 ano de idade, ela não pode comer mais do que 30 g de vegetais por dia e não mais do que duas vezes por semana.Posteriormente, a taxa diária pode ser aumentada para 50 g três vezes por semana.
  • Para as pessoas mais velhas, é preferível comer abóbora não crua, mas processada. Embora contenha um pouco menos vitaminas, é melhor absorvido pelo estômago e não causa distúrbios intestinais.

A abóbora deve ser manuseada com cuidado no caso de tendência para diarreia. Embora o vegetal não entre na lista dos alimentos proibidos, suas propriedades laxantes podem ter um efeito negativo, é aconselhável comer a abóbora assada e em porções reduzidas. Além disso, a dosagem do vegetal deve ser reduzida em caso de úlceras e baixa acidez do estômago.

As doses excessivas de abóbora crua são perigosas não só pela ocorrência de diarreia, mas também pelo amarelecimento da pele. O fato é que um vegetal contém muito caroteno, e o excesso dessa substância no corpo pode alterar a cor da pele. Pelo mesmo motivo, convém não consumir a abóbora concomitantemente com a vitamina A ou com vegetais e frutas que contenham este elemento.

A abóbora traz os maiores benefícios na dieta pela manhã - a fibra alimentar na polpa desperta o intestino e o sistema metabólico para o trabalho ativo.

Limitações e contra-indicações

Propriedades úteis e contra-indicações da abóbora são inseparáveis ​​umas das outras. Para que o corpo não sofra danos, você não deve comer um vegetal quando:

  • colite e úlcera péptica;
  • gastrite com diminuição da produção de suco gástrico;
  • colelitíase com cálculos grandes;
  • tendência à diarreia.

Com diabetes, apenas abóbora termicamente processada é proibida para uso - um vegetal cru ainda é permitido.

Conclusão

Abóbora - os benefícios e malefícios deste vegetal para o corpo se acompanham. Porém, se você usar o produto na ausência de contra-indicações e em pequenas dosagens, o vegetal terá um efeito muito positivo em todos os sistemas e órgãos.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção