Contente
O feijão contém muitas substâncias benéficas. O feijão contém proteínas, carboidratos, açúcares, vitaminas e oligoelementos. Pode ser vegetal e grão. No feijão vegetal, as cascas e os grãos são consumidos, no feijão, apenas feijão, porque as cascas contêm fibras grossas. Ao contrário dos feijões vegetais, os feijões podem ser armazenados por muito tempo sem congelar.
Características da variedade de feijão "Mavka"
Variedade de grão "Mavka", desenvolvida para cultivo em regiões com chuvas instáveis. Tolera facilmente a seca de curto prazo. A planta é resistente a danos por cariopse, bacteriose, antracnose. A variedade é adequada para colheita mecanizada.
A planta é baixa, até 60 cm de comprimento, tem boa folhagem. A variedade é de tipo indeterminado, a forma do arbusto é ereta. Os feijões "Mavka" são altamente resistentes ao acamamento e desprendimento dos grãos. O topo do arbusto se enrola um pouco. As vagens são amareladas, os grãos são ovais, brancos, com um leve padrão de mármore. O grão se distingue por suas propriedades de alto sabor, ele ferve bem.
A variedade está no meio da estação, a duração da estação de crescimento é de 105 dias.
Regras para o cultivo da variedade de feijão "Mavka"
A preparação cuidadosa das sementes é necessária antes da semeadura. A semente é tratada com uma mistura de tanque que contém fungicidas, pesticidas e estimulantes de crescimento. Na maioria das vezes, usa-se a imersão, em alguns casos é possível borrifar as sementes.
Para obter uma boa colheita, é aconselhável usar a rotação de culturas. Os melhores precursores para o cultivo de leguminosas são as seguintes culturas:
- milho;
- batatas;
- cereais;
- pepino;
- tomate.
A semeadura geralmente é realizada no início de maio, quando já passou a ameaça de danos às mudas por geadas recorrentes. Semeadas em solo mal aquecido, sementes e plantas são freqüentemente afetadas por várias doenças fúngicas e bacterianas. As mudas morrem a uma temperatura do ar de -1 grau. Profundidade de plantio de sementes - até 7 cm.
Os primeiros brotos aparecem em 1-2 semanas, dependendo da profundidade de plantio. Se necessário, é realizada a remoção de ervas daninhas e o desbaste das linhas. Quando as quartas folhas verdadeiras aparecem nas plantas jovens, é realizada a primeira fertilização com minerais. É preferível usar fertilizantes complexos que contenham todos os oligoelementos vitais para a planta.
As leguminosas exigem umidade suficiente; na ausência de precipitação, a rega é realizada a cada 7 a 10 dias. A variedade Mavka tolera bem a seca e o alagamento se eles não durarem muito. Mas deve-se ter em mente que todos os fatores desfavoráveis retardam o desenvolvimento das plantas e, em última análise, afetam o rendimento.
Durante a floração e a formação dos ovários, é aconselhável fazer fertilizantes minerais e tratar as plantas com inseticidas.
Os frutos mais produtivos são os inferiores. Eles não estão localizados a mais de 14 cm. Estudos têm mostrado que a altura dos grãos inferiores em uma planta depende apenas em 30% das características da variedade. A principal influência na altura do local é fornecida por fatores ambientais.
A colheita começa quando a vagem seca e racha facilmente. Deve-se ter em mente que as vagens inferiores amadurecem mais cedo. Durante o tempo chuvoso, o feijão que não é colhido a tempo pode ser afetado por vários tipos de podridão.
O uso de fertilizantes para a variedade de feijão "Mavka"
Gradualmente, mesmo no solo mais rico, a quantidade de nutrientes diminui. Para obter uma colheita rica, você precisa fertilizar o solo a tempo. A quantidade de oligoelementos necessária para uma planta é calculada de acordo com a descrição das taxas de aplicação para diferentes tipos de fertilizantes.
Azoto
A planta é muito sensível à aplicação de uma quantidade suficiente de fertilizantes de nitrogênio no solo. Fontes naturais de nutrientes orgânicos, como estrume, podem ser usadas. A melhor colheita é obtida no ano seguinte após a introdução da matéria orgânica. Das preparações químicas, é aconselhável escolher aquelas que não contenham sódio. O fertilizante é aplicado ao solo durante o processamento no outono ou durante a alimentação na primavera.
Potássio e magnésio
A falta de potássio e magnésio retarda o desenvolvimento das plantas, interrompe a floração e a formação de ovários. As folhas inferiores ficam amarelas e caem. Para evitar a deficiência de oligoelementos nas plantas, é necessário aplicar fertilizantes regularmente. A primeira introdução é realizada após a emergência da quarta folha verdadeira na parte aérea. Repita durante a floração, formação de vagens e amadurecimento do feijão.
Fósforo
O sistema radicular do feijão é capaz de assimilar fósforo mesmo de compostos difíceis de alcançar, portanto, farinha de fosfato pode ser usada em vez de superfosfato.
Conclusão
Cultivar feijão não é muito difícil. Com muito pouco esforço, você pode obter um produto versátil, saudável, saboroso e satisfatório.