Contente
Ao plantar batatas, os jardineiros naturalmente esperam uma colheita boa e saudável. Mas como poderia ser de outra forma, porque o aborrecimento de plantar, amontoar, regar e tratar as pragas já é o bastante para contar com o fato de que os esforços não serão em vão. Mas já com o início de um clima cada vez mais quente, os inimigos constantes de qualquer planta cultivada vão para a batalha - ervas daninhas... Ao contrário de suas contrapartes cultivadas, eles se contentam com muito pouco e se desenvolvem rapidamente - é por isso que avançam rapidamente e afogam os tímidos brotos de batata. Além disso, contribuem para a disseminação de muitas pragas e esporos de doenças fúngicas da batata, portanto, é indesejável permitir seu rápido desenvolvimento - neste caso, a colheita pode não ser vista de todo.
Se você tem uma área relativamente pequena de batatas, pode tentar lidar com a invasão de ervas daninhas por conta própria ou usando processamento mecânico. Mas em grandes áreas, geralmente são usados herbicidas. É claro que esses produtos químicos destroem as plantas, mas se você usá-los com sabedoria e no tempo exato para isso, há uma chance de que as ervas daninhas sejam mortas no local e as batatas amadureçam de maneira saborosa e saudável.
O que são herbicidas de batata
Existem várias classificações herbicidas para batatas. Assim, de acordo com como exatamente eles afetam as ervas daninhas, dois grupos de herbicidas são distinguidos:
- Contato - de acordo com o nome, afetam apenas as folhas ou caules das plantas, onde caem diretamente. Eles não são capazes de se mover para as raízes das plantas, portanto, via de regra, apenas a parte aérea das ervas daninhas perece. Eles geralmente são usados contra anuais e bienais, como piolhos de madeira, bolsa de pastor, trepadeira.
- Sistêmicos - eles têm a capacidade de penetrar no sistema vascular das plantas e mover-se livremente ao longo dele. Como resultado, tanto a parte aérea quanto a subterrânea das plantas morrem, ou seja, elas são capazes de lidar com plantas perenes poderosas, como grama de trigo, cardo e outras.
Os dois grupos de herbicidas a seguir também são diferenciados de acordo com o método de aplicação:
- Solo ou pré-emergência - como o nome sugere, são aplicados antes da emergência ou mesmo antes do plantio das batatas. Normalmente são grânulos, que são introduzidos no solo a uma profundidade de cerca de 5-10 cm. Estas preparações são tóxicas para as sementes de ervas daninhas e impedem a sua germinação. As substâncias ativas não se movem livremente no solo, portanto não representam perigo para os tubérculos da batata. Mas eles são capazes de fornecer proteção de longo prazo contra ervas daninhas.
- Com folhas, também são chamadas de pós-emergência. Esses herbicidas são aplicados às plantas por pulverização e atuam nas folhas e caules das plantas. Normalmente são usados após a germinação, precisamente no momento em que ainda é difícil para as plantas jovens de batata resistir ao rápido desenvolvimento das ervas daninhas. Na maioria das vezes, eles são seletivos. No futuro, quando os arbustos de batata crescerem e ficarem mais fortes, eles próprios serão capazes de se defender e podem suprimir a maioria das ervas daninhas.
Por fim, existe uma classificação dos herbicidas de acordo com a finalidade de sua ação:
- Ação contínua - é claro que essas drogas matam tudo ao redor.É claro que eles são muito perigosos para as plantas cultivadas, incluindo a batata, portanto, os termos de seu uso são limitados no início da primavera, antes do plantio, ou no outono, após a colheita.
- Ação seletiva - estes herbicidas só podem ser perigosos para uma certa família de ervas daninhas, por exemplo, para dicotiledôneas ou para cereais. A maioria dos herbicidas seletivos pode facilmente se transformar em preparações de ação contínua se a concentração da solução preparada for aumentada.
Exemplos das drogas mais populares
Se falamos de batatas, então o intervalo de tempo em que as ervas daninhas são capazes de lhe trazer o maior dano é o período desde o aparecimento dos primeiros brotos até atingir uma altura de 20-30 cm, após o qual o sistema radicular da batata é fortalecido para que poucas ervas daninhas podem prejudicá-lo. Por outro lado, é desejável realizar o tratamento com muitas preparações de ação contínua na ausência de mudas de plantas cultivadas, a fim de protegê-las ao máximo dos efeitos nocivos dos herbicidas.
A este respeito, todos os herbicidas de batata são divididos em duas classes principais:
- Pré-emergência, que são aplicados antes do plantio dos tubérculos ou antes da emergência das batatas.
- Pós-emergência, utilizado na fase dos primeiros rebentos das batatas até atingirem uma altura de 20-25 cm.
