O feijão é uma leguminosa conhecida dos povos da América Central e do Sul desde a antiguidade. Junto com o milho, era a base de sua dieta. Após a descoberta da América, a planta tornou-se conhecida pelos europeus e entrou firmemente na dieta de muitos povos. Na Rússia, a cultura é cultivada nas regiões do sul e, no centro da Rússia, apenas em lotes familiares individuais.
Beneficiar
Todos nós vemos feijão verde congelado, fresco e enlatado nas prateleiras dos supermercados. A devida atenção deve ser dada a este tipo de feijão, que possui valiosas propriedades nutricionais. Melhor ainda, cultive um produto ecologicamente correto em seu site. Por exemplo, a variedade Xera é um representante digno do feijão verde.
- A variedade Xera é um produto de baixa caloria. Portanto, pode ser incluído com segurança na dieta de pessoas que estão lutando contra o excesso de peso;
- O Xera é rico em fibras, o que estimula a digestão e reduz o açúcar no sangue. Portanto, as frutas são recomendadas para diabéticos;
- O alto teor de folato é especialmente importante para mulheres grávidas. Isso ajudará a excluir patologias que podem ocorrer com a falta de ácido fólico;
- O alto teor de vitamina A, luteína e beta-caroteno ajudam a manter a visão nítida, limpar a memória e retardar o processo de envelhecimento;
- As vitaminas B e a vitamina C combatem as infecções e a depressão;
- A fruta contém um alto teor de oligoelementos raros: magnésio, potássio, manganês, silício. Eles participam ativamente dos processos metabólicos do corpo humano.
Os grãos de espargos da Xera são um produto valioso. Não é difícil cultivar em seu jardim. Aqueles que tentaram uma vez não desistem de cultivar uma planta e a plantam sem falhar em seus campos.
Descrição
A variedade Xera é cultivada para produzir frutos verdes para consumo humano. As vagens crescem até 13 cm de comprimento, até 9 mm de diâmetro, finas e uniformes em diâmetro e comprimento. Muito mais fino do que o feijão normal.
A planta em si é do tipo arbusto. Sua altura não ultrapassa meio metro.
Crescendo
A variedade Xera é uma planta despretensiosa. Mas ainda assim, ao cultivá-lo, siga simples técnicas agrotécnicas para obter um resultado positivo na forma de uma rica colheita.
A planta adora calor e luz na estrutura da terra, rega abundante. Não gosta de umidade estagnada, terras pesadas e frias que não aquecem bem.
Considere a rotação de culturas. Os melhores precursores do feijão de aspargo são abobrinhas, abóboras, berinjelas, batatas e tomates.
Jardineiros experientes usam a seguinte técnica agrícola ao plantar feijão: fileiras alternadas de batatas com fileiras de feijão. Na próxima temporada, essas culturas são trocadas. O feijão, como todas as leguminosas, satura o solo com nitrogênio, o que tem um efeito benéfico nas batatas tão bem que elas não precisam de fertilizantes durante o período de crescimento. O feijão espanta o besouro da batata do Colorado. Claro, não completamente, mas ainda está ficando muito menos. O uso da variedade Ksera é a melhor opção para esta técnica de cultivo, pois os arbustos são bastante compactos.
Prepare o solo no outono. Desenterrar, remover raízes ervas daninhas, aplique estrume e fertilizantes de fósforo e potássio. Isso é feito para que as plantas futuras possam assimilar facilmente oligoelementos úteis, que se tornam parte do solo durante o período de inverno. Além disso, ter fósforo e potássio suficientes irá preparar a planta para a estação de crescimento.
Plante feijão Ksera em terreno aberto depois que o solo aquecer até +16 graus e quando a ameaça de retorno da geada tiver diminuído. Final de maio - início de junho é a época de plantar grãos de aspargos na Rússia central. A preparação prévia para as sementes da variedade Ksera não é necessária, pois durante a germinação as sementes podem se desintegrar em cotilédones. O que leva à perda de sementes. Você pode conservar as sementes em uma solução fraca de permanganato de potássio, mas não mais do que 15 minutos.
Desenterre o solo antes de plantar, você pode adicionar cinzas de madeira, fazer buracos ou ranhuras. Plante as sementes com 3-4 cm de profundidade, com 10-15 cm de distância. Se o solo estiver úmido, não é necessária umidade adicional.
Espere 10 dias para que as mudas apareçam. O feijão pode ser plantado em mudas. A variedade Xera é meio cedo, 60 dias após o plantio será possível colher os primeiros frutos.
O cuidado regular do feijão consiste em regar, tirar o mato, alimentar. Use infusão de ervas como um curativo superior. A grama é colocada em um recipiente, por exemplo, urtiga, derramada com água e insistiu por uma semana. Em seguida, tome 1 parte da infusão e 10 partes de água pura e regue o feijão.
Para outro método de cultivo, veja o vídeo:
Colheita
Os grãos de espargos Ksera são colhidos na fase de maturação leitosa, até ficarem duros e grosseiros. Colha assim que a fruta estiver pronta, seletivamente. Vagens maduras não são boas para comer.
Quanto mais você colher a fruta, mais o ovário se formará. E mais rica será a colheita.
Conclusão
Os feijões da variedade Xera são dignos de serem cultivados em suas plantações. Comer trará benefícios significativos para o corpo e diversificará seu cardápio diário. Os feijões da variedade Xera podem ser cozidos, usados em saladas, sopas, ensopados. É melhor congelá-lo para o inverno, cortá-lo em pedaços pequenos para sua conveniência. A qualidade não sofre de congelamento.