Preparações usadas antes da germinação da batata
Arredondar para cima - a substância ativa é o glifosato. É considerada uma droga pouco tóxica de ação contínua. Destrói partes da superfície e subterrâneas de quaisquer ervas daninhas. Os resultados dos seus efeitos manifestam-se 5-6 dias após o tratamento. É melhor tratar as ervas daninhas com ele na estação de crescimento ativa.
É aconselhável realizar Tratamento Roundup no outono ou na primavera, o mais tardar 12-14 dias antes do plantio das batatas. O medicamento tem propriedades de não se acumular no solo. Se usado corretamente, é seguro para tubérculos de batata.
Zenkor - é uma preparação de ação contínua com o principal ingrediente ativo - metribuzina. Combina especialmente bem com dente-de-leão, ambrósia, quinua e mostarda. A droga não tem efeito prejudicial nas plantações subsequentes. A forma de liberação do Zenkora são grânulos que se dissolvem bem na água. Pode afetar não apenas as plantas, mas também o solo, evitando a germinação de ervas daninhas. Chuvas leves serão benéficas para sua ação, mas aguaceiros fortes podem levar a droga para fora do solo. É aconselhável tratar com Zencor 7-12 dias antes do aparecimento dos rebentos, mas no momento em que as ervas daninhas já tenham aparecido à superfície do solo.
Boxer É um herbicida de solo recentemente desenvolvido, eficaz contra gramíneas anuais e a maioria das ervas daninhas dicotiledôneas. É especialmente eficaz na destruição de beladona e bedstraw.
Herbicidas pós-emergência
Titus É um dos herbicidas de batata mais populares usados após a germinação. Em sua composição, o principal ingrediente ativo é o rimsulfuron. Ele destrói com sucesso todas as plantas anuais e plantas perenes escalando. Não representa nenhum perigo para as mudas de batata, se seguir rigorosamente as instruções de uso, por isso recomenda-se processar o campo de batata quando as mudas atingirem uma altura de 5 a 18 cm. É aconselhável realizar o procedimento em seco clima.
Lápis lazúli - refere-se a herbicidas seletivos. Funciona especialmente bem em todas as ervas daninhas anuais. Normalmente é usado uma vez por estação, mas se estiver chuvoso, é possível reprocessá-lo após 30 dias.
Características do uso de herbicidas na batata
Ao pensar sobre qual herbicida usar em seu local, você precisa levar em consideração as regras básicas para usar tais preparações em plantações de batata.
Quando abster-se de usar herbicidas
Se os tubérculos de batata forem enfraquecidos por doenças ou pragas, o uso de produtos químicos só agravará a situação, portanto, os herbicidas neste caso são contra-indicados. Também não é recomendado o uso de tratamento com herbicida após a geada.
Além disso, existem certas variedades de batatas que são altamente sensíveis a produtos químicos. Essas variedades são: Prolisok, Svitanok Kievsky, Bagryana, Poran, Lugovskoy, Slavyanka, Call, Yavir, Virineya, Lileya, Fantasy e outras. Antes de cultivar uma variedade específica, você deve perguntar como ela se relaciona com o processamento químico. Em caso de reação negativa, é melhor evitar o uso de herbicidas.
Regras de tratamento de herbicida
Normalmente, pratos de plástico ou vidro são usados para diluir soluções (recipientes de metal não podem ser usados). As próprias soluções são preparadas imediatamente antes do uso, pois durante o armazenamento a longo prazo (mais de vários dias) podem perder suas propriedades.
Antes de processar, você deve estudar cuidadosamente as instruções de uso. O fato é que indica a concentração mínima e máxima de uma substância. Se a área cultivada é caracterizada por solos argilosos pesados, então a concentração máxima pode ser usada. Quanto mais claro o solo, menos herbicida é necessário para realizar o tratamento. O conteúdo de húmus no solo também é importante. Se os solos forem arenosos e até mesmo contiverem uma quantidade muito pequena de húmus, a concentração da substância ativa para pulverização pode ser reduzida ainda mais em 25% da quantidade mínima.
As condições de temperatura mais adequadas para a realização do procedimento de tratamento com herbicida variam de + 15 ° C a + 25 ° C. Em climas mais quentes ou frios, a eficácia dos medicamentos pode diminuir. Embora existam formulações resistentes à chuva, para a maioria delas é desejável que as chuvas não caiam até 8 horas após o tratamento. Ao mesmo tempo, o solo deve estar ligeiramente úmido. É aconselhável regar a área tratada não antes de 5 dias após o procedimento.
Se necessário, um procedimento repetido pode ser realizado não antes da data de validade do medicamento especificada nas instruções.
Para excluir a adição de ervas daninhas a um dos herbicidas, as preparações devem ser trocadas regularmente.
Resultados
Ao decidir usar herbicidas em seu site de batata, pesar cuidadosamente os prós e contras. E escolha o tratamento químico apenas se todos os outros métodos forem completamente ineficazes